Histórico Voltar para Lista
.

Esta poderosa variante dos seres dos pós vida é resultado de um ritual profano idealizado e realizado por bruxos-necromantes da seita bankdi, nos tempos em que a mesma assolou as paragens do Mundo Conhecido. O conhecimento de como se criar um cavaleiro estígeo foi desenvolvido por um bruxo-necromante bankdi de nome Rishtar, próximo ao final da guerra contra a seita. Após um complexo, longo, custoso e sangrento processo de estudo, conseguiu-se criar um desmorto guerreiro forte o suficiente para fazer frente aos cada dia mais poderosos e corajosos combatentes e sacerdotes que as nações de Tagmar colocavam em oposição às forças malignas. Eles também mantinham um mínimo de capacidade volitiva e de inteligência para poderem tomar decisões durante as batalhas. Não se tem notícia do número de infortunados escravos e prisioneiros que pereceram para que este ritual fosse aperfeiçoado.

Ao final das pesquisas, Rishtar apresentou sua criação aos seus superiores e, apesar do alto custo e dificuldade de aquisição dos materiais envolvidos na criação dos guerreiros mortos-vivos, foi autorizado, inicialmente, a criar uma centúria inteira dos mesmos. As fórmulas e rituais tiveram de ser transmitidas a outros feiticeiros malignos para a rápida criação das criaturas. Contudo, com a reviravolta na guerra, a partir da Batalha dos Mil Mártires e da Revoada dos Demônios, todo o projeto se perdeu e quantos cavaleiros estígeos foram criados e quantos outros mais sabem o segredo é incerto, mas certamente são muito poucos.

Os Cavaleiros Estígeos são, na sua imensa maioria, guerreiros poderosos (de pelo menos 12º, 14º,  17º e 20º nível) que, voluntariamente, aceitaram abraçar a pós vida. Os cavaleiros originais eram notáveis guerreiros da seita, que se destacavam por seu grande poder e lealdade inquestionável. Após o conhecimento de o ritual haver saído das fronteiras demonistas e ter sido repassado a outros bruxos-necromantes, variantes da volitividade do guerreiro a ser transformado em cavaleiro passaram a existir (neste caso, magias de controle mental e persuasão devem ser usadas). De qualquer forma, o alto custo dos materiais requeridos para a criação de Cavaleiros Estígeos torna esta modalidade de morto-vivo muito rara de ser vista.

O ritual de criação de um Cavaleiro Estígeo envolve a construção de uma câmara especial, chamada de “câmara de nascimento”, cujos materiais (a critério da imaginação do MJ) não saem por menos de 1.000 a 2.000 m.o. (exige-se a construção de um altar bem elaborado). O ritual, em si, exige a feitura de um bálsamo peculiar, cujos produtos (a critério da imaginação do MJ), raros, diga-se de passagem, somam a quantia de 500 m.o. Este bálsamo é aplicado em vários metros de tiras de linho ou cânhamo até serem saturados com o mesmo. No dia do “nascimento”, o candidato a cavaleiro é envolvido por essas tiras, até ter todo o seu corpo coberto por elas. O conjunto é chamado de “casulo estígeo”. Após a confecção do casulo, os produtos do bálsamo começam a fazer efeito ao serem banhados no sangue do próprio candidato (retirado previamente do mesmo por uma sangria) que é derramado sobre ele. O guerreiro é tomado por dores excruciantes, com todo o conteúdo líquido de seu corpo sendo destruído e substituído pelos componentes da resina balsâmica, o que literalmente mumifica o candidato ainda em vida (o processo dura alguns “longos” e muito dolorosos minutos). Neste instante, o mentor do processo entoa os cânticos ritualísticos que permitem a entrada, no corpo do recipiente, de uma enorme quantidade de Karma oriundo do Tártaro, selando-o magicamente a seguir.  A partir deste momento, o candidato a cavaleiro entra em um processo de “metamorfose” durante o período de mais ou menos sete dias. Ao fim deste processo, as tiras com os produtos que envolviam o corpo do candidato são destruídas e ele se ergue como um novo e poderoso ser.

Um Cavaleiro Estígeo, quando não está envergando uma armadura, possui as feições ressecadas e sua pele é de uma palidez levemente acinzentada. Seus corpos geralmente se apresentam bastante caquéticos, porém não esqueléticos, com as partes musculares rijas, mas não contraídas, ao redor dos ossos. Um odor característico e peculiar, levemente almiscarado, exala de seu corpo, em virtude do uso da resina balsâmica. Apesar da aparência frágil e decadente, o cavaleiro possui grande força e agilidade (a grande concentração de energia infernal aumenta em 1 ponto todos os atributos básicos do guerreiro candidato, exceto o carisma, que é diminuído a um valor básico de –3), além de um certo grau de inteligência, e continua sendo um exímio guerreiro com as habilidades adquiridas até o nível quando ocorreu a transformação. Eles podem usar quaisquer tipos de armaduras (preferindo as couraças metálicas parciais), escudos, armas e itens mágicos se os possuir.

Além disso, o Cavaleiro Estígeo possui alguns poderes especiais concedidos pela concentração energética infernal: uma poderosa Aura de maldade e morte; Toque Pirético que causa dano, infecta o tocado com uma doença e drena energia vital do mesmo; Energia Infernal e Paralisia (os dois últimos com um número de utilização por dia para os seus respectivos estágios – vide fichas). Mesmo sendo difícil de ser derrotado, o Cavaleiro Estígeo ainda reserva uma desagradável surpresa para quem conseguir destruí-lo. Ao cessar sua existência física neste plano, a grande concentração de Karma infernal presente no corpo do cavaleiro é liberada de maneira abrupta e explosiva, causando grande dano em todos ao redor do mesmo (considere os efeitos cumulativos das magias Bola de Fogo 7, no que diz respeito à área de dano e Energia Infernal 7, quanto ao dano).

Pessoas mortas por esse ser maligno ressurgem, após 5 dias, como Zumbis Conscientes sob o comando do cavaleiro. Somente a magia Ressurreição (dependendo do dano na EF do oponente) de nível 4 ou maior pode impedir tão funesto destino.

Mas esse poderoso morto-vivo possui duas desvantagens: A primeira é que, se submetido aos efeitos de luz mágica (Manipulação de Luz 10) ele se sente desconfortável e procurará se esconder da mesma. Se não for possível, ele deve realizar um teste de resistência física contra força de ataque 10 (toda rodada que estiver sob o efeito da luz mágica) ou deverá fugir para longe da mesma. A segunda é a deterioração que pode acometer o cavaleiro se, a cada mês, não for aplicado sobre o seu corpo, um óleo especial de preservação (custo de 100 m.c. por dose, com os materiais para fazê-lo ficando a critério do MJ). Se não for possível a aplicação, o cavaleiro recebe uma penalidade de – 2 em sua agilidade, cumulativa por cada mês de não aplicação. Se a mesma chegar a –2 o cavaleiro ficará paralisado. Aplicando-se o óleo ele recupera 2 pontos de agilidade na mesma proporção até seu total básico.

Atualmente, os Cavaleiros Estígeos podem ser encontrados formando parte de uma tropa de elite dos remanescentes da seita Bankdi ou como guardiões de necromantes malignos poderosos, necroarcanos, etc.

Observação: O Cavaleiro Estígeo pode usar qualquer tipo de arma ou armadura. As armas usadas nas fichas são somente para exemplificação.

Tipo de Criatura

Mortos-Vivos

Organização e Habitat

Grupo Pequeno / Qualquer Um

Habilidades / Técnicas de Combate

  • Comum: Ações Furtivas(12), Acrobacias(12), Usar os Sentidos(14) / Ataque Oportuno(14), Esquiva(16), Golpe Letal(17)
  • Campeão: Ações Furtivas(14), Acrobacias(14), Escalar Superfícies(15), Usar os Sentidos(16) / Ataque Oportuno(16), Esquiva(18), Golpe Letal(19)
  • Mestre de Armas: Ações Furtivas(17), Acrobacias(17), Escalar Superfícies(18), Usar os Sentidos(19) / Ataque Oportuno(19), Esquiva(21), Golpe Letal(22)
  • Lorde: Ações Furtivas(20), Acrobacias(20), Escalar Superfícies(21), Usar os Sentidos(22) / Ataque Oportuno(22), Esquiva(24), Golpe Letal(25)

Magias e Poderes Especiais

  • Comum: Aura de maldade e morte: funciona como uma “aura de medo” (semelhante aos efeitos cumulativos das Magias Medo 8 e Canção do Tormento 8).Toque Pirético: 1) Efeito semelhante à Magia Doenças 7; 2) Dreno de Energia Vital (o cavaleiro ganha 2 pontos de EF e 1 ponto de EH para cada toque bem sucedido, retirando a mesma quantidade de pontos em EF e EH de sua vítima).
  • Campeão: Aura de maldade e morte: funciona como uma “aura de medo” (semelhante aos efeitos cumulativos das Magias Medo 8 e Canção do Tormento 8).Toque Pirético: 1) Efeito semelhante à Magia Doenças 7; 2) Dreno de Energia Vital (o cavaleiro ganha 2 pontos de EF e 1 ponto de EH para cada toque bem sucedido, retirando a mesma quantidade de pontos em EF e EH de sua vítima);Energia Infernal 5 (2x/dia).
  • Mestre de Armas: Aura de maldade e morte: funciona como uma “aura de medo” (semelhante aos efeitos cumulativos das Magias Medo 8 e Canção do Tormento 8).Toque Pirético: 1) Efeito semelhante à Magia Doenças 7; 2) Dreno de Energia Vital (o cavaleiro ganha 2 pontos de EF e 1 ponto de EH para cada toque bem sucedido, retirando a mesma quantidade de pontos em EF e EH de sua vítima);Energia Infernal 7 (3x/dia);Paralisia 6 (1x/dia).
  • Lorde: Aura de maldade e morte: funciona como uma “aura de medo” (semelhante aos efeitos cumulativos das Magias Medo 8 e Canção do Tormento 8).Toque Pirético: 1) Efeito semelhante à Magia Doenças 7;2) Dreno de Energia Vital (o cavaleiro ganha 2 pontos de EF e 1 ponto de EH para cada toque bem sucedido, retirando a mesma quantidade de pontos em EF e EH de sua vítima);Energia Infernal 9 (4x/dia);Paralisia 7 (2x/dia).

Peso/Altura

  • Comum: 90 Kg / 2 m
  • Campeão: 90 Kg / 2 m
  • Mestre de Armas: 90 Kg
  • Lorde: 90 Kg / 2 m
Atributos

  • Comum: INT(1), AUR(1), CAR(-3), FOR(5), FIS(4), AGI(4), PER(2)
  • Campeão: INT(1), AUR(1), CAR(-3), FOR(5), FIS(4), AGI(4), PER(2)
  • Mestre de Armas: INT(1), AUR(1), CAR(-3), FOR(5), FIS(4), AGI(4), PER(2)
  • Lorde: INT(1), AUR(1), CAR(-3), FOR(5), FIS(4), AGI(4), PER(2)


NomeEstEFEHDefesaAtaqueLMP100%75%50%25%RFRMMoralVB
Cavaleiro Estígeo Comum 1227(49)132P4Espada1916132520151016131825
Maça de Armas1417172117139
Montante1519202418126
Toque1414142116116
Cavaleiro Estígeo Campeão 1427(49)154P4Espada2118152520151018152125
Maça de Armas1619192117139
Montante1721222418126
Toque1616162116116
Cavaleiro Estígeo Mestre de Armas 1727(49)187P4Espada2421182520151021182625
Maça de Armas1922222117139
Montante2024252418126
Toque1919192116116
Cavaleiro Estígeo Lorde 2027(49)220P4Espada2724212520151024213025
Maça de Armas2225252117139
Montante2327282418126
Toque2222222116116