Histórico Voltar para Lista
.

"Não deixe os mortos ao relento."

Ditado nos Mangues

O Fogo-Fátuo é um pequeno globo intangível com a aparência de um crânio humano flutuante, envolvido por uma aura luminosa bruxuleante muito parecida com chamas de cor azulada ou esverdeada. Seus corpos emitem um zunido baixo, que ora se assemelha a um farfalhar de galhos queimando. Além da detecção visual e auditiva, sua presença também pode ser percebida por um forte odor pútrido que se alastra por dezenas de metros a partir dele. Embora se pareçam com uma chama, os Fogos-Fátuo não emitem calor e não queimam objetos que o tocarem. Eles vibram de forma aleatória (para cima, para baixo e para os lados) enquanto deslocam-se flutuando livremente em qualquer direção.

Alguns estudiosos aos arredores de Dartel comprovaram que o Fogo-Fátuo surge espontaneamente em locais com grande concentração de cadáveres a partir da dispersão de suas auras, formando um aglomerado gasoso e fundindo-se com o karma existente na natureza. Portanto, acredita-se que eles sejam formados por gases e karma bruto que, de alguma forma desconhecida, adquire consciência na forma de um morto-vivo.

Habitam pântanos, cemitérios e outros lugares pútridos, buscando restos mortais de seres com aura para se alimentarem dos resíduos que deixam, sendo muitas vezes confundidos com as próprias almas dos mortos. Eles vagam solitários ou em bandos que podem chegar até uma dúzia de indivíduos. Embora exista uma convivência em grupo por oportunismo, Fogos-Fátuos não apresentam nenhum comportamento de liderança e alguns acabam se desgarrando do bando e vagando sozinhos.

Os Fogos-Fátuos vivem sete dias antes de extinguirem-se, mas podem ter sua existência prolongada ao se alimentarem de auras em dissipação. Diante da escassez de alimento em seres mortos, atacam seres vivos para depois absorver suas auras. Possuem um "faro" especial para a presença de cadáveres frescos e criaturas ou objetos com aura em dissipação, sendo especialmente atraídos por locais com essas características. Eles são mortos-vivos irracionais de instintos oportunistas que existem apenas para se alimentar.

O Fogo-Fátuo só pode ser atingido por magias ou armas mágicas e fugirá se estiver em desvantagem durante um combate. Um Fogo-Fátuo só entrará em um combate com desvantagem numérica se estiver faminto e próximo da extinção. Eles sempre atacam primeiro aquela criatura com aura mais poderosa em um grupo (maior valor de aura), dando preferência para as criaturas mais fracas fisicamente quando houver algum empate (menor EF). O seu ataque padrão consiste em tocar a criatura com seu núcleo em uma investida rápida. Como a criatura é incorpórea, o toque gélido atravessa o corpo provocando calafrios e fadiga.

A aura luminosa que contorna o núcleo do Fogo-Fátuo emana involuntariamente pequenas ondas que atingem todos a até 2 metros de distância, obrigando-os a serem bem sucedidos em um teste de resistência a magia contra força de ataque 4 ou sofrer uma confusão mental que prejudica os sentidos e o equilíbrio, concedendo uma penalidade de -1 para todos os testes físicos e mentais enquanto permanecerem dentro da área. Este efeito não é cumulativo com o de outros Fogos-Fátuos. O efeito cessa se a vítima permanecer longe da aura de um Fogo-Fátuo por 3 rodadas.

Quando a EH de um Fogo-Fátuo chega a 0 ele é destruído numa explosão de luz ofuscante com 6 m de raio. Quem estiver dentro da área e olhando para o Fogo-Fátuo no momento da explosão deverá ser bem sucedido em um teste de resistência física contra força de ataque 4 ou ficar cego por 4 rodadas. Após a sua morte esta criatura deixa um resíduo oleoso que possui algumas propriedades especiais e são utilizadas por místicos para confecções de elixires para restauração do karma.

Um fato curioso sobre os Fogos-Fátuos é que eles são chamados de "Sussurros" em alguns lugares próximos aos Mangues devido ao barulho que sua aura luminosa produz. Em outras regiões os Fogos-Fátuos ainda podem ser reconhecidos como "Fogos-Corredores", "Espíritos de Fogo", entre outros. Contam-se também lendas que nos Mangues há um Fogo-Fátuo que existe há séculos. Para existir a tanto tempo, estas criatura deve ter se alimentado de milhares de cadáveres e deve possuir uma variedade tão peculiar em sua aura que um estudo detalhado revelaria muitas novidades.

Tipo de Criatura

Mortos-Vivos

Ambientação

Reinos / Terras Selvagens / O Império / Ilhas Independentes

Organização e Habitat

Grupo Pequeno ou Médio / Pântanos, Cemitérios e locais com grande concentração de cadáveres.

Habilidades / Técnicas de Combate

Sensitividade(13), Usar os Sentidos(5)

Magias e Poderes Especiais

Imunidades à armas comuns. Confusão: Efeito causado pela aura luminosa a seres conscientes que estiverem em seu alcance (vide texto). Explosão Ofuscante: Efeito causado quando um Fogo-Fátuo morre e pode causar cegueira (vide texto). Faro para sentir a presença de auras em dissipação.

Peso/Altura

0 Kg / 0,3 m

Atributos

INT(i), AUR(6), CAR(-1), FOR(-3), FIS(0), AGI(5), PER(2)


NomeEstEFEHDefesaAtaqueLMP100%75%50%25%RFRMMoralVB
Fogo-Fátuo 105L5Toque111111181512917112 (voando).