Histórico Voltar para Lista
.

Múmias são mortos-vivos ligados por um ritual macabro a algo em vida, geralmente seus tesouros. Alguns afirmam a existência destas criaturas desde o 2º ciclo. São aberrações muito poderosas cujo espírito está preso eternamente ao plano material enquanto o objeto de sua ligação existir.

O tipo de múmia mais comum é a Guardiã. Esses seres foram, em vida, indivíduos condenados por seus crimes a guardar algum tesouro ou local sagrado por toda a eternidade. Muitos são exatamente ladrões que tentaram se apoderar de algum desses tesouros. Esses condenados, após serem torturados e enterrados vivos, são submetidos aos rituais que vão torná-los uma Múmia Guardiã.

A chamada Múmia Monarca foi, quando viva, um rei ou senhor de grandes riquezas com um exagerado apego aos bens materiais, que foi exatamente o que o levou a submeter-se ao ritual da Mumificação. Diferente das Guardiãs, que ficam num estado de torpor até serem acordadas por algum intruso, a Múmia Monarca tem poder e inteligência invejáveis. Em seus covis, possuem dezenas de servos e inúmeros tesouros. Algumas chegam a entrar em contato com aventureiros para que consigam um item em especial ou recuperem algo que tenha sido, eventualmente, roubado. O corpo da Múmia Monarca é, contudo um mero receptáculo para seu espírito e, se for destruído, virará pó e se refará novamente em um mês dentro do seu sarcófago.

Existe, contudo, um tipo de múmia extremamente forte. Esses são indivíduos que prepararam seus corpos para ressuscitarem após conhecer o plano astral e seus segredos, por isso são chamadas de Múmias Astrais. Barganhando com espíritos poderosos, conseguiram ser ressuscitados no plano material através de seus cadáveres mumificados. Esses indivíduos geralmente têm que desempenhar alguma tarefa de grande importância para seu espírito patrono antes de poder estar “livre” de suas obrigações. Estas são criaturas obstinadas, inteligentes e muito sábias.

Todas as múmias estão ligadas ao plano material por um templo onde está seu sarcófago. Esse templo pode ser de fato qualquer lugar, como um castelo, uma mansão, uma igreja, uma masmorra, etc. Esse lugar passa a ser sagrado para a múmia e é o único lugar do mundo onde ela pode recuperar suas energias. O espírito da múmia habita o seu local sagrado e ela sempre sabe o que se passa lá dentro, como se pudesse ver e ouvir dentro de cada sala ou recôndito do lugar. Devido a esses poderes, é muito difícil vencer uma múmia em seus domínios.

Uma múmia sempre sabe onde está seu tesouro. Ainda que seja uma única moeda, a múmia poderá encontrá-la com facilidade “sentindo” a direção exata da localização do item, por menor que seja ou por mais distante que esteja. A magia Quebra de Encantos pode romper o elo da múmia com o tesouro roubado, mas é necessário conhecer a magia Maldições 10 para que se possa romper este vínculo. Mesmo que tenha seu elo místico quebrado, a múmia tentará encontrar o item por outros meios que tenha à sua disposição. Se tiver um dos seus tesouros roubados, a múmia não medirá esforços para reaver o item e fará tudo a seu alcance para punir de forma exemplar os “ladrões”.

Apesar de todos seus poderes as múmias têm suas fraquezas. Não podem se afastar de seus domínios por mais de 1 ano e 1 dia. Depois desse período seu corpo se decomporá em pó e sua alma será destruída. Todos os ataques baseados em fogo lhe causam dano de 100% (quando acertado). Se o Templo de uma múmia for submetido à magia Quebra de Encantos a múmia perderá seu elo com o plano material e seu espírito será banido para o plano astral. Para usar essa magia, contudo, o místico precisa estar dentro do local sagrado da múmia e conhecer a magia Maldições 10. Por fim, se for afastada do seu tesouro de forma definitiva, como por exemplo, se eles forem destruídos, a múmia definhará e sua alma será destruída dentro de dois meses.

Dentro de seus domínios as Múmias Monarcas e as Astrais têm os seguintes poderes 4 vezes ao dia: Ilusões 9, Pseudomatéria 6; Pseudoconsciência 7 e Projeção 10. Quando estão agindo com seu corpo físico elas podem fazer uso dos seguintes poderes: Assombração 10 (1 vez por ano só podendo ser usado em seus domínios; Degeneração Física 7 (3 vezes por dia); Doenças 10 (2 vezes por dia); Geoanimação 7 (1 vez por dia); Geomanipulação 6 (6 vezes por dia); Geoproteção 10 (3 vezes por dia); Maldições 10 (1 vez por dia); Medo 4 (uma vez por dia); Obstinação 9 (1 vez por dia, mas só pode ser usado com objetivos que visem o objeto de sua guarda) e Pesadelo 8 (uma vez por dia).

As Múmias Astrais além de todos os poderes acima possuem: Contatos Mentais 7 (sem limite de uso); Elemental do Ar ou Terra 7 (uma vez por dia); Explosão Mística 8 (3 vezes por dia).

As Múmias Guardiãs possuem apenas 1 dos poderes acima, à escolha do Mestre de Jogo.

De tempos em tempos, as múmias precisam descansar em seus sarcófagos por um período de treze luas. Nesse período, elas ficam totalmente inertes e é possível entrar em seus domínios sem que elas “percebam”. A época e a frequência do seu sono, porém, é imprevisível e nesse período, existem sempre muitos servos e armadilhas preparadas contra eventuais “visitantes indesejados”.

Tipo de Criatura

Mortos-Vivos

Organização e Habitat

Solitário / Tumbas Antigas; Velhos Castelos; Masmorras

Habilidades / Técnicas de Combate

  • Menor (Guardiã): Arte(7), Etiqueta(7), Persuasão(7), Usar os Sentidos(9)
  • Média (Verdadeira): Arte(11), Etiqueta(11), Persuasão(11), Usar os Sentidos(14)
  • Maior (Astral): Arte(19), Etiqueta(19), Persuasão(19), Usar os Sentidos(23)

Magias e Poderes Especiais

Ver texto.

Peso/Altura

  • Menor (Guardiã): 150 Kg / 2 m
  • Média (Verdadeira): 150 Kg / 2 m
  • Maior (Astral): 150 Kg / 2 m
Atributos

  • Menor (Guardiã): INT(2), AUR(4), CAR(-1), FOR(5), FIS(4), AGI(1), PER(1)
  • Média (Verdadeira): INT(3), AUR(4), CAR(-1), FOR(5), FIS(4), AGI(2), PER(2)
  • Maior (Astral): INT(4), AUR(4), CAR(-1), FOR(5), FIS(4), AGI(3), PER(3)


NomeEstEFEHDefesaAtaqueLMP100%75%50%25%RFRMMoralVB
Múmia Menor (Guardiã) 834144M1Punhos8101121171391212812
Múmia Média (Verdadeira) 1234216M2Punhos131516211713916161212
Múmia Maior (Astral) 2034360M3Espada2623202520151024242012