Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Tagmar 3.0
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 22/05/17 19:59
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:

O Projeto Tagmar gostaria de anunciar que aproxima versão do sistema foi rebatizada de 2.4 para 3.0.

Muitos já devem estar se perguntando o porquê da mudança. No inicio de 2016 iniciamos esta empreitada da versão 2.4 e o objetivo geral era fazer uma revisão de uma série de pontos problemáticos levantados nos últimos anos.

Inicialmente os trabalhos atacaram o capítulo de habilidades e combate. No capítulo de habilidades ouve uma revisão geral de todas as habilidades, e contou com fusões, exclusões e criações de novas habilidades. Mas não foi só isso, pois novos fatores foram introduzidos na mecânica de resolução e até a forma de aquisição sofreu mudanças.

No capítulo de combate a mudança foi mais radical ainda. Primeiramente estávamos revisando a lista de armas, mas os trabalhos se expandiram para revisão completa da tabela de armas onde tudo foi revisado, com inclusão de novas armas, revisão dos danos e ajustes. Mas não parou por ai. Foram revisadas todas as amaduras, escudos, e até a regra de dano sofreu aliterações. Finalizando esta mega mudança deste capítulo está a remodelação total de todo o sistema de técnicas de combates. Este remodelamento está trazendo uma completa mudança na jogabilidade dos personagens Guerreiros e Ladinos. Não é de hoje que uma das maiores criticas ao Tagmar 2.3 é a disparidade da evolução destas duas profissões em comparação as demais profissões. A mudança é tão radical extensa as novas técnicas de combate que devem ocupar 20% do total de páginas da nova versão.

Temos ainda mudanças nas regras do capítulo de magias, evolução, pertences e afine e o de mecânica de jogo.

Para coroar as mudanças estamos também fazendo uma serie de ajustes e melhorias no capítulo de Características Básicas que culminou nesta semana com a inclusão das “Caracterizações de Personagem” que é o em outros RPGs é chamado de Vantagens & Desvantagens. Outro mega trabalho que deve também ocupar pelo menos 15% do livro.

Analisando as mudanças que foram feitas do Tagmar 1.0 para o Tagmar 2.0 e comparando com o que esta sendo feito agora, podemos sem dúvida alguma afirmar:

Em breve teremos uma nova versão. O Tagmar 3.0!

Para aquele que ainda não conhecem o trabalho que está sendo feito, convidamos a conhecer e participar.

Como fazer isto? Fácil. Basta inscrever no projeto clicando no "Cadastrar" ali no topo da página e depois é só acompanhar as discussões do Tagmar 3.0.
#2 Kadaj Enviado : 24/05/17 18:26
Jogador: Kadaj
EF:
EH:
Karma:
Pessoal, eu pessoalmente acho que as mudanças são poucas para a mudanca de 2.4 para 3.0.
Uma sugestão que eu deixo aqui registrada é de acrescentar no mínimo uma especialização para cada profissão, visto que é a uma das partes do livro onde o jogador irá antes conferir.
Abraço
#3 Azurius Enviado : 24/05/17 22:51
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Demos o primeiro passo rumo a uma versão 3.0 sólida.

Eu vou trabalhar em paralelo em algumas especializações e ver a aceitação da galera.

Applause
#4 Ares Enviado : 25/05/17 01:34
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Sempre bom lembrar que já existem alguns protótipos de especializações até que bem trabalhados na Tagmarpédia no material extra-oficial.
Seria ótimo e perfeito especialmente para os ladinos, bardos e rastreadores. Agora retorno ao meu exílio nesses tempos de estudo, desejando toda a sorte no projeto.
#5 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/05/17 08:00
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Srs,

sei que a vontade é enorme de continuar a definir mais coisas, mas no momento não estamos mais incluindo novidades.

Estamos seguindo um planejamento que agora com o termino das tarefas já definidas e de algumas pendencias, vamos entrar na fase de testes. Será uma fase longa (vários meses).

Esta fase de testes será realizada em ciclos onde haverá um teste da versão beta seguida de uma rodada curta de ajustes. Este ciclo será repetido algumas vezes.

Após a conclusão dos testes poderemos avaliar alguma coisa, mas acho muito difícil que algum material substancial entre. Sei que o desejo é grande, mas já estamos a um ano e meio nesta empreitada e acredito que levaremos mais 6 meses. Com isto a previsão do lançamento do Tagmar 3.0 é para o natal.

Mas não fiquem tristes. O Projeto Tagmar é um projeto vivo e com certeza teremos um Tagmar 3.1, 3.2...
#6 Azurius Enviado : 25/05/17 08:27
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Marcelo, não precisamos ter pressa pra lançar o 3.0. Não podemos é lança-lo de forma não convincente, deixando de fora opções interessantes.

Cada revisão dessas de 0.1,0.2,.. demoram anos param serem feitas tendo em vista que existe muito material a ser feito. Um belo exemplo disso é a versão 2.3 que está saltando direto para a 3.0.

Então é melhor esperar a no máximo mais1 ano e por todo material, incluindo especializações novas em playtest para a versão 3.0, do que esperar mais de 5 anos pra ver uma nova revisão.

Essa é a minha posição como Coordenador de Regras e entusiasta de um material consistente.
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/05/17 08:37
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Azurius,

vamos manter o cronograma por enquanto. Então... por entanto nada de novidades. Feliz
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/05/17 09:07
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Aproveitando,

nosso colega coordenador desta revisão de regras (Azurius) me passou mais algumas coisas que estão mudando nesta versão e que eu não tinha citado:

Atributos: Tivemos um maior detalhamento no quesito quantitativo.

Alfabetização: Meio-Elfo agora é alfabetizado na língua de sua raça. Humanos e Pequeninos se foram bardas podem ler e escrever na língua de sua raça. E membros de Alta e Baixa Nobreza agora sabem ler e escrever na língua de sua raça.

Habilidades: habilidades novas foram lançadas e muitas habilidades antigas foram remodeladas. Agora possuímos 42 habilidades, sendo 11 novas. As habilidades agora tem quantidade limite.

Magias: A regra de área de magia foi reformulada e agora a aura tem bastante relevância nesta área. É usada como coluna de ataque, dano, cura, etc. Uma leve melhora no sistema de aquisição das magias, tendo os místicos agora dois pontos a mais para comprar magia.

Armas: Nas armas temos novas colunas, equilibradas por um sistema de saldo, os danos das armas médias e leves foram diminuídos em quatro pontos. Além disso, temos uma enorme diferença agora onde o atributo usado nas armas leva em consideração o manejo.

Movimentação: O capítulo de movimentação foi refeito para melhorar o entendimento dos jogadores e facilitar à dinâmica.

Passamos também por uma expansão no capítulo mecânica de jogo. Temos regras para armadilhas, interação social entre outras coisas.


#9 sergiomm Enviado : 26/05/17 21:36
Jogador: sergiomm
EF:
EH:
Karma:
No aguardo da versão 3.0 vida longa a Tagmar.
#10 mikemwxs Enviado : 29/05/17 10:28
Jogador: mikemwxs
EF:
EH:
Karma:
Tenho algumas questões:

1) A versão 3 vai ser acompanhada de alguma mudança no projeto gráfico do jogo?
2) Na prática estamos falando de "Tagmar 3a Edição", em termos de marketing, acho que tem mais impacto do que chamar de "v3.0". Pessoalmente, penso que depois do D&D 3.5 ficou na moda os números decimais no nome dos jogos até quando não existem versões posteriores. Enfim, acho que o nome perde o impacto em relação à proposta.

Creio que é importante pensar nestas possibilidades como ferramentas para que o jogo tenha mais alcance não apenas dentro do nicho, mas possa convenientemente atingir novo público. Se não há todo esse suporte além do conteúdo, talvez seja o caso de se pensar na versão 2.4 mesmo ou até um "Tagmar II Compendium", preparando terreno para o "Tagmar 3", já com proposta mais ampla não apenas no miolo, mas na embalagem também.
"Um fugiu, um morreu. Um dormiu numa cama de breu."
— Antiga rima hiboriana
#11 Marcelo_Rodrigues Enviado : 29/05/17 12:56
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Sim, haverá uma nova capa com um layout novo sim!

Como as alterações nas regas são grandes vamos ter que ajustar vários outros livros.

#12 lobster Enviado : 29/05/17 13:57
Jogador: lobster
EF:
EH:
Karma:
Eu gostaria de ver na terceira versão o seguinte:

1) Novas especializações para Profissões.
2) Mais opções de caracterização para os personagens quanto criados sejam ÚNICOS.
3) Mais armas de cada categoria, as categorias do manual opcional ser oficial.
4) Mais penalizações de clima etc.
5) Explicar melhor quando deve-se combar atributos.

Até o momento essas opções que citei, seriam opções de ampla influencia no jogo, porisso muda de 2.3 para 3.0.
Se for pequenas modificações, não mudaria para 3.0 e sim 2.4 2.5 2.6.

Att
#13 Fábio_CM Enviado : 29/05/17 14:00
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Bem, pelo que vejo seus itens 2, 3 (parcialmente) e 4 estão contemplados. Não sei o que significa o item 5 e o 1 não tem previsão.

Quanto ao 1, eu não vejo obrigatoriedade de acrescentar especializações novas para mudar a versão.
#14 Galfaroth Enviado : 29/05/17 21:55
Jogador: Galfaroth
EF:
EH:
Karma:
Citação:
2) Na prática estamos falando de "Tagmar 3a Edição", em termos de marketing, acho que tem mais impacto do que chamar de "v3.0". Pessoalmente, penso que

Acho que ficaria lindo na capa um Tagmar III.
#15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/05/17 08:58
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
E uma ideia, mas estamos inclinados a voltar ao Tagmar como destaque; O "3.0" deve ficar abaixo do logo.

Vamos reformular todas as capas. Tinha uma serie de layouts e estudos neste lugar aqui: http://tagmar.com.br/for...aspx?g=posts&t=4205

OBS: São estudos antigos. Vamos fazer novos.
#16 mikemwxs Enviado : 31/05/17 09:52
Jogador: mikemwxs
EF:
EH:
Karma:
Uma das capas mais bonitas que vi de Tagmar é uma que nem é usada, mas eu consigo encontrar na net:



Acho essa capa deslumbrante. O layout é simplíssimo, dá ênfase total a arte, mas não é disso que se trata uma capa de RPG? Evocar aventura, principalmente se tratando dum jogo de fantasia medieval.
"Um fugiu, um morreu. Um dormiu numa cama de breu."
— Antiga rima hiboriana
#17 lobster Enviado : 31/05/17 17:03
Jogador: lobster
EF:
EH:
Karma:
Nesse caso Fabio, o item 5 seria por exemplo:
Estou narrando que um personagem precisa empurrar uma pedra relativamente grande, porém ele precisa tomar cuidado pois empurrando esta pode fazer desmoronar outras pedras acima da que ele está empurrando, logo não é somente um teste de força, passa a ser um teste de força + inteligencia, isso no manual não é explicado, é disso que estou falando.

Sobre o item 1, não ter previsão é realmente uma pena.
#18 mikemwxs Enviado : 01/06/17 10:49
Jogador: mikemwxs
EF:
EH:
Karma:
@lobster

Dois atributos básicos num mesmo teste? Eu não sou exatamente um entendido da parte mecânica de RPG, mas testes assim não são comuns na maioria dos sistemas. Na maioria das vezes ou é sugerido que se façam dois testes separados ou que se faça apenas um teste usando o menor modificador (como se a característica menor servisse de limitação para o maior). Aliás, o tipo de solução que geralmente é oferecida em dilemas em que dois parâmetros da mesma categoria se envolvem (duas perícias, duas vantagens, etc).
"Um fugiu, um morreu. Um dormiu numa cama de breu."
— Antiga rima hiboriana
#19 Fábio_CM Enviado : 01/06/17 12:00
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
lobster, esse tipo de mecânica não foi abordada.

No entanto, o uso de habilidades com atributo diferente do padrão foi. Assim você pode aplicar esforço aplicando o modificador de intelecto em vez de força, por exemplo.
#20 Galfaroth Enviado : 02/06/17 22:06
Jogador: Galfaroth
EF:
EH:
Karma:
A melhor capa de Tagmar, na minha opinião.

#21 Azurius Enviado : 05/06/17 09:46
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Completamentando a ideia do Lobster sobre o item 1. É só uma questão de querer fazer, existe a possibilidade, da pra fazer, é só o coordenador geral autorizar ou fazer uma votação pra ver se é do interesse dos jogadores de Tagmar ter esse suplemento inserido.

Abraço
#22 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/06/17 10:40
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Galera,

Como expliquei, as especializações novas serão criadas para as demais ambientações. O Terras Selvagens será a nossa próxima investida e neja contará com não só com novas especializações como novas raças também! A previsão é inciar os Terras Selvagens no meio do 2º semestre deste ano.

Alem disto, após o lançamento do Tagmar 3.0 vamos iniciar um novo ciclo de novidades e e aí sim poderemos ver novas especializações.

Por enquanto mais nada significativo deve ser adicionado ao Tagmar 3.0. Vamos nos concentrar nos testes e na sua finalização.
#23 Jurebis Enviado : 05/06/17 17:42
Jogador: Jurebis
EF:
EH:
Karma:
Fico triste em saber que em relação as especializações não tem previsão, acredito que seja algo bem importante para o tag, já que ajuda a definir melhor as diferenças de cada profissão. Mas fico no aguardo e ansioso pelo Lançamento do 3.0.
Abraços
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.