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Técnicas de Combate - Lista Avançada Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 12/06/17 15:55
Tópico criado pra discutir o balanceamento das técnicas de combate das listas Avançadas.
#2 Marcelo_Rodrigues Enviado : 12/06/17 15:58
Srs,

vamos agora discutir a lista avançada.

OBS: a técnica "Especializar" por enquanto não será discutida visto que ainda não foi fechada esta questão.
#3 Azurius Enviado : 12/06/17 22:39
Não estou entendendo a sua pressa meu amigo.

Já lhe disse que sem discutir como vai ficar a técnica, não tem como discutir o resto. Ela tem impacto em todas as técnicas.
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/06/17 10:27
Azurius, já foi discutido e já está agendada votação.

Podemos então prosseguir nesta. O texto é enorme e o pessoal precisa começar a ler e postar as considerações de cada um.

#5 Azurius Enviado : 13/06/17 12:41
Não sei se você reparou, mas na minha coordenação eu não estava abrindo uma discussão que dependia de outra ser encerrada. Você está fazendo exatamente o que estava reclamando de mim. Tá errado meu amigo.

A sua decisão de discutir algo sem saber como vai ficar a outra parte ao invés de economizar tempo dos usuários, vai gasta-los infrutífera mente. Não dá pra correr antes de engatinhar.
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/06/17 15:37
O outro item ja foi discutido e ja foi agendado a votação.

Nada impede de ja analisarmos as tecnicas ja que nao havera impactos significativos nesta tarefa.

Vamos prisseguir.
#7 zetagmar Enviado : 13/06/17 22:55
Inicialmente uma coisa que me chamou atenção é, porque algumas das habilidades da lista avançada não estão associadas a nenhum atributo? Achei estranho.

5.4.4-12 Carga Montada
"Efeito: A carga sobre montarias é particularmente conhecida por ser devastadora. A principal manobra de combate das cavalarias de Tagmar já foi responsável por definir o vencedor de muitas guerras. A Carga Montada consiste em aumentar o impacto do ataque ao conduzir a montaria a toda velocidade em direção a seu oponente e golpear aproveitando o impulso da corrida."

Reescrever:
"Efeito : Consiste em aumentar o impacto do ataque ao conduzir a montaria a toda velocidade em direção a seu oponente e golpear aproveitando o impulso da corrida."

Pq? Ser mais objetivo possível. Tem muitas habilidades para serem lidas.

"Mecânica: A montaria deve percorrer uma distância (em metros) que seja equivalente à metade da sua velocidade base. Em seguida, somasse o seu total desta técnica nas colunas de ataque de ambos. Caso o ataque do cavaleiro atinja a EF ou obtenha resultado 100% ou maior na EH, a vítima deverá passar em um teste Vermelho (Difícil) no atributo "Físico" ou será derrubado no chão e ficará levemente tonto pelo impacto, contudo não perderá sua ação, entretanto poderá sofrer os efeitos da técnica Ataque de Oportuno até o fim da próxima rodada. Obviamente alvos com mais que o Dobro do peso do atacante somado ao da montaria não podem ser derrubados por está técnica. Essa técnica não pode ser usada com armas leves ou projéteis. "

"Pré-condições da mecânica:
1º - O alvo deve estar a uma distância superior a metade da velocidade base da montaria.
2º - A técnica não é usada com armas leves ou projéteis."

"Mecânica: somasse o seu total desta técnica nas colunas de ataque de ambos. Caso o ataque do cavaleiro atinja a EF ou obtenha resultado 100% ou maior na EH, a vítima deverá passar em um teste Vermelho (Difícil) no atributo "Físico" ou será derrubado no chão e ficará levemente tonto pelo impacto, contudo não perderá sua ação, entretanto poderá sofrer os efeitos da técnica Ataque de Oportuno até o fim da próxima rodada. Obviamente alvos com mais que o Dobro do peso do atacante somado ao da montaria não podem ser derrubados por está técnica."

Dúvida: A técnica em si é derrubar o adversário? Pergunto isso porque não tem muita lógica nisso. Acreditei que a técnica em si fosse um embate usando a velocidade da montaria para ganhar mais força no golpe contra o adversário, sendo este sobre uma montaria ou não.
Com um adversário desmontado a técnica ficaria extremamente perigosa, principalmente se o oponente não fizesse uso de armas de longo alcance como lanças.
Isso porque o deslocamento do cavalo permite que o golpe ficasse muito mais forte. Na técnica em si não haveria o uso da montaria para desequilibrar, não usaria a montaria para acertar, isso poderia ser uma consequência indireta do deslocamento.

Logo as possibilidades poderiam ser:
Dano da arma usada agravado pelo deslocamento da montaria. (objetivo direto da ação)
Dano pelo impacto da montaria contra o adversário. (objetivo indireto da ação)

Contra adversários com dobro do peso (montaria + atacante), o dano provocado seria reduzida pela metade. Peso excedentes ao dobro, o valor do dano seria dividido sistematicamente, triplo do peso - 3 vezes menor o dano, quatruplo - 4 vezes menor o dano, etc.
#8 zetagmar Enviado : 13/06/17 23:15
5.4.4-13 Centaurizar

"Efeito: Alguns talentosos cavaleiros passam por um treinamento incomum e aprendem como nortear com perfeição suas montarias em combate, conduzindo-as com uma primazia invejavelmente notória. Estes nobres cavaleiros recebem o título de “Centauros” em seus grupamentos como honraria."

Reescrever:
"Efeito: Entrelaçamento perfeito entre montaria e cavaleiro, onde o primeiro entende e executa com perfeição os comandos do segundo."

Pq? - Ser objetivo na informação.

"Mecânica: Em combate a montaria recebe EH extra equivalente a duas vezes o total que o guerreiro possuir nesta técnica e um bônus de mais três em suas colunas de ataque e em seu dano. A EH deve ser contada de forma separada e será gasta primeira pela montaria. Os bônus concedidos por esta técnica, não podem ser contados mais de uma vez, se renovam em combates posteriores e cessam caso o cavaleiro não esteja dentro de um combate e sobre a sua montaria.
É importante ressaltar que: A EH dada a montaria pela técnica não serve para incorporar a EH do guerreiro com técnicas como (Combate Montado, etc.)."

"Pré-condições da mecânica: Somente é usada em montarias treinadas para a guerra."

"Mecânica: Durante o combate a montaria, ocorre os seguintes modificadores:
No EH da montaria sob efeito da técnica Centaurizar = [ Passa a ser EH da montaria + (2 x Pontos da Técnica Centaurizar)];
na Coluna de Ataque um bônus de +3 e no dano um bônus de +3.

Uso do EH da montaria: "A EH deve ser contada de forma separada e será gasta primeira pela montaria."
O que isso quer dizer? Que primeiro se faz uso do EH da montaria para só então depois fazer uso do EH adquirido pela técnica centaurizar?

Duração da técnica - Enquanto durar o combate e o cavaleiro se encontrar sobre a montaria.


#9 zetagmar Enviado : 13/06/17 23:27
5.4.4-14 Combate com Arco

Efeito: Esta técnica permite ao combatente efetuar disparos em um combate corpo-a-corpo.

Só pelo enunciado a técnica em si é deveras perigosa e mortal. Acredito que a abordagem deva conter alguns outros critérios a serem considerados.
Em um combate corpo-a-corpo a proximidade é tudo e o disparo de uma arma de projétil a "queima roupa" deveria ser considerado com um dano triplicado. É claro que um arco que não perfura uma armadura de aço, não vai continuar furando a queima roupa, mas quando houver a possibilidade de perfurar a armadura, a queima roupa o dano deve ser maior ou então a impossibilidade do adversário efetuar a ação naquela rodada, já que o impacto da flecha é muito grande impulsionando-o para trás.
O agravante contudo para o arqueiro é que no combate corpo-a-corpo o arco pode ser danificado facilmente, o que neste caso, ele na rodada seguinte perde a funcionalidade, não sendo possível efetuar disparo, pois a corda ou a estrutura do arco se encontra danificada, o que por fim o transforma em um simples porrete ou vara.

#10 zetagmar Enviado : 13/06/17 23:34
5.4.4-22 Defletir Ataque

"Efeito: Algumas vezes, quando uma pessoa passa muito tempo observando um ser vivo, acaba por entender os padrões de movimento e de dobras de suas articulações. Com um treinamento mais severo, e aliado a uma acuidade visual acima do senso comum, é possível controlar através da expressão corporal os movimentos instintivos de outros, por uma fração de segundo. Esse curto intervalo de tempo é o suficiente para desestabilizar o equilíbrio do alvo.
Embora rara essa condição de acuidade visual pode ser imitada em uma forma menos efetiva por alguém sem tantos talentos naturais. A técnica defletir ataque é o resultado dessa aplicação. Seu princípio básico é utilizar o movimento feito pela postura de combate do oponente, juntamente com uma imposição de movimento feita pela postura do usuário, para assim fazer com que o ataque do alvo seja desviado para uma direção desejada, seja ela um aliado do alvo ou simplesmente um objeto com dureza maior para causar danos à arma."

SÉRIO?????
Vou te dizer, ficou impressionantemente bonito o que está escrito, mas não entendi nada!!!
Olha, sem querer ofender ninguém, mas ficou filosófico demais. A coisa ao meu ver deve ser mais seca.

Pré-condição da técnica:
1º - Esta técnica só funciona corpo-a-corpo;
2º - Não pode ser usada contra armas que tenham sido arremessadas, projéteis de besta ou arco.

"Efeito: Com o uso da técnica é possível através de uma postura defensiva, fazer com que os ataques do adversário sejam redirecionados para um alvo a sua escolha dentro do alcance do golpe defletido."
#11 RenatoCardos Enviado : 14/06/17 15:03
As tecnicas estão boa, mas tem varias com problemas de poder excessivo. Há tambem algumas coisas que não entendi.

Ajustar Disparo O que seria "anulado completamente um ataque seu"?

Animosidade Está muito apelona. Em todo inicio de combate dará uma grande quantidade de EH. Um personagem nivel 10 terá +20 de EH. Como boa parte das vezes há apenas 1 combate por dia, isto acabará por funcionar como uma "armadura". Minha sugestão é colocar um rolamento de acordo com a situação. Um combate contra os esqueletos não é o mesmo que o combate o grande chefão de fase.
Mais uma problema: em uma versão mais antiga esta técnica tinha limite diário. Achava melhor recolocar.

Brutalizar Na prática a troca das colunas pelos danos será sempre vantajoso. Exemplo: Um guerreiro na coluna 10 faz em média 50% e na coluna 0 faz 29%. A perda é de 21%. Se ele tiver usando uma montante com força 4. Teremos 21% de 28 que dá 3,3. Só que ele somou 10 no dano. Ou seja será sempre vantagem retirar coluna para dar dano. A especialização então nem se fala. O +10 vai virar +20 toda rodada!

Sugestão: poria uma rolagem de acordo com condições. E se não conseguir ele perde as colunas mas não soma o bonus. Assim passa ter um risco. A especialização eliminaria o perder a coluna em caso de falha.

Centaurizar Na frase "Especialistas nesta técnica conseguem dobrar os benefícios recebidos pela técnica." O que seria "os benefícios"? Há mais de um. Achava bom explicar melhor.

Golpe Letal Na prática na média soma metade da tecnica a cada rodada. É como dar uma espada +5 para um guerreiro nivel 10. Não há nenhuma penalidade. O personagem vai usar sempre. Sugestão é inverter o efeito da especialização com a da tecnica sem especialização e diminuir o bonus a metade. Assim poderia tirar também a intermitencia.

Inibir Ataque Como funciona isso de o oponente é que atacou primeiro? Vale para o proximo? E para as rodadas seguintes também? Não entendi isto.

Intimidar Esta parece uma magia. Falhe no teste ou perca muita EH. Um guerreiro nivel 10 vai dar 20 dano na EH. Esta eu não tenho sugestão. Para mim tem que sair ou ser substituida. Muito apelona.

Pressionar o Oponente Na média isto dará uma arma +3 coluna para o guerreiro.

Retalhar Na pratica aumenta em 50% já que tem a intermitencia. A especialização vai dar ao guerreiro nivel dez uma espada +10. Muito apelona esta. Esta bem mais poderosa que Golpe Duplo.
#12 Fábio_CM Enviado : 14/06/17 15:55
Atirar em movimento não está na lista de descrição, mas está na tabela inicial.

RenatoCardos escreveu:
Brutalizar Na prática a troca das colunas pelos danos será sempre vantajoso. Exemplo: Um guerreiro na coluna 10 faz em média 50% e na coluna 0 faz 29%. A perda é de 21%. Se ele tiver usando uma montante com força 4. Teremos 21% de 28 que dá 3,3. Só que ele somou 10 no dano. Ou seja será sempre vantagem retirar coluna para dar dano. A especialização então nem se fala. O +10 vai virar +20 toda rodada!

Renato, os 21% de 28 são 6 pontos de dano, não 3. Mas não existem mais armas de dano 28. Isso nos leva a 21% de 24, que são 5. Sim, o guerreiro melhora o dano provocado quando usa a técnica. Se isso não fosse verdade ele não precisaria de técnicas de combate. Todas as técnicas devem trazer uma melhora ao guerreiro em relação ao personagem que não esteja usando técnicas. Elas não são uma opção gratuita, mas um recurso.

Contudo, concordo que a especialização está exagerada. A sua sugestão para a especialização é uma boa.

Golpe Letal. Está muito forte. A sugestão do Renato é boa: permitir que o dano excedente da EH atinja a EF já é um grande benefício, especialmente sem custos. O dano que ignora a EH poderia ser no máximo igual ao nível na técnica.

RenatoCardos escreveu:
Intimidar Esta parece uma magia. Falhe no teste ou perca muita EH. Um guerreiro nivel 10 vai dar 20 dano na EH. Esta eu não tenho sugestão. Para mim tem que sair ou ser substituida. Muito apelona.

Não vejo problemas nessa técnica. 20 de dano no estágio 10 é bem pouco considerando que um guerreiro desses estará usando uma arma que provoque um 100% igual ou maior do que 20. Além disso, não há "dano médio" nessa técnica, porque ou ela funciona, ou não. Como ela não afeta a EF, será inútil contra alguns oponentes. Enfim, acho que o efeito está de bom tamanho. A especialização que é estranha. Como é possível "ganhar automaticamente a iniciativa" em um combate com muitos participantes? Se a redução de iniciativa foi de 4 pontos, mas mesmo assim ela acabou maior do que a do guerreiro, como ele poderia agir antes? E os outros que ficaram no meio do caminho? (digo, entre a iniciativa da vítima e o guerreiro).

Pressionar o oponente. Está confusa. A vítima da técnica fica em situação desfavorável ou não? Isso é importante. Por exemplo, outro personagem poderia explorar a técnica utilizada pelo guerreiro e lançar um Ataque Oportuno contra a vítima de um Pressionar Oponente?

Resguardar. Um pouco confusa e fraca. Minha sugestão: O arqueiro abdica de seus ataques nesta rodada e deve escolher um alvo para ser seu protegido. Se seu protegido for atacado, ele irá disparar contra o atacante a fim de facilitar as manobras defensivas do protegido. Assim, a técnica permite que o arqueiro aplique penalidades iguais ao nível em Resguardar nas colunas de ataque utilizadas contra seu protegido. A técnica só funciona contra 1 atacante de seu protegido e o arqueiro precisa ter o agressor em sua linha de visão para Resguardar funcionar. A especialização permite que o arqueiro distribua suas penalidades em quantos agressores do protegido ele desejar, mas a soma das penalidades não pode ser superior ao dobro do nível na técnica.


Na minha opinião o problema é o mesmo de sempre: a possibilidade infinita de acúmulo de técnicas. Não há até aqui nenhuma demonstração de como isso pode influenciar no combate.
Ajude no desenvolvimento do Livro de Criaturas. Assuma uma tarefa e participe!
#13 Azurius Enviado : 15/06/17 11:07
Pessoal que tá comentando aqui, vou pedir a gentileza de ajudar na finalização dessa tarefa aqui http://tagmar.com.br/forum/default.aspx?g=posts&m=105047#post105047

Abração.
#14 RenatoCardos Enviado : 15/06/17 11:12
Fabio. O 28 de dano é que o PJ que exemplifiquei tem força 4.

Quanto a sua afirmação "Todas as técnicas devem trazer uma melhora ao guerreiro em relação ao personagem que não esteja usando técnicas", é uma reclamação que venho fazendo. Se uma técnica pode ser usada a qualquer momento, sem testes e sem penalidades ela então não apresenta risco, e aí vira default. O PJ vai usar o tempo todo e transforma a técnica num simples bônus fixo. Aí junte com outras tecnicas semelhante e vc tera um personagem bobado.

Brutalizar: uma sugestão é que quando o PJ tirasse branco, na próxima rodada ele continua a perder as colunas mas não ganha o bonus extra.

Intimidar: Uma sugestão é caso o oponente passe no teste o PJ perde 5 de EH e ele não pode usar mais a técnica no oponente. Este é um fator risco, já que o PJ não sabe o valor da moral do oponente. Outra sugestão. Caso alguém seja intimidado e não possua EH, fica aterrorizado (ficando paralisado ou sai correndo de medo, o mestre decide).
#15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/06/17 08:23
Pessoal,

ainda não terminei de ler tudo e em breve vou comentar algumas outras ainda não citadas.

Mas queria dizer que está ótimo a participação de todos aqui. Continuem postando comentários, mas façam como o Fabio, Renato e o Zetagmar. Deem SEMPRE uma sugestão de melhoria. Não é produtivo criticar sem dar uma sugestão para corrigir o problema.
#16 Marcelo_Rodrigues Enviado : 19/06/17 17:13
Vamos as minhas observações sobre algumas técnicas não citadas ainda.

Defletir Ataque
Esta meio complicado. Outro ponto é uma dúvida: pode defletir armas de corpo-a-corpo? Se sim tem que ser alguém ao lado do oponente, correto? Se sim, isto não está claro. Se puder defletir armas de arremeço e flechas e meio forçação defletir para qualquer direção.

Expectativa
Está overpower porque pode ser combinado com outras técnicas e fará pular fácil 10 colunas de ataque. Por mim retirava esta técnica já que só serve para dar bônus extra e não tem penalidades, quadro de rolagem ou qualquer outras situação interessante.

Força Interior
As penalidades são muito fracas perto da vantagem de dobrar bonus de força. De novo pode servir apenas para bombar já que as penalidades após o combate são inúteis já que boa parte das vezes só há um combate em um dia. Sugiro que o teste seja antes e que se der branco ou verde ele não ganha e fica com as penalidades.

Golpe Letal
Também apenas uma técnica que só soma dano. Não tem penalidades, quadro de rolagem ou qualquer outras situação interessante. Sugiro inverter a especialização com a mecânica normal e reduzir o o dano pela metade.

Postura Defensiva
Também apenas uma técnica que só da bonus. Não tem penalidades, quadro de rolagem ou qualquer outras situação que a torne interessante. Minha sugestão é eliminar ou reescrever colocando algo mais interessante que apenas dar bônus. Talvez um quadro de rolagens com penalidades para branco ou verde.
#17 Azurius Enviado : 22/06/17 16:28
A tarefa especialização já tá pronta pra votar Marcelo.

Tô olhando os comentários dos senhores, e tô gostando da participação, assim que eu observar que já tiver terminado as sugestões eu começo a discutir ponto por ponto

Abraço.
#18 Marcelo_Rodrigues Enviado : 26/06/17 13:24
Azurius,

não há nenhuma impedimento para prosseguir esta tarefa, por isto estou aqui postando um aviso final:

Caso você não prossiga imediatamente com a tarefa estarei repassando ela para outra pessoa.
#19 Azurius Enviado : 26/06/17 23:00
Dei uma editada no verbete e tentei acomodar um pouco de cada sugestão que foi dada. Espero ter chego a um denominador comum.

Abraços
#20 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/06/17 07:39
Pessoal,

o Azurius fez uma atualização. Quem quiser ver as mudanças basta consultar aqui:

http://tagmar.com.br/wik...sion1=26&Version2=17
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