Ver Discussão (21) Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
1.5 Napois  

Os napóis são uma raça humanóide meio aves de rapina necrófogas. Possuem o tronco e os braços a semelhança dos humanos, enquanto sua cabeça apresenta penas, bico curvo como uma águia, olhos grande de falcão. Suas pernas abaixo do joelho são como a de aves, com garras grandes e afiadas nas patas. De suas costas saem asas de enorme envergadura que lhes permite voar muito rápido. Suas cores variam muito de um indivíduo para o outro, sendo o mais comum o marrom, o branco, o preto, o amarelo e o chumbo. Cristas e penas de diversos tamanhos e formas também dão individualidade entre eles. Sua altura média gira em torno de 1,65 metros, mas sua postura um pouco inclinada devido ao peso das asas os faz parecer menores. Embora possuam asas poderosas, os napóis possuem uma estrutura corporal franzina, fazendo-os pesar em média 40 kg, sendo incomuns os indivíduos que se afastam desta média.

Eles são uma raça ovípara, em que as fêmeas põem e chocam um ovo a cada 30 anos, em média. Combinado a expectativa de vida dos napóis que é de 120 anos em condições ideais, mas de não mais do que 70 anos nas reais condições dos mangues, percebe-se que eles são uma raça de lenta disseminação.

Os napóis são honrados e fiéis. Eles possuem uma sociedade bem organizada alicerçada nesta virtude, o que lhes garantiu certo sucesso em enfrentar a aura maligna que tanto afeta a mente dos habitantes do mangues. Eles tem uma forte inclinação para as artes, especialmente a música e a poesia. A falcoaria também está entre suas paixões, sendo comum napóis que treinam estes animais.

Mesmo sendo disciplinados e estudiosos, os napóis não conseguem aprender a magia arcana dos magos. Embora não se conheça a explicação verdadeira para este fenômeno, é notável que eles não tem interesse nestes poderes, e que normalmente os consideram amaldiçoados e malignos, muito talvez em virtude do histórico de sofrimento da raça nas mãos de uma civilização perdida. Por outro lado, os napóis são capazes de aprender as magias arcanas dos rastreadores e, especialmente, a dos bardos. Mesmo que a igreja de Cambu seja a mais forte entre seu povo, existem muito sacerdotes de todos os cultos.

Devido ao seu temperamento, os napóis são muito fiéis a sua rainha. Isso tornava muito raro encontrar um deles fora dos mangues, exceto em missões especiais. No entanto, a forma como a última rainha assumiu o controle, supostamente arquitetando a morte de sua mãe, fez com que alguns pusessem em xeque a confiança na nobreza e tornou mais comum encontrar napóis aventureiros, geralmente em busca de conhecimento. Machos e fêmeas tem as mesmas capacidades físicas e mentais e carregam a mesma propensão a saírem para aventuras.

Os napóis possuem capacidades parecidas com os humanos, porém mais fracos, o que lhes confere -1 para o atributo Força. Suas visão e olfato são muito precisos, concedendo-lhes +1 em Percepção. Suas inesgotável sagacidade, dedicação e aptidão para as artes ainda lhe garantem +2 em Carisma.

Eles falam a língua comum dos mangues. De todas as raças que vivem na região, eles são o que apresentam o maior número de alfabetizados, embora o conhecimento não seja universal como ocorre entre os elfos e os anões. Eles escrevem em um alfabeto cuneiforme próprio, resgatado da civilização antiga que os escravizou há muito tempo.

Por serem necrófagos, eles possuem alguma dificuldade em se inserir nas sociedades humanas. Não conseguem digerir vegetais com naturalidade, mas são capazes de alimentarem-se de rações de carne, mesmo que achem um cadáver de dois dias bem mais saboroso… Em virtude de sua necrofalgia, eles são capazes de sentir o cheiro de carne em decomposição a uma distância bem maior do que os humanos. Eles recebem a tarefa aperfeiçoada de usar sentidos Perceber cheiro de carne apodrecendo gratuitamente. Essa habilidade lhes permite, as vezes, sentir o cheiro de mortos vivos em decomposição, como zumbis e carniçais, muito antes do que um humano conseguiria.

O voo dos napóis
Os napóis são capazes de voar muito mais rápido do que são capazes de andar no solo. Além disso, o equivalente ao movimento de corrida curta em voo lhes permite deslocar-se até 10 vezes sua velocidade base, em vez de 6. No entanto, eles não são capazes de carregar muito peso enquanto no ar. Para serem capazes de alçar voo, os napóis não podem estar carregando mais do que 10 quilos. Eles podem, por outro lado, planar e descer devagar carregando até seu próprio peso.
Logo, para serem capazes de alçar voo, um napol não pode estar vestindo armadura ou, no máximo, pode vestir uma armadura leve. Eles também não conseguem carregar mochilas, bolsas e arcos atados nos ombros, pois prejudica o movimento de suas asas.

Finalmente, um napol precisa andar pelo menos 5 metros antes de abrir suas asas e ganhar altura. São necessários pelo menos 4 metros para ele ser capaz de abrir suas asas. Eles devem estar sempre em movimento para permanecerem no ar. Um napol precisa se deslocar no mínimo 10 metros no ar a cada rodada para permanecer na altura em que está ou subir. Deslocamentos menores significam que ele irá perder altura lentamente. Se a velocidade for reduzida a 0 abruptamente enquanto voa, o napol cai e sofre dano por queda normalmente.

Características e poderes especiais
• Os napóis tem o corpo franzino. A maioria de seus músculos concentra-se nas asas, o que lhes confere -1 em força e uma EF básica baixa, de 14.
• Os napóis tem sentidos aguçados, conferindo-lhes +1 em Percepção.
• Os napóis são sagazes, dedicados e talentosos, possuindo +2 em carisma.
• Os napóis são lentos em terra, possuindo uma VB de 14 metros. No entanto, eles voam rápido e tem VB (voando) de 30 m.
• Os napóis conseguem sentir o cheiro de carne apodrecendo muito antes de um humano. Eles recebem gratuitamente a tarefa aperfeiçoada de usar sentidos Perceber cheiro de carne apodrecendo

Caracterizações exclusivas da raça

Asas fortes {2}: Você é capaz de carregar o dobro do peso de um napol comum. Isso lhe permite utilizar armaduras médias enquanto voa.
Napol de briga {2}: As garras e bico que você possui são mais fortes e afiados. O dano básico de 100% utilizando as pernas ou o bico (grupo CD) é igual 8. Além disso, a técnica de combate Ambidestria fica disponível para este personagem, independente de sua profissão.
Paraquedista {2}: Você é capaz de abrir suas asas e atenuar sua queda. Você ainda precisa de espaço para sua envergadura total (4 metros), mas não sofre dano de queda algum.
Mestre falcoeiro {1}: Você herdou o talento dos napóis para treinar falcões e recebe +4 colunas em testes de Lidar com animais relacionados a estas criaturas.
Asas frágeis {-2}: Suas asas são um pouco menores do que deveriam ser. Com isso, você é capaz de carregar ainda menos peso em voo. Além da limitação das armaduras, você não pode carregar nem armas pesadas, nem múltiplas armas médias e nem mochilas ou sacolas cheias enquanto voa.
Visão de predador {1}: Seus olhos são tão precisos quanto o de uma águia. Você recebe gratuitamente a tarefa aperfeiçoada de Usar Sentidos "Enxergar de longe".

Precisão x velocidade de voo {Escolher apenas 1. Precisa de um nome)
Manobrista aéreo {3}: Seu voo é mais preciso. Você precisa de apenas 3 metros de movimento para alçar voo e pode voar um mínimo de 5 metros por rodada e ainda sim ganhar altura. Você também pode manobrar com mais facilidade.
Veloz {2}: Suas asas tem uma aerodinâmica mais voltada para a velocidade do que para a precisão. Sua VB racial no ar é de 40, em vez de 30.

Voz melodiosa {1}: Você canta com graciosidade. Você soma 4 colunas em qualquer teste de Arte (Música) que envolva o canto. Além disso, você também pode somar 2 colunas em qualquer teste de empatia que envolva seduzir um(a) napol com auxílio do canto.

Corpo frágil {-2}: Seus ossos são frágeis e quebram mais facilmente. Sempre que sofrer um crítico de uma arma contundente, considere um verde como sendo um branco, um branco como um amarelo, um amarelo como um laranja, um laranja como um vermelho, um vermelho como um azul e um azul normal ou escuro como um azul escuro.

Outras caracterizações:
As caracterizações físicas de Estatura e Estrutura Corporal são raras entre os napóis. A variação física entre eles é pequena para serem representadas por caracterizações, na maioria esmagadora das vezes. No entanto, elas existem. Napóis obesos ou magros tem dificuldade em voar, além das penalidades normais das caracterizações. Considere que eles sofrem da penalidade da caracterização asas frágeis, mas sem ganhar pontos por ela. Napóis gigantes tem 5 metros de envergadura e precisam de mais 2 metros de deslocamento em terra para alçar voo. Napóis nanicos tem a VB de voo reduzida em 5. Napóis atléticos recebem mais VB em solo, não em voo.

Além disso, também são comuns entre os napóis as caracterizações fobia (lugares fechados), ódio (Sekbets) e Perfeccionista.

Verbetes que fazem referência

Regras em Oficialização

Verbetes relacionados

1.0 Atributos das raças das terras selvagens | 1.1 Anões | 1.2 Elfos Sombrios | 1.3 Gouras | 1.4 Humanos | 1.5 Napois | 1.6 Meio Orcos | 1.7 Sekbetes | 2.0 Profissões novas disponíveis | 2.1 Berserker | 2.1.1 Ritos básicos | 2.1.2 Ritos de ferro | 2.1.3 Ritos místicos | 2.1.4 Ritos da herança | 2.1.5 Ritos de sangue | 2.1.6 Tradição da Guerra | 2.2 Feiticeiros | 2.2.1 Feitiços básicos | 2.2.2 Feitiços dos bruxos | 2.2.3 Feitiços dos xamãs | 2.2.4 Feitiços dos druidas | 2.2.5 Feitiços dos videntes | 2.2.6 Feitiços dos arquifeiticeiros | 2.2.7 Feitiços dos sonhadores | Colégio Sombrio | 2.3.1 Magias dos magos sombrios Naari | 2.3.2 Magias dos magos sombrios Aaroim | 2.4 Guilda dos Caçadores de Recompensa | 2.5 Confraria dos Encantadores | Revisão da Confraria dos Encantadores | 2.5.1 Magias dos encantadores | 2.6 Academia dos guardas | 2.7 Guilda dos trapaceiros | 2.8 Colégio Cronomântico | 2.8.1 Magias dos cronomantes | 2.9 Academia dos Duelistas | 2.10 Trilha da Noite | 2.10.1 Magias dos vagantes noturnos | 2.11 Trilha dos Mestres das Feras | 2.11.1 Sortilégios dos Mestres das Feras | 2.12 Confraria dos Iluminados | 1.5 Napois | 3.1 Caracterizações para as Terras Selvagens | 1.5 Napois | 1.5 Napois | 1.5 Napois | 1.5 Napois | 1.5 Napois | 1.5 Napois | Introdução | 1.5 Napois | Criando Personagens | Anões de Blur | Os Gourais | Humanos | Elfos Dourados | Anões | 1.5 Napois | Meio Elfos | LISTA DE MAGIAS | Técnicas de criaturas | Texto introdutório para os grupos de criaturas | Novos grupos de criaturas | Modelo para os textos das criaturas | Carga para animais quadrúpedes | Ataques múltiplos | Bote | 1.5 Napois | Regra para caracterização de criaturas | Revisão do cálculo de EH das criaturas | Magias dos Magos | Magias dos Bardos | Lista Básica | Melhoria na regra Atacante caído | O que um Rastreador NÃO pode fazer