Discutir Histórico Ver Versão Atual Editar Pesquisar
Por que só se faz um ataque por rodada, se esta dura 15 segundos  

Primeiramente devemos entender que o sistema do Tagmar não é um sistema simulador, e ele prioriza rapidez e dinamismo, mas preserva uma boa dose de ralidade.

Um personagem não fica estático durante o combate. Ele deve se locomover, tentando se defender e atacar quando possível. O manejo de uma arma, como por exemplo a espada, exige que se façam sucessivamente ataques e defesas, buscando a um determinado momento um descuido do oponente. Este descuido é que permite se atacar e fazer um dano sem se expor. Assim numa rodada de 15 segundo conta-se que se faz uma serie de golpes (e defesas), mas somente um é o efetivo.

E por que um arqueiro não pode lançar mais de um a flexa por rodada?

No caso do arqueiro, se fosse o mundo real daria para ter mais de um ataque por rodada, mas aí quebraria o equilíbrio do sistema. Então assumimos...

1) ele lave 15 segundos para recarregar, mirar e atirar.

2) ele atira mais de um a flecha mas só uma a cada 15 segundos é efetiva.

Aí fica por conta do mestre escolher a melhor interpretação. Lembre-se... Tagmar não é um sistema simulador!

Diminuir o tempo da rodada não resolveria o problema?

Sim, mas criaria outro, já que com uma rodada mais curta, a movimentação dos personagens seria menor, e coisas banais como se movimentar para ajudar um companheiro próximo poderia levar mais de uma rodada.

Notem que na média um combate real entre duas pessoas durava poucos minutos, o que bate perfeitamente com a duração de 15 segundo por rodada.