Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Decisão sobre o tema central da Ambientação das Ilhas Independentes
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/10/17 21:04
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
SRs,

o Leonardo anda ausente e como o pessoal estava animado, vou então dar prosseguimento nas discussões e para iniciar temos de fazer um primeiro pente fino.

Listei abaixo as sugestões dadas e agora devemos filtra-las de seguinte forma:

Cada um deve elencar (da lista abaixo) 5 itens que não gostariam de ver e 5 itens que você gostariam.

Para isto basta dizer os números dos itens que gostaram e os números que não gostaram. Se quiserem podem justificar as suas escolhas.

OBS: Faremos algumas rodadas para selecionar e descartar. Os mais votados depois serão reunidos para uma discussão final onde escolheremos o que teremos nas ilhas e o que não teremos.


1. Ambientação com algo que tenha a cultura mitologica e mistica brasileira, como curupiras, sacis, botos rosa, mulas sem cabeça etc...
2. Varias raças que sejam mestiças (mistura de duas outras raças)
3. Ambientação com algo da cultura mais oriental, com novas especializações do tipo:: Ninjas, Samurais e Monges.
4. Existencia de alguns povos bárbaros nas terras glaciais... Com a construção desses povos ser baseado na cultura viking... 
5. As Ilhas Independentes são pouco conhecidas pelos reinos. Mas os reinos, são pouco conhecidos pelas llhas? Nas Ilhas existem lendas sobre o continente assim com existem lendas no continente sobre as ilhas?
6. Por que é tão difícil chegar lá? Tecnologia de navegação ou algum efeito sobrenatural no oceano? Quanto tempo leva dos reinos até lá? Quantos sobrevivem a viagem?
7. Um culto diferenciado, sem o patronato dos deuses. Um local onde os antigos Titãs ainda são cultuados, mesmo que sem retribuição real (já que quase todos ou estão presos ou mortos).
8. Uma terra dos dinossauros e antigas criaturas.
9. Uma terra sem magia.
10. Um reino submarino.
11. Uma ou mais áreas mágicas como o Domo de Arminus e Dartel.
12. Nesta ambientação haveria a existência de alguns titãs segundos semelhante ao que existe no "O Império"
13. Poderia haver cultos explícitos aos demônios com templos demonistas em varias ilhas onde eles seriam aceito pelo governantes locais. Teriam se formado a partir do êxodo dos demonistas com o fim da guerra contra a seita na Região dos Reinos. Os demônios foram expulsos, mas os demonistas não foram mortos.
14. Seria uma ambientação a lá "simbad o marujo" com inúmeras cidades estados.
15. A tecnologia aqui seria mais atrasada, compatível com a nossa Grécia antiga ou império romano.
16. Raças extintas e raças em extinção! Com a expansão marítima de algumas raças, ao menos uma poderia estar em ameaça de extinção e outra ter desaparecido causadas por disputas territoriais. Então ver indivíduos desta raça poderia ser algo tão raro que se criou algum espanto ou alguma superstição em torno deles. Imagina todo tipo de situação em torno disso, por exemplo: jogador de raça que está em extinção quer vingar seu povo ou quer reestabelecer seu povo em algum lugar; uma raça sente-se ameaçada de ser a próxima; etc.
17. Ambientação tipo "Piratas do Caribe" onde podemos também termos armas de fogo (pólvora) tipo mosquete, mosquete de 2 canos, pistola, canhão, canhonete ou odres explosivos.
18. Ilhas com mangues, aonde podemos abordar com mais riquezas a parte das criaturas dos mangues parte muito pouco comentada no Tagmar, mencionada em alguns tópicos espalhados pelos livros.
19. O que impede uma maior interação entre as ilhas independentes e os reinos? Talvez falta de interesse econômico? Mares tempestuosos, envoltos em brumas e tempestades, aonde grandes monstros marinhos se espreitam a espera de algum navio para destruir?
20. Uma inspiração na polinésia, nas filipinas e na indonésia, povos de navegantes como os polinésios, guerreiros (canibais ) como os maoris, inspirações budistas, chinesas, australianas, indianas, tem tudo lá.
21. Foco grande ao comercio nestas regiões, os perigos, as rotas, as guerras constantes por elas e os lugares inóspitos, piratas e ilhas escondidas.
22. Sempre há um panteão único em cada uma das outras regiões. Como esta terá uma miríade de ilhas e raças, porque não ter alguns panteões pequenos ou grupos de deuses rivais, ou específicos de certas raças?
23. ambientação com influência na América Latina pré-colombiana (como os Impérios Incas, Maias, Astecas) e o Brasil Colônia (tribos indígenas, feitorias de uma nação exógena, etc). Fazendo uma leitura cultural diferenciada em relação aos deuses, magia, etc, como ocorreu em O Império. Um povo pardo local, alguns navegadores vindos do Mundo Conhecido, tolos ou desesperados o bastante para enfrentar a distância. Talvez até uma linhagem antiga que há muito singrou o oceano vinda dessa região, interagindo (hostilmente ou não) com os nativos desde então.
24. O culto aberto a demônios, as matas abarrotadas de espíritos e a presença de um panteão pequeno (mesmo que intensa) poderia dar novos ares, principalmente a fuga do maniqueísmo, como ocorreu em O Império, mas menos opressivo do que a porção oeste do Mundo Conhecido. Civilizados ou não, seria um lugar de sobrevivência.
25. uma pequena nação élfica em ascensão? Sendo formada por elfos que partem do Mundo Conhecido fugindo da dominação (ou infestação, alguns diriam) humana... Além dos humanos, seria a única raça "tradicional" presente. Incluir uma ou no máximo duas novas raças entre os nativos, talvez uma delas vinda de regiões mais distantes ainda.
26. A região seria um refugo da nobreza do Mundo Conhecido, além de piratas fugindo da marinha de algumas nações. As feitorias deram origem a capitanias lideradas por governadores mesquinhos que garantem a segurança do comércio entre as cidades das Ilhas, tentando lidar com os piratas, as tribos e os impérios nativos (sejam os rechaçando, sejam financiando suas ações para enfraquecer uma cidade/capitania rival).
27. Magos que possua Magia Ancestral. Obs... *Centro do Poder* pode difícultar ou de tornar um obstáculo.
28. existe muitas criaturas controladas magicalmente ou criaturas aladas por místicos tão poderosos
29. As ilhas podem esconder grandes riquezas em minério madeira fauna e flora além de criaturas artificiais e seres místicos dos mais variados.
30. Existem algum Feiticeiro do Primeiro Ciclo que pelos deuses tenha se mantido confinado em uma destas ilhas. (Arconti)
31. Novo em raças - temos vários tipos de criaturas, sendo elas "evolução" de seres conhecidos como lagartos, gorilas e tigres.
32. Variação de raças já existentes - Pequeninos modificados se tornaram Ginetes e Iogs
33. Tipos de cultura - Acredito como os demais que a criação de uma nova ambientação baseada nos conceitos medievais europeus é "chover no malhado" é simplesmente desperdiçar tempo para reescrever um material que já existe no livro dos Reinos.
34. Cultura africana - Os moltas quando estavam sendo criados, pensei em uma cultura africana, serem africanos. Um povo desenvolvido, grandioso, se preferirem o comparativo, uma Walkanda. Uma tecnologia mais avançada, mas nada de pólvora. A magia poderia ser usada para preencher está lacuna.
35. Sacerdote das ilhas independentes, são sacerdotes da religião dos titãs, se preferir a denominação sacerdote dos titãs, deveria ser usado para não confundir profissões de ambientações diferentes e com poderes e capacidades diferentes.
36. 3º: Agora, como podemos fazer algo que possa ser inovador e único que englobe tudo isso e agrade a todos? O próprio cenário de Tormenta resolveu isso de forma brilhante. Um novo continente. Um Mundo maior tendo de um lado do planeta, uma versão Tolkeneana de Tagmar e em outra, todas as outras culturas que desejam implementar com aquela "mistureba" do Mundo de Arton. O isolamento geográfico é perfeito para implementar ideias inusitadas e avanços tecnológicos únicos. Não impede a interação entre os "mundos", mas distância obriga o óleo a ficar diluído. (Uma gota de óleo em uma piscina). 
37. Haveria ilhas ondes magos se passam sacerdotes dos titãs.
38. O cenário precisa de um motor pra existir... o tema central das aventuras... isso já existe? Guerra religiosa? Pirataria selvagem? Exploração? Conquista? Um grande mago dominando tudo? Qual é o plot?!
#2 samuel.azevedo Enviado : 31/10/17 21:21
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Cinco itens que gostaria de ver: 2, 7, 12, 22, 23 (o 23 já inclui o 1).

Cinco itens que não gostaria de ver: 4, 9, 15, 30, 37.
#3 saulocr Enviado : 01/11/17 08:57
Jogador: saulocr
EF:
EH:
Karma:
Cinco itens positivos: 3; 6 (um tipo de triângulo das bermudas, meio que já inclui o item 19); 15 e 17 (Seriam civilizações com baixa tecnologia da idade do ferro e outras civilizações mais avançadas com uso da pólvora). 15; 38 (Plot: uma ilha tipo a austrália, com homens ateus que "adoram" homens como deuses, tipo a imagem passada pela Coreia do Norte, eles usam tecnologia da pólvora para subjugar ilhas menores, o objetivo é exterminar todos os não humanos e purificar as ilhas. A única ilha poderosa o suficiente que luta contra os interesses da primeira, é uma ilha com cultura oriental, predominantemente humana com ninjas, samurais e monges, que adoram os deuses ou titãs e usam magia para lutar contra tecnologia. Poderia ter uma terceira grande ilha comandada por alguém poderoso onde todas as raças extintas e as demais ilhas coexistem. Outras ilhas menores com canibais, dinossauros, etc.

2; 4; 25; 27; 23 (Principalmente 1. Ninguém leva a sério o Saci).
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/11/17 09:20
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Vai ai a minha opinião

Sim
4. - A cultura viking é interessante. Eram excelentes navegadores
7. interessante a culto aos titãs
12. Podemos colocar novos titãs segundos e as pessibilidades são tentadoras
13. Tinha que ser o 13º? Coincidencia?
17 é tentador. Seria bem radical mesmo.

Não
1. Este eu deixaria para o Desafio dos bandeirantes
3. Acho que é chover no molhado usar cultura oriental.
20. Semelhante ao 3 e tem pouco apelo
22. Deuses rivais? O panteão dos deuses é o mesmo, podíamos é ser semelhante ao império, mas não tem como mexer os deuses já que o universo é o mesmo.
23.Semelhante ao 1
#5 Renato_Holanda Enviado : 01/11/17 11:17
Jogador: Renato_Holanda
EF:
EH:
Karma:
Vamos lá...

Por incrível que pareça, depois que escrevi o cenário das Rainhas Arcanas, mudei completamente de ideia a respeito das Ilhas Independentes. Como poderão ver abaixo:

Os favoráveis:

Citação:
7. Um culto diferenciado, sem o patronato dos deuses. Um local onde os antigos Titãs ainda são cultuados, mesmo que sem retribuição real (já que quase todos ou estão presos ou mortos).

Quando estava escrevendo sobre as Rainhas Arcanas, percebi o quanto os Titãs são incríveis e sua relação mais herética e apócrifa dos Deuses. Assim saindo do maniqueísmo tradicional.


Citação:
8. Uma terra dos dinossauros e antigas criaturas.

Isso é muito interessante. Lembra demais o "Mundo Perdido" de Arthur Conan Doyle.


Citação:
15. A tecnologia aqui seria mais atrasada, compatível com a nossa Grécia antiga ou império romano.

Assim vai evitar contaminações anacrônicas nos Reinos. Além de apresentar uma cultura mais variada e criativa.


Citação:
21. Foco grande ao comercio nestas regiões, os perigos, as rotas, as guerras constantes por elas e os lugares inóspitos, piratas e ilhas escondidas.

Acho que essa é a essência das Ilhas Independentes!


Citação:
35. Sacerdote das ilhas independentes, são sacerdotes da religião dos titãs, se preferir a denominação sacerdote dos titãs, deveria ser usado para não confundir profissões de ambientações diferentes e com poderes e capacidades diferentes.

Praticamente foi que fiz nas Rainhas Arcanas. Não tem como eu não apoiar isso! Muito Feliz


Os contrários:

Citação:
1. Ambientação com algo que tenha a cultura mitológica e mística brasileira, como curupiras, sacis, botos rosa, mulas sem cabeça etc...

Como li anteriormente, o Desafio de Bandeirantes cumpre este papel.


Citação:
9. Uma terra sem magia.

Brincadeira, né?! Brick wall


Citação:
19. O que impede uma maior interação entre as ilhas independentes e os reinos? Talvez falta de interesse econômico? Mares tempestuosos, envoltos em brumas e tempestades, aonde grandes monstros marinhos se espreitam a espera de algum navio para destruir?

Aleatoriedade é a diversão! Nunca se sabe se pode chegar ou não. Segundo as vontades dos Deuses.


Citação:
25. uma pequena nação élfica em ascensão? Sendo formada por elfos que partem do Mundo Conhecido fugindo da dominação (ou infestação, alguns diriam) humana... Além dos humanos, seria a única raça "tradicional" presente. Incluir uma ou no máximo duas novas raças entre os nativos, talvez uma delas vinda de regiões mais distantes ainda.

Desnecessário isso...


Citação:
34. Cultura africana - Os moltas quando estavam sendo criados, pensei em uma cultura africana, serem africanos. Um povo desenvolvido, grandioso, se preferirem o comparativo, uma Walkanda. Uma tecnologia mais avançada, mas nada de pólvora. A magia poderia ser usada para preencher está lacuna.

Sou contra ao anacronismo. Não devemos perder a ideia do cenário principal.


Como pode ver, mudei um pouco a minha visão do cenário, depois que estudei mais Tagmar e escrevi sobre as Rainhas Arcanas. Quero agradecer a todos por tudo e pela oportunidade de escrever aqui.

Muito obrigado! Feliz

— Vocês têm certeza que a Condessa Necromante Vampira vive por aqui?
— Não estão ouvindo um farfalhar das folhas?
— Vocês têm imaginação fértil... Rapazes? Rapazes?!
#6 Arion Enviado : 01/11/17 14:13
Jogador: Arion
EF:
EH:
Karma:
Meus votos...

GOSTARIA DE VER
Citação:
4. Existencia de alguns povos bárbaros nas terras glaciais... Com a construção desses povos ser baseado na cultura viking...

Acho um elemento bacana a ser trabalhado. Navegadores notáveis, pilhagens e cidades diferentes...

Citação:
7. Um culto diferenciado, sem o patronato dos deuses. Um local onde os antigos Titãs ainda são cultuados, mesmo que sem retribuição real (já que quase todos ou estão presos ou mortos).

Boa chance para enriquecer a ambientação.

Citação:
11. Uma ou mais áreas mágicas como o Domo de Arminus e Dartel.

Muito importante para aventuras!

Citação:
14. Seria uma ambientação a lá "simbad o marujo" com inúmeras cidades estados.

Sou suspeito para falar... Mas acho esse toque de fantasia e misticismo muito importante!

Citação:
20. Uma inspiração na polinésia, nas filipinas e na indonésia, povos de navegantes como os polinésios, guerreiros (canibais ) como os maoris, inspirações budistas, chinesas, australianas, indianas, tem tudo lá.

Acho que o mapa dessa região (postado em um link acima) poderia ser a base do futuro mapa da região! Ficaria top! O atual esboço de mapa é muito limitado e sem graça!!! Existe um povo local (vide história no material extraoficial), que domina diversos reinos e cidades estados, que poderia ser trabalhado com base nesses povos...

NÃO GOSTARIA DE VER

Citação:
1. Ambientação com algo que tenha a cultura mitologica e mistica brasileira, como curupiras, sacis, botos rosa, mulas sem cabeça etc...

Desafio dos Bandeirantes demais...

Citação:
8. Uma terra dos dinossauros e antigas criaturas.

Em outro RPG de ficção científica até poderia ficar legal..

Citação:
9. Uma terra sem magia
.
Empobreceria muito a ambientação.

Citação:
24. O culto aberto a demônios, as matas abarrotadas de espíritos e a presença de um panteão pequeno (mesmo que intensa) poderia dar novos ares, principalmente a fuga do maniqueísmo, como ocorreu em O Império, mas menos opressivo do que a porção oeste do Mundo Conhecido. Civilizados ou não, seria um lugar de sobrevivência.

Esse assunto já foi trabalhado exaustivamente no mundo conhecido

Citação:
25. uma pequena nação élfica em ascensão? Sendo formada por elfos que partem do Mundo Conhecido fugindo da dominação (ou infestação, alguns diriam) humana... Além dos humanos, seria a única raça "tradicional" presente. Incluir uma ou no máximo duas novas raças entre os nativos, talvez uma delas vinda de regiões mais distantes ainda.

Não existem elfos nas ilhas independentes... Essa informação consta em algum livro desde tagmar 1! Acho legal explorarmos outras raças interessantes aqui...

Vou abriu aspas aqui...

Citação:
5. As Ilhas Independentes são pouco conhecidas pelos reinos. Mas os reinos, são pouco conhecidos pelas llhas? Nas Ilhas existem lendas sobre o continente assim com existem lendas no continente sobre as ilhas?
6. Por que é tão difícil chegar lá? Tecnologia de navegação ou algum efeito sobrenatural no oceano? Quanto tempo leva dos reinos até lá? Quantos sobrevivem a viagem?
19. O que impede uma maior interação entre as ilhas independentes e os reinos? Talvez falta de interesse econômico? Mares tempestuosos, envoltos em brumas e tempestades, aonde grandes monstros marinhos se espreitam a espera de algum navio para destruir?
38. O cenário precisa de um motor pra existir... o tema central das aventuras... isso já existe? Guerra religiosa? Pirataria selvagem? Exploração? Conquista? Um grande mago dominando tudo? Qual é o plot?!

Apesar de não ter votado nesses itens citados acima, acho que eles precisam ser trabalhados independente de qualquer outra escolha... Fazem parte do DNA da futura ambientação.

Sem mais...
#7 mikemwxs Enviado : 01/11/17 17:35
Jogador: mikemwxs
EF:
EH:
Karma:
Votos em SIM: 1, 8, 11, 21, 34;
Votos em NÃO: 4, 3, 16, 17, 36;
"Um fugiu, um morreu. Um dormiu numa cama de breu."
— Antiga rima hiboriana
#8 Ares Enviado : 02/11/17 03:24
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
A favor: 12,14,20,21,34
12 - Se estes seres existem e tem poder, sua influencia no mundo esta em algum lugar e é bom seres menos preto ou branco. Ao contrario dos deuses ou demônios.
14 - Nem precisaria descrever todas, mas um mundo mais caótico e dinâmico, aonde as relações de poder são tão fluídas como os oceanos.
20 - Principalmente os polinésios, eles eram grandes navegadores e é algo que foge do padrão, mas sem deixar de ser interessante. As culturas da Indochina também são uma inspiração bem diferente do que se vê e no que se pensa para Oriente.
21 - YEAH.
34 - Já imagino grandes minas de metais preciosos em terras afastadas, impérios criados no abastecimento do mundo com estes metais. Além de que mais fontes de inspiração fora do padrãozinho Extremo Oriente ou Europa Medieval, ambos meio saturados na minha opinião.

Contra: 3,4,9,17,25
3 - Essa parte da cultura oriental é tão frequentemente usada na atualidade que nem tem muita novidade para se criar, muita coisa nova para se pensar.
4 - Vikings são muito europeus, o que para mim me leva a pensar na região dos Reinos, muito mais próxima da Europa.
9 - Sem muito sentido para mim.
17 - Se tiver pólvora, seria legal se ela fosse um item muito raro. Fora isso, seria algo que ia quebrar um tanto o jogo.
25 - Já tem elfos demais nesse mundo, não tem porque ter mais deles.
#9 zetagmar Enviado : 02/11/17 22:54
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Olha pessoal, sinceramente mil desculpas, tentei resumir o mais possível, para não tornar a postagem gigante então dividi em duas partes.
A primeira é questionando os itens que devem ser incluídos/ excluídos. Isso porque não tem muita lógica, já que não responde a pergunta que foi feita quando foi criado este tópico.

Então vamos lá.

Os itens colocados para serem escolhidos ficou um tanto confusa e imprecisa. Digo isso porque a pergunta é o que o tema central da ambientação das ilhas independentes.

Exemplo: No filme do Senhor dos anéis - O tema central é a destruição do um anel. O decorrer dos itens anexos, quais raças existem, quais culturas existem, as guerras que houveram ou haverão seria decorrência da história.

Então voltando a questão: Qual é o tema central da ambientação das Ilhas Independentes ?
- Quando estávamos escrevendo a ideia foi o embate entre um império marítimo expansionista contra uma liga de nações (feita de diversas raças) que queria manter suas independências.

DESDOBRAMENTOS
- Todas as atenções estão envolvidas no embate e isso justifica o fato de que ninguém pensa em comercializar com outros povos fora da ambientação e forasteiros são vistos com desconfiança.

VISÃO PARA O LEITOR
Chega em um mundo em guerra (como a primeira grande guerra mundial), os forasteiros são vistos com desconfiança e as grandes guerras navais estão a todo vapor. Algumas regiões estão mergulhadas em grandes conflitos (Reinos menores) em relação as demais.
O comércio existe e a pirataria também.
#10 zetagmar Enviado : 02/11/17 23:13
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
A segunda parte é exatamente o que estamos fazendo. Lapidando a ambientação.

O que estamos abordando com estás escolhas é:
Leia o resto do texto...

- Quais culturas devem existir dentre as listadas
- Quais ou qual religião deve existir e se é aborda conjuntamente entre raças e impérios ou é algo individual.
- Quais raças devem existir.
- Qual cenário político há nas regiões.

TENTEI SEGMENTAR OS ITENS ACIMA PARA SER MAIS FÁCIL DECIDIR:

Estamos então discutindo é :
1 - Quais culturas integram a ambientação (TODAS ? QUANTAS SERIAM E QUAIS ?) :
1.1- Cultura viking;
1.2- Cultura africana;
1.3- Cultura medieval européia;
1.4- Cultura Pré colombiana;
1.5- Cultura polinésia;
1.6- Cultura indiana;
1.7- Cultura chinesa;
1.8- Cultura mistica e mitológica brasileira;

2 - Quais religiões integraram a ambientação:
2.1.1 - Deuses;
2.1.2 - Demônios;
2.1.3 - Titãs;
2.1.4 - Todas as listadas acima;

2.2 - As religiões são:
2.2.1 - Cultuadas por raça;
2.2.2 - Cultuadas por nações;
2.2.3 - Cultuadas por região;

3 - Quais raças integraram a ambientação: (Não estou fazendo inclusão de humanos, porque este é uma raça chave)
3.1.1 - Raças tradicionais (elfos, anões, pequeninos);
3.1.2 - Raças tradicionais alteradas;
3.1.3 - Raças antropozoomórficas (povo tigre, macaco, lagarto, com características humanas);
3.1.4 - Raças de animais evoluídas (Animais comuns que tornaram-se inteligentes);
3.1.5 - Raças inventadas;
3.1.6 - Raças híbridas;

3.2 - Raças Extintas ou quase extintas:
3.2.1 - Sem nação;
3.2.2 - Espalhadas pelo mundo;

4 - Qual seria o cenário político:
4.1 - Nações ultramarinas;
4.2 - Impérios marítimos;
4.3 - Nações estados;
4.4 - Todas as anteriores;

5 - Novas profissões deveriam existir (SIM OU NÃO):
5.1- Ninjas;
5.2- Samurais;
5.3- Monges

6 - Questões a serem abordadas:
6.1 - As Ilhas Independentes são pouco conhecidas pelos reinos. Mas os reinos, são pouco conhecidos pelas llhas?
6.2 - Nas Ilhas existem lendas sobre o continente assim com existem lendas no continente sobre as ilhas?
6.3 - Por que é tão difícil chegar lá ( Ilhas independentes )?
6.3.1 - Por causa da tecnologia de navegação;
6.3.2 - Por causa de efeito sobrenatural no oceano;
6.3.3 - Outros
6.4 - Quanto tempo leva a viajem?
6.5 - Quantos sobrevivem a viajem?
6.6 – Avanço tecnológico e a existência da pólvora

7 - Ganchos para histórias ou rumores
7.1 - Reino submarino
7.2 - Existência de algum rei-feiticeiro Arcondi;
7.3 - As ilhas podem esconder grandes riquezas em minério madeira fauna e flora além de criaturas artificiais e seres místicos dos mais variados.
7.4 - Uma terra dos dinossauros e antigas criaturas.
7.5 - Uma terra sem magia.
7.6 - Uma ou mais áreas mágicas como o Domo de Arminus e Dartel.
7.7 - uma pequena nação élfica em ascensão?

AO MEU VER ALGO QUE FAZ PARTE DA AMBIENTAÇÃO E NÃO TERIA COMO RETIRAR:
1 - Criaturas marinhas/ monstros marinhos;
2 - Comércio entre as nações (que ocorre pelo mar);
3 - Existência de piratas e corsários;

#11 zetagmar Enviado : 03/11/17 01:01
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Então respondendo ao questionamento em si:
- A favor dos itens: 4, 16, 20, 23, 34.
- Contra dos itens: 17, 25, 28, 33

Os itens que destaco sendo a favor são relacionados a introduzir no novo livro um material novo, novas culturas, novas possibilidades. Escrever um novo material introduzindo novamente a cultura medieval não enriquece, mas não sou contra em permitir que mestres de jogo possa faze-lo. Assim como usar elfo, etc. Isso pode ser usado no capítulo de rumores.

O que não desejo ver é algo relacionado ao uso da pólvora, que altera drasticamente a estrutura de poder, não usar elfos (o que já está mais que batido), uso de criaturas misticas controlada por magos (deve haver limitações), culturas medievais europeias.
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/11/17 11:06
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Fechamos esta primeira rodada
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.