3.1 Caracterizações para as Terras Selvagens - Material Aprovado - Tagmar
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Questão da Enquete : 3.1 Caracterizações para as Terras Selvagens (Enquete fechada)
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3.1 Caracterizações para as Terras Selvagens Opções
#31 samuel.azevedo Enviado : 16/12/18 11:15
Quanto a penalidade de extasiado, eu colocaria um teste de concentração para que o personagem não perca uma quantidade de tempo (em rodadas ou em minutos) sem conseguir fazer nada além de olhar para um objeto bonito ou bem feito. Ex: o cavaleiro oponente desembainha uma espada e ela revela-se ser ornada com jóias, o personagem faz um teste para não perder 1 rodada apreciando a espada antes de lembrar-se de que está lutando.
#32 Azurius Enviado : 17/12/18 14:31
Posso adicionar que ele toma oportuno enquanto está sobre o efeito.
#33 Azurius Enviado : 18/12/18 12:21
Fiz uns ajustes. Opinem por gentileza.
#34 Fábio_CM Enviado : 19/12/18 15:55
Extasiado.
"...e isso o deixa suscetível a receber um único ataque oportuno."
Acho que seria bom acrescentar ao final, "o que encerra o efeito", ou algo do tipo, para indicar que quando o cara sofre o ataque oportuno, ele deixa de estar extasiado.
Outra coisa, é que a caracterização não é problemática o suficiente para valer -3, até porque elas não se acumulam na mesma situação. Sugiro que troque por -1 (escolhendo uma desvantagem) ou -2 (escolhendo-se duas ou mais).

Parte de Etherium.
Ela voltou a ser uma desvantagem, mas não está bem claro o problema que ela traz para conceder o ponto.

Perito.
Se você me permite, vou abrir uma caixa abaixo de perito para readequar a caracterização Talento nesta mesma tarefa.

Plurilíngue.
Continua sendo uma caracterização totalmente anacrônica. Não tem como nas Terras Selvagens se ler e escrever em cinco idiomas sem saber falá-los.
Mas, fazer o quê, se você quer mantê-la, não será por ela que votarei contra.

Positivista.
O nome ruim persiste. Você não tem nenhum ideia melhor?

Tutor Místico.
O tutor pode lhe ensinar habilidades restritas, magias perdidas e ancestrais. Em troca, você faz missões pra ele... Olha, por definição, uma magia ancestral sempre vem após uma missão (uma vez que é o mestre que autoriza). Portanto, essa caracterização ficou com mais cara de vantagem do que de desvantagem.
Para permanecer negativa, sugiro que você acrescente um vínculo forte e impossível de ser negado pelo personagem. Por exemplo, ele mantém um objeto capaz de tirar os poderes do personagem. Ou ele mantém algo importante para o personagem sob sua posse, coagindo-o a agir a seu favor sempre que deseja. Algo do gênero.



Por que você removeu as palavras "coluna" depois dos modificadores? Ela é útil em alguns momentos, especialmente quando há a possibilidade de confundir dano com colunas (como em Experto e prodígio Grau²).
#35 Rywv Enviado : 19/12/18 17:56
Citação:
Parte de Etherium.
Ela voltou a ser uma desvantagem, mas não está bem claro o problema que ela traz para conceder o ponto.

Isso tem que ser positivo, a caracterização permite recuperar membros perdidos. A ideia veio de um trecho dos elfos sombrios que fala de um guerreiro que usou um metal para fazer uma mão funcional, isso pq os sombrios não podem usar a magia regeneração do sacerdote para recuperar partes perdidas. Em nenhum universo essa caracterização seria negativa, tirando o druida ela é o unico meio de um elfo sombrio ou um ateu de recuperar partes do corpo.

Citação:
Plurilíngue.
Continua sendo uma caracterização totalmente anacrônica. Não tem como nas Terras Selvagens se ler e escrever em cinco idiomas sem saber falá-los.
Mas, fazer o quê, se você quer mantê-la, não será por ela que votarei contra.

Vc ta esquecendo dos elfos e anões, principalmente dos elfos sombrios que tem uma biblioteca de sei la quantos mil livros. Mas realmente poderia exigir que o personagem fosse capaz de falar antes de escrever e ler...

Citação:
Tutor Místico.
O tutor pode lhe ensinar habilidades restritas, magias perdidas e ancestrais. Em troca, você faz missões pra ele... Olha, por definição, uma magia ancestral sempre vem após uma missão (uma vez que é o mestre que autoriza). Portanto, essa caracterização ficou com mais cara de vantagem do que de desvantagem.
Para permanecer negativa, sugiro que você acrescente um vínculo forte e impossível de ser negado pelo personagem. Por exemplo, ele mantém um objeto capaz de tirar os poderes do personagem. Ou ele mantém algo importante para o personagem sob sua posse, coagindo-o a agir a seu favor sempre que deseja. Algo do gênero.

Eu sugeri o texto e a mudança do custo para 0... Mesmo colocando penalidade a caracterização ainda é bom, ela precisa no minimo ter custo 0 ou talvez ate 1 ja que ela realmente é util.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#36 Azurius Enviado : 21/12/18 09:58
E aí? Temos um impasse, mas precisamente no tutor místico e parte etherium.
#37 samuel.azevedo Enviado : 24/12/18 16:58
Vou tentar ajudar a resolver o impasse de Tutor Místico e Parte de Etherium...

Parte de Etherium {-2}: O personagem possui uma parte do corpo formado por esse mineral raríssimo. Este mineral ao entrar em contato com uma parte faltante do corpo do ser toma forma que faltava, faz conexões neurais e exerce todas as funções que a parte perdida exercia. Por outro lado, o portador desta parte de etherium fica mais suscetível a dano causado por elementos (o fogo, o gelo ou a eletricidade o afligem com +1 de dano) e ao ficar em locais com clima extremo (calor ou frio) a parte fica dolorida causando penalidade de -1 em todas as jogadas de ações feitas com a parte de etherium..

O tutor, corrigi o português e mudei o custo.

Tutor Místico {-1 ou 1}: Você tem um tutor que pode lhe ajudar a avançar em seus estudos. Ao mesmo tempo em que ele lhe ensina novos conhecimentos você faz tarefas e/ou missões para ele. Ele é capaz de lhe ensinar habilidades restritas, magias perdidas e ancestrais e/ou lhe fornecer informações de difícil acesso com aprovação do mestre, em troca ele irá lhe pedir que realize um tarefa de dificuldade semelhante ao conhecimento fornecido.
Tutor rigoroso - a tarefa que ele pede é sempre maior do que o ensinamento que ele dará.
Tutor benevolente - a tarefa que ele pede é um pouco menos difícil da média.
Exemplos de tarefas: ensinar uma magia comum a sua profissão, tarefas corriqueiras como buscar componentes comuns para experimentos místicos (frascos, velas, giz, ervas, etc); introduzir a uma especialização, servir como ajudante e faz tudo da casa do mestre por quatro anos, ou cumprir uma série de missões viajando pelo mundo durante este período; ensinar uma magia da especialização, caçar uma criatura mística perigosa; ensinar uma magia perdida ou ancestral, caçar um dragão, explorar e recuperar um item de uma ruína antiga guardada por um ser mágico muito poderoso.

Abraços
#38 Azurius Enviado : 26/12/18 11:55
Fala Samuel, obrigado pela ajuda. Vou certamente aproveitar o seu tutor místico. Já a parte etherium ela tem uma pegada mais simplória mesmo, é uma caracterização feita pra auxiliar na perda de membros e partes, não gosto dessa ideia de negativar, justamente por conta de manter a simplicidade sem ficar gerando mais pontos.
#39 samuel.azevedo Enviado : 26/12/18 18:28
Blza,

Mas olha só, para o personagem ser construído faltando uma parte do corpo, há uma caracterização. Maneta, por exemplo, custa -2. Para ter algo que preencha essa deficiência com custo 0, na prática você está possibilitando que um jogador ganhe + 2 pontos para gastar com caracterização e ainda fique com uma mão metálica que não dá penalidades.

Por falar nisso, dar um soco com uma mão metálica causa o mesmo dano que dar um soco com uma mão de carne e osso?

Abraço
#40 Azurius Enviado : 27/12/18 17:21
Não dá pra fazer isso, pelo simples fato que o a regra de caracterização foi bem amarrada pra evitar esse tipo de abuso.
#41 Fábio_CM Enviado : 28/12/18 11:16
Azurius escreveu:
Não dá pra fazer isso, pelo simples fato que o a regra de caracterização foi bem amarrada pra evitar esse tipo de abuso.

Isso não é verdade. É bem possível criar esse tipo de combo com as caracterizações. O que o Samuel aponta é verdade.
Logo, comprar maneta e parte de Etherium seria uma desvantagem de três pontos, e o personagem seria inteiro!

A caracterização ainda está com um custo inadequado.

Em plurilingui, sugiro que coloque uma frase para dizer que o mestre pode restringir idiomas, se achar necessário.

Tutor místico pode ter duas variantes, como disse o Samuel.
#42 Azurius Enviado : 13/01/19 12:11
6.7 Adquirindo Caracterizações (Criação 5a Parte)
Um personagem possui 3 Pontos de Caracterização no primeiro estágio. Todo personagem ganha mais
1 ponto de Caracterização em cada estágio ímpar além do primeiro. Portanto, o personagem ganhará 1
ponto no estágio três, mais 1 ponto no cinco e assim sucessivamente.
O custo indica quantos pontos de caracterização são consumidos do personagem quando o jogador a
escolhe. Este custo pode ser conferido na tabela que consta logo abaixo da descrição do tipo de
caracterização. A adição de caracterizações negativas aumentam o número de pontos disponíveis para o
personagem adquirir caracterizações positivas na razão de 1 para 1. Não há limite de quantas
caracterizações negativas é possível acumular, mas o mestre deve determinar se o personagem criado é
viável e se as combinações são aceitáveis.

Uma caracterização pode ser adquirida durante as aventuras do personagem através do desenrolar da
história, independente da vontade do jogador. Por exemplo, o personagem tiver o braço arrancado por
um ogro ao sofrer um golpe oriundo de acerto crítico ou ter ficado com sequelas mentais após sofrer o
ataque de uma magia Medo. Uma caracterização adquirida pelo desenrolar da história nunca concede
ou custa pontos. Elas devem ser anotadas na ficha em um espaço de caracterização, mas seu custo é 0.
Da mesma forma que são adquiridas, estas caracterizações só podem ser recompradas através do
desenrolar da história.

Anulando Caracterizações
Há casos que uma caracterização acaba não sendo interpretada pelo Jogador. Se isso acontecer,
o Mestre deve adverti-lo, e reduzir os pontos de experiência que serão ganhos pela cena ou aventura.
O Mestre tem total poder para retirar a Caracterização da ficha do personagem se o problema persistir.
Os pontos adquiridos por uma caracterização positiva anulada são perdidos. Os pontos adquiridos por
uma caracterização negativa anulada serão debitados dos pontos que o Jogador tiver acumulado. Caso
o Jogador não tenha pontos, eles serão acumulados negativamente para serem descontados quando o
personagem tiver pontos para pagar. O mestre também pode optar por substituir uma caracterização
negativa por outra a sua escolha.

Acho que essas duas partes da regra deixam bem claro que esse tipo de coisa não pode ser feita.

Apesar deu ter dito isso, eu acredito que a caracterização tenha que ser positiva, pois ela é um bônus e não um ônus.
Vou mudra seu custo.


Citação:
Em plurilingui, sugiro que coloque uma frase para dizer que o mestre pode restringir idiomas, se achar necessário.


A palavra do mestre é a palavra final, não tem pq ficar reescrevendo a regra de ouro em todos os lugares do livro. Já existe uma parte dedicada só a isso. Deveríamos evitar de criar leituras mais extensas que o necessário.

Vou fazer as outras alterações também. Pode deixar. Abraço
#43 Azurius Enviado : 13/01/19 12:39
Alterações feitas, leiam e opinem pra que possamos finalizar essa tarefa.
#44 Azurius Enviado : 21/01/19 12:11
Como ninguém emitiu opinião acredito que o trabalho esteja encerrado.
Por mim pode por pra votar Fábio.
#45 Fábio_CM Enviado : 21/01/19 14:34
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#46 Sistema de Votação Enviado : 28/01/19 00:00
Resultado da Votação "3.1 Caracterizações para as Terras Selvagens":

Aprovado, 4 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Azurius - Aprovado
Fábio_CM - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
samuel.azevedo - Aprovado
#47 Azurius Enviado : 21/02/19 11:05
Fábio, mude por gentileza o status pra concluído.
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