Fabricação (revisão) - [Magias] Material Cancelado - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Fabricação (revisão) Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 11/04/20 12:41
Esta tarefa se destina a revisar a magia Fabricação. Na pesquisa foi apontada como uma magia muito fraca e quase sem utilidade prática em jogo. Esta magia recebeu os seguintes comentários:

... inútil. Já tem pouco uso em jogo a habilidade, dar bônus na habilidade é ridículo. Podia dar algum tipo de qualidade extra....

Quem quiser assumir a tarefa é só responder neste tópico!
#2 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/04/20 13:05
Alguém interessado em fazer esta revisão? Think
#3 Rywv Enviado : 16/04/20 06:09
Marcelo, como eu pretendia fazer o berserker ferreiro eu fui acumulando ideias para o mesmo e cheguei as seguintes conclusões sobre fabricação/manutenção de armas e armaduras;

1- É necessário uma magia que englobe trabalhos em metais, manuais e carpintaria. Digo isso pq todas elas de uma forma ou de outra podem ou são usadas na fabricação/manutenção de equipamentos de combate e não é viável criar uma magia para cada habilidade.

2- É necessário uma magia que elimine a necessidade de uma forja para trabalhos em metais e tbm é necessário reduzir o tempo para produção de equipamentos. Digo isso por experiencia, ja tentei varias vezes jogar com personagens ferreiros(gosto do tema) mas sempre me vi impossibilitado de praticar minha profissão, é quase impossível alguém alugar um forja para vc(um desconhecido) e tbm é mto problemático fazer o grupos esperar dias para que vc possar criar os itens que deseja.

Enfim, eu posso assumir a magia tranquilamente mas eu acho melhor ter as mecânicas que citei aqui divididas em 2 magias.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/04/20 11:25
Rywv,

E acho que pode dar bônus sim em nas habilidades que vc citou. Isto já aumentaria a utilidade, mas é pouco. Como disse, dar apenas bonus nas habilidades é muito ruim.

Esta é uma magia exclusiva da ordem de Prom. Logo por ser um "milagre" nada impediria de em determinado nível funcionassem mesmo sem ferramentas, bastando material.

Uma limitação talvez seja que sempre que for fabricado algo sem as ferramentas adequadas é necessário fazer um sacrificio em dinheiro bem maior que o que seria necessário para fazer da forma comum.

Outra coisa que a magia podia fazer é diminuir o tempo. o tempo seria menor de acordo com o efeito. Exemplo: nivel 1, normal. Nivel 3, 1/2. Nivel 5, 1/4, nivel 10 1/10...

Quanto vc fazer a tarefa, seria legal. Topa?

#5 Rywv Enviado : 20/04/20 12:53
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Rywv,

E acho que pode dar bônus sim em nas habilidades que vc citou. Isto já aumentaria a utilidade, mas é pouco. Como disse, dar apenas bonus nas habilidades é muito ruim.

Isso com certeza, por isso acho que o encanto precisa acelerar o processo de fabricação e no ultimo nível permitir a criação de itens obra prima.

Esta é uma magia exclusiva da ordem de Prom. Logo por ser um "milagre" nada impediria de em determinado nível funcionassem mesmo sem ferramentas, bastando material.

Essa é o uma questão importante, essa magia não vai ser exclusiva de sacerdote. O berserker ferreiro tbm vai fazer isso então é melhor que a magia funcione nos 2 do que ter 2 magias fazendo a mesma coisa no livro.

Uma limitação talvez seja que sempre que for fabricado algo sem as ferramentas adequadas é necessário fazer um sacrificio em dinheiro bem maior que o que seria necessário para fazer da forma comum.

Eu olhei minhas anotações e vi la que ja existe a magia perdida Forja Fria.

Como falei eu assumo a magia sem problema, a questão é se vai juntar a mecânica de forja fria nessa aqui.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/04/20 13:06
Forja fria é bem fraquinha....Sick quanto a ser usado pelo Berzerker há duas opções:

1) faça para o Berserker uma magia similar, mas melhor adaptada a ele
2) faça ajustes nesta magia Fabricação que permita ser usada pelos 2.

Mas e ai? Vai assumir a tarefa?
#7 Rywv Enviado : 21/04/20 08:07
Forja fria é bem fraquinha....Sick quanto a ser usado pelo Berzerker há duas opções:

1) faça para o Berserker uma magia similar, mas melhor adaptada a ele
2) faça ajustes nesta magia Fabricação que permita ser usada pelos 2.

Mas e ai? Vai assumir a tarefa?

Sim, só vai adiantar meu trabalho caso eu pegue mesmo o berserker ferreiro. A questão é, vai unir Fabricação e forja fria ou não?
Gar,"O Louco"
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 21/04/20 10:07
Ok, pus seu nome na tarefa. Pode prosseguir. Já coloquei uma cópia do texto original anexo nesta tarefa. Pode muda-lo a vontade.

Quanto a forja a fria, pode deixar ela lá. Refaça a atual.

PS: em relação ao Berserker, fica a seu cargo ver se vai usar esta, ou se vai fazer outra.
#9 Rywv Enviado : 21/04/20 16:02
Ok. Mas seria bom revisar logo forja fria e coloca-la na lista do sacerdote, ela com toda certeza vai entrar na lista do berserker ja que os povos tribais de terras selvagens não possuem conhecimento tecnológico o suficiente para equiparar com os reinos e a existência do berserker ferreiro é exatamente para cobrir essa lacuna.
Gar,"O Louco"
#10 Marcelo_Rodrigues Enviado : 21/04/20 18:41
Forja fria é magia perdida, e deve continuar assim. Vc até pode usar ela na lista de berserker, já que o conceito "magia perdida" é do ponto de vista das profissões do mundo conhecido mas para Berserker não seria perdida.

Assim, recomendo que Fabricação seja remodelada ignorando a magia Forja a Fria.
#11 Rywv Enviado : 22/04/20 17:35
Forja fria é magia perdida, e deve continuar assim. Vc até pode usar ela na lista de berserker, já que o conceito "magia perdida" é do ponto de vista das profissões do mundo conhecido mas para Berserker não seria perdida.

Assim, recomendo que Fabricação seja remodelada ignorando a magia Forja a Fria.

Essa é uma visão mto estreita da sua parte, não é pq a magia originalmente é do livro de magias perdidas que precisa continuar assim. Pelo o pouco que eu sei a ordem de parom precisa "criar" 3 novas magias para fechar sua lista, isso contando que vc irá usar todas as magias que estão na lista do livro 2.3, alem disso adicionar forja fria seria extremamente benéfico para especialização de varias formas.

Atualização
Ja adicionei a nova versão da magia ao verbete, ainda preciso ler todas as habilidades relacionadas com calma para ter certeza que tudo esta ok, tirando isso a magia pode ser considerada pronta.
Gar,"O Louco"
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 22/04/20 22:10
Rywv,

aí nos desfalcamos o livro das Magias perdidas, já que não pode estar na lista das magias comuns e na lista das magias perdidas ao mesmo tempo.

O livro das magias perdidas fica para um segundo momento, por isto não pode usar a dele como magia da ordens normais. Pode até usar para o berserker, mas para ordens normais não.

#13 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/04/20 08:18
Complementando meu post anterior... Deixo minha recomendação:

1) Faça a revisão da magia Fabricação não levando em conta a magia Forja a Fria e não levando em conta os Berserkers. Esta magia seria só da ordem de Parom.
2) Use a magia Forja a Fria na lista dos Berserkers. Se for necessário faça uma revisão/adaptação desta magia para os Berserkers (se vc achar necessário).
#14 Rywv Enviado : 23/04/20 11:39
Rywv,

aí nos desfalcamos o livro das Magias perdidas, já que não pode estar na lista das magias comuns e na lista das magias perdidas ao mesmo tempo.

O livro das magias perdidas fica para um segundo momento, por isto não pode usar a dele como magia da ordens normais. Pode até usar para o berserker, mas para ordens normais não.

Vc ta se preocupando com as coisas erradas, o livro de magias perdidas ta obsoleto e quase sem utilidade. Acredito que pelo 70% das magias perdidas(não incluindo as ancestrais) não tem utilidade para os jogadores, seja pq estão antiquadas ja que o livro nunca passou por revisão ou por não serem realmente funcionais tipo Auxílio Incerto que só existe pra fazer volume ja que é totalmente impraticável. Quando eu sugeri que o livro de magias perdidas fosse unido ao livro de magias foi exatamente por isso.
Complementando meu post anterior... Deixo minha recomendação:

1) Faça a revisão da magia Fabricação não levando em conta a magia Forja a Fria e não levando em conta os Berserkers. Esta magia seria só da ordem de Parom.
2) Use a magia Forja a Fria na lista dos Berserkers. Se for necessário faça uma revisão/adaptação desta magia para os Berserkers (se vc achar necessário).

1- Isso com certeza, essa magia não precisa depender de forja fria. Na parte do berserker eu nao entendi o motivo, a magia não exige nenhuma característica especial para ser usada no berserker. A magia do jeito que ta funciona perfeitamente nos 2.

2- Ela vai precisar de revisão.
Gar,"O Louco"
#15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/04/20 18:30
Ok, prossiga então com a revisão da magia Fabricação
#16 Marcelo_Rodrigues Enviado : 28/04/20 12:41
algum progresso? Think
#17 Rywv Enviado : 29/04/20 14:22
algum progresso? Think

Ainda não tive tempo de parar e ler as habilidades relacionadas, como sabe elas possuem textos bem longos. Mas ate o momento a magia ta pronta, só preciso mesmo ler as habilidades para confirmar que não estou perdendo nada de importante ou interessante.
Gar,"O Louco"
#18 Rywv Enviado : 03/05/20 23:53
Terminei de ler as habilidade e confirmei que não deixei passar nada, por isso acredito que a magia ja esta pronta para votação.

Gostaria de ressaltar algo que acredito ser de grande importância, a magia possuía a mecânica "ou torna Muito Difícil algo que seria Impossível", esse tipo de coisa é extremamente forte mas como esta relacionado com habilidades de produção resolvi manter. Acredito que não sera uma fonte de problemas aqui, mas não recomendo o mesmo para outras habilidades.
Gar,"O Louco"
#19 samuel.azevedo Enviado : 04/05/20 10:14
Bom dia,

O texto menciona objetos obras-primas. Mas o que são eles?
#20 Rywv Enviado : 05/05/20 17:16
samuel.azevedo escreveu:
Bom dia,

O texto menciona objetos obras-primas. Mas o que são eles?

É algo novo nas habilidades de criação, quando vc cria algo com um critico ele terá um desempenho melhor. Como esse desempenho melhorado não me pareceu mto exagerado optei por conceder esse beneficio diretamente, ate mesmo pq a magia ja permitia a possibilidade de alcançar o impossível.
Gar,"O Louco"
#21 Marcelo_Rodrigues Enviado : 06/05/20 08:52
Rywv,

é bom por uma descrição do que significa ser uma obra prima;

Quanto aos efeitos em si, sei que está bem melhor que a magia original, mas está pouco milagroso. Acho que continuaremos a não ver esta magia nas fichas de jogo. Para mim a partir do efeito 6 devia poder fabricar sem as ferramentas e os material necessários. No caso haveria um limite de quantidade/tamanho que aumentaria com o nível do efeito. Mas para evitar de o personagens "fabricar aos montões" para revender um sacrifício em dinheiro deve ser feito para que a magia funcione sem os materiais e as ferramentas (no valor do item fabricado). Isto tornaria a magia interessante em poder fazer coisas no meio de uma aventura onde ferramentas e materiais não vão estar disponíveis.

Uma sugestão alternativa ao sacrifício seria assim: "Nos efeitos a partir do estágio 6, o Sacerdote pode fazer uma prece ao seu deus para que ele provenha os materiais e/ou ferramentas, mas o deus só atenderá se ele achar que é para uma causa importante. O Mestre é que decide se o deus aceitará ou não o pedido."
#22 Rywv Enviado : 06/05/20 20:14
Vou "parcelar" sua postagem para responder de forma satisfatória.

é bom por uma descrição do que significa ser uma obra prima;

Desnecessário, digo isso por 2 motivos. Primeiro pq é algo próprio das habilidades descartando a necessidade de repetir aqui. Segundo que o teste descrevendo é razoavelmente longo.

Carpintaria
Leia o resto do texto...
Como mostrado na tabela abaixo, um resultado absurdo no teste indica a construção de uma obra prima. Na prática, isso significa que o próprio material utilizado acabou se mostrando muito melhor do que o normal e o objeto é excepcional. Com isso, embarcações e outras estruturas grandes de madeira recebem mais resistência, enquanto flechas e outros objetos arremessáveis não quebram no primeiro disparo ou podem ser disparadas 1/3 mais longe devido a sua perfeita aerodinâmica.

Trabalho em Metal
Leia o resto do texto...
Como mostrado na tabela abaixo, um resultado absurdo no teste indica a construção de uma obra prima. Na prática, isso significa que o próprio material utilizado acabou se mostrando muito melhor do que o normal e a arma ou armadura é excepcional. Com isso, uma arma tem 2 pontos a mais distribuídos em seus modificadores LMP, a critério do artesão, mas que não podem ser aplicados em apenas um tipo de modificador. Uma armadura excepcional tem +1 ponto de defesa permanentemente. Uma arma ou armadura desta ainda pode ser refinada, mas uma falha crítica na tentativa lhe retira a qualidade excepcional e seus benefícios.

Trabalhos Manuais
Leia o resto do texto...
Como mostrado na tabela abaixo, um resultado absurdo no teste indica a construção de uma obra prima. Na prática, isso significa que o próprio material utilizado acabou se mostrando muito melhor do que o normal e a armadura ou objeto é excepcional. Com isso, uma armadura excepcional tem +1 ponto de defesa permanentemente e um objeto pode conceder um bônus de +1 coluna de resolução em alguma situação específica permanentemente. Um objeto ou armadura excepcional ainda podem ser refinados, mas uma falha crítica na tentativa lhes retiram a qualidade excepcional e seus benefícios.

O que pode ser feito é colocar algo como (Vide habilidades) ou algo parecido ao lado de obra prima.

Quanto aos efeitos em si, sei que está bem melhor que a magia original, mas está pouco milagroso.

Isso pq não é só milagre, tbm é uma magia dos berserkers. Por isso não criei nenhuma ligação com divindade.

Acho que continuaremos a não ver esta magia nas fichas de jogo.

Talvez, acredito que mtos não chegam a comprar nem 1/3 das magias disponíveis por falta de pontos. Construção de uma ficha esta totalmente ligada ao que o jogador deseja fazer, então não da pra ficar bonificando desmedidamente algumas magias ao ponto de o jogador só compra-la pq ta forte e não pq ele realmente deseja desempenhar um papel que envolva aquilo. Falo isso pq sou uma pessoa que gosta mto de personagens artesões e me sinto confortável com os benefícios concedidos pela magia. Agora ela afeta as 3 habilidades de criação, reduz drasticamente o tempo de produção, permite ter obras primas e o acesso a façanhas impossíveis.

Para mim a partir do efeito 6 devia poder fabricar sem as ferramentas e os material necessários. No caso haveria um limite de quantidade/tamanho que aumentaria com o nível do efeito. Mas para evitar de o personagens "fabricar aos montões" para revender um sacrifício em dinheiro deve ser feito para que a magia funcione sem os materiais e as ferramentas (no valor do item fabricado). Isto tornaria a magia interessante em poder fazer coisas no meio de uma aventura onde ferramentas e materiais não vão estar disponíveis.

O melhor do encanto é justamente o nível 8 e 10, o impossível de certa forma inclui fazer as coisas sem ferramentas necessárias. A ideia de pedir um sacrifico monetário é mais nociva do que exigir ferramentas. Se vc pensar bem a unica habilidade que realmente exigi "maquinário pesado" é trabalho em metal. Carpintaria vc praticamente precisa de 1 faca e um machado(que ja viu videos relacionados a sobrevivência sabe disso), e apesar de trabalhos manuais ser mais amplo ele não é tão exigente ja que seu estojo de trabalho é o que possui menos componentes. E eliminar a necessidade de ferramentas é justamente oque forja fria faz, vc mesmo me disse para desenvolver a magia sem mexer com forja fria e eu tbm acho totalmente desnecessário adicionar suas mecânicas aqui.

Uma sugestão alternativa ao sacrifício seria assim: "Nos efeitos a partir do estágio 6, o Sacerdote pode fazer uma prece ao seu deus para que ele provenha os materiais e/ou ferramentas, mas o deus só atenderá se ele achar que é para uma causa importante. O Mestre é que decide se o deus aceitará ou não o pedido."

Se não me engano ja existe uma magia que faz isso entre as perdidas de parom, alem disso essa magia tbm é do berserker.

Por fim não da pra suprir todas as necessidades do jogador com 1 magia, se ele realmente quer jogar com algo que faz artesanato ele precisa se comportar como, tendo seus estojos de trabalho e coisas do tipo. Eu tbm sei que em certos lugares esses estojos não existem ou não são tão acessíveis, terras selvagens é um exemplo. É por isso que eu sou totalmente a favor de criar outra magia para suprir algumas dessas necessidades, mas não totalmente pq se não perde a graça.
Gar,"O Louco"
#23 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/05/20 12:37
Rywv,

vc está partindo do pressuposto que será magia de Berserker. Abandone isso, por favor. Para Berserker faça outra magia.

Este é um milagre de Parom, da forma que está tá muito ruim para um milagre. Assim, partindo desta nova premissa que não será uma magia para Berserker, apenas para Paron, pense em como deixar a magia mais milagrosa ok?

#24 Rywv Enviado : 09/05/20 14:06
Rywv,

vc está partindo do pressuposto que será magia de Berserker. Abandone isso, por favor. Para Berserker faça outra magia.

Este é um milagre de Parom, da forma que está tá muito ruim para um milagre. Assim, partindo desta nova premissa que não será uma magia para Berserker, apenas para Paron, pense em como deixar a magia mais milagrosa ok?

Não Marcelo, eu to partindo do pressuposto que será uma magia compartilhada. Eu estou evitando criar exageros ou "permissões" que o mestre possa usar para vetar a magia. Essa coisa de perdi ao deus é o que torna o sacerdote a pior profissão mistica, pq esse deus é o mestre, e cada mestre joga de uma forma permitindo e vetando o que bem entende. Isso cria uma experiencia de jogo terrivel se o jogador joga com varios mestres diferentes ou com um mestre mto mente fechada.

E sobre criar outra magia para o berserker me parece engraçado, fui infernizado em uma tarefa do feiticeiro por supostamente minhas magias serem mto "parecidas" com varias outras ja existentes e que deveriam ser substituídas por elas para evitar que o livro ficasse sobrecarregado por coisas "iguais". Nesse caso a magia será idêntica, e tbm tudo que foi sugerido como; surgir material ou ferramentas do nada e fazer sem ferramentas são mecânicas que estão ligadas as magias perdidas. Vc próprio me disse pra não envolver forja fria aqui, pq ela é uma magia perdida.

Outra coisa que to estranho é essa parada de materializar coisa do nada, isso nao deveria ser do mago ou feiticeiro? Ate onde me lembro a magia perdida de parom ele pede emprestado ao deus com custo de seus poderes divinos em vez de criar coisas do ar.

É necessário tomar mto cuidado com as revisões, tipo o que aconteceu com a magia abrigo. Originalmente era magia básica de rastreador e agora é algo tão mistico que é duvidoso se pode realmente fazer parte de sua lista, ressaltando que a magia é originalmente de TODAS os rastreadores e só faz um pontinha no sacerdote de maira.
Gar,"O Louco"
#25 Fábio_CM Enviado : 09/05/20 15:15
Eu sinceramente gostei da ideia da magia como está. Ela ainda possui mecânica que não gosto (mencionado adiante), mas acho que está bom.

Discordo do Marcelo quanto a mantê-la especificamente para sacerdotes de Parom. O sistema não possui diferença entre magias de especialização e magias básicas. Algumas profissões fazem na lista básica o que outras fazem na lista especializada, não existindo uma hierarquia de magias neste nível (o que eu particularmente acho um problema, mas é assim).

Os berserkeres ferreiros serão os grandes artesãos das Terras Selvagens. Eles poderão rivalizar com os sacerdotes de Parom que vão existir em quantidade expressiva apenas em Blur. Esteticamente os objetos podem ser diferentes, mas a mecânica não tem porque ser diferente.

Agora, quanto a magia, eu não gosto do critério de conceder bônus em níveis para os testes de habilidade. Sei que não acontece só nesta magia, mas eu já critiquei isso em outras também. Até porque 5 níveis de bônus é impraticável.

Eu sugiro as alterações nos níveis da seguinte forma:
1. Ignora falhas críticas, considerando-as como um resultado branco.
2. O pior resultado possível é um amarelo.
4. O pior resultado possível é um laranja.
6. O pior resultado possível é um vermelho.
8. O pior resultado possível é um azul.
10. O personagem obtém um sucesso crítico sem precisar rolar o dado. É possível trabalhar incansavelmente, sem precisar comer, dormir ou realizar necessidades fisiológicas, até que o objeto esteja concluído. O efeito é suspenso e a magia colapsa se o personagem parar ou for interrompido por qualquer razão.
#26 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/05/20 17:34
Srs,

magia que só dá bônus em habilidade já se mostrou bem inútil. A nota desta magia foi uma das piores justamente por causa disto.

Vamos fazer o seguinte. Estou suspendendo esta tarefa e lá no final vamos voltar a discutir isto.

Por enquanto interrompemos aqui.

Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum