Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Jogadores burlando os resultados
#1 Samyaza Enviado : 14/03/12 13:37
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Olá pessoal,

Nem sei se o assunto que vou tratar já foi comentando, então perdoe-me se estou criando algo duplicado.
Há alguns meses um dos jogadores do PBF (Campanha A Sombra) me chamou a atenção para a prática que outros jogadores estavam adotando, acontecia da seguinte forma:

1 - O jogador primeiro rola o dado, verifica o resultado e a partir dele posta ação, desta forma, o jogador pode "escolher" qual ação vai adotar, por exemplo, se o resultado é ruim ele pode dizer que está só fazendo um teste de observar (cujo resultado ruim não vai atrapalhar tanto quanto se fosse um ataque ou algo mais decisivo).

2 - alguns jogadores tbm fazem o uso de várias rolagens de dados e depois editam a ordem das ações de acordo com os resultados, deixando os melhores resultados para as ações mais importantes.

Eu percebi isso enquanto postava uma ação e recebi um e-mail avisando que alguém havia postado, quando olhei era apenas uma rolagem, depois que terminei de postar, o mesmo jogador editou com a ação, não estou dizendo que ele manipulou o resultado, mas sim que existe a possibilidade disso ocorrer. Para fazer essa verificação é só olhar a hora da postagem e a hora da edição, elas serão diferentes, algumas vezes com um bom intervalo.

Para evitar as dúvidas sobre o fato do cara ter ou não editado sua postagem eu proibi a edição de postagens onde há rolagem de dados, acho que é a forma mais segura, a outra seria, se o jogador pedisse a rolagem e o narrador fizesse a rolagem.

Nesse link: http://tagmar.com.br/for...;m=46359&#post46359 eu mostro como o jogador fez pra manipular os resultados e numa outra postagem eu verifiquei quantas vezes e em quais posts isso aconteceu, quando houve combate aconteceu em quase todas as postagens em que houve rolagem de dados.

Talvez eu tenha sido o único ingenuo a só perceber isso agora ou o único que deu importância, mas, desde já fica o aviso. Também gostaria de saber se isso já aconteceu com vc´s, como vc´s lidaram com isso?
#2 Marcelo Villanova Enviado : 14/03/12 14:49
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Qdo um teste é importante para o andamento da aventura, anuncie o teste e os jogadores necessariamente terão de rolar o teste que esta pedindo.
Se for durante um combate, bem... Vc tbm pode direcionar os seus melhores resultados no dado contra esse jogador.
#3 Samyaza Enviado : 14/03/12 15:03
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
valeu pela força marcelo, mas quanto a sugestão de manipular, não faço isso, prefiro nã me sejar com essa imundicia, sou meio paranóico com essas coisas.
#4 Marcelo Villanova Enviado : 14/03/12 15:41
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Não é manipulação. Por exemplo: o grupo entra numa floresta e vc anuncia: façam todos teste de observar. Todos vão ter de jogar observar. Outros rolamentos tipicos de interpretação não importa muito se o jogador manipular o resultado.

Qdo em combate, tbm não é manipular, pois vc não disse q ordem seriam os dados de ataque q vc jogou. Vc portanto pode distribuir os dados de acordo com a condição do personagem, etc...
#5 Samyaza Enviado : 14/03/12 19:04
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Pode até ser mas prefiro as coisas de forma mais transparente.
#6 Hugar Enviado : 17/03/12 17:58
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Eu compartilho a "paranóia" do Samyaza. Se for pra manipular o resultado e escolher a melhor ação, de que vale os rolamentos? Isso tira muito da importância do rolamento, do fator decisivo do dado. Se for assim que seja puro roleplay ué.

Marcelo Villanova, acontece que nem todos os rolamentos acontecem na sequecia: mestre pede, jogador rola. Muitas vezes o jogador diz o que vai fazer e simplesmente rola o dado sem saber se é necessário, é o mais comum nas aventuras.

Compartilho com o Samyaza a opção do jogador pedir para o mestre rolar o dado pra ele.

Outro fato de burlar o PBF que venho trazer é o do jogador postar o rolamento e apagar o post se foi ruim, pra rolar de novo e então editar se foi bom. Alguns PBFs bloqueiam apagar os posts, mas outros são diferentes.
#7 arabedoido77 Enviado : 17/03/12 18:52
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Eu estou planejando iniciar uma campanha e até já conversei com o Samyasa sobre a ideia que tive. Uma solução que imaginei é simplesmente desconsiderar as rolagens que são feitas na descrição das ações. Assim, ficaria da seguinte forma: os jogadores postam as descrições das ações e depois, eu pediria as rolagens necessárias, especificando até mesmo que dados seriam para que.

Seria algo assim, eu diria, por exemplo: Role dois dados, um para a habilidade x e outro para a habilidade y. Assim, até poderiam editar as postagens, mas isso seria bem irrelevante, porque uma vez que eu pedisse as rolagens, não teria como modificar o que já está pedido. E não tiraria do jogador esse efeito psicológico de ser ele mesmo a rolar os dados. Sabemos que na prática não muda muito, mas tem muitos que preferem assim.
#8 Hugar Enviado : 17/03/12 20:22
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Acontece que já era pra acontecer assim. Os mestres já pedem para que os jogadores só joguem os dados quando forem pedidos, mas os jogadores sempre jogam mesmo quando nada é pedido, pela lógica que seria pedido tal dado.

E num combate a edição dos posts ainda manipularia o resultado.
#9 Marcelo Villanova Enviado : 17/03/12 21:16
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Seria algo assim, eu diria, por exemplo: Role dois dados, um para a habilidade x e outro para a habilidade y. Assim, até poderiam editar as postagens, mas isso seria bem irrelevante, porque uma vez que eu pedisse as rolagens, não teria como modificar o que já está pedido. E não tiraria do jogador esse efeito psicológico de ser ele mesmo a rolar os dados. Sabemos que na prática não muda muito, mas tem muitos que preferem assim

Mas foi isso q eu quiz dizer, o mestre controlaria os rolamentos importantes para o jogo; rolamentos que o jogador faça sem q o mestre tenha pedido seriam de interpretação e não importaria se o jogador "burlasse". Costumo usar o método de 3 dados excluido o maior e o menor, ficando com o valor intermediário, para burlar ou apagar o post e escolher o melhor resultado o jogador teria de fazer isso mtas vezes ate conseguir um valor satisfatório; e assim uma hora, cedo ou tarde, despertaria suspeita.

O único problema são os rolamentos de combate, mas sinceramente não tenho notado que o pessoal tenha apagado ou editado post e rolamentos de combate. E sinceramente acredito que não tenham feito isso. Mas se o mestre notou isso, não vale a pena ficar discutindo se fez ou não fez, pq o cara não vai admitir que fez. É só no próximo combate direcionar alguns ataques para o personagem desse jogador e exclui-lo do jogo, dentro do próprio jogo; foi isso que eu quis dizer. E assim, evita-se punir quem não tem nada a ver com a história.

Mas infelizmente o desonesto sempre encontra um meio criativo de burlar as leis. Então, infelizmente tbm, para não acabar com a graça do jogo, o caminho e dar um jeito de tirar tal jogador e não acabar com o jogo, pois a maioria não faz isso e nem usa esses métodos.
#10 Hector Folha-Palida Enviado : 18/03/12 00:06
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Até onde eu tô sabendo, apenas mestres de campanha podem editar posts. Eu mesmo sendo Coordenador, não posso editar meus posts no PBF, apenas usa-los como citação.

De modo que não procede a critica feita pelo Carissimo Coordenador e MJ Samyasa.
#11 Hugar Enviado : 18/03/12 23:19
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Dentro do meu PBF já percebi posts apenas com a rolagem dos dados, e alguns minutos depois o post é editado e ação é dita.

Hector, essa afirmação procede sim e o Samyaza não teria feito algo assim se não tivesse certeza do que diz. Não é boato ou suspeita, é fato.
#12 Mingo Enviado : 19/03/12 10:39
Jogador: Mingo
EF:
EH:
Karma:
Esse fato de lançar o dado e ai lançar a ação eu já reparei também, assim como a edição das ações. Concordo com o Samyaza que isso atrapalha o jogo e perde a confiança no jogador, porém acho errado prejudicar a todos que participam do PBF.

#13 Marcelo_Rodrigues Enviado : 19/03/12 11:10
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

realmente não tinha o bloqueio de edição. Fiz o bloqueio. Assim vai reduzir as chances de mutretagem... Feliz

Agora só os mestres de PBF podem editar e excluir dentro do PBF.
#14 Samyaza Enviado : 19/03/12 14:42
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

Acho que a atitude do Marcelo Rodrigues coloca um fim a questão, sem poder editar, a única forma dos jogadores burlarem as rolagens será se eles num post apenas rolarem, e depois em outro (já terão visto o resultado) colocarem as ações, então é só ficar esperto e determinar que as rolagens sejam sempre feitas APÓS o anuncio da ação.

Poderia escrever um monte de coisas sobre como a atitude do "burlador", dos demais jogadores e de alguns mestres representam num espaço micro a apática, covarde, conformista e hipócrita sociedade em que vivemos, mas isso é um site de RPG e não é espaço pra discutir isso certo?

Abraços!
(Que os dados continuem rolando!)
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.