Padronização das Magias - [Magias] Material Cancelado - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : As magias devem ter seus efeitos padronizados? (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Sim, nenhuma magia deve ter todos os efeitos. 2 33 %
Não, algumas magias podem ter todos os efeitos. 4 66 %

Padronização das Magias Opções
#1 Alisson Enviado : 24/09/15 09:06
Olá Tagmarianos, abri esta enquete para saber a opinião de vocês sobre os efeitos das magias.

Em algumas discussões, foi sugerido que não deveria ser colocado os efeitos de todas as magias para que o livro não ficasse demasiadamente grande. Eu estava com a proposta de colocar todos os efeitos em magias simples que têm sua descrição muito pequena, acho que isso ajudaria a usar melhor as profissões místicas. Contudo, aumentaria o livro e ainda há previsão de serem criadas mais magias.

Então criei esta enquete para saber a opinião de vocês.

Se optarem por padronizar as magias, todas as magias que têm seus efeitos em números: 20 de dano; raio de 2m etc., terão seus efeitos revisados para que fiquem de maneira proporcional e será acrescentada um trecho no livro que fala justamente da possibilidade do MJ de usar efeitos proporcionais nesses efeitos que deixam espaço, por isso deve ser feita uma proporção bem simples, para que seja bem visível qual o valor do efeito que estará faltando.

Se optarem por não padronizar, escolheremos algumas magias que acreditamos que é necessário ter todos os seus efeitos.

Acho interessante criar esta enquete, pois algumas das últimas atualizações do livro de magias foi justamente o aumento de alguns efeitos nas magias (como Elo Animal e Canção do Ânimo, por exemplo) e não acho justo simplesmente mudar um trabalho feito anteriormente sem uma devida votação.

Vocês também podem deixar suas sugestões sobre os níveis das magias neste tópico também.

Esta enquete estará aberta durante 7 dias.

Abraços.
AVDACES FORTVNA IVVAT
#2 samuel.azevedo Enviado : 24/09/15 09:40
Acho que deve haver a padronização e revisão dos números nas magias que tiverem efeitos de números "saltados", para que se possa prever qual era o efeito do número ausente. Mas acho que não tem problema se houverem algumas exceções (mas um número bem pequeno).
#3 Ketalel Enviado : 24/09/15 09:43
Para falar a verdade sempre tive uma aversão a esses efeitos "salteados" de magia do Tagmar (principalmente por jogar muito de mago).
Eu já tentei criar (ou adaptar) sistemas de magia diferentes, mas nunca fiquei feliz com o resultado. Deveria haver uma lógica (ou padrão) na progressão dos custos/proteção/dano/etc, o que é raro. Mas infelizmente não tenho sugestões satisfatórias.
#4 Alisson Enviado : 24/09/15 09:53
Ketalel escreveu:
Para falar a verdade sempre tive uma aversão a esses efeitos "salteados" de magia do Tagmar (principalmente por jogar muito de mago).
Eu já tentei criar (ou adaptar) sistemas de magia diferentes, mas nunca fiquei feliz com o resultado. Deveria haver uma lógica (ou padrão) na progressão dos custos/proteção/dano/etc, o que é raro. Mas infelizmente não tenho sugestões satisfatórias.

Se optarem por padronizar terá de ser feito uma proporção simples que seja possível perceber facilmente em todos os níveis. Na minha opinião, das duas maneiras fica bom, o que é necessário é que seja bem explicado, sinto realmente que os magos são prejudicados com isso, pois os mestres raramente vão suprir os espaços de magias que estão faltando. Como Raio elétrico por exemplo. Jogo Tagmar há quase 10 anos e nunca vi nenhum mestre se preocupar com isso.
AVDACES FORTVNA IVVAT
#5 Nironde Enviado : 24/09/15 09:55
Na minha opinião por agora não seria prioridade mas vejo em algum caso necessário alguma alteração no principio mas lembro que alterar para valores padrões inutiliza o poder para enfrentar criaturas poderosas se já é difícil torna impossível combater e de ter exito ou chance de vitoria, pois para certas magias não sendo tão efetivas assim.
Acho que ainda não seria o momento se for mesmo buscar esse tipo de alteração.

Um dos motivos vejo com que magias são fortes e poderosas na medida com que sobe de level.
Por outro lado vejo que um personagem chegar a level 10 já é muito dificil e agora diminuir os efeitos torna mais ainda.

Não vamos esquecer que aventureiros sejam os protagonistas para serem heróis ou vilões.

O maior problema que encontramos que um guerreiro equiparado ha um mago em level 10 nunca sera igual.

Motivo um guerreiro não tem armas magicas que combate um mago ou criaturas misticas. Justificativa muito simples "RARO" itens que para serem comercializados ou feitos são inviáveis ou quase impossível de obter.

Creio eu que deveria haver classificação sobre isso, ae depois verificar o poder das magias.

O que acha?
#6 Alisson Enviado : 24/09/15 09:57
samuel.azevedo escreveu:
Acho que deve haver a padronização e revisão dos números nas magias que tiverem efeitos de números "saltados", para que se possa prever qual era o efeito do número ausente. Mas acho que não tem problema se houverem algumas exceções (mas um número bem pequeno).

Concordo, as vantagens da padronização seriam: a diminuição do livro (não sei se isso é uma vantagem) e que seria colocada este trecho que explica sobre as magias que saltam níveis o que fariam muitos mestres começarem a fechar estas lacunas. A impressão que tenho é que deixar espaços lembra um pouco de trabalho incompleto. Triste
AVDACES FORTVNA IVVAT
#7 Alisson Enviado : 24/09/15 10:06
Nironde escreveu:
Na minha opinião por agora não seria prioridade mas vejo em algum caso necessário alguma alteração no principio mas lembro que alterar para valores padrões inutiliza o poder para enfrentar criaturas poderosas se já é difícil torna impossível combater e de ter exito ou chance de vitoria, pois para certas magias não sendo tão efetivas assim.
Acho que ainda não seria o momento se for mesmo buscar esse tipo de alteração.

Um dos motivos vejo com que magias são fortes e poderosas na medida com que sobe de level.
Por outro lado vejo que um personagem chegar a level 10 já é muito dificil e agora diminuir os efeitos torna mais ainda.

Não vamos esquecer que aventureiros sejam os protagonistas para serem heróis ou vilões.

O maior problema que encontramos que um guerreiro equiparado ha um mago em level 10 nunca sera igual.

Motivo um guerreiro não tem armas magicas que combate um mago ou criaturas misticas. Justificativa muito simples "RARO" itens que para serem comercializados ou feitos são inviáveis ou quase impossível de obter.

Creio eu que deveria haver classificação sobre isso, ae depois verificar o poder das magias.

O que acha?

Certamente diminuir alguns efeitos das magias poderia prejudicar as profissões místicas. Contudo, é para isto que servem as discussões. Estamos sempre vendo as opiniões de todos para deixar as magias o melhor possível e equilibradas também. Como falei, acho que das duas maneiras fica bom mas é necessário que seja bem explicado sempre. Algumas magias, atualmente, não estão muito bem explicadas.
AVDACES FORTVNA IVVAT
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 24/09/15 18:34
Não entendi as opções da votação. Como pode ser opção 3 (sim e não) ao mesmo tempo?
#9 Alisson Enviado : 25/09/15 00:13
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Não entendi as opções da votação. Como pode ser opção 3 (sim e não) ao mesmo tempo?

Seria como um voto neutro. Para aqueles que acham que as duas maneiras tem vantagens e desvantagens e que o importante é que as magias estejam bem explicadas. Esta opção é para quem acha que as duas maneiras podem ser satisfatórias, por isso voto neutro. Contaremos apenas o que votou em sim e não.

AVDACES FORTVNA IVVAT
#10 samuel.azevedo Enviado : 25/09/15 00:23
Acho que a segunda opção já engloba o que se propõe na terceira. Think
#11 Alisson Enviado : 25/09/15 09:46
Para que não gere mais dúvidas, removi a terceira opção. Continuem votando e podem também deixar vossa opinião. Todas as sugestões são bem-vindas. O projeto é construído com a colaboração de todos!!!
Feliz
AVDACES FORTVNA IVVAT
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/09/15 11:45
Bem... vai ai minha opinião.

Prefiro que tenhamos um padrão. Acho esquisito ter uma magias com 10 efeitos e outras com menos.

Prefiro que as que hoje tem 10 efeitos sejam reduzidas. Alem de engordarem os livros dificulta a memorização dos efeitos.

#13 Ketalel Enviado : 25/09/15 14:07
Marcelo, já é difícil memorizar todos os efeitos. Além disso não há padrão, há magias que são 1,2,4,6,8 e 10 e outras que são 1,3,5,7 e 9, logo não há padrão real.
#14 Samyaza Enviado : 25/09/15 17:15
Acho que as respostas oferecidas estão um pouco confusas com a pergunta. A pergunta é:
"As magias devem ter seus efeitos padronizados"

As únicas respostas possíveis são:
1- sim
2- não

Há uma outra pergunta subentendida que é a de definir qual será o padrão, cujas respostas seriam:
1 - todas as magias tem todos os níveis
2 - nenhuma magia tem todos os níveis

Talvez o ideal seja fazer uma enquete com a primeira pergunta e caso o resultado seja "sim", então seguir para a próxima pergunta, tbm é possível mesclar as duas perguntas numa só mas fica um pouco mais confuso, veja:

"As magias devem ter seus efeitos padronizados? Caso sim, qual padrão a ser adotado?"
1 - Não, as magias não precisam de padrão
2 - Sim, todas mas magias devem ter todos os níveis
3 - sim, nenhuma magia deve ter todos os níveis
#15 Alisson Enviado : 26/09/15 10:21
Você tem razão Samyaza, talvez fosse melhor criar mais enquetes. Só que meio que paramos as discussões das magias para resolvermos isto primeiro, para não termos retrabalho. Se fôssemos abrir mais enquetes demoraria ainda mais tempo, creio que podemos resolver isto com esta enquete, mas se, por acaso, não conseguirmos, abrirei outra enquete para continuarmos.
Resolvi abrir esta votação tendo em vista a opinião do Marcelo e gostaria de verificar se os demais membros compartilham da mesma opinião.

Marcelo_Rodrigues escreveu:
Pessoal,

por padrão as magias NÂO possuem efeitos para todos os níveisShame on you . Não caiam na tentação de fazer isto. Isto já foi discutido no inicio do projeto e naquela época chegamos as seguintes conclusões:

1) Algumas magias são faceis de se criar efeitos para todos os niveis, outras não extremamente complexas.

2) Há maigias que já estão com o texto muito comprido e elas vão ficar enormes. Por consequência o livro também!

3) Fazer um umas de uma forma e de outro de forma diferente não é legal.

Ou seja... mantenham o nosso padrão de termos efeitos 1,2,4,6,8,10 e 1,3,5,7,9 Muito Feliz

Pelo que entendi o conceito de magia padrão é:
ou a magia tem os níveis - 1;3;5;7;9
ou tem os níveis - 1;2;4;6;8;10

O que estiver fora disto não seria considerado padrão.
AVDACES FORTVNA IVVAT
#16 Alisson Enviado : 27/09/15 23:02
Marcelo, com a padronização que você propôs, aquelas magias que têm poucos níveis passariam a ter os níveis padrão: 1;2;4;6;8;10 ou 1;3;5;7;9?
AVDACES FORTVNA IVVAT
#17 Alisson Enviado : 29/09/15 17:25
Pessoal, gostaria de saber uma coisa:
Vamos supor que faremos as magias padrão como foi sugerido, o que aconteceria com as magias que têm poucos efeitos como: Resistência que tem apenas 4 efeitos? Eu entendo que acabaríamos tendo que 'padronizar', ou seja, colocar mais efeitos e isto ajudaria muito a melhorar as magias que estão pequenas demais.

Em relação às que tem os 10 efeitos, ajudaria a diminuir o tamanho do livro. Lembrem-se que em outras votações ficou decidido que serão aumentadas magias de bardos e de rastreadores, certamente o livro ficará maior.

Com relação a efeitos saltados, vamos colocar alguns trechos nos livro especificando a possibilidade de do MJ preenchê-los ou a obrigação de fazê-lo, o que for melhor para o projeto. Pelo menos aquelas magias que têm seus efeitos baseados em números como : bola de fogo, raio elétrico, curas físicas etc.
Faremos de uma forma que fique bem proporcional e simples de se perceber como fazer.

Sei que isso tudo poderia ser feito sem uma votação, mas acho que ouvir a opinião de todos é muito importante.

Abraços.
AVDACES FORTVNA IVVAT
#18 Alisson Enviado : 30/09/15 11:25
Uma coisa que me incomoda um pouco é o fato de as magias não poderem ter o mesmo número de níveis. Mesmo que não padronizemos ainda assim as magias ficarão, normalmente, com os níveis 1,3,5,7,9 outras com 1,2,4,6,8,10 algumas com todos e algumas com uns 4 efeitos. Mesmo com a padronização ainda não haveria um padrão e sim 2 padrões. O que implicaria na diferença entre os números de efeitos de cada magia. As que tem 1,2,4,6,8,10, teriam 6 efeitos e as que tem 1,3,5,7,9, apenas 5.
AVDACES FORTVNA IVVAT
#19 samuel.azevedo Enviado : 30/09/15 11:33
Acho que não tem problema ter os 2 padrões, um com 5 e outro com 6. É a solução mais simples. Uma alternativa:

Padrão 1 - 1,3,5,7,9,10.
Padrão 2 - 1,2,4,6,8,10.

Só que essa alternativa continuaria com dois padrões, e ainda aumentaria o tamanho do livro de magias em +- 10%.
#20 Sistema de Votação Enviado : 04/10/15 00:00
Resultado da Votação "As magias devem ter seus efeitos padronizados?":

Sim, nenhuma magia deve ter todos os efeitos., 2 votos (33%)
Não, algumas magias podem ter todos os efeitos., 4 votos (66%)

Votos individuais:
Marcelo_Rodrigues - Sim, nenhuma magia deve ter todos os efeitos.
Samyaza - Sim, nenhuma magia deve ter todos os efeitos.
Ares - Não, algumas magias podem ter todos os efeitos.
Ketalel - Não, algumas magias podem ter todos os efeitos.
Nironde - Não, algumas magias podem ter todos os efeitos.
samuel.azevedo - Não, algumas magias podem ter todos os efeitos.
#21 Alisson Enviado : 04/10/15 09:29
Como decidido, deixaremos algumas magias com 10 níveis, mas teremos de observar o seguinte: as magias que tiverem 10 níveis devem ser aquelas que têm seus efeitos muito curtos, tipo 1 linha ou menos, afim de que o livro não fique muito grande. E tentaremos diminuir ainda o máximo possível algumas magias que tenham muitos efeitos ou o texto muito grande, dividindo do peso do texto com outro que seja possível, como no caso de empatia animal e elo animal.

Abraços a todos e obrigado por colaboraram.
Applause
AVDACES FORTVNA IVVAT
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum