🌄Trilha dos Exploradores (revisão) - Rastreadores - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : 🌄Trilha dos Exploradores (revisão) (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 5 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

🌄Trilha dos Exploradores (revisão) Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/11/20 14:26
Esta tarefa se destina a revisar a lista da Trilha dos Exploradores. No verbete em anexo tem as magias revisadas.

Aqui abaixo e no verbete Rastreador-Trilha dos Exploradores (revisão) temos a lista completa, com as indicações do que mudou em relação a atual (oficial) lista que consta do Livro de magias 3.0

Aprimorar Habilidades (nova) * esta magia é da lista básica, com custo menor, logo não será discutida neste tópico
Conhecimento Linguístico * esta magia já existia e foi apenas reaproveitada, não tendo revisão e por isto não vamos discuti-la
Magia - Conhecimento Natural (revisão)
Magia - Deslocamento Natural (revisão)
Detecção de Magia (revisão) * esta magia já existia e foi apenas reaproveitada, não tendo revisão e por isto não vamos discuti-la
Destreza Animal (nova) * esta magia já está em outra trilha e foi apenas reaproveitada, não tendo revisão e por isto não vamos discuti-la neste tópico
Magia - Faro (revisão)
Habilidade Animal (revisão) * esta magia é da lista básica, com custo menor, logo não será discutida neste tópico
Magia - Intuição (revisão)
Lendas (Revisão)* esta magia já existia e foi apenas reaproveitada, não tendo revisão e por isto não vamos discuti-la
Proteção Natural (revisão) * esta magia já está em outra trilha e foi apenas reaproveitada, não tendo revisão e por isto não vamos discuti-la neste tópico
Sentido Natural (revisão) * esta magia já está em outra trilha e foi apenas reaproveitada, não tendo revisão e por isto não vamos discuti-la neste tópico
Magia - Orientação (revisão)
Visão de Cena (revisão)* esta magia já está em outra trilha e foi apenas reaproveitada, não tendo revisão e por isto não vamos discuti-la neste tópico



O que mudou em relação a lista oficial do Livro de Magias 3.0
1) Foram adicionadas 6 magias (eram 8 agora são 14)

2) As magias Resistência à Fadiga foi retirada, pois seus efeitos fazem parte da magia Resistência. A magia Visão Noturna, foi trocada pela magia Visão Animal.

3) As magias Conhecimento Natural, Deslocamento Natural, Proteção Natural, Pressentir Perigo, Orientação e Visão de Cena são magias que estavam na lista dos Guardiões original e foram revisadas. As demais magias ou são novas ou são o reaproveitamento de alguma magia que já existia.

Custos
Abaixo temos a lista com custos. Podemos discutir eles, mas a soma tem que bater 20 e as em azul não podem ser mexidas porque são magias da Lista Básica com custo menor

Marcelo_Rodrigues anexadas as seguintes imagens:
Trila dos Exploradores.png
#2 samuel.azevedo Enviado : 14/12/20 20:04
Boa noite,

Conhecimento Natural - muito boa. Deixaria o "caminhos" no efeito 10 mais destacado "caminhos e trilhas", para enfatizar que a pessoa passa a saber quais são as trilhas formadas ao longo do tempo neste lugar.

Deslocamento Natural - o efeito poderia começar durando 2 h e ir aumentando para 3h, 6h, 12h e 24h. Andar sobre a neve se encaixa no efeito 9? Esse deslocamento deixa rastro?

Faro - e se alguém der uma roupa de uma pessoa desaparecida e usar essa magia faro ? Entra em que efeito?

Intuição - "Cria uma sensação constante de perigo no místico" - acho que esta frase inicial precisa ser trocada por algo como "Deixa um sentido sobrenatural de alerta a perigos no místico ativo pelo tempo de duração."

Orientação - os bônus parecem pequenos pra algo tão específico (apenas para navegação).

Abraços
#3 Fábio_CM Enviado : 16/12/20 00:44
Deslocamento natural.
"Deslocamento Natural 9: elimina as penalidades para terrenos absurdamente acidentados e de acesso quase impossível como se deslocar por sobre os galhos de uma árvore de uma floresta fechada, durante um terremoto forte, areias movediças ou ladeiras com inclinação de até 60 graus. A duração é de 2 horas."
• Achei estranho o exemplo sublinhado. Andar sobre galhos parece mais uma tarefa de acrobacias do que realmente superar um terreno difícil.
• Este efeito cita areia movediça. Outro nível cita pântano. A dúvida é: como ocorre o deslocamento do rastreador nestes ambientes? A descrição diz que o rastreador se movimenta como se estivesse "caminhando normalmente". Isso significa água pelo peito em um pântano? Ou ele anda sobre a água? Ele afunda na areia movediça?
Pessoalmente, eu preferiria que a magia permitisse que ele se deslocasse sobre o terreno, ou seja, ele andasse sobre a água, talvez afundando os pés até as canelas, ou que suas pegadas não afundem na areia, seja ela movediça ou de um deserto. Ainda deixa pegadas.

Faro.
• Precisa de uma pesada revisão de texto. Está um pouco confusa, com linhas quebradas na metade e frases com palavras soltas ou letras faltando.
• Outra coisa: "Pode farejar plantas, animais e objetos que tenha até 2 característica". Tirando a falta do "m" em tenha e do "s" em "característica", pergunto se o rastreador consegue farejar alvos que tenham somente até duas características (que é o que o texto sugere), ou se ele consegue perceber apenas essas duas características, mesmo que o alvo tenha mais? Isso é importante, porque um ambiente pode ter muitas características dependendo da forma como o mestre descreve. Se ele puder perceber apenas duas, qual o critério para selecionar qual delas informar ao usuário?
• O alcance é bem longo. O que ele consegue captar de uma cidade dentro do raio da magia? Imagino que uma cidade humana tenha muitas misturas de odores, tornando impossível rastrear qualquer coisa lá dentro? E se for uma vila?

Orientação
• A magia fala em "intuição". No entanto, como há uma magia com este nome, sugiro alterar essa palavra por outra. Orientação mesmo já seria melhor.
• A magia parece sem foco. Ela já não deixa claro a razão de ser invocada. Imagino que o rastreador precise informar para onde quer ir quando lança a magia, correto? Caso contrário não há caminho certo ou errado. Isso precisa estar no texto. Importante: o destino deve ser um local, nunca uma pessoa ou criatura.
• Não gostei muito dos níveis da magia. E reduzir dificuldade de testes nunca é uma boa saída. Já tem muitas mecânicas que fazem isso (habilidades especializadas, tarefas aperfeiçoadas, algumas outras magias...). Algumas ideias:
1: Desde que esteja no plano material, o usuário sempre sabe para onde fica o norte e a altitude aproximada em que se encontra (nível o mar, altitude, subterrâneo).
2: Acrescentar que o usuário também consegue desenhar mapas simples do caminho que está percorrendo sem a necessidade de testes. Eles serão rabiscos para uso próprio, a menos que ele também seja versado em Arte [Desenho] (como estabelece a habilidade navegação).
4: Também sugiro acrescentar o benefício de desenhar mapas complexos, mas apenas para uso próprio, de forma rápida, desde que o personagem conheça a área. Um personagem versado em desenho pode desenhar mapas elaborados para uso de outros (como estabelece a habilidade de Navegação).
6: Aqui já deveria ficar mais útil. Primeiro, achei desnecessário o "quando encontrar uma bifurcação", porque isso é muito subjetivo. Uma bifurcação precisa ser na estrada? Ele é um rastreador, gosta de andar no meio do mato!! Fora da estrada, o que seria uma bifurcação? Como ele já sabe para onde fica o norte (graças ao nível 1), e a magia "sabe" para onde ele vai (ele deve informar quando lança), eu acharia melhor se ela desse ao rastreador a informação de a que distância ele está de seu destino. Pode ser em quilômetros ou em alguma outra unidade mais "natural", como passos, dias, luas, etc.
8: Redução de níveis de dificuldade são sempre ruins. Mas ok. Sugiro acrescentar mais algum benefício. Quem sabe: "O usuário consegue se deslocar por rotas alternativas orientadas pela magia. Se o terreno da viagem for difícil, a magia irá guiar o personagem por um caminho mais fácil, se existir. Caso contrário, ele encontra uma rota pelos ermos que lhe permite viajar tão rápido quando viajaria em uma estrada de boa qualidade.
10: Somado aos efeitos anteriores, sugiro sucesso automático em testes de navegação, a menos que o usuário precise de um Cinza (daí tem que rolar). Ele sabe precisamente a altitude e a localização do grupo no mundo (Sim, um GPS). Se ele tiver outras habilidades, como Sabedoria do local em que está, pode até mesmo apontar a localização de marcos geográficos, como rios, cidades ou qualquer outra coisa que exista na área e seja de conhecimento do povo.
#4 T.REX Enviado : 16/12/20 12:41
Boa tarde a todos os Lords e Ladys.

Minha vez:

1) Conhecimento Natural
Citação:
Conhecimento Natural 10: o místico entra em sintonia com o ambiente, tendo pleno conhecimento, localização e a distância das plantas e animais (comum, gigante e místico) do local; conhecimento do relevo, incluindo solo e minérios; massa d'água; caminhos e qualquer formação natural relevante. O raio aumenta para 10 km. Também elimina o Azul, ou seja, o sucesso é automático com exceção do Cinza (o nível Absurdo necessita jogar dado) e transforma algo Impossível em Absurdo.

Sugiro:
Conhecimento Natural 10: Idem ao anterior. O raio aumenta para 10 km...

2) Deslocamento Natural
Magia estranha... Não vejo dificuldade caminhar em matas fechadas. O místico conseguirá driblar árvores, raízes, pedras do mesmo jeito como qualquer outro ser sem utilizar magias. Da mesma forma para inclinação do terreno. Concordo com as colocações de Fábio. Caminhar com as lâminas batendo em nosso peito ou caminhar sobre?

Acho que a magia deveria ser aplicada apenas em águas correntes e profundas, lençóis de pequena espessura, terreno instável (areia movediça e lodo – mistura de terra, argila e água, por exemplo). Neste caso, colocaria as colunas de sucesso e fracasso paralelo ao tempo em MINUTOS. Tiraria o tempo por horas.
Com relação a caminhar sobre os galhos, transforma o cara logo num macaco . Atravessará tudo em SEGUNDOS (brincadeira Muito Feliz ).

3) Faro

Pra mim essa magia não tem importância. Gastar karmas pra buscar características de cheiro... é irrelevante.

4) Intuição

(me lembrou do Homem-Aranha) Muito Feliz

Considero o tempo das sensações de alerta dos feitiços muito elevado.

5) Orientação

5.1) Sugestão de texto:
Citação:
Esse feitiço faz com que o evocador consiga se orientar em ambientes naturais. Devido a sua conexão com a natureza o Rastreador quando estiver fora de ambientes naturais não conseguirá mais evocar esta magia, mas se tiver sido evocada antes em ambientes naturais, ela continuará até o limite da duração, mesmo que ele entre em ambientes não naturais. O evocador receberá bônus nos testes de Navegação e algumas capacidades especiais conforme o nível do efeito. Note quem Navegações que sejam impossíveis não podem ter o seu nível reduzido, com exceção do efeito 10.

Que tal:
Esse feitiço faz com que o evocador consiga se orientar em ambientes naturais. Do contrário, o encanto não funcionará. Por outro lado, caso a magia tenha sido evocada antes de entrar em um ecossistema fora de seu meio, ela continuará até o limite da duração. O evocador receberá bônus nos testes de Navegação e algumas capacidades especiais conforme o nível do efeito (atentar para o grau de dificuldade IMPOSSÍVEL em Navegações; não podem ter o seu nível reduzido, com exceção do efeito 10).

Particularmente não gosto da introdução direcionar o leitor para o fim do texto, no caso da minha sugestão entre parênteses acima.

5.2) Sobre as magias da Orientação:

Acho esquisito nos efeitos 2 e 4 o místico conseguir decorar mapas e no efeito 6, 8 e 10 consegue decorar e ter INTUIÇÃO de qual caminho seguir. Se ele decora mapas, significa que sabe qual o melhor acesso a ser tomado.

Além de tudo isso, sugiro tirar os níveis de dificuldade, trocando-as por aumento ou redução de colunas.

Enfim, estão foram as minhas observações.

Sds. permianas,
Tiranossauro Rex

#5 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/12/20 10:25
Srs,

revisão feita:

Conhecimento Natural
Como sugerido, foi colocado “trilhas” no efeito nível 10.

Deslocamento Natural
• Foi retirado o exemplo do “galhos e arvores” que não fazia sentido mesmo.
• Foi aumentado a duração dos efeitos
• Foi colocado permitir andar em neve fofa e uma explicação que a magia não esconde os rastros

Faro
• Foi post um exemplo que pose se farejar a partir de uma peça de roupa de alguém
• O texto foi revisado quanto a formatação e ao português
• Foi explicado sobre o limite de odores é de até a quantidade permitia e não que é o limite do que se procura.

Intuição
• Foi feito um pequeno ajuste no texto conforme sugerido.

Orientação
• Foi trocado o termo “intuição” por “palpite”
• Foi deixado mais claro que o “palpite se refere a um local e que este deve ser declarado antes de fazer a magia para que o palpite funcione
• Foi posto que o evocador pode produzir mapas e pode saber aproximadamente a onde está em um mapa.
• Foi posto uma observação que a magia não indicará que um mapa contém informação errada ou faltante.
• Foi post o feito de saber onde é o norte
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 29/12/20 13:45
Fechamos?
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/12/20 16:40
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#8 Sistema de Votação Enviado : 05/01/21 00:00
Resultado da Votação "??Trilha dos Exploradores (revisão)":

Aprovado, 5 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Edilton Oliveira - Aprovado
Fábio_CM - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
samuel.azevedo - Aprovado
T.REX - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum  
Você não pode adicionar novos tópicos neste fórum.
Você pode responder a tópicos deste fórum.
Você não pode excluir suas participações deste fórum.
Você pode editar suas participações neste fórum.
Você não pode criar enquetes neste fórum.
Você não pode votar em enquetes neste fórum.

YAFPro Theme Created by Jaben Cargman (Tiny Gecko)
Powered by YAF | YAF © 2003-2009, Yet Another Forum.NET
LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.