Velocidade Base - [Criaturas] Dúvidas, Ideias e Sugestões - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

2 Páginas 12>
Responder...
Velocidade Base Opções
#1 El Gato Enviado : 05/12/11 20:23
Bem serei breve.
No livro de criaturas, Pag. 19, consta que a formula para o calculo da velocidade base de uma criatura é
Citação:
Velocidade Básica = 25 x VelocidadeEmKmPorHora / 6.

Tenho uma criaturas que corre 45km/h.
Velocidade Básica = 25 x 45 / 6.
Velocidade Básica = 187 Metros Por Rodada.
Isso seria meio inviável em Tagmar não?
Como resolver esse problema?
Este calculo de fato é correto?

Grato desde já.
Aguardo resposta.

Atualizado Em: 7/12/2011

Vou Reformular o que queria dizer.
Se uma criatura real tem sua velocidade final igual a 45km/h
Quanto isso seria em vb usando a regra?(Pergunta Retórica)

Citação:
Calculo:
Velocidade Básica = 25 x 45km/h / 6.
Velocidade Básica = 1125 / 6
Velocidade Básica = 187 Metros Por Rodada.

Mas, essa velocidade obtida pelo calculo, na verdade não é a base dela e sim a Velocidade Final.
Então como descobrir a velocidade base da criatura através da velocidade final?(Pergunta Retórica)
Explicação: Para isso vou me aproveitar de outro conceito básico que diz que a velocidade Final da criatura em uma corrida curta seria a VELOCIDADE BASE x6.

Como facilitar o calculo da velocidade base em cima de uma única informação que tenho "VELOCIDADE FINAL"?

Explicação 2: Simples, partindo do pressuposto que se a criatura tem sua velocidade final de 187 metros por rodada, presumo eu que ela já está em CORRIDA CURTA, então se eu dividir esse valor pelos mesmos 6 que o multiplicaram outrora eu terei o valor Real da sua VELOCIDADE BASE.

Citação:
Calculo Da Velocidade Basica Através da Velocidade Final.
Velocidade Básica = 25 x 45km/h /6 /6.
Velocidade Básica = 1125 /6 /6
Velocidade Básica = 187 /6
Velocidade Básica = 31 Metros por rodada.
#2 Fábio_CM Enviado : 06/12/11 00:55
El Gato, essa velocidade não é inviável não.
Lembre-se que em Tagmar uma rodada dura 15 segundos, então esses 187 metros por rodada são uns 12 ou 13 metros por segundo, que não é nenhum absurdo.
#3 El Gato Enviado : 06/12/11 07:53
Fábio_CM escreveu:
El Gato, essa velocidade não é inviável não.
Lembre-se que em Tagmar uma rodada dura 15 segundos, então esses 187 metros por rodada são uns 12 ou 13 metros por segundo, que não é nenhum absurdo.

entao eu colocaria a velocidade base da criatura de 187?
#4 Fábio_CM Enviado : 06/12/11 13:20
Acredito que sim.

Só mais uma colocação, esta é a velocidade base mesmo ou é a velocidade máxima de corrida? Veja que mesmo um humano tem uma velocidade de corrida várias vezes superior a velocidade base - de 2 a 6 vezes, dependendo do tipo de corrida e do peso carregada.
#5 Hugar Enviado : 06/12/11 13:58
12 ou 13 metros por segundo é rápido sim! Esperimente fazê-lo! Mas o que Fábio diz é correto. Veja se ela está correndo ou naturalmente é assim. Nossa velocidade normal é de uns 3km/h
#6 El Gato Enviado : 06/12/11 14:13
Hugar escreveu:
12 ou 13 metros por segundo é rápido sim! Esperimente fazê-lo! Mas o que Fábio diz é correto. Veja se ela está correndo ou naturalmente é assim. Nossa velocidade normal é de uns 3km/h

essa é a velocidade máxima que a criatura alcança. entao eu deveria além desse cálculo dividir por 6 novamente para obter a velocidade base?
porque é difícil obter informações de quão rápido uma criatura anda.
nos sites vc acha qual a velocidade limite da criatura.
#7 Hugar Enviado : 06/12/11 14:15
Basicamente isso El Gato.
#8 Hugar Enviado : 06/12/11 14:16
Isso daria +/- 31 metros por rodada. Bem mais aceitável, não?
#9 El Gato Enviado : 06/12/11 14:47
Hugar escreveu:
Isso daria +/- 31 metros por rodada. Bem mais aceitável, não?

aceitável sim.
se um falcão voa a 80.
qual seria a velocidade dele em km/h? presumo que tenham pego a velocidade dele em queda livre e não a velocidade de voo normal.
#10 Vercenorax Enviado : 06/12/11 14:55
Não sei quanto dá isso em quilômetros por hora, mas a velocidade de um falcão peregrino, o mais comum, é a seguinte: Dependendo da altitude que mergulha – às vezes mais de mil metros – atinge velocidades que variam entre 270 e 320 km por hora. Em vôo horizontal, sua velocidade média é de 45 km por hora, mas pode acelerar e alcançar facilmente os 100 km por hora ao iniciar uma perseguição.
#11 Vercenorax Enviado : 06/12/11 15:00
Mas já que estamos falando de velocidade vejam a do puro sangue inglês, o qual pode alcançar, e não minto, 17m/s, aproximadamente 60km/h; mas existem outros mais que alcamçam velocidades superiores, como 75km/h
#12 El Gato Enviado : 06/12/11 16:17
bem como nosso companheiro mostrou por a + b que existe uma variação na velocidade dele voando normal e acelerando isso só me faz crer que as criaturas deveriam ter duas informaçoes sobre velocidade nornal/máxima
ou ter de sua máxima um cálculo a mais prã definir a velocidade base tendo como parâmetro a velocidade máxima.
#13 Hector Folha-Palida Enviado : 06/12/11 16:23
Numa boa, sem querer simplificar demais, mas eu uso o valor que consta no VB, como base de calculo para o movimento. Se correr aumento de acordo com a regra. Basicamente é numero de metro ou quadradros em um grid que ele é capaz de percorrer em condições mundanas em um turno.
#14 Hugar Enviado : 06/12/11 16:56
Mas eu concordo com El Gato de uma mudança/atualização na regra. As regras fazem referencias a humanos. Um humano pode correr no máximo de seu esforço por apenas alguns segundos. De acordo. Mas e um cavalo? Ele tbm só consegue acelerar seu passo por 10 min? Só vejo uma excessão descrita que é a do corcel infernal.
#15 Fábio_CM Enviado : 06/12/11 17:12
Também acho que o ideal seria criar uma classificação como essa.
Quem sabe especificar isso no livro de criaturas, por tipo de criatura.
Por exemplo, os animais correndo multiplicam a velocidade base por x3 e precisam de teste a cada, sei lá, 30 minutos.
#16 Hugar Enviado : 06/12/11 17:13
Essas alterações podem ser de pouca importância pro tabuleiro, mas num caso de fuga ou perseguição é vital.
#17 El Gato Enviado : 06/12/11 17:16
Hugar escreveu:
Mas eu concordo com El Gato de uma mudança/atualização na regra. As regras fazem referencias a humanos. Um humano pode correr no máximo de seu esforço por apenas alguns segundos. De acordo. Mas e um cavalo? Ele tbm só consegue acelerar seu passo por 10 min? Só vejo uma excessão descrita que é a do corcel infernal.

Tanto o tempo quanto a formula acho que precisam ser revistos.
pensei em algo do genero.

Velocidade Básica = 25 x VelocidadeEmKmPorHora / 6 dividir o resultado da formula por 6.

6: Esse segundo seis que dividiria toa a formula seria o valor da corrida curta. Que é a capacidade da criatura correr sem estar carregando nada.
Dessa forma eu teria uma base da velocidade dela andando e a velocidade dela correndo que seria só multiplicar pelo 6 equivalente a corrida curta.
#18 Marcelo Teixeira Enviado : 06/12/11 17:31
El Gato escreveu:
bem como nosso companheiro mostrou por a + b que existe uma variação na velocidade dele voando normal e acelerando isso só me faz crer que as criaturas deveriam ter duas informaçoes sobre velocidade nornal/máxima
ou ter de sua máxima um cálculo a mais prã definir a velocidade base tendo como parâmetro a velocidade máxima.

O Tagmar é um jogo e não uma aula de física. Esses valores são aproximados. O trabalho que se terá para calcular isso em todas as criaturas, não compensa o uso que terá.

Mas se alguém quiser usar isso, basta fazer uma regra de conversão para determinadas situações e usar.

Esse pode ser o tipo do material ótimo para entrar na Tagmarpedia.
#19 Marcelo Teixeira Enviado : 06/12/11 17:35
Um outro ponto que vejo, antes de se aperfeiçoar essa regra, tem muitas coisas que implicam nesse cálculo que precisariam ser mexidas como cálculo de fadiga e peso mais preciso do que o personagem está carregando, ou seja, estaríamos transformando o Tagmar num "GURPS", o que eu acho que não é essa a ideia do projeto.
#20 El Gato Enviado : 06/12/11 17:37
Marcelo Teixeira escreveu:
El Gato escreveu:

O Tagmar é um jogo e não uma aula de física. Esses valores são aproximados. O trabalho que se terá para calcular isso em todas as criaturas, não compensa o uso que terá.

Mas se alguém quiser usar isso, basta fazer uma regra de conversão para determinadas situações e usar.

Esse pode ser o tipo do material ótimo para entrar na Tagmarpedia.

E quanto a proposta da formula, você compreendeu o que eu dizia?
#21 Vercenorax Enviado : 06/12/11 19:00
Respondendo a pergunta de Hugar sobre os cavalos, eles mantém a velocidade por cerca de 30min, para valores por baixo.
#22 El Gato Enviado : 06/12/11 19:51
Vercenorax escreveu:
Respondendo a pergunta de Hugar sobre os cavalos, eles mantém a velocidade por cerca de 30min, para valores por baixo.

Os animais deveriam ter uma regra genérica pra tempo de corrida de acordo com o porte não acha?
#23 Marcelo Teixeira Enviado : 07/12/11 00:01
El Gato escreveu:

Compreendi, mas acho que não é o caso de uma regra oficial.
#24 El Gato Enviado : 07/12/11 03:55
Marcelo Teixeira escreveu:
El Gato escreveu:

Compreendi, mas acho que não é o caso de uma regra oficial.

isso teria de ser visto de qualquer forma para evitar que ficassem chutando parâmetros errados para as criaturas.
talvez uma solução simples como eu dei sem entrar em tantos porens.
#25 Vercenorax Enviado : 07/12/11 07:50
Sim, poderia facilitar a interpretação se assim o fosse El Gato.
#26 El Gato Enviado : 07/12/11 08:03
Em nenhum momento eu quis que fosse igual a gurps muito pelo contrário. o que eu propus foi um método simples prã ajudar na contruçao de criaturas que seria dividir o resultado da fórmula por 6 obtendo o número que seria a velocidade base já que a velocidade final seria a multiplicada por 6 equivalente a uma corrida curta.
#27 T.REX Enviado : 07/12/11 09:27
Prezados,

Este assunto já foi discutido tempos atrás. É importante ressaltar que as regras em geral do nosso projeto não podem se tornarem complexas. Pessoas de diversas idades jogam TAGMAR. Algumas possuem raciocínio lento outras não.

A Velocidade Básica é apresentada para todos os seres de TAGMAR; não só criaturas como os heróis também.

Pode ser bacana colocarmos mais um "6" para que o resultado final da VB seja dividido por ele, dando assim a idéia de uma corrida lenta ou caminhada (e multiplicá-lo nos momentos de fuga). Mas paremos para pensar: por que "6" de novo? Porque existe um "6" para se descobrir a Velocidade Base?!?

Isto só vai confundir o leitor.

No novo livro de Regras 2.3, página 66 , ponto 4.2.7 Movimentação cita exemplos de personagens correndo ou andando para socorrer parceiros feridos. Tudo dependerá de quantos quadrados (cada um corresponde uma metragem) separa o personagem do ponto onde está até o seu destino e do valor da VB. Pra que criar uma nova regra para personagens correrem e outra andando?

Não adianta também fazermos comparações com a velocidade de animais existentes em nosso mundo. As características (digo valores) de todas as bestas do nosso projeto são "surreais" (aquilo que se encontra além do real).

Não acho que a VB do livro de Criatura deve ser mexida. Eu deixava este assunto de lado.

Sds. do rei dos dinossauros,

#28 El Gato Enviado : 07/12/11 09:46
T.REX escreveu:
Prezados,

Este assunto já foi discutido tempos atrás. É importante ressaltar que as regras em geral do nosso projeto não podem se tornarem complexas. Pessoas de diversas idades jogam TAGMAR. Algumas possuem raciocínio lento outras não.

A Velocidade Básica é apresentada para todos os seres de TAGMAR; não só criaturas como os heróis também.

Pode ser bacana colocarmos mais um "6" para que o resultado final da VB seja dividido por ele, dando assim a idéia de uma corrida lenta ou caminhada (e multiplicá-lo nos momentos de fuga). Mas paremos para pensar: por que "6" de novo? Porque existe um "6" para se descobrir a Velocidade Base?!?

Isto só vai confundir o leitor.

No novo livro de Regras 2.3, página 66 , ponto 4.2.7 Movimentação cita exemplos de personagens correndo ou andando para socorrer parceiros feridos. Tudo dependerá de quantos quadrados (cada um corresponde uma metragem) separa o personagem do ponto onde está até o seu destino e do valor da VB. Pra que criar uma nova regra para personagens correrem e outra andando?

Não adianta também fazermos comparações com a velocidade de animais existentes em nosso mundo. As características (digo valores) de todas as bestas do nosso projeto são "surreais" (aquilo que se encontra além do real).

Não acho que a VB do livro de Criatura deve ser mexida. Eu deixava este assunto de lado.

Sds. do rei dos dinossauros,

ja dizia o esquartejador vamos por partes.
Eu não quero que essa discussão morra porque a acho simples demais.
Estou pensando em como simplificar isso sem ter que descrever somente em cima de uma fórmula.
Entendo que nem todo mundo pensa rápido, mas venhamos e convenhamos, qualquer um que se preste a fazer qualquer coisa em sua vida vai ter que estar preparado prã alguns desafios. Entao prã mim não é desculpa o "não sei fazer isso".
Deixemos isso de lado por um momento e eu quero uma explicação nessa fórmula para conseguir pensar numa solução para a mesma.
De onde veio o 25 que multiplica a fórmula e o 6 que a divide?
o que eles significam?
#29 Hector Folha-Palida Enviado : 07/12/11 09:57
Nunca usei essa formula, pois na minha mesa uso valores reais de velocidade para situações fora de batalha, deixando o VB para o combate apenas.
#30 El Gato Enviado : 07/12/11 10:47
Hector Folha-Palida escreveu:
Nunca usei essa formula, pois na minha mesa uso valores reais de velocidade para situações fora de batalha, deixando o VB para o combate apenas.

grande problema grande hector é que nem tudo que existe em tagmar existe na vida real. o que eu estou discutindo aqui nada mais é do que um dado para uma criatura que peguei a tarefa pro projeto. e me deparei com uma criatura que teria vb 187. e como eu não gosto de fazer nada mal feito eu criei o tópico justamente para sanar um pequeno problema na confecção das próximas criaturas.
Usuários visualizando este tópico
Guest (2)
2 Páginas 12>
Ir para o Fórum