Nironde escreveu:Falar bem a verdade não consegui interessar por personagem bardo achava muito neutro, quero dizer comparar com outras profissões de certa forma acaba achando ele meio passivo, acredito por conta de magias que em seus efeitos, são por característica peculiar é propiciar ao alvo resistência ou seja não ha magias de dano direto.
Nironde, a título de curiosidade. As magias em Tagmar se classificam em 2 tipos: ataque direto e ataque indireto. Magias de ataque direto são aquelas que têm seus efeito direto nos oponentes. Ex: Alucinação, normalmente este tipo de magia pede um rolamento de resistência à magia.
As magias de ataque indireto são aquelas mais utilizadas para causar dano em combate ex: bola de fogo, raio elétrico, feixes incandescentes, dardos de gelo etc.
O mago cria a bola de fogo ou o raio etc, e este raio é quem irá causar o efeito, por isso magia de ataque indireto, quem causa o efeito é a bola de fogo ou um raio, não o mago, diferentemente de alucinação, que é o próprio evocador que causará os efeitos. Vale lembrar que este tipo de magia não pode ser resistida. Não se rola dado para resistência à magia.
Você tem razão. O bardo fica meio neutro, pois sua principal função não é o combate e sim as relações interpessoais. Por isso, as suas magias devem estar voltadas para isso. O que não significa dizer que ele não possa ter uma magia de ataque em suas listas. Durante a revisão das magias dos bardos estaremos verificando isto.
Abraços.
AVDACES FORTVNA IVVAT