Resistência Elemental - [Magias] Material Cancelado - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Resistência Climática (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 4 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

2 Páginas 12>
Resistência Elemental Opções
#1 Alisson Enviado : 11/08/15 15:50
Citação:

Resistência Elemental

Evocação: Instantânea

Alcance: Pessoal

Duração: 1 dia

Este feitiço protege o Rastreador contra extremos de frio e calor de origem natural. O feitiço também protege o Rastreador contra o excesso ou a falta de umidade do ar, tornando-o praticamente invulnerável às condições ambientais. Não é conferida proteção contra nenhum tipo de fogo ou frio mágico, qualquer que seja a sua origem. O grau de proteção conferido ao Rastreador depende do efeito usado.

Cada um dos efeitos deste feitiço tem uma faixa de operação. Caso a temperatura ambiente esteja dentro desta faixa, o Rastreador estará completamente protegido de seus efeitos adversos. Caso a temperatura esteja fora dos limites do efeito usado, o feitiço protegerá o Rastreador por 5 rodadas e então entrará em colapso.

O Rastreador que tem este feitiço, sempre sabe em que efeito se enquadra a temperatura ambiente (ou seja, ele sabe qual o efeito de menor dificuldade o protegerá da temperatura ambiente).
Resistência Elemental. 1: Protege o Rastreador de 5 a 45 graus.
Resistência Elemental 3: Protege o Rastreador de -5 a 55 graus.
Resistência Elemental 5: Protege o Rastreador de -15 a 65 graus.
Resistência Elemental 7: Protege o Rastreador de -35 a 85 graus.
Resistência Elemental 10: Protege o Rastreador de quaisquer extremos naturais de temperatura.

Dúvidas e Sugestões:
  • O texto fala que o evocador é um rastreador mas a magia está presente na lista de outras profissões;
  • Protege contra quaisquer temperaturas mesmo? Até de um vulcão?
    AVDACES FORTVNA IVVAT
  • #2 Joao Enviado : 12/08/15 19:16

Outra questão é o nível 10!

Como ele fica protegido contra qualquer extremo o efeito tem duração infinita!!

A questão dos extremos pode ser melhorada se definir que o calor deve vir por meio gasoso. (ou seja se encostar em lava, se queima)
    #3 samuel.azevedo Enviado : 12/08/15 19:32
    A meu ver esta magia deveria ser muito útil mas na prática ou é inútil ou dá trabalho para os mestres.

Motivo: não lembro de constar em alguma parte dos livros quais são os efeitos de alguém passar por aquelas temperaturas. O MJ vai ter que inventar penalidade pro resto do grupo...

O nome poderia ser Resistência Climática. Porque Resistência Elemental, a meu ver, deveria dar condições de suportar os elementos, nos efeitos mais baixos elementos naturais, mas nos efeitos mais altos poderia funcionar como uma absorção a dano causado por elementos até mesmo provocados por magia.

Outra coisa, o alcance dela é apenas pessoal. O rastreador não poderá proteger nem seus companheiros animais, ou seus companheiros (pessoas)?

#4 Alisson Enviado : 13/08/15 00:47
    Concordo que o nome resistência elemental sugere resistência aos elementos, resistência climática soa bem melhor.
    Com relação a penalidades, só vi no manual de regras pag. 68 na tabela tem a penalidade de movimentação em condições extremas de temperatura.
    AVDACES FORTVNA IVVAT
    #5 Alisson Enviado : 14/08/15 09:08
    Alisson escreveu:

Resistência Climática

Este feitiço protege o Rastreador contra extremos de frio e calor de origem natural. O feitiço também protege o Rastreador contra o excesso ou a falta de umidade do ar, tornando-o praticamente invulnerável às condições ambientais. Não é conferida proteção contra nenhum tipo de fogo ou frio mágico, qualquer que seja a sua origem. O grau de proteção conferido ao Rastreador depende do efeito usado.

Cada um dos efeitos deste feitiço tem uma faixa de operação. Caso a temperatura ambiente esteja dentro desta faixa, o Rastreador estará completamente protegido de seus efeitos adversos. Caso a temperatura esteja fora dos limites do efeito usado, o feitiço protegerá o Rastreador por 5 rodadas e então entrará em colapso.

O Rastreador que tem este feitiço, sempre sabe em que efeito se enquadra a temperatura ambiente (ou seja, ele sabe qual o efeito de menor dificuldade o protegerá da temperatura ambiente).
    Resistência Elemental. 1: Protege o Rastreador de 5º a 45º.
    Resistência Elemental 3: Protege o Rastreador de -5º a 55º.
    Resistência Elemental 5: Protege o Rastreador de -15º a 65º.
    Resistência Elemental 7: Protege o Rastreador de -35º a 85º.
    Resistência Elemental 10: Protege o Rastreador de quaisquer extremos naturais de temperatura.

Acho que todos concordam que esse nome fica melhor, até mesmo para não confundir com outras magias que têm elemental no nome;
    Bom, que tal o efeito 10 não ser quaisquer limites de temperatura e sim usarmos como base o a temperatura mais quente e mais fria em tagmar? Se bem que não creio que haja lugares mais frios que - 35 graus e mais quente que 85 graus. Tecnicamente ele estaria totalmente protegido das temperaturas. Mesmo sem o efeito 10 o rastreador tem uma vantagem de 5 rodadas para aguentar qualquer temperatura mesmo, é menos estranho que ele aguentar 1 dia todo em qualquer temperatura.

AVDACES FORTVNA IVVAT
    #6 Joao Enviado : 14/08/15 14:05
    tamém gostei da mudança de nome. eu eliminaria ou mudaria o efeito 10.

O efeito é útil se o rastreador precisar salvar um bebe dentro de uma casa em chamas em 5 rodadas. por isso eu mudaria um pouco os efeitos, eu tiraria o texto "5 rodadas" do caput e :

Citação:

Resistência Elemental. 1: Protege o Rastreador de 5° a 45°. Dura 5 rodadas fora destes extremos.
    Resistência Elemental 3: Protege o Rastreador de -5° a 55°. Dura 8 rodadas fora destes extremos.
    Resistência Elemental 5: Protege o Rastreador de -15° a 65°. Dura 12 rodadas fora destes extremos.
    Resistência Elemental 7: Protege o Rastreador de -35° a 85°. Dura 20 rodadas fora destes extremos.
    Resistência Elemental 10: Protege o Rastreador de -35° a 85°. Dura meia hora fora destes extremos.

O efeito poderia ser qualuqer criatura e o alcance o toque. O ritual poderia ser comer uma folha de hortelã.Feliz

PS: a notação se lê "quinto" ou "grados". O "graus" é 5°.
    #7 samuel.azevedo Enviado : 14/08/15 14:39
    Também acho que ele deveria poder ajudar seus aliados e criaturas a se protegerem com esta magia.
    #8 Alisson Enviado : 14/08/15 16:00
    samuel.azevedo escreveu:
    Também acho que ele deveria poder ajudar seus aliados e criaturas a se protegerem com esta magia.

Quanto a isso eu não tenho muita certeza. O rastreador é a profissão mística mais combativa, acredito que sua atuação esteja mais focada em ser um guia, ter vinculo com a natureza. Essa parte de dar bônus para aliados, na minha opinião fica mais para: sacerdotes, bardos e magos. Contudo se todos estiverem de acordo podemos acrescentar essa parte.
    AVDACES FORTVNA IVVAT
    #9 samuel.azevedo Enviado : 14/08/15 16:59
    Um guia não pode proteger seus companheiros, ou a quem ele foi contratado para levar de um lugar ao outro?
    #10 Alisson Enviado : 15/08/15 00:42
    samuel.azevedo escreveu:
    Um guia não pode proteger seus companheiros, ou a quem ele foi contratado para levar de um lugar ao outro?

Pode, mas não necessariamente aumentando as resistências de todos.
    Enfim, se todos estoverem de acordo, eu estarei também.
    AVDACES FORTVNA IVVAT
    #11 Alisson Enviado : 15/08/15 15:41
    Citação:

Resistência Elemental. 1: Protege o Rastreador de 5° a 45°. Dura 5 rodadas fora destes extremos.
    Resistência Elemental 3: Protege o Rastreador de -5° a 55°. Dura 8 rodadas fora destes extremos.
    Resistência Elemental 5: Protege o Rastreador de -15° a 65°. Dura 12 rodadas fora destes extremos.
    Resistência Elemental 7: Protege o Rastreador de -35° a 85°. Dura 20 rodadas fora destes extremos.
    Resistência Elemental 10: Protege o Rastreador de -35° a 85°. Dura meia hora fora destes extremos.

Então, se a gente colocar que a magia vai durar muito tempo fora do dos extremos da magia, vamos dar ao rastreador a capacidade de ficar 30 dentro de um vulcão?
    Acho melhor deixarmos as 5 rodadas originais da magia.

AVDACES FORTVNA IVVAT
    #12 Alisson Enviado : 15/08/15 15:57
    Texto Atualizado com o novo título:
    Citação:
    Resistência Climática

Resistência Climática 1: Protege o Rastreador de 5º a 45º.
    Resistência Climática 3: Protege o Rastreador de -5º a 55º.
    Resistência Climática 5: Protege o Rastreador de -15º a 65º.
    Resistência Climática 7: Protege o Rastreador de -35º a 85º.
    Resistência Climática 10: Protege o Rastreador de quaisquer extremos naturais de temperatura.

Estava vendo sobre a temperatura que o ser humano pode aguentar nesse link.
    Tira muitas dúvidas inclusive para criar penalidades para os jogadores. No link fala a temperatura que máxima e mínima que o corpo humano aguenta sem considerar a umidade e o vento. Acho que vai servir de base.

Citação:
    A busca pela maior temperatura suportada pelo corpo humano se iniciou no século XVIII, por meio do médico inglês Charles Blagden, e de uma forma não muito comum: Sr. Blagen resolveu entrar num cômodo aquecido a 105°C, tendo conseguido permanecer no local por 15 minutos. Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos agüentar: 127ºC, por 20 minutos.

Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas. Nesse sentido, quando o ar está seco, podemos suportar maiores temperaturas, uma vez que o suor rouba calor do corpo e evapora. Já quando o ar está úmido, qualquer temperatura acima dos 40ºC pode se tornar insuportável, pois o mesmo não encontra condições de evaporar e amenizar a temperatura do corpo.
    AVDACES FORTVNA IVVAT
    #13 Joao Enviado : 17/08/15 16:45
    Tem uma experiência de física muito interessante e audaciosa: um ser humano pode botar e retirar a mão dentro de nitrogênio líquido (esse teste eu fiz!) ou de ferro derretido (esse eu não fiz) em menos de um segundo que a umidade da mão protegerá o corpo. Talvez isso ajude na descrição da magia.

Eu gostei das mudanças. Poderia colocar a temperatura extrema de 310°C como nível 9.
    Isso seria bastante legal.

Será que seria necessário uma pequena tabela de temperaturas extremas? Tipo:

à nível do mar e nas condições naturais de temperatura e pressão temos:
  • aǵua fervente: 100°C
  • óleo fervente: 260°C
  • Ignição da madeira: 232°C (inflama -- pega fogo-- aos 204°C)
  • Ignição do álcool: 370°C (inflama -- pega fogo-- aos 13°C)
  • Lava --1200°C
  • Ferro quente -- 2000°C
    Tipo de fogo
  • fogo vermelho quase invisível : 1600°C
  • fogo vermelho amarelado : 2500°C
  • fogo azul-amarelo (ou verde): 4000°C
  • fogo azul :6000°C

Lembre-se que o correto é 25°C e não 25º.
  • #14 Alisson Enviado : 17/08/15 20:26
    Agora fiquei com dúvida, vamos usar como base o limite humano ou a temperatura das coisas?
    Think
    AVDACES FORTVNA IVVAT
    #15 Joao Enviado : 17/08/15 22:21
    Alisson escreveu:
    Agora fiquei com dúvida, vamos usar como base o limite humano ou a temperatura das coisas?
    Think

uai? Eu acho que não entendi... isso influenciaria muito a magia?Anxious
    #16 Alisson Enviado : 18/08/15 00:19
    Sim, porque o limite humano não é tão grande como as temperaturas que você listou acima.
    AVDACES FORTVNA IVVAT
    #17 Joao Enviado : 19/08/15 11:52
    Alisson escreveu:
    Sim, porque o limite humano não é tão grande como as temperaturas que você listou acima.

hum... na verdade eu não sugeri sair do limite humano. eu só coloquei os valores para se ter uma ideia de temperaturas...

Bem, mas parando para pensar, se colocar apenas o limite humano a "mágica" não seria lá essas coisas. Acho que os efeitos maiores poderiam sair um pouco do "humanamente possível", Afinal, magia é realizar algo "humanamente impossível", né? Dancing
    #18 Alisson Enviado : 19/08/15 12:07
    Sim, nos efeitos maiores pode dar uma extrapolada, rsrs. Mas não ao ponto de ser 'quaisquer temperaturas' acho que aí já é demais. Também é importante lembrar que essa magia protege o evocador e não seus itens. Por exemplo, atualmente, como o nível máximo permite aguentar quaisquer temperaturas o rastreador poderia entrar num vulcão em atividade ,rsrs, mas sua roupa e itens seriam destruídos.
    AVDACES FORTVNA IVVAT
    #19 Alisson Enviado : 25/08/15 11:07
    Estive pensando e acho que seria melhor usar a temperatura dos ambientes e de alguns líquidos muito quentes como base, isso ajudaria o mestre na hora de saber se a magia funcionou ou não.
    AVDACES FORTVNA IVVAT
    #20 Alisson Enviado : 06/09/15 11:05
    Gostaria de lembrar a todos que esta magia está contida não só na lista básica dos rastreadores, mas também está na lista do Colégio Elemental. Então, ao revisarmos, estaremos fazendo isso para as duas listas ao mesmo tempo.

Abraços.
    AVDACES FORTVNA IVVAT
    #21 Alisson Enviado : 11/09/15 10:39
    Texto Atualizado
    Citação:

Resistência Climática

O Rastreador que tem este feitiço sempre sabe em que efeito se enquadra a temperatura ambiente (ou seja, ele sabe qual o efeito de menor dificuldade o protegerá da temperatura ambiente).

Resistência Climática 1: Protege o Rastreador de 5ºC a 45ºC.
    Resistência Climática 3: Protege o Rastreador de -5ºC a 55ºC.
    Resistência Climática 5: Protege o Rastreador de -15ºC a 65ºC.
    Resistência Climática 7: Protege o Rastreador de -35ºC a 85ºC.
    Resistência Climática 10: Protege o Rastreador de quaisquer extremos naturais de temperatura.

Dúvidas:
  • O que vocês acham melhor: usar a temperatura de certos objetos como base (óleo fervendo, lava, gelo etc) ou colocar a temperatura em graus Celsius?

• Sobre a umidade do ar, é necessário falar sobre ela em cada efeito?

AVDACES FORTVNA IVVAT
  • #22 samuel.azevedo Enviado : 11/09/15 11:12
    Alisson escreveu:
    Texto Atualizado

Dúvidas:
  • O que vocês acham melhor: usar a temperatura de certos objetos como base (óleo fervendo, lava, gelo etc) ou colocar a temperatura em graus Celsius?

• Sobre a umidade do ar, é necessário falar sobre ela em cada efeito?

• Acho que mencionar o dano devido a coisas muito quentes ou muito frias deve ser tratado na magia que absorve dano, acho que é Armadura Elemental.

Sugestão:

Resistência Climática 1: Protege o Rastreador de 5ºC a 45ºC e das intempéries de climas muito secos ou muito úmidos.
    Resistência Climática 9: Protege o Rastreador de quaisquer extremos naturais de temperatura.

Aliás, além da temperatura, poderia citar condições climáticas como: chuva, tempestade, ambiente com neve com céu limpo, ambiente com neve e nevasca, deserto, tempestade de areia, etc.

Acho que falta em algum livro regras e informações do que os personagens podem sofrer em cada condição climática, e quais condições são piores que as outras... Sem a noção destas penalidades pode ser que esta magia não seja tão procurada. Ah, também poderia haver alguma relação com os climas de Controle Climático.
    #23 Alisson Enviado : 12/09/15 13:45
    Gostei da proposta, mas no caso de ar seco ou úmido vai ser falado em todas os efeitos?
    AVDACES FORTVNA IVVAT
    #24 samuel.azevedo Enviado : 12/09/15 14:12
    Podem ser efeitos cumulativos...
    #25 Alisson Enviado : 18/09/15 09:01
    Que tal deixarmos essa magia com efeitos nos números pares? A partir do efeito 2, é claro.

No momento as magias tem os efeitos nos níveis:

Ímpares:6
    Pares:3
    Todos:2

Passaria a ser este número, já ficaria bem mais satisfatório, pois o rastreador teria mais novidades ao passar de Estágio. o Que vocês acham?

Ímpares- 5
    Pares- 4
    Todos- 2

E com a magia orientação, que julgo ser da lista básica dos rastreadores e está perdida e outra lista, rsrs, esta também tem seus efeitos pares. Então contando com ela a lista ficaria assim:

Ímpares- 5
    Pares- 5
    Todos- 2

Acho que este modelo ficaria ótimo.
    AVDACES FORTVNA IVVAT
    #26 samuel.azevedo Enviado : 18/09/15 09:06
    Sim! Veja os tipos de climas na magia Controle Climático; os efeitos aqui poderiam proteger contra os climas de lá entre outros...
    #27 Alisson Enviado : 18/09/15 09:08
    samuel.azevedo escreveu:
    Sim! Veja os tipos de climas na magia Controle Climático; os efeitos aqui poderiam proteger contra os climas de lá entre outros...

Claro, já ia fazer isso. Só queria a opinião sobre o número dos efeitos para não ter retrabalho.
    AVDACES FORTVNA IVVAT
    #28 Alisson Enviado : 18/09/15 09:29
    Texto Atualizado
    Citação:

Resistência Climática

Este feitiço protege o evocador contra extremos de frio e calor de origem natural. O feitiço também protege o evocador contra o excesso ou a falta de umidade do ar, tornando-o praticamente invulnerável às condições ambientais. Não é conferida proteção contra nenhum tipo de fogo ou frio mágico, qualquer que seja a sua origem. O grau de proteção conferido ao evocador depende do efeito usado.

Cada um dos efeitos deste feitiço tem uma faixa de operação. Caso a temperatura ambiente esteja dentro desta faixa, o evocador estará completamente protegido de seus efeitos adversos. Caso a temperatura esteja fora dos limites do efeito usado, o feitiço protegerá o evocador por 5 rodadas e então entrará em colapso.

O evocador que tem este feitiço sempre sabe em que efeito se enquadra a temperatura ambiente (ou seja, ele sabe qual o efeito de menor dificuldade o protegerá da temperatura ambiente). Os efeitos são cumulativos.

Resistência Climática 1: Protege o evocador de 5ºC a 45ºC e de quaisquer problemas causados pela umidade do ar ou a falta desta.

Resistência Climática 2: Protege o evocador de -5ºC a 55ºC e das penalidades de uma tempestade de areia.

Resistência Climática 4: Protege o evocador de -15ºC a 65ºC e de gases nocivos naturais, como o de pântanos.

Resistência Climática 6: Protege o evocador de -35ºC a 85ºC e de tempestades fortes com ou sem relâmpagos.

Resistência Climática 8: Protege o evocador de -50ºC a 100ºC e de terremotos de quaisquer magnitudes.

Resistência Climática 10: Protege o evocador de quaisquer extremos naturais e de temperatura.

Dúvidas e sugestões:
  • Devido esta magia estar na lista do colégio elemental troquei o nome 'rastreador' por 'evocador';
  • Os efeitos estão bons?
  • O que mais poderia ter nesta magia?
  • Na atual descrição, qualquer efeito pode ser utilizado para resistir a qualquer problema de temperatura, mas se não for do seu efeito durará apenas 5 rodadas;
  • É necessário dizer que esta proteção não se aplica aos itens do evocador?
  • Esta magia pode ser usada fora de ambiente natural?

AVDACES FORTVNA IVVAT
  • #29 Nironde Enviado : 22/09/15 13:31
    Ao meu ver uma criatura como um Dragão tem Halito Flamejante e que claro consumiria qual quer um.

Por um lado não vejo nada de errado uma vez com que não tenha sido definido quanto ao uso de quantos graus teria uma baforada de um Dragão de Fogo ou Gelo.

Mas também o mesmo sobre proteção climática. Pois a final querem deixar mais próximo da realidade sendo que o jogo é mesmo Fantasia Medieval não vamos esquecer deste detalhe né, pois espero que isso tenha importância.

Citação:

Pra mim tá, Ok.
    #30 Ketalel Enviado : 22/09/15 14:19
    Alisson, vamos por partes:

1 - Realmente tem que tirar o termo Rastreador, onde ele ainda aparece, e trocá-lo por evocador;
    2 - Os efeitos são bons;
    3 - Para mim a magia está boa;
    4 - Não entendi sua colocação;
    5 - É necessário dizer sobre os itens;
    6 - Não vejo problema da magia ser executada fora do ambiente natural.
    Usuários visualizando este tópico
    Guest (2)
    2 Páginas 12>
    Ir para o Fórum