Discutir Histórico Ver Versão Atual Editar Pesquisar
Leitura de Hábitos .  

Evocação: Instantânea

Alcance: Pessoal

Duração: Instantânea

Alguns aventureiros viajam por diversos locais aprendendo e convivendo com as mais diversas culturas de Tagmar. Toda essa experiência confere a certos místicos o poder de identificar apenas pelos gestos, sotaques ou hábitos algumas características de uma pessoa, como sua nacionalidade, classe social ou até mesmo profissão. Observe que essa magia não exige nenhum tipo de Resistência à Magia e o evocador poderá evocar essa magia discretamente, obtendo na mente a leitura daqueles hábitos da pessoa escolhida.

No entanto caso a pessoa esteja forjando algum hábito, o evocador deverá fazer um teste de Percepção contra dificuldade estipulada pelo MJ. Caso o místico passe no teste terá conhecimento de que a pessoa está fingindo ser alguém que não é. Caso não passe, ele será enganado e irá interpretar os gestos como se eles fossem autênticos. No nível 7, no entanto, o evocador não poderá mais ser enganado por esse tipo de farsa.
  • Leitura de Hábitos 1: O evocador consegue identificar a classe social exata de uma pessoa. Ex: Este homem é um nobre.
  • Leitura de Hábitos 3: O evocador consegue identificar com exatidão a origem de uma pessoa. Ex: Este humano é de Filanti.
  • Leitura de Hábitos 5: O evocador consegue identificar de forma aproximada a profissão de uma pessoa. Ex: Este homem é um comerciante, esta mulher lida com artes místicas. Neste nível, qualquer teste de percepção para descobrir se a pessoa está simulando um hábito tem um nível a menos de dificuldade.
  • Leitura de Hábitos 7: O evocador consegue identificar com precisão e detalhes a origem, classe social a profissão de uma pessoa e ainda algumas outras informações. Ex: Este homem vem de Saravossa e é um mago. Pelas suas vestes ele deve ser líder de alguma instituição importante, sendo dessa forma um nobre. Seu modo de falar e agir mostra que ele é casado e que, provavelmente, tem ao menos um filho. Neste nível o evocador saberá se a pessoa está ou não fingindo algum hábito ou gesto.