Discutir Histórico Ver Versão Atual Editar Pesquisar
Lenda Viva .  

Evocação: Ritual

Alcance: Toque

Duração: Variável

As histórias e lendas são um componente marcante na vida das pessoas. São elas que mantém a esperança e registram os fatos, se tornando a cultura do povo. Entretanto, muitas vezes elas são esquecidas e se tornam meramente atrativos para estrangeiros, perdendo o significado para o próprio povo.

Com o encanto Lenda Viva, o evocador consegue reviver a lenda de um determinado local, a tal ponto que todos os acontecimentos que venham a ocorrer sob a localidade serão relacionados à lenda. Para que o encanto possa ser evocado, o evocador deverá conhecer o local e a lenda que nele se dissemina. Depois disso, ele deverá escolher algum item, de dimensões máximas 2m x 2m x 2m que possa ter alguma relação com a lenda. Por último, através de um ritual, que exigirá sacrifícios que variarão conforme o nível de dificuldade, o evocador imbuirá uma aura no objeto e todo aquele que olhar para o objeto e que tenha conhecimento da lenda, deverá fazer um teste de Resistência à Magia. Caso passe, nada lhe ocorrerá. Caso não passe, a pessoa acreditará que essa lenda irá se renovar e caso haja profecias inclusas na lenda, que elas serão cumpridas. Assim, tudo o que vier a acontecer na cidade será para essa pessoa a prova de que a lenda retorna e a profecia será cumprida.

Exemplo: O evocador vai até uma cidade e descobre lá uma lenda que dizia que há muito tempo naquela cidade um poderoso necromante foi queimado na fogueira, mas enquanto era queimado, rogava maldições dizendo que um dia voltaria para se vingar. Escolhendo um crânio como objeto, o evocador o imbui com uma aura, fazendo com que toda pessoa que conheça a lenda e o aviste deva fazer um teste de Resistência à Magia. Caso a pessoa não obtenha sucesso, acreditará que o necromante irá retornar para fazer sua vingança. Todo o evento que ocorrer na cidade será, para essa pessoa, um indício da volta do necromante. Assim se aparecer um corpo nos arredores da cidade, ou ocorrer uma grande tempestade ou houver algum surto de doença, tudo isso será considerado como os efeitos do retorno no necromante.

Observe que esse encanto também pode se aplicar a lendas de cunho positivo como o retorno de um grande herói, a aparição de um enviado e etc.

Uma vez a lenda revivida, pode-se tirar vários proveitos disso. Em um local aonde se espera o retorno de um herói, um grupo de aventureiros poderá se apresentar como representantes dele, conquistando facilmente a simpatia do povo. Em uma outra localidade, aonde se acredita que o necromante irá retornar, o líder poderá se utilizar disso para atribuir mais poder a si mesmo, conseguindo consentimento da população para prender qualquer pessoa que pareça suspeita e etc.

A duração da magia varia conforme o nível utilizado. Entretanto, caso o item seja destruído, não haverá mais como as pessoas passarem a crer na volta da lenda. No entanto, as pessoas já afetadas permanecerão até que a duração se esgote. Um outro fator importante é que para se destruir o item é necessário passar em um teste de Resistência à Magia contra força de ataque do nível da magia. Caso não consiga, a pessoa que tentar destruir o item sentirá um grande poder vindo daquele item, acreditando ser amaldiçoada caso ouse se aproximar. Caso passe, por outro lado, o item poderá ser destruído.
  • Lenda Viva 1: Dura 1 dia e o ritual custa . 1moeda de ouro.
  • Lenda Viva 3: Dura 1 semana e o ritual custa 3 moedas de ouro.
  • Lenda Viva 5: Dura 1 mês e o ritual custa 6 moedas de ouro.
  • Lenda Viva 7: Dura 1 ano e 1 dia e o ritual custa 12 moedas de ouro
  • Lenda Viva 9: Dura 13 anos e o ritual custa 24 moedas de ouro.