Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : 🔥 Força Paraelemental (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 3 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

🔥 Força Paraelemental
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/12/22 09:52
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Esta tarefa é para avaliar a nova magia Força Paraelemental.
#2 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/12/22 10:36
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Magia criada, por favor comentem e deem sugestões.
#3 rodolfo Enviado : 04/12/22 16:17
Jogador: rodolfo
EF:
EH:
Karma:
Olá, Marcelo. Seguem umas observações sobre a magia.
1. Essa parte ficou confusa:
Citação:
Não é possível se evocar os efeitos de terra e água se esta não estiver presente no local. Para os efeitos de terra, somente onde ela estiver presente é que a magia se manifesta.
. Não poderia simplificar a magia dizendo que "É necessário que ao menos um dos elementos esteja presente no local alvo da magia"?

2.Também achei confuso usar a expressão "Idem ao anterior", se cada nível dá um efeito diferente.

3.Achei o redutor de -10 no nível 4 poderoso demais. Praticamente tão poderosa quanto escuridão 8.



#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/12/22 10:30
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
rodolfo escreveu:

1. Essa parte ficou confusa:
Citação:
Não é possível se evocar os efeitos de terra e água se esta não estiver presente no local. Para os efeitos de terra, somente onde ela estiver presente é que a magia se manifesta.
. Não poderia simplificar a magia dizendo que "É necessário que ao menos um dos elementos esteja presente no local alvo da magia"?


Ajustei

rodolfo escreveu:

2.Também achei confuso usar a expressão "Idem ao anterior", se cada nível dá um efeito diferente.


Retirado

rodolfo escreveu:

3.Achei o redutor de -10 no nível 4 poderoso demais. Praticamente tão poderosa quanto escuridão 8.


Reduzi.




#5 Nazom Enviado : 05/12/22 10:44
Jogador: Nazom
EF:
EH:
Karma:
Tem que pensar no 1m de raio, pois então a geomanipulacao deveria ter o mesmo critério, pois normalmente magias de area falham quando tem ser com aura no local.

Talvez a magia deveria falhar caso tenha ser com aura no local.
#6 Nazom Enviado : 05/12/22 10:52
Jogador: Nazom
EF:
EH:
Karma:
Acho que nível 1 deveria ser -2 e nível 4 ser -5 no máximo.

O nível 8 com dano 32 com 1 raio eletrico para cada 1 que estiver na área tb pode ser muito forte. Áreas onde inimigos (imaginem uns 5) teriam que passar pode ter o dano muito alto.

Magias estratégicas como essa deveriam ter dano reduzido. Imagino que limitar a quantidade de raios(talvez máximo de 2 ou 3 por rodada?) E dano máximo 24.

Apenas uma ideia.
#7 Fábio_CM Enviado : 05/12/22 11:32
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Achei que 10 metros de raio é muita coisa para os efeitos. Se fossem 10 metros de diâmetro já seria um bocado.
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/12/22 11:41
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Nazom escreveu:
Acho que nível 1 deveria ser -2 e nível 4 ser -5 no máximo.

O nível 8 com dano 32 com 1 raio eletrico para cada 1 que estiver na área tb pode ser muito forte. Áreas onde inimigos (imaginem uns 5) teriam que passar pode ter o dano muito alto.

Magias estratégicas como essa deveriam ter dano reduzido. Imagino que limitar a quantidade de raios(talvez máximo de 2 ou 3 por rodada?) E dano máximo 24.

Apenas uma ideia.


Reduzi as penalidades. Menos fica inútil. O dano reduzido para 28. Menor aí é melhor usar bola de fogo.

Note que a área é fixa e quem estiver pode sair fácil da área. A grande utilidade é criar uma área de defesa.

Fábio_CM escreveu:
Achei que 10 metros de raio é muita coisa para os efeitos. Se fossem 10 metros de diâmetro já seria um bocado.


Fabio, como é uma área fixa, como expliquei acima, quem estiver pode sair fácil da área. A grande utilidade é criar uma área de defesa. È mais utilitária que ataque, já que a evocação é de uma rodada e deixa claro que quem estiver na área tem tempo de sair.
#9 Fábio_CM Enviado : 05/12/22 13:12
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Fabio, como é uma área fixa, como expliquei acima, quem estiver pode sair fácil da área. A grande utilidade é criar uma área de defesa. È mais utilitária que ataque, já que a evocação é de uma rodada e deixa claro que quem estiver na área tem tempo de sair.

A questão é o tamanho da área. Dez metros de raio, ou 20 de diâmetro, significa uma área maior do que uma casa comum, uma embarcação grande e, certamente, mais da metade ou quase a totalidade de quase qualquer mapa de combate que se utilize. Ou seja, é uma magia que afetará, na maioria das vezes, todo o campo de batalha.
#10 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/12/22 13:15
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Sim, mas é indiscriminada. Afeta a todos, incluindo o próprio grupo. Tá na descrição que o mago pode reduzir a área.

De qualquer forma, em uma rodada quelquer um pode sair da área ou passar por ela.

VEjo esta magia servindo para atrasar ou bloquear o avanço do inimigo.


#11 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/12/22 13:57
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
PS: posso reduzir a área, mas será que vai ser útil? Com uma área pequena o inimigo simplesmente pula fora ou contorna.
#12 Artorius Enviado : 05/12/22 14:47
Jogador: Artorius
EF:
EH:
Karma:
exceto se conjurar um lamaçal para impedir o movimentos, depois conjurar uma tempestade de raios. kkkkk

ai não tem fuga... e os arqueiros podem fazer a festa com ataques oportunos... Dancing

ou o clérigo evoca correntes e depois o mago conjura lava. e por ai vai.... kkkkk
#13 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/12/22 16:02
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Como disse, boa magia para deter inimigos chegando. No meio do combate corpo a corpo não dá né?
#14 Artorius Enviado : 06/12/22 10:21
Jogador: Artorius
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Como disse, boa magia para deter inimigos chegando. No meio do combate corpo a corpo não dá né?


O místico pode reduzir a area afetada, não vejo muita dificuldade de se usar num combate, o principio é o mesmo de magias de área como bola de fogo.
E também pode-se evocar a magia novamente sobre a mesma área (lama + raios).

Essa é uma magia de área que ignora a presença de Aura, e pode causar dano automático (sem resistência). essas duas condições juntas que me preocupa.


talvez seja uma solução para evitar combos:
1. impedir uma segunda conjuração da magia sobre a mesma área ja afetada;
2. efeito lava - permitir teste de resistência (RM) para evitar o dano automático (se não reduzir pela metade);
3. inserir a possibilidade de escapar do lamaçal com a Habilidade Aplicar esforço;
4. inserir no texto que a tempestade de raios atingirá um alvo aleatoriamente. se não o místico vai querer escolher em quem vai o raio;
#15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 06/12/22 10:31
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Cara... se reduzir a área o oponente simplesmente sai da área.

Note que a magia tem evocação de uma rodada e está escrito na magia: A criação do efeito da magia é lenta e vai se formando aos poucos durante a evocação, o que dá chance de quem estiver dentro sair.

Quanto as suas sugestões, respondo em negrito:
1. impedir uma segunda conjuração da magia sobre a mesma área ja afetada; Isto pode ser, pois combinar duas pode ser mortal.

2. efeito lava - permitir teste de resistência (RM) para evitar o dano automático (se não reduzir pela metade); Não vejo necessidade. Ao ver a lava se formando sobre a área em volta, a pessoa deve fugir ou ficar parada depois. Como dito, o cara tem uma rodada para fugir. E mesmo que não fuja, se fugir depois tomará uma vez só dano, pois qualquer um correndo cruza a área em menos de uma rodada.

3. inserir a possibilidade de escapar do lamaçal com a Habilidade Aplicar esforço; tem varias magias que aprisoam quando se falha em teste. Acho que não vejo muita necessidade, mas podemos por um teste por rodada.

4. inserir no texto que a tempestade de raios atingirá um alvo aleatoriamente. se não o místico vai querer escolher e. Não é um alvo aleatório, é todos que estão lá. O mago não escolhe. Vou melhorar o texto.
#16 Fábio_CM Enviado : 06/12/22 14:40
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Não é tanto por uma questão de poder, já que afeta todo mundo (embora a possibilidade de combos seja grande). Não gosto do mago conseguir diminuir a área, por que isso sim a deixa mais poderosa.

Mas me refiro ao tamanho do efeito principalmente por uma questão de aplicabilidade em jogo. Ela prejudica a dinâmica de uma forma geral porque é maior do que a maioria dos mapas (todos das Aventuras prontas, eu acho), e Tagmar é muito direcionado ao uso de mapas.

Vou pegar uns exemplos bem práticos. Em "O Templo e o Casamento" temos alguns mapas. A Fortaleza Águas Profundas, por exemplo, tem dimensões de 13 m x 9 m, ou menos (alguns tem menos do que 10 m). O templo com as colunas em homenagem aos deuses tem 11 m x 15 m. A antecâmara 9 x 11. Em "A Ilha dos Corvos" os mapas não tem mais do que 14 m. A mesma coisa em "O Torneio" com exceção, talvez, da Arena. TODA a mansão de Taurkan tem 16x11 metros. Obviamente que as salas tem bem menos do que isso. Esta magia afeta 20 metros.

Resumindo, essa magia e outras com áreas muito grandes (eu diria com mais do que 5 ou 6 metros de raio, equivalente a 10 ou 12 m de diâmetro) tem um potencial para afetar todo mundo. Isso não deixa margem para estratégia, que é uma parte importante do jogo.

Artorius escreveu:
Cara... se reduzir a área o oponente simplesmente sai da área.

A ideia não é essa? Eu vejo magias como essa sendo úteis para se controlar o campo de batalha. O mago isola uma parte da área de combate, direcionando seus inimigos para onde ele quer.

Artorius escreveu:
O místico pode reduzir a area afetada, não vejo muita dificuldade de se usar num combate, o principio é o mesmo de magias de área como bola de fogo.

Bola de fogo tem esse GRANDE problema de afetar uma área gigante. Eu achei que teríamos a oportunidade de rever isso na revisão, mas parece que as magias só estão sendo revistas para ficarem mais e mais incríveis...
#17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/12/22 09:37
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
pronto, ajustei 5 coisas:

1) Reduzi a área para 10 de diâmetro.
2) Tem uma restrição para impedir evocar mais de um efeito sobre a mesma área.
3) Ajustei o texto para deixar só numa lista a explicação básica das combinações
4) Deixai claro que a nuvem de raios ataca todos que permanecerem ou atravessarem a área.
5) Coloquei que a pessoa pode tentar repetir o teste para se soltar.
#18 Artorius Enviado : 07/12/22 11:44
Jogador: Artorius
EF:
EH:
Karma:
Fala Galera...

Acho que esta ok. Applause Applause

Único ponto Marcelo, que falei sobre escapar do lamaçal, a ideia não era sobre necessidade de fazer teste a cada rodada, mas poder usar a Habilidade Aplicar Esforço (Difícil), que pelo menos da uma outra alternativa para quem não possuir a Habilidade Escapar. Think
#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/12/22 14:49
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Acho que não é questão de força... Escapar me parece bem lógico.
#20 Artorius Enviado : 08/12/22 10:33
Jogador: Artorius
EF:
EH:
Karma:
Fala Marcelo....

A ideia que sugeri não é para remover o Escapar mas adicionar tbm Aplicar Esforço.

Tendo a possibilidade de usar qualquer uma das duas...



ou apenas Escapar se encaixa?Think
#21 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/12/22 14:27
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Acho que escapar é a habilidade. E venhamos, numa aventura com uma magia nível 10, porque o personagem não comprou nível nesta habilidade!!!??? 😱
#22 Edilton Oliveira Enviado : 10/12/22 14:06
Jogador: Edilton Oliveira
EF:
EH:
Karma:
Grande Marcelo,

Gostei da ideia da magia!

Algumas dúvidas:

- Até onde eu sei, ar com fogo não dá raio (tá meio forçado), então porque em vez de dizer que combina 2 elementos, não diz, por exemplo, que “essa magia cria uma área derivada dos elementos originais (terra, água, ar e fogo), chamado de paraelemento, a saber:”
* Lama – toda a terra que estiver…

- Ainda não consegui identificar se é bom o alcance de 5m ser fixo… Por exemplo, para um personagem que tenha nível 10, pelo tipo de inimigo que enfrenta, 5m de raio por 10 rodadas, tô achando pouco…
#23 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/12/22 09:30
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Edilton,

o lance dos raios sera Fogo+Ar tem a ver com as criaturas Paraelementais. Usei as que estão no livro de de criaturas. Dá uma olhada lá.

Quanto ao diâmetro do efeito, foi uma discussão (veja mais acima) onde o pessoal insistiu que 10m de raio era muito. Que acha de fazer o raio e alcance variável?
#24 Marcelo_Rodrigues Enviado : 28/12/22 09:16
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Coloquei a área variável por nível do efeito. Confiram! Feliz
#25 Artorius Enviado : 02/01/23 10:24
Jogador: Artorius
EF:
EH:
Karma:
Grande Marcelo!!!

Pra mim ficou excelente! Applause
Acho que só precisa aumentar o alcance para 15m, para no efeito 10, o evocador não ficar dentro o limite da área já de largada!!! Dancing
#26 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/01/23 16:37
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Alterado!
#27 Artorius Enviado : 03/01/23 09:59
Jogador: Artorius
EF:
EH:
Karma:
Grande Marcelo...

achei mais alguns pequenos ajustes para o texto.

no inicio do texto: capaz de criar em uma área de até 5m de raio (o evocador pode diminuir ao evocar)
como agora a area muda de acordo com o efeito poderia ficar: capaz de criar em uma área conforme descrito no efeito, e o evocador pode diminui-la ao evocar,

e
no efeito 6: causa 10 pontos de nado na EF >>> dano
#28 Marcelo_Rodrigues Enviado : 11/01/23 12:17
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Correções feitas
#29 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/01/23 14:16
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#30 Sistema de Votação Enviado : 21/01/23 00:00
Jogador: Sistema de Votação
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "?? Força Paraelemental":

Aprovado, 3 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Artorius - Aprovado
Flores - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.