Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Introdução (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 3 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

Introdução
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/10/23 14:58
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Este tópico é para avaliar o capítulo introdutório
#2 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/10/23 14:59
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Comentem o texto da TagmarPedia!
#3 Alan Emmanuel Enviado : 03/11/23 08:55
Jogador: Alan Emmanuel
EF:
EH:
Karma:
Salve salve confrades.

Gostei demais do texto. Dá realmente vontade de jogar com um colégio desses quando a gente lê a introdução 😃

Minhas observações são:

- Onde diz: "durante milênios, os colégios…" colocar "centenas de anos" a maioria dos colégios não é tão velha… acho que nenhum chega a mais de 1000 anos. Mas posso estar enganado e não tenho tempo de conferir agora...

- Onde diz "capaz de abrir os portões do inferno" colocar: "levantar os mortos" afinal nossos magos não abrem portão nenhum do inferno 😝 ou pelo menos não devem kkkkkk

- o item 1.2 é desnecessário, na minha opinião, pois já sabemos disso de outros livros, e está deixando a introdução maior do que se deve…

- Por fim, o mais preocupante: a introdução, a meu ver, promete algo que, na verdade, não entregamos nesse livro. Dá a entender que vamos destrinchar cada colégio e revelar TUDO sobre cada um deles (história, locais importantes, intrigas, etc.)… Mas na verdade, nesse livro nós não entregamos TUDO sobre os colégios… aliás, bem longe disso! E essa era a proposta. Apesar de mencionar todos esses elementos, eles são apenas pincelados, na minha opinião. Esse livro é, antes de tudo, uma grande fonte de inspiração e sementes de aventura para que CADA MESTRE possa desenvolver SEUS próprios Colégios da SUA Tagmar. Nós apenas apontamos a direção e damos diretrizes bastante flexíveis, mas é o grupo que vai rechear essas informações e definir, de fato, o que cada colégio da magia é e como funciona… quais intrigas são verdadeiras, quais boatos são fato, ou se nenhum deles é! Penso que isso deve ficar explícito na introdução.

Forte abraço meus amigos!
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/11/23 08:43
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Alan,

Não acho que a introdução seja uma propaganda enganosa. E uma coisa poética no máximo um pouco exagerada. Para quem não tem nada sobre o o colegio o que expomos é muita coisa!!! Talvez pudesse trocar alguns termos para tirar o tom de grandiosidade.

Caio,

Quanto ao texto em si, acho que está faltando falar da seção "Intrigars e rumores", pois ela é uma boa fonte de ideias para os mestres criarem aventuras.

Outro ponto é dizer para o mestre que ele pode usar as informações para fazer a entrada do mago do grupo no colégio. Ou seja... a própria aspiração do mago pode se tornar uma aventura!
#5 CaioGu Enviado : 05/11/23 17:38
Jogador: CaioGu
EF:
EH:
Karma:
Alan Emmanuel escreveu:
Salve salve confrades.
(...)
- Onde diz: "durante milênios, os colégios…" colocar "centenas de anos" a maioria dos colégios não é tão velha… acho que nenhum chega a mais de 1000 anos. Mas posso estar enganado e não tenho tempo de conferir agora...

Ok, feito. Mas os necromantes por exemplo tem seu mito de criação ainda no segundo ciclo, os elementalistas também possuem suas bases nos cultos aos titãs, os ilusionistas na lenda de um dragão que tinha pena dos fracos que morreriam ao despertar de Trevas e Luz (titãs), os alquímicos na aparição de Parom para um tagmariano que teria a missão de ensinar seus irmãos... Os mais novos são os naturalistas e o colégio do conhecimento (que não tem referência nenhuma de data de criação).

Alan Emmanuel escreveu:

- Onde diz "capaz de abrir os portões do inferno" colocar: "levantar os mortos" afinal nossos magos não abrem portão nenhum do inferno 😝 ou pelo menos não devem kkkkkk

Não deveriam mesmo... mas... abrem. Há uma história que se encontra no prólogo do livro Senhores das Profundezas que fala literalmente de uma escada para o inferno (não é exatamente um portal ipsis literis...); outra questão importante está no livro sobre os necromantes, Gregorius seria o lendário responsável por trazer o conhecimento do uso do manda tartareo aos necromantes. E sim, os necromantes levantam mortos.

Alan Emmanuel escreveu:

- o item 1.2 é desnecessário, na minha opinião, pois já sabemos disso de outros livros, e está deixando a introdução maior do que se deve…

Eu deixaria, porque apresenta a magia no contexto do mundo, mas pode ser tirada.

Alan Emmanuel escreveu:

- Por fim, o mais preocupante: a introdução, a meu ver, promete algo que, na verdade, não entregamos nesse livro. Dá a entender que vamos destrinchar cada colégio e revelar TUDO sobre cada um deles (história, locais importantes, intrigas, etc.)… Mas na verdade, nesse livro nós não entregamos TUDO sobre os colégios… aliás, bem longe disso! E essa era a proposta. Apesar de mencionar todos esses elementos, eles são apenas pincelados, na minha opinião. Esse livro é, antes de tudo, uma grande fonte de inspiração e sementes de aventura para que CADA MESTRE possa desenvolver SEUS próprios Colégios da SUA Tagmar. Nós apenas apontamos a direção e damos diretrizes bastante flexíveis, mas é o grupo que vai rechear essas informações e definir, de fato, o que cada colégio da magia é e como funciona… quais intrigas são verdadeiras, quais boatos são fato, ou se nenhum deles é! Penso que isso deve ficar explícito na introdução.

Forte abraço meus amigos!


Mudando:
Os segredos...
Toda história de cada Colégio, desde sua fundação até os dias atuais. Você se atreveria a espionar os maiores segredos arcanos?


Para:
Os mitos fundadores...
O que se acredita, ou pelo menos se defende, como a história das confrarias mágicas. Você se atreveria a questionar esses poderosos seres em busca da verdade sobre seus passados?

Mudando:
... os templos do saber...
A organização e hierarquia dos Colégios. Onde ficam, quem são seus líderes, quais são suas ramificações. Conhecimento que traz poder!

Para:
... os templos do saber...
Por onde andariam os mágicos e como poderiam ser suas instalações. Quem seriam seus líderes e como possivelmente se organizam. A política entre os magos é tão dinâmica quanto a própria magia.

Mudando:
... e os signos do poder.
Os símbolos pelos quais os Colégios identificam seus membros e suas ideologias. E magia - todas as fórmulas de poder compendiadas através das eras, tudo revelado.

Para:
... e os signos do poder.
Os símbolos pelos quais os Colégios identificam seus membros e suas ideologias. E magia: o compendio de encantamentos que qualquer iniciado poderá ter acesso dentro de cada colégio.

Adicionando:
O conhecimento é um poder perigoso: neste tomo você encontrará informações importantes e segredos, rumores sobre intrigas seculares, mas nem tudo que se encontrar escrito é verdade, e muitas vezes o poder está em te convencerem do que é verdade ou não...

A jornada de um mago buscando ou sendo encontrado por um colégio é em si uma aventura que pode levar todo o grupo à evolução conjunta! Use essas próximas páginas com sabedoria e alcançará os resultados mágicos mais incríveis que poderia imaginar, para você e para seus companheiros de aventura.

(adicionei esses dois parágrafos pensando no que pediu o Marcelo)
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/11/23 16:01
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Caio,

ficou ótimo. Segue mais algumas coisas que eu peguei.


  • "confrarias mágicas", melhor trocar para "colégios arcanos", pois confraria é o nome do especialização dos bardos.

  • "Por onde andariam os mágicos" melhor trocar para "Por onde andariam os magos", magico é um termo que não usamos, pois remete aos "magicos de festa de aniversário"... srsrsr

  • "E magia: o compendio de encantamentos que qualquer iniciado poderá ter acesso dentro de cada colégio." este trecho pode excluir, pois no livro antigo tinha a lista de magias, agora neste livro não.

  • "mistérios milenares" não era melhor trocar para mistérios seculares?
#7 CaioGu Enviado : 25/11/23 07:08
Jogador: CaioGu
EF:
EH:
Karma:
Querido mestre, desculpe a demora.
Está feito!

Marcelo_Rodrigues escreveu:
Caio,

ficou ótimo. Segue mais algumas coisas que eu peguei.


  • "confrarias mágicas", melhor trocar para "colégios arcanos", pois confraria é o nome do especialização dos bardos.

  • "Por onde andariam os mágicos" melhor trocar para "Por onde andariam os magos", magico é um termo que não usamos, pois remete aos "magicos de festa de aniversário"... srsrsr

  • "E magia: o compendio de encantamentos que qualquer iniciado poderá ter acesso dentro de cada colégio." este trecho pode excluir, pois no livro antigo tinha a lista de magias, agora neste livro não.

  • "mistérios milenares" não era melhor trocar para mistérios seculares?

#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/11/23 13:58
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Por min fechou!
#9 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/12/23 10:08
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#10 Sistema de Votação Enviado : 12/12/23 00:00
Jogador: Sistema de Votação
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "Introdução":

Aprovado, 3 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Artorius - Aprovado
CaioGu - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.