Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
poderes mágicos e armadura [sugestão]
#1 T.REX Enviado : 14/07/08 11:10
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Equipe Tagmar

Em primeiro lugar quero parabenizar a todos por este projeto maravilhoso que, na minha concepção, é o melhor RPG brasileiro. A muitos anos conheci o Tagmar 1 e tentei jogar com meus irmãos mas recusaram e eu não tinha com quem jogar. Nunca pude testar os meus conhecimentos como 'DM', apenas imaginava sozinho as aventuras que gostaria de por em prática. Apenas sonhava. Nos tempos de hoje, depois de ter acessado o site de vocês pensei: por quê não tentar outra vez? Agora com filhos de 11 e 7 anos estou voltando a jogar Tagmar. Agora o 2. Gente por incrível que pareça as crianças estão adorando. Chamaram meus sobrinhos: outro de 11 e mais um de 8. Está divertidíssimo. Tudo bem que são crianças mas suas idéias são mirabolantes. Está certo que não posso colocar sexo e palavrões nas aventuras mas com o passar das idades as aventuras se tornarão mais interessantes.

Bom desculpe ocupar o tempo de vocês mas como novato que sou tenho dúvidas na área de magia:

1º)Os personagens que possuem poderes mágicos podem usar armaduras e elmos? Dizem que estas armaduras atrapalham a magia - que não podem atravessar o metal ou coisa parecida. É verdade?

Bem, é isso aí. Agradeço a todos.
#2 AirtonJr777 Enviado : 14/07/08 12:21
Jogador: AirtonJr777
EF:
EH:
Karma:
Colega T.Rex (este nome é uma alusão ao Tiranossauro Rex?);

Antes de mais nada, seja muito bem vindo ao projeto Tagmar 2. Pela idade dos seus filhos devo supor que o colega deva ter mais ou menos a minha idade (para mais ou para menos alguns anos): 41. Também tenho filhos, um de 15, outra de 12 e o caçula de 10. É muito interessante poder mestrar para eles (apesar de não ser muito frequente mais). Eles tem idéias que, na minha época de jogador e mestre (saudosos tempos!!) eu nem imaginaria ter!!!

Sinta-se em casa. O projeto é desenvolvido por quem ama de verdade o Tagmar (foi meu primeiro RPG) e gosta de vê-lo crescer e amadurecer, tanto na ambientação quanto no seu conteúdo de regras. Se o colega estiver disposto a trocar idéias conosco ou futuramente querer praticar uma possível "veia literária" nos auxiliando com algumas tarefas, sua ajuda é extremamente prestimosa.

Em relação ao seu questionamento, creio que a resposta para o mesmo se encontra na página 17 do Manual de Regras, que descreve a Profissão do Mago.
Transcrevo abaixo o trecho:

Citação:
"...Os magos são indivíduos voltados para o estudo de passes e escrituras místicas. Eles se consagram integralmente ao aprendizado de formas arcanas de conhecimento. Iso os afasta de outras atividades, prejudicando de certa forma suas habilidades em outras áreas (por exemplo, mesmo podendo usar armas, eles tem conhecimento militar mínimo). <u>Outra dificuldade em combate é o problema trazido pelas armaduras: elas impedem a manipulação do "mana" (energia mística presente no universo) diminuindo o contato do feiticeiro com sua fonte de poder, impossibilitando a execução de seus feitiços. Desta forma, é raríssimo encontrar um mago usuário de armaduras, sendo os rolpões folgados suas vestimentas prediletas</u>."


Em quase todos os cenários de fantasia medieval, acredito que para balancear o tremendo poder mágico que o arcano possui à medida que ele vai evoluindo de estágio, o usuário de magia está impossibilitado de usar armaduras e armas pesadas (teria um pouco de lógica no quesito armas, pois se eu me dedico inteiramente a estudar livros e tomos mágicos, eu não consigo me desenvolver em habilidades com espadas, lanças, arco e flecha, maças, etc. Já nas armaduras isto não explicaria tanto, pois o uso delas não depende de estudo ou prática, mas mesmo assim eles ficariam muito poderosos com o uso das mesmas [ou pelo menos mais difíceis de acertar, rsrsrs ], então colocaram a famosa "desculpa" de que as armaduras de metal atrapalham o contato do mago com o mana, que se você for verificar não parecerá ter muita lógica... Mas isto é RPG de fantasia, então a lógica não deve ser assim tão... lógica! Se usassem a desculpa de que as armaduras atrapalham os movimentos e posições de conjuração das magias poderia soar mais lógico mas está tudo bem!)

Mais uma vez seja MUITO bem vindo. Puxe uma cadeira na taverna do Tagmar 2, peça uma bebida e vamos conversar sobre heróis, vilões, guerreiros, magos, deuses e demônios. Tenho certeza de que o assunto é muito interessante e prazeroso!!

Um grande abraço;

Airton Jr.

This post has been edited by AirtonJr777 on Jul 14 2008, 12:25 PM


#3 T.REX Enviado : 14/07/08 14:03
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Airton,

Muito obrigado por me receber.

Sobre este trecho, ele serve para qualquer profissão como sacerdote e rastreador que possuem magia? Há um arquétipo em TAGMAR II (uma rastreadora) que possui um par de luvas. Ela tem magias. Ficaria a meu critério funcionar ou não?

Desculpe insistir neste assunto.
#4 Hector Folha-Palida Enviado : 14/07/08 14:38
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
no caso dos outros misticos:

Sacerdotes: Eles podem usar qualquer tipo de armamento e armadura, pois seus milagres(e não magias) são realizados através de preces.

Bardos: Utilizam o som para enfeitiçar seus alvos, neste caso é meio complicado cantar com um elmo fechado ou então dedilhar um alaude com luvas de ferro.

Rastreadores: Suas magias são amplificações da natureza, para isso ele deve se manter em contato e se misturar com a mesma, logo ele pode usar armaduras de couro, mas uma armadura de ferro é algo meio incomum na natureza.

Estas seriam as desculpas para cada classe mistica além do MAgo.

E Seja bem-vindo T.Rex.

Abraços


#5 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/07/08 15:18
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Para elucidar. No capítulo 5 tem o seguinte item:


5.2.8 Outros Fatores

Uso de armaduras, elmos e escudos ao evocar uma magia


O uso de armaduras, elmos e escudos podem impedir que se alguém invoque uma magia, mas isto depende de cada uma das profissões:
• Magos: ao usarem quaisquer armaduras elmos e escudos ficam impedidas de envocar quaisquer magias.
• Bardos: podem usar armaduras de couro, mas não podem usar elmos e escudos ao evocarem suas magias.
• Rastreadores: são limitados ao uso de armaduras de cota de malha parcial, e não podem usar elmos e escudos. Armaduras mais pesadas impedem de evocar seus feitiços.
• Sacerdotes: não tem uma limitação no uso de armaduras, elmos e escudos, mas ao entrarem em uma ordem fazem votos que incluem restrições de quais equipamentos de combate podem ser usados.
#6 T.REX Enviado : 14/07/08 17:35
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Gente,

Vou puxar uma cadeira nesta taverna e pedir uma bebida e alguns salgados. Tudo por minha conta.

Um forte abraço a todos.



O maior carnívoro que já pisara na face da Terra...
O maior predador que o mundo já conheceu...
O mais temível ataque da história da humanidade...

Este, é o Lagarto Tirano Rei, conhecido mundialmente como...

TIRANOSSAURO REX.
#7 AirtonJr777 Enviado : 14/07/08 17:39
Jogador: AirtonJr777
EF:
EH:
Karma:
Colega T.Rex...

Prepare muitas moedas de cobre, pois eu como e bebo muito!!!!

Estamos sempre à disposição.

Um grande abraço;

Airton Jr.


#8 Hector Folha-Palida Enviado : 14/07/08 17:55
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Se isso é uma taverna, o Rodrigues é Taberneiro.
Logo:
__Rodrigues, o amigo tá pagando uma rodada de bebida. Tráz uma daquelas pra mim. Um viva pro T.Rex aqui pessoal... e bardo toca uma música mais animada, pelamor de deus.

Brincadeiras a parte, sinta-se a vontade na taverna Tagmar 2.


#9 Falgarden Enviado : 14/07/08 18:43
Jogador: Falgarden
EF:
EH:
Karma:
Seja bem vindo, fico feliz em incentivar seus filhos ao RPG, quando usado de forma moderada é excelente para a educação das crianças. Pena que meus pais nunca foram assim, mas o contrário, ainda bem que não desisti e você também não, mesmo tendo ficado tanto tempo sem jogadores...

Boas aventuras!

PS: "Rodrigues, eu quero um Halito Flamejante por conta do T.Rex!"
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.