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Rolagem de Atributos-Estudo de probabilidade [dúvida resolvida]
#1 Joao Enviado : 22/08/09 20:57
Jogador: Joao
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Pessoal,

Não sei exatamente em que fórum postar, mas cabei percebendo um detalhe na regra de rolagem de atributos que queria comentar: é sobre a sua curva de probabilidade. Tomemos o humano como referência e vejamos as probabilidades:

Resultado__________Atributo______ Probabilidade
22_________________ 6
21_________________ 5
20_________________ 4 ______ 1 em 20 (%5)
18 a 19_____________ 3 ______ 2 em 20 (%10)
16 a 17_____________ 2 ______ 2 em 20 (%10)
13 a 15_____________ 1 ______ 3 em 20 (%15)
9 a 12______________ 0 ______ 4 em 20 (%20)
4 a 8_______________ -1 ______ 5 em 20 (%25)
1 a 3______________ -2 ______ 3 em 20 (%15)


A princípio, este humano deveria ser herói, ou seja, acima da média.

Mas ai percebo que as probabilidades de um personagem rolar os atributos 0 -1 e -2 equivale a 12 em 20 (ou 60%), sendo que de 1 a 8 (40%) é pra ficar com ponto negativo. E mais, vemos que a maior probabilidade é de sair -1 seguida de 0, e ficar com o atributo 1 tem a mesma chance de fica com o atributo -2!
É pra ser assim mesmo?
Mesmo para pessoas comuns eu imaginaria colocar mais probabilidade no valor zero de atributo...

Mas para aventureiros eu sugeriria uma pequena mudança:


Resultado __________ Atributo ______ Probabilidade
22 _________________ 6
21 _________________ 5
20 _________________ 4 ______ 1 em 20 (%5)
18 a 19 _____________ 3 ______ 2 em 20 (%10)
15 a 17 _____________ 2 ______ 3 em 20 (%15)
11 a 14 _____________ 1 ______ 4 em 20 (%20)
6 a 10 ______________ 0 ______ 5 em 20 (%25)
3 a 5 ______________ -1 ______ 3 em 20 (%15)
1 _________________ -2 ______ 1 em 20 (%5)


Comparem os números que destaquei com os números destacados na outra tabela acima. Acho que assim ficaria mais equilibrado.

A probabilidade de ficar com atributo -2 é a mesma de ficar com 4.
A maior probabilidade é de ficar com 0 seguida de 1.
Ficar com -1 ou 3 é a mesma chance. E 0, -1 e -2 ficam com 9 em 20 (45%) em chance. O que torna este rolamento menos ruim e mais heróico.
o Que acham???
#2 Hector Folha-Palida Enviado : 23/08/09 00:37
Jogador: Hector Folha-Palida
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hmmmmmmmmm... Mesmo sendo o Coordenador de regras eu não tenho a menor noção de Curva de probalidade(se for esse o caso) ou qualquer congenere...

Mas note que a regra primncipl do sistema é o de distribuir os 15 pontos em cima dos modificadores raciais.

Aguarde o Marcelo rodriguÊs se pronunciar sobre isso.^^

Abraços
#3 Joao Enviado : 23/08/09 09:08
Jogador: Joao
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Opa, Hector.

Eu sei que a regra de distribuição de pontos é a principal (até gosto mais dela), mas tem gente que gosta de rolar, por que não deixar o sistema "tinindo"?

Pra entender melhor, sugiro este experimento que é bastante ilustrativo:

Jogue um d20 50 vezes e anote os resultados (sugiro escrever em cinco linhas com 10 números para cada)

Depois faça sete colunas e escreva um valor de atributo (de 4 até -2) para cada coluna.

Agora pegue seus resultados na rolagem de d20 e marque um risco em cada coluna segundo a tabela do Tagmar.

Pronto! Você verá a distribuição dos dos resultados como te falei. Também verá que é mais provável sair resultados de -1 que 0 e 1. Quanto mais você rolar mais fino o resultado sairá. ( E olha que eu saí com um 18 e depois um 20 no início de meu experimento)

Agora um pouquinho de conta:
Imagine uma convenção de RPG onde faríamos os personagens rolando, duas mesas com 5 jogadores. São 7 atributos: 70 rolagens! É bem mais do que as rolagens que te pedi, e por isso mesmo a distribuição dos valores dos atributos vão estar mais próximos da forma como indiquei.

Ficou melhor explicado?

Abraços!
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/08/09 11:08
Jogador: Marcelo_Rodrigues
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João,

você se esqueceu que são 7 rolamentos. Logo ha um desvio da curva de probabilidade para cima, pois o jogador colocará os melhores atributos nos que ele precisa mais para a profissão escolhida. O sistema de sorteio gera personagens mais esteriotipados.
#5 Joao Enviado : 23/08/09 14:51
Jogador: Joao
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putz!!!
Pra ver como eu não uso mesmo este esquema!
Só tinha visto a tabela.
Não notei que são três rolagens com d10 e escolhe o melhor valor!!!
Mas realmente, ainda estou na dúvida... depois faço as contas direitinho. Mas acho que fica mais equilibrado do que imaginei.
(Desculpem a discussão, se for o caso limparei as masmorras como punição)
#6 Neminus Natilus Enviado : 23/08/09 16:00
Jogador: Neminus Natilus
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Além disso João ainda tem mais um porém, como o atributo é somatório de 2d10 (já que você soma as duas melhores rolagem de 3) não tem como existir atributo 1 na rolagem (eu sei que está assim no manual de regras).Então usando o mesmo diagrama que você usou para humano padrão, ficaria assim:

Resultado__________Atributo______ Probabilidade
22_________________ 6
21_________________ 5
20_________________ 4 ______ 1 em 19 (%5,263)
18 a 19_____________ 3 ______ 2 em 19 (%10,526)
16 a 17_____________ 2 ______ 2 em 19 (%10,526)
13 a 15_____________ 1 ______ 3 em 19 (%15,789)
9 a 12______________ 0 ______ 4 em 19 (%21,052)
4 a 8_______________ -1 ______ 5 em 19 (%26,315)
2 a 3______________ -2 ______ 2 em 19 (%10,526)

Então na ordem da probalidade ficaria da seguinte forma:
1º: -1
2º: 0
3º: 1
4º: 3,2,-2
5º: 4

Levando em conta que normalmente é tirado números medianos no dado (mas se o seu dado for viciado, já um outro cálculo oFeliz ) que uma rolagaem de d10 ficaria em torno de 4-7, aonde duas rolagem dessa ficaria em torno de 8-14, criando um humano realmente mediano, mas levando em consideração uma terceira rolagem que aumenta a probalidade de atributos mais alto que a média.Pensando agora no caso do atributo -2, eu não diria que a chance de tirar um -2 é a mesma chance de tirar um atributo 2 ou 3 (como diz o diagrama), tendo em vista que pra conseguir um -2, o jogador teria que tirar as seguinte combinações na rolagem: 1,1,1 ou 1,1,2; No caso do atributo 3 ou 2, as combinações da rolagem seria tão grande que esse post ficaria o dobro do tamanho que ele ficou oFeliz

Espero que eu tenha ajudado com o mes ponto de vista

OBS:Como eu sempre falo quando dou a minha opinião, se eu disse alguma asneira por favor me corrija, já que estou um pouco velho e confuso oFeliz
#7 Joao Enviado : 23/08/09 17:46
Jogador: Joao
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Olá Neminus!
É mesmo, nem tinha prestado atenção que a rolagem de 2 d10 não pode dar o valor 1 !

Mas quanto a tabela que você fez, bem ela é um pouquinho mais complicada do que isso...

tirar um 20 com dois d10 só acontece quando tirar o famoso 00. em outras palavras 1 número em 10 e 1 em 10 de novo! ou seja 1 número em 100 números (1%) que podem sair na combinação!!! a minha dúvida era quanto que escolher um outro dado isso pode ajudar no balanço.

Vejamos:
o jogador ao rolar 3d10 tem que tirar.
1 em 10 e 1 em 10
ou
1 em 10 e 9 em 10 e 1 em 10
ou ainda
9 em 10 e 1 em 10 e 1 em 10

Para obter o atributo com valor 4. (me corrijam se existir mais alguma combinação que esqueci...)

lá vai a fórmula:

(1/10 x 1/10)+(1/10 x 9/10 x1/10)+(9/10 x1/10 x 1/10)

que é 0,028 ou 2,8%, vamos aproximar para 3%...

Assim, para tirar o atributo 4 temos 3% de chance...

O problema é fazer as "continhas" (como diria um professor meu...) para o resto.
Por exemplo (vou fazer um difícil) o atributo com valor -1 ou -2 (de 2 a 8 na soma dos d10). Lembrando que o valor 0 no d10 contamos como 10:

para tirar 8 na soma dos d10 temos 7 combinações: 7 x 1/100
ou
para tirar 7 na soma dos d10 temos 6 combinações: 6 x 1/100
...
ou
para tirar 4 na soma dos d10 temos 3 combinações: 3 x 1/100

Assim na rolagem dos dois primeiros d10, para tirar o fator -1 temos a chance de:
(7+6+5+4+3)/100= 25/100

(2+1)=3/100

Assim, temos 25% de chances de tirar o atributo -1 nas duas primeiras rolagens e 3% de tirar o atributo -2, ou seja 28%. Isso deve diminuir um pouco com a terceira rolagem.
acho que vou parar as contas por aqui...
Mas deu pra pegar a idéia, né?
O negócio tá bem equilibrado sim, eu viajei no primeiro post.
Este humilde servo de Sevides fará sua penitência.
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/08/09 20:43
Jogador: Marcelo_Rodrigues
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Que nada... estamos aqui para isto mesmo! oFeliz
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