Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

DÚVIDAS [dúvida resolvida]
#1 T.REX Enviado : 17/08/09 13:24
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Prezados,

Boa tarde.

Sábado último (15/08/2009), fui mestrar uma aventura no bairro Ipanema - RJ - representando o nosso projeto. Entretanto, encontrei dois - acredito - erros que de imediato tratei de apresentá-los ao nosso Coordenador Geral Marcelo Rodrigues (que também esteve presente no evento).:-"

Abaixo as inconsistÊncias:Think

* MAPA: ao sul de Calco há uma floresta chamada FLORESTA DE ABERDIM (Aberdin com 'N' no final). E ao leste de Verrogar, há uma cidade chamada ABERDIM (Aberdim com 'M' no final). É isso mesmo? Dois nomes muito parecido mas tão distantes um do outro? Se for possível consertar isto, seria possível consertar também as montanhas do norte, igualando as montanhas do sul do mapa? Da mesma forma para as cidades que estão numa escala menor - tanto norte quanto sul?

* ARQUÉTIPO MAGO - ELFO DOURADO (masculino e feminino): consta na ficha dois campos ENERGIA FÍSICA. Um campo contendo valor 10 e o outro 12. Penso que este de valor 12 esteja errado. O mago, não possuindo armadura, os campos de EF devem ser os mesmos. Como prova disso, eu e Marcelo Rodrigues montamos este arquétipo na planilha excel, criada por nós. E o resultado deu para os dois campos 10 e 10. Qual está certo?

Enfim. Sei que para tudo isto requer do profissional, de cada ponto acima, um tempo para corrigir. Sei que é trabalhoso. Mas estamos sempre pensando no melhor para o nosso projeto.

Se eu estiver errado, por favor, me critiquem, jamais desmerecendo o belíssimo trabalho daquele que cuidou tanto do mapa quanto do arquétipo.=;

Sds. do líder do Conselho Jurássico,
#2 DiegoA Enviado : 17/08/09 14:06
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Salve mestre T. Rex, eu (Lothar Saquat), para quem nao sabe era o referido elfo dourado(mago).

Outras observações:

poderiam criar arquetipos de níveis mais elevados (nível 3, 5) ficando a escolha do mestre.. Fichas como estas seriam boas por exemplo para eventos como o de sábado, possibilitando os jogadores adentrarem e explorarem melhor as regras de Tagmar. No nível 1 pouco é exigida as regras e técnicas de níveis maiores, PARA QUE ASSIM CONSIGAMOS DESCOBRIR NOVOS ERROS NO SISTEMA.
Deixo essa dica..

Bom ter encontrado todos vcs no evento.
abço e que venha o mês q vem..oFeliz
#3 T.REX Enviado : 17/08/09 17:19
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Meu nobre Diego,

Satisfação em ler vosso post.

Com relação as fichas de estágio 3, 5, etc, cabe ao MJ criar na planilha Excel - planilha esta para downloads neste site - fichas para seus jogadores. As fichas com certeza não teriam erros como a do mago que descobrimos no evento. E posteriormente bastaria ao MJ imprimí-los e levá-los pronto para o evento a quantidade necessária.

Entretanto, para estes eventos - como os de sábado - geralmente surge pessoas para jogar um RPG sem conhecimento das regras. Para elas deve-se iniciar com estágio 1. Caso comece com estágio 3, o próprio terá dúvidas. E vai perguntar: "Por que meu personagem possui este e/ou aquele valor?"

De qualquer forma, também gostei muito de conhecer todos. E para o mês que vem tem mais. E que setembro venha com muito mais eventos.

Sds. jurássicas,
#4 DiegoA Enviado : 19/08/09 23:32
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Já q estamos falando de dúvidas, lá vai a minha..
Diz respeito sobre a aplicação do crítico, li a pag. 93 livro regras e a 25 do guia de regras resumido, e por favor verifiquem se meu raciocínio esta correto..

Desdobramento quando o personagem tem energia heróica (EH) será:
1)o mestre tira 20 no d20, atinge a energia física do meu personagem.
2)o mestre deverá jogar novamente o d20 para saber o dano se é 25%, 50%, 75% ou 100%;
3) AGORA A MINHA DÚVIDA É - a tabela de resolução para crítico ( se causará paralisia ou etc.. conforme dispõe a tabela corte, esmagamento, penetração e etc..) ela deverá ser consultada e aplicada????? com a minha leitura entendi q nesse caso ela não será aplicada.. estou certo??Brick wall

OBS: a regra só exemplifica a hipótese quando o personagem NÃO tem mais energia Heróica, mais uns 2 exemplos caia bem para esclarecer de vez por todas essa regra...


Ao contrário, no desdobramento quando o personagem NÃO tem energia heróica (EH) será:
1)basta o mestre tirar um 20 que será dano de 100% e se aplicando ainda a tabela de resolução para críticos.. Eh isso?? isso q entendi ao ler isso abaixo que transcrevi

(
Citação:
guia de regras resumido – ao receber um dano crítico quando já não tem mais energia heróica, o efeito especial (paralisia, sangramento e etc) é considerado, e o dano é sempre 100% na EF.)

#5 Neminus Natilus Enviado : 20/08/09 00:37
Jogador: Neminus Natilus
EF:
EH:
Karma:
Nos dois casos os efeitos do crítico são aplicados se possível (você não vai cortar o braço de algo que não tenha braço, se por exemplo você estiver lutando com uma serpente), mas a diferença das duas situações é a seguinte:

Alvo tem EH: o dano na EF depende do número tirado na segunda rolagem do D20 e do dano indicado na tabela do crítico

Alvo não tem EH: o dano na EF é 100%

Então nos dois casos é levado em consideração o efeito do crítico e o dano é diretamente na EF sem contar a absorção
#6 DiegoA Enviado : 03/09/09 12:33
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
e quanto a energia da armadura, ví que o crítico acerta direto na física excluido a armadura? é isso mesmo?
#7 Marcelo Villanova Enviado : 03/09/09 12:57
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Os pontos da armadura são somados direto na EF, o valor fora do parenteses e o personagme morre qdo chega a -7 e desacorda qdo chega a zero.

Ataques de surpresa completa, quando o oponente não espera ser atacado, ou quando esta amarrado, se ignora os ptos da armadura e o dano vai direto nos pontos da EF, o valor dentro dos parenteses.
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/09/09 19:50
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Uma pequena correção. No tagmar 2 mechemos nestes limites inferiores de vida. Vejam o que está escrito no manual de regras:

Citação:
O dano causado é o número de pontos de EF perdidos. Caso a Energia Física, através do dano, fique entre 0 e -5 o personagem esta ferido e fora de combate; de –6 a –10 esta ferido, fora de combate e inconsciente; e de -11 a –15 está inconsciente e gravemente ferido.
#9 Neminus Natilus Enviado : 04/09/09 00:50
Jogador: Neminus Natilus
EF:
EH:
Karma:
diego awi escreveu:
e quanto a energia da armadura, ví que o crítico acerta direto na física excluido a armadura? é isso mesmo?


Exatamente, esse parte da regra é citada na página 65 no seguinte trecho:

"Todo o dano dado por crítico atinge o adversário na
Energia Física (EF), e a armadura é ignorada, ou
seja: ela não absorve nada do ataque, mas também
não sofre avarias."

A explicação dessa regra no manual do Tagmar I, era é de que o golpe era tão bom, que acertava o alvo através de uma brecha na armadura de forma que absorção dela não era somada na EF na hora de receber o dano do crítico
#10 DiegoA Enviado : 07/09/09 20:34
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
outra dúvida: a utilização da técnica de combate : combate com escudo. Em suma esta técnica permite utilizar o escudo para defender ataques>>> consta como absoção do escudo pequeno é de 16 pontos e para o escudo grande até 24 pontos, entretanto ao olhar a página 25 do livro de regras verifiquei que o escudo pequeno só tem 3 pontos de absorção e o escudo grande 5 pontos de absorção.. é isso mesmo.. como posso tirar até 16 pontos de um escudo que so tem 3 de absorção, pega tb na minha energia física??
#11 Neminus Natilus Enviado : 07/09/09 21:43
Jogador: Neminus Natilus
EF:
EH:
Karma:
Saudações meu caro Diego, novamente venho dá auxílio a quem necessita (mas se eu me perde desvaneios tolos não se preocupe =p~ )

Vou dar apenas a meu ponto de vista sobre o assunto

Quando no livro de regras fala da absorção dos escudos, de forma que a absorção do escudo pequeno é informado como 3 e do escudo grande como 5, é quando eles são usados de forma passiva. Já no caso da técnica combate com escudo, eles são usados ativamente, tanto que no turno você não pode atacar, dessa forma você movimenta seu escudo na direção do inimigo como se fosse uma ataque, desse jeito acaba dificultando o inimigo aplicar golpe com a potência que seria, já que você reduz o espaço com o seu escudo, atrapalhando o manuseio da arma do atacante, quanto maior o escudo mais efetivo é a técnica. Referente a armas arremessadas, flechas e hálito flamejante, o teste significa a sua capacidade de posicionar bem o escudo de modo que aumente a sua proteção (muito parecido como a técnica usada pelos espartanos).Lembrando que não pode usar essa técnica contra acerto crítico.

Como eu falei esse meu ponto de vista sobre o assunto e também posso ter me perdido em desvaneios tolos Think

Aproveitano a deixa, porque essa técnica não pode ser usada contra ataques mágicos? não serve nem contra magia e nem contra armas mágicas? nem se for um escudo mágico?
#12 DiegoA Enviado : 09/09/09 16:03
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Nos dois casos os efeitos do crítico são aplicados se possível (você não vai cortar o braço de algo que não tenha braço, se por exemplo você estiver lutando com uma serpente), mas a diferença das duas situações é a seguinte:

Alvo tem EH: o dano na EF depende do número tirado na segunda rolagem do D20 e do dano indicado na tabela do crítico

Alvo não tem EH: o dano na EF é 100%

Então nos dois casos é levado em consideração o efeito do crítico e o dano é diretamente na EF sem contar a absorção


Quanto ao crítico tirei minhas conclusões ao ler a pag. 25 (livro regras resumidas) e pag. 93 (livro de regras) que seguem:

Citação:
AO receber um dano crítico quando já NÃO TEM MAIS EH, o EFEITO ESPECIAL( paralisia, sangramento e etc) É CONSIDERADO, e o dano é sempre 100%, ao invés do indicado na tabela de crítico


Logicamente o livro resumido de regras resume o livro de regras, transcrevo a pag.93

Citação:
O EFEITO MAIS CATASTRÓFICO POSSÍVEL PARA QUEM ESTÁ SENDO ATACADO É RECEBER UM DANO CRÍTICO QUANDO JÁ NÃO TEM MAIS EH. QUANDO ISSO ACONTECE O EFEITO ESPECIAL ( decaptação, corte na jugular e etc)É CONSIDERADO(...)


Com essa leitura, verifico que a regra nao especifica os efeitos do crítico quando o indivíduo possui EH,no que diz respeito a aplicação ou não dos efeitos especiais (paralisia, sangramento, decaptação e etc).

Assim, por esta ausência de aplicação ou nao dos efeitos especiais quando ainda se possui EH, interpretei a regra da seguinte forma, bem como utilizarei na minha mesa por achar mais coerente:

1- O Crítico quando NÃO TEM EH o dano é 100%, e na segunda rolagem do d20 procura-se o efeito especial do crítico.

2- O Crítico quando TEM EH, a primeira rolagem do d20 faz com que o dano atinja a EF, na segunda rolagem do d20 se busca a porcentagem do dano (SEM CONSIDERAR OS EFEITOS ESPECIAIS)
aqui o texto em nada diz quanto aos efeitos especiais para quem tem EH.

#13 Neminus Natilus Enviado : 10/09/09 01:42
Jogador: Neminus Natilus
EF:
EH:
Karma:
diego awi escreveu:
1- O Crítico quando NÃO TEM EH o dano é 100%, e na segunda rolagem do d20 procura-se o efeito especial do crítico.

2- O Crítico quando TEM EH, a primeira rolagem do d20 faz com que o dano atinja a EF, na segunda rolagem do d20 se busca a porcentagem do dano (SEM CONSIDERAR OS EFEITOS ESPECIAIS) aqui o texto em nada diz quanto aos efeitos especiais para quem tem EH.


No Caso 1: Primeira rolagem é a rolagem normal de ataque, caso tire 20 (ou 19 em alguns casos) significa acerto crítico que te dá direito a uma segunda rolagem. A segunda rolagem diz o efeito do crítico (já que o personagem não tem EH, o dano é 100% direto na EF sem levar em consideração a absorção da armadura)

No Caso 2: Primeira rolagem é a rolagem normal de ataque, caso tire 20 (ou 19 em alguns casos) significa acerto crítico que te dá direito a uma segunda rolagem. A segunda rolagem te mostra a porcetangem de dano que você dá direto na EF (sem considerar a absorção da armadura) e o efeito do crítico.

Então terminando, a primeira rolagem é uma rolagem normal de ataque, dependendo do número tirado (20 ou 19) diz se é crítico.
Segunda rolagem informa só o efeito se o alvo não tiver mais EH (sendo que nesse caso o dano é 100%) ou efeito e o dano se o alvo tiver EH.

Se ainda tiver alguma dúvida a respeito de ssa regra é só falar
#14 DiegoA Enviado : 10/09/09 17:48
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Citação:
No Caso 1: Primeira rolagem é a rolagem normal de ataque, caso tire 20 (ou 19 em alguns casos) significa acerto crítico que te dá direito a uma segunda rolagem. A segunda rolagem diz o efeito do crítico (já que o personagem não tem EH, o dano é 100% direto na EF sem levar em consideração a absorção da armadura)

No Caso 2: Primeira rolagem é a rolagem normal de ataque, caso tire 20 (ou 19 em alguns casos) significa acerto crítico que te dá direito a uma segunda rolagem. A segunda rolagem te mostra a porcetangem de dano que você dá direto na EF (sem considerar a absorção da armadura) e o efeito do crítico.


Foi a mesma coisa que eu disse, mesmo assim Obrigado Neminus pelos esclarecimentos.

Divergimos apenas quanto a plicação ou não dos efeitos especiais do crítico quando o indivíduo ainda possui EH.
A meu ver não deveria ser aplicado haja vista que a regra não especificou a aplicação dos efeitos especiais (paralisia, sangramento, decaptação e etc)quando ainda se tem EH.

#15 Fábio_CM Enviado : 10/09/09 18:25
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
O meu entendimento é o seguinte:

Caso não possua EH - Dano de 100% na EF + efeito especial (determinado pela segunda rolagem)

Caso possua EH - Primeiro dano de 100% na EH e segundo dano direto na EF, desconsiderando absorção (dano este determinado pela segunda rolagem, normalmente).
#16 †_Junior_† Enviado : 11/09/09 14:13
Jogador: †_Junior_†
EF:
EH:
Karma:
Bom eu uso assim a regra: (foi como eu entendi)

Com EH: O dano vai na EF, sem absorção, que é determinado pela segunda rolagem, e o efeito crítico também é determinado por essa segunda rolagem, que é aplicado.

Sem EH: 100% na EF, sem absorção, com efeito critico determinado pela segunda rolagem.

Nunca tive problemas por causa de crítico quando jogo oFeliz

Abraços!
#17 Marcelo Villanova Enviado : 11/09/09 15:07
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
A regra do crítico está na página 63 (se não me falha a memória).
Todo crítico (resultado de 20) acerta diretamente a EF ignorando absorção.
Coso o personagem NÃO tenha EH é jogado um segundo d20 que determina um efeito especial do dano.
#18 Hugar Enviado : 11/09/09 17:09
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Vamos lá pessoal, não tem segredo no uso do critico.

Primeiro: Obtem-se o 20 numa rolagem. Ok. Joga-se o dado de novo. Olhamos a cor e vamos na tabela de critico. Aquele primeiro numero q aparece (50%,100%...) é dano q será inflingido na EF do adversário sem contar a absorção (primeiro numero da EF). Inimigo sem EH? O dano será 100% mais o efeito especial do golpe (paralisia, rasga o olho...). O segundo rolamento é 20? Não importa a situação 20,20 é morte! Sem chance de nada. Morreu. É a decapitação, esmagamento toraxico, rasga a jugular, etc...
#19 DiegoA Enviado : 11/09/09 17:22
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
exatamente hugaroFeliz como vc disse, isso q eu entendia:

COM EH - não há a aplicação dos efeitos especiais, só a porcentagem do dano na física(sem contar armadura).

SEM EH - com aplicação dos efeitos especiais, dano de 100% na física(sem contar armadura).


Obrigado pelo esclarecimento Hugar, sabia q não estava errado.

OBs: é bom dar alguns exemplos para essa regra na nova edição, viram quantas interpretações deram aqui.
abço
#20 RavenVitrius Enviado : 12/09/09 23:23
Jogador: RavenVitrius
EF:
EH:
Karma:
KKKKKKK Eu ja falei dessa duvida em post's anteriores, sabia q não era o unico, mas enfim....
Concordo plenamente com o Diego, a opinião dele é exatamente a mesma que a minha respeito da regra. E apoio a ideia de colocar exemplos para ficar claro para outros jogadores. Bom, so comentei pq fiquei sem net e nao dava uma olhada no site ja tem um tempinho e tbm para apoiar a minha opinião a respeito da regra, rsrs.
Um abç a tds.
#21 DiegoA Enviado : 11/10/09 22:34
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
o que acham de criar um tópico para melhor explicar esta regra do crítico? viram quantas interpretações deram aqui..

abços
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.