Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Sistema de Magia [sugestão]
#1 Hugar Enviado : 27/09/10 16:18
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Preparei um testamento aqui sobre o sistema de Magia do Tagmar. Alguns itens aqui são apenas comentários, que não há necessidade de se discutir, mas outros eu levanto algumas possíveis modificações.

1) Quantidade de Karma
O karma de qualquer classe mística é dado pela fórmula Karma=(Estágio+1)*Aura. Quando o personagem passa de estágio, o procedimento é que se some o valor da Aura ao karma atual.
Na seguinte situação:
Um mago com Aura 3 no estágio 5 tem 18 pontos de karma. Ao passar ao estágio 6 terá 21. Mas se o personagem tem pontos para subir sua Aura para 4, o karma iria então a 22. Mas se desde o inicio o mago tivesse essa Aura 4, ele deveria ter 24 pontos no estágio 5, e subiria a 28 no estágio 6.
É quase como se houvesse uma perda. O mesmo ocorre com a energia heroica. Se o personagem começa com Físico elevado ele terá mais pontos de EH do que se elevasse ela no meio do jogo.
Uma idéia que eu dou, é que o valor do karma sofra maior variação no jogo. Seria interessante pra aqueles que gostam de jogo com bastante rolagens, que o karma sofresse aumento da mesma forma como a EH, mas teria apenas uma coluna. O jogador rolava o dado, comparava com o valor correspondente da tabela e somava a Aura.

2) Quantidade do uso de magias
Quantas vezes uma magia um mago (ou qualquer outra classe mistica) pode lançar em seu nível máximo por Estágio? Analisemos.

Estágio___Karma___Usos de Magia
1_________6_______6 (nível 1)
2_________9_______4 (nivel 2) e 1 (nivel 1)
3_________12______4 (nivel 3)
4_________15______3 (nivel 4) e 1 (nivel 3)
5_________18______3 (nivel 5) e 1 (nivel 3)
6_________21______3 (nivel 6) e 1 (nivel 3)
7_________24______3 (nivel 7) e 1 (nivel 3)
8_________27______3 (nivel 8) e 1 (nivel 3)
9_________30______3 (nivel 9) e 1 (nivel 3)
10________33______3 (nivel 10) e 1 (nivel 3)
11________36______3 (nivel 10) e 1 (nivel 6)
12________39______3 (nivel 10) e 1 (nivel 9)
13________42______4 (nivel 10) e 1 (nivel 2)
...

A Aura do suposto mago seria 3. O que é mostrado é que a quantidade de vezes que um mago lança sua magia em nivel mais poderoso possivel, só vai caindo até o estágio 10, quando começa a subir. Isso por diversos fatores. Um deles é que as magias normais só tem efeito até o nivel 10. Outra coisa que é revelada é que a Aura limita essa quantidade de vezes que um místico lança sua magia (na tabela era 3, a partir do estágio 4), e o nivel da magia de efeito mais forte quando não se tem mais karma pra lançar no nivel mais poderoso (na tabela tambem era 3 justamente pela Aura ser 3).
Logo, se o mago tivesse Aura 4, as adaptações na tabela seria pequenas. A partir do Estágio 5 ele lançaria 4 vezes sua magia em nivel mais poderoso e 1 no nivel 4, até o estágio 10.

3) Coluna de Ataque de Magias
O mago tem magias claramente ofensivas, quando comparado as outras classes misticas, que, em geral, preferem fazer uso de armas para causar dano. Enquanto o "guerreiro", tem sua agilidade somada no total de grupo de armas (proficiencia), mais um ajuste por arma, o mago terá no máximo sua proficiencia (nivel da magia) usada para determinar a coluna. Assim um "guerreiro" tem Agilidade (de 1 a 4, media) e o ajuste da arma (máximo de 5 ou 6) a mais do seu estágio, que limita sua proficiencia (total na arma). Isso pode conferir um guerreiro de até 10 colunas a mais que seu estágio em um ataque. O mago, contudo, fica limitado a seu estágio. Felizmente a coluna de ataque das magias de ataque indireto (raio elétrico, por exemplo) não sofrem redutores normais (armadura), apenas mágicos.
Uma proposta que eu tenho, é que se seja somado o valor do atributo Intelecto nas colunas de ataque de magias de ataque indiretas. O Atributo Intelecto desempenha pouco papel no jogo e esse seria um diferencial pro mago.
Em termos de interpretação, é logico que um mago mais intelectual tenha um ataque mais poderoso, mas e quanto a um sacerdote? Ele teria? Não. Naturalmente, ao menos. Minha proposta é que seja aplicado somente ao mago, e não a outras classes misticas, mas por mim, não há lá problemas em se adicionar o valor a todas as classes misticas. Alias, acho que apenas o mago e o sacerdote possuem magias de ataque, não?
#2 samuel.azevedo Enviado : 27/09/10 18:43
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Oi,

O que mais me chamou a atenção nesse estudo, é que a quantidade de magias que um mago ou sacerdote consegue lançar é muito pouca. Eu já tinha notado isso em jogo, mas nunca tinha analisado os números dessa forma.

Parabéns pelo trabalho!
#3 DiegoA Enviado : 27/09/10 21:48
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
realmente boa anáise... o cálluclo realmente poderia ser outro mais razoável...

O cálculo poderia ser

Karma=(2 x Estágio + 1)x Aura
#4 Hector Folha-Palida Enviado : 28/09/10 09:48
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
OK, vocês realmente adoram me torturar com falhas do sistema, criadas antes de eu entrar no Projeto.

Hugar,

Sobre seus comentários:

São deverás pertinentes, eu mesmo já lidei com essa escassez em mesa de jogo diversas vezes. Mas vale lembrar que para um mago, em especial, a magia mais poderosa nem sempre é a mais util, sendo necessário que ele possua amplitude de magias e não concentração. De forma que isso impede que um mago se torne o centro do jogo, vide Gandalf.

Existem itens mágicos e magias que suprem essa rápida perda de Karma.

Sobre os pontos indicados:

1 - Concordo, na minha mesa aumenta do Atributo Fisico tem efeito retroativo, Pois a Aura tem sua formula uma contante Karma = (Estágio+1) x Aura, isso quer dizer que vc não soma ao passar de estágio, mas refaz as contas com os novos valores. Seria possivel, aumentar este valor, mas como regra opcional para grupos que só possuam misticos. Lembrando que ainda teremos que bolar uma compensação para ladinos e guerreiros depois do Livro de Magias Perdidas e Ancestrais.

2 - Por essa razão um mago deve utilizar com inteligência suas magias.

3 - Eu fiz esse teste um tempo atrás e eis o resultado: Nos niveis iniciais a coluna do mago relativamente alta (pois ele só tem que por pontos em aura e intelecto), mas a partir do estágio 5, com as especializações e aumento do estágio/grupo de armas as coisa ficam equilibradas. Mas ainda sim considero uma opção válida, nem que seja como regra opcional.

Acho que é só isso que tenho para contribuir a essa hora da manha.. XD
#5 Hugar Enviado : 28/09/10 18:19
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Hector, de maneira alguma isso é uma critica ao sistema. Apenas levantei esses pontos, não que estejam ruins.
#6 Hugar Enviado : 28/09/10 18:21
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Diego, o calculo do karma poderia ser o mesmo (se não alterarmos o valor de karma q os misticos tem), mas sendo a formula aplicada cada vez que sobem de estágio, e não adicionando-se o valor da Aura como é do sistema. Isso poderia valer a EH: se vc sobe o valor do Fisico, aumentar a EH em Fisico*Estágio.
#7 Hector Folha-Palida Enviado : 30/09/10 11:15
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Hugar,

Criticas são necessárias para a evolução do material. Então considero uma critica válida de reflexão sim. XD

O que acha de fazer uma leve revisão nestes calculos de ficha, e na sua própria escritura e coloca-la na versão 2.4? Que se deus quiser será a ultima revisão das Regras...
#8 Joao Enviado : 01/10/10 21:30
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Olá Hugar! (e pessoal!)

Foi bastante legal você fazer este levantamento, porque mostrou de maneira sistemática uma coisa que sentia de maneira intuitiva.

O maior problema que sentia era o pouco karma para uma aventura longa. Minha solução foi a magia que criei "muda de karma" (ver sugestão na magias perdidas de rastreadores) que deu conta do recado, recarregando equilibradamente e com parcimônia o karma dos místicos e sem tornar o jogo "high magic".

Sobre a diferença do resultado do karma eu costume explicar aos jogadores que a diferença de 1 ponto nos atributos se expressa de maneira expressiva nas qualidades de um personagem (um personagem com força 4 é muuuuito mais forte que um personagem com força 3).

Acho que o intelecto para se somar do ataque mesmo mágico talvez fora de contexto, pois -- da maneira como interpreto -- a pontaria e inteligencia de batalha é contada na agilidade.

No entanto, e pra somar com a sua proposta, e se o intelecto fosse contado no karma (e assim aumentando a chance de ataque)?? Pois representaria a capacidade de um místico articular os conceitos mágicos e a usar da energia mística de maneira ideal.

Abraços!!
#9 Hugar Enviado : 03/10/10 20:17
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
João, eu tinha colocado o intelecto pra acrescentar colunas de ataques para simular o "conhecimento" do mago na magia. Algo como a dedicação, estudo aprofundado, que um mago tenha a mais que o outro que conhece o mesmo efeito da magia. Mas o seu é bem interessante tbm, embora se o intelecto fosse meramente somado no karma, a vantagem seria apenas nos estágios iniciais, desaparecendo mais a frente. E eu particularmente acho que apenas a Aura deve ser contado no karma, que é a quantidade de energia mistica.
#10 Hugar Enviado : 03/10/10 20:24
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Quando jogo qualquer RPG, eu adapto ("interpreto") todo o sistema e ambientação de modo a ficar melhor para o jogo. Se eu fosse jogar uma campanha mística por exemplo, focaria toda a ambientação em colegios de magia, e mudaria a regra do karma, para que os misticos pudessem lançar bastante magias. Pode haver uma regra opcional pra isso.

Pretendo jogar uma campanha tipo guerra santa, onde focarei tudo na rica ambientação das ordens sacerdotais.
#11 Hector Folha-Palida Enviado : 04/10/10 09:16
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Hugar,

Como acessório para está sua aventura "Jihad", utilize poções ou itens mágicos que reduzas o gasto e/ou curem os pontos de karma, resolveu no meu grupo.

Bona Fortuna. XD
#12 Hugar Enviado : 05/10/10 20:23
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Análise de proposta de alteração na coluna de resolução e magias de ataque direto. Modificação: incremento do atributo Intelecto nas colunas de ataque.

Coluna Máxima/Média atual = Estágio do Mago/Místico (desde que não esteja sobre efeito externo)
Coluna Máxima/Média proposta = Estágio + Valor variante de 1 a 5

Isso resultaria numa maior capacidade combativa do mago, lembrando que essa proposta aplica-se somente as magias de ataque indireto de magos.
Os guerreiros (todos os combatentes) conseguem um bonus constante que pode alcançar +10 colunas, composto por Agilidade + Bonus conferido pela arma. Assim, se o limite de um guerreiros para seu grupo de armas é igual a seu estágio, a coluna de ataque máxima será de Estágio + 10 (descarta-se bonus garantidos por armas mágicas, ou efeitos externos).
O mago entretanto fica restrito a seu Estágio, já que não pode alcançar um nivel na magia superior ao próprio estágio. Adicionando-se o Intelecto as colunas de resolução ele pode alcançar um bonus de até +5, que equilibra-se com qualquer ataque por arma quase perfeitamente uma vez que não sofre penalidades por defesa inimiga.
Naturalmente o valor da defesa inimiga atinge até 8, novamente sem efeitos externos adicionais. E o guerreiro sempre sente isso. O mago por sua vez nunca sente isso nas suas colunas de ataque.

O resultado de tudo isso será um aumento na capacidade de combate de um mago, principalmente nos estágios iniciais, onde o mago é severamente inferior aos outros membros do grupo. Não vejo problemas em se conferir este ajuste em termos de sistema.
#13 Hector Folha-Palida Enviado : 06/10/10 09:53
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Certo... Devemos votar isso para resolver o assunto.

Estou iniciando uma votação Informal, onde membros não-Herois de Tagmar poderão votar. A questão é a alteração da regra no Calculo da coluna de ataque do Mago deve:
1 - Ser redigida como regra Oficial.
2 - Ser redigida como regra Opcional.
3 - Ser descartada, pois não vale a pena fazer essa mudança.

Peço que leiam o tópico antes de votar.

Abraços
#14 Ketalel Enviado : 06/10/10 10:24
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Penso que deve ser uma Regra opcional.
#15 ahbrahann Enviado : 06/10/10 17:00
Jogador: ahbrahann
EF:
EH:
Karma:
2 - Ser redigida como regra Opcional.
#16 Hugar Enviado : 07/10/10 19:02
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
2 - Regra Oficial.
#17 samuel.azevedo Enviado : 07/10/10 19:48
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
1 - Ser redigida como regra Oficial.
#18 DiegoA Enviado : 08/10/10 00:09
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Regra Oficial.
#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/10/10 09:00
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
1 - Oficial.

Mas fica a pergunta: vai se usar Aura ou o Atributo usado na compra de magia (Intelecto para mago, Carisma para Sacerdotes...)?
#20 Hector Folha-Palida Enviado : 08/10/10 10:30
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
A proposta é que isso seja exclusivo para os Magos, que de fato são os mais dependentes de magia de dano.
#21 Hugar Enviado : 08/10/10 19:51
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Marcelo, essa proposta é que seja somado Intelecto nas colunas de ataque de magias de ataque apenas (bola de fogo, raio elétrico, etc) dos magos. Mas poderiamos mesmo somar aos ataques dos sacerdotes (relampagos por exemplo).

Mas por enquanto é só pra mago.
#22 samuel.azevedo Enviado : 08/10/10 21:57
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Eu acho que devia somar intelecto na coluna de ataque de magias de mago, e o atributo principal de cada místico também poderia ser usado nas colunas de ataque (se ele tiver magia com ataque). Esse mesmo bonus poderia se aplicar a força de ataque das magias, para o caso de testes de resistências (ou se está usando o atributo aura?).

Abraços
#23 Hugar Enviado : 09/10/10 14:25
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Daí eu já descordo, nobre Samuel. É muito poder para magos e místicos. A unica alteração que acho plausivel é aumentar a coluna de ataque de magias de ataque indireto. Apenas.
#24 †_Junior_† Enviado : 10/10/10 09:12
Jogador: †_Junior_†
EF:
EH:
Karma:
Opa, gostei da idéia Hugar! Acho que deveria ser uma regra oficial sim Feliz

abraços!
#25 Hugar Enviado : 10/10/10 16:22
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Levando em consideração o comentário do nobre Samuel, faço uma análise sobre a Resistência a Magia:

4) Testes de Resistência a Magia
Sempre que um místico usa de seus feitiços contra um alvo que possua Aura (mesmo algumas plantas a possuem), o alvo tem direito a resistir aos efeitos da magia.
Para tanto há dois valores determinados: Força de Ataque e Força de Defesa. A Força de Ataque é igual a quantidade de karma que um místico tenha usado para s lançar o feitiço, e claramente ela não pode ser superior a seu estágio. Dessa forma, a Força de Ataque fica limitada ao estágio do místico. Outra consideração, é que para se lançar um efeito conhecido de uma magia, é preciso que use quantidade de karma igual ou superior ao próprio nivel da magia. Mesmo que um místico conheça niveis mais avançados de uma magia, ele pode escolher um nivel menos poderoso e usar de mais karma que o necessário, para que tenha a Força de Ataque aumentada. Por que isso não é uma tática comum? Porque fazendo uso de uma quantidade de karma maior ele pode lançar um feitiço mais poderoso, e, até o estágio 10, a quantidade máxima de karma que ele pode lançar é o mesmo que o nivel mais poderoso que pode obter, e que também é igual a seu estágio! Complicado? Até o estágio 10, seu nivel mais poderoso conhecido de uma magia também será a quantidade máxima possivel de se usar de karma, que tmbém será igual a seu estágio.
Ex.:um mago de 3º Estágio pode conhecer a magia Mutação até o nível 3. Para usar esta magia contra um inimigo, ele pode usar os efeitos 1 ou 3, podendo gastar até 3 pontos de karma. Se optar por usar o efeito mais poderoso, 3, ele terá de gastar 3 pontos de karma, não podendo gastar mais karma do que isso mesmo que tenha.
É muito comum se gastar a quantidade máxima possivel de karma quando se luta contra um oponente que tem o mesmo estágio, para se manter a Força de Ataque alta, e como já mostrado, o místico poderá usar Aura vezes esa magia gastando a quantidade máxima de karma.

A Força de Defesa é obtida somando-se o Estágio com o valor da Aura. Dessa maneira quando um mistico lança um efeito em nivel maximo (e consequente gasto máximo de karma) contra um oponente de mesmo estágio, a chance média de ele resistir a seu efeito é de 50%. Se o oponente possui Aura = 0, então a chance será de 50% de resistir a magia (deve tirar 11 ou mais em 1d20). Se ele possuir Aura maior, a chance de resistir aumenta em 5% por ponto a mais. Seele possuir Aura menor que 0, a chance diminui em 5% por ponto.
Assim, mesmo que classes não-misticas (guerreiro e ladino) não gastem pontos em Aura, eles procuram a manter em 0 ou mesmo 1 para elevar ou manter suas Resistencias a Magias. Considerando que o resto das classes gastam pontos em Aura, há em geral menos de 50% de chance que a magia de um místico funcione contra um alvo de mesmo estágio, graças a Resistencia.
Isso acaba sendo realmente frustante para alguns jogadores.

Não tenho nenhuma proposta por enquanto, mas pensarei a respeito da possibilidade de se gastar mais pontos de karma quando se usa magias.
#26 Hector Folha-Palida Enviado : 13/10/10 09:39
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Por 5 votos contra 2, esta será uma regra oficial.
Agora outra questão que acabou surgindo durante a votação:

1- Esta regra deve ser aplicada apenas aos Magos. (Upgrade para magos)

2- Esta regra deve ser aplicada apenas a todos os Misticos. (Upgrade para os Misticos)

3- Esta regra deve ser aplicada apenas nas magias de dano indireto dos Magos. (Leve reequilibrio no Sistema)

4- Esta regra deve ser aplicada a todas as magias indiretas. (Regra Generalizadora)

Esta é uma Votação não Oficial. Membros que não sejam Heróis podem votar. Esta votação não requer argumentação.
#27 Ketalel Enviado : 13/10/10 13:50
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Deveria ser para todos os místicos e para todas as magias.
#28 Hugar Enviado : 13/10/10 15:02
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
4 - Aplicada a todas as magias indiretas.

Isso ainda conferiria o bonus ao mago, já que o atributo será sempre Intelecto.
#29 ahbrahann Enviado : 13/10/10 18:31
Jogador: ahbrahann
EF:
EH:
Karma:
4- Deve ser aplicada a todas as magias indiretas.
#30 DiegoA Enviado : 15/10/10 00:23
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
4- Esta regra deve ser aplicada a todas as magias indiretas. (Regra Generalizadora)

#31 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/10/10 20:51
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
4- Esta regra deve ser aplicada a todas as magias indiretas. (Regra Generalizadora)
#32 Hector Folha-Palida Enviado : 17/10/10 01:50
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Aguardando os últimos votos. Encerrarei a votação segunda-feira as 14:00.
#33 Hector Folha-Palida Enviado : 18/10/10 14:01
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Votação Encerrada:

4- Esta regra deve ser aplicada a todas as magias indiretas. (Regra Generalizadora) - 4 votos

e o Ketalel foi voto vencido.

De modo que irei seguir os ditames do Projeto e Abrir uma Tarefa Oficial, e gostaria muito que o Nobre Hugar, que sugeriu a mudança se encarregasse do texto.

Abraços
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.