Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

ALCANCE DAS ARMAS COM REGRA DE MOVIMENTAÇÃO EM COMBATE [dúvida resolvida]
#1 DiegoA Enviado : 31/12/10 08:44
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Acabei de verficar a necessidade de complementarmos a pág. 56 do atual manual de regras, informando o alcance das armas de mão, vejo isso com a necessidade de adequar a regra a atual movimentação em combate.
Explicando melhor, é o caso de que se eu tenho um montante ou lança, conseguiria atingir um oponente a certa distância em quadrantes(mapa DE MOVIMENTAÇÃO EM COMBATE, sem a necessidade de estar corpo a corpo com o mesmo... me entendem?

assim, se eu tenho um punhal para atacar um oponente (desconsiderando a possibilidade de jogá-lo, justamente para não perder a minha única arma) eu teria que estar frente a frente com ele para atacá-lo.

Precisamos resolver isso..
#2 Hugar Enviado : 31/12/10 19:40
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Outra coisa que tem me feito pensar bastante em mesa são as lanças de justa e cavalaria. Afinal, seria possível usá-las apenas montado e na primeira rodada, não é mesmo? Mas não há regra alguma que modere o uso dessas armas.
#3 Hector Folha-Palida Enviado : 04/01/11 11:37
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Sobre a primeira questão ela será solucionada pela regra de aremesso de armas, que cria um metodo universal para atirar armas.

Sobre as lanças de justa e cavalaria, creio que seja o caso de criar descrições das armas e ses usos.

Abraços
#4 DiegoA Enviado : 04/01/11 13:05
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Vcs não entenderam o q eu quis dizer.. não se trata de lançar a arma em combate.. e sim utilizá-la em combate.. Pergunto será q a lança não tem um alcance maior q um punhal? Mas isso não é considerado no jogo, principalmente em combate, com a nova regra de movimentação em combate...

entenderam o problema?

abços

#5 Hugar Enviado : 04/01/11 14:29
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Ué, mas a distancia que se pode arremessar essas armas é dada na tabela de armas. Não entendi o problema.
#6 †_Junior_† Enviado : 04/01/11 15:05
Jogador: †_Junior_†
EF:
EH:
Karma:
Pelo que eu entendi do problema que o Diego levantou é quantas vezes podemos atacar com uma lança um inimigo antes dele chegar perto para nos atacar. Mais ou menos assim:


Pense num tabuleiro de xadrez. Eu estou em um quadrado com minha lança e há um inimigo há 2 quadrados de distância de mim com um punhal. Será que posso atacar ele sem me mover e não perder a lança de minha mão? E será por minha arma ser maior, eu ganho a iniciativa automaticamente? Poderei atacar duas vezes, pois até meu inimigo se aproximar perto o suficiente com seu punhal, dá para eu desferir dois ataques? Ou mais ataques?


Acho que foi essas questões que o Diego levantou Think


Eu nunca havia pensado nisso meu amigo. Apesar que já pensei várias vezes o que acontece com a lança de cavalaria e de justa, depois que atacamos. Ela se espatifa em milhões de pedaços? Eh?

abraços
#7 T.REX Enviado : 04/01/11 18:26
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
No entanto, o oponente pode se esquivar da lança, agarrando-a em seguida por baixo do braço e correr até aquele que o atacou. A defesa do primeiro atacante cairia e muito.

Na verdade, no meu ponto de vista, ficaria a critério do Mestre do Jogo a interpretação das ações de seus jogadores.

Esta idéia pode virar uma Regra Opcional (se já não é).

Sds. jurássicas,

#8 Marcelo Villanova Enviado : 04/01/11 19:18
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Penso que isso está previsto nos números da tabela de armas, lembrando q cada arma tem um vaor diferente para cada grupo de armadura: leve, médio e pesado. E cada um desses valores leva em conta todos esses fatores que vcs enumeraram.

Outra coisa é a interpretação do jogador e do mestre. A tabela só calcula o valor, mas a interpretação não dá pra calcular. Como o jogador vai interpretar a ação que o valor no dado resultou, isso fica a critério da imaginação dos jogadores e do mestre. Por exemplo: um dano causado na energia heróica sabemos que não é dano físico, como o jogador vai interpretar isso? Se como esquiva? Se como aparar? Um ataque que passou raspando? Um golpe aparado pela armadura? Enfim, isso fica a critério da imaginação e da interpretação, não dá pra "regrar" todas as ações, rpg envolve tbm imaginação e interpretação.

Devemos ter cuidado pra não multiplicar a quantidade de regras opcionais, para não acabar criando um outro livro de regras paralelo.
#9 Hugar Enviado : 04/01/11 20:58
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Acredito e é minha opinião que no Tagmar não se possa atacar um adversário a distância sem se perder a arma ou munição. As lanças de arremesso em geral são pequenas e as de combate não chegariam a ter lá seus três metros, ainda sendo um ataque a distancia sem resultado, já que por mais penalidade que se tenha, andar três metros é muito simples. Eu não poderia atacar duas ou três vezes numa rodada, mestre Junior, se é isso que quis dizer. Se o inimigo está a 20 metros (alcance da lança, se não me engano) eu posso arremessá-la nele. Se ele não puder se movimentar 20 metros na sua rodada eu posso atacar novamente se tiver outra lança ou arma de arremesso. Na sua vez ele poderá me atacar se puder se movimentar até mim.
Outra questão: se eu correr (corrida curta) aumenta o alcance das armas de arremesso (exceto arco)?
#10 †_Junior_† Enviado : 04/01/11 21:12
Jogador: †_Junior_†
EF:
EH:
Karma:
Realmente, totalmente sem sentido atacar 2 vezes numa rodada Brick wall

Mas a iniciativa? Uma pessoa com um punhal e a outra com uma espada? Apenas jogar no dado para iniciativa parece muito random! Isso me faz lembrar de uma das regras do Tagmar Daemon onde cada arma tinha uma penalidade na iniciativa. Armas muito grandes como montantes e outras, possuíam penalidades pesadas, enquanto uma pessoa com seu punhal ou gládio tinha penalidades menores por serem armas mais leves e de mais fácil manuseio. Isso poderia ser aplicado aqui também Feliz


Nobre Hugar, creio que realmente aumente, mas quanto exatamente eu deixo pra Física calcular Anxious

abraços
#11 Hugar Enviado : 04/01/11 22:28
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Bem, acho desnecessário regra para que se atualize os valores quando corremos e jogamos uma arma, hehe

Sobre, a iniciativa, ela está como regra opcional. Há três opções de iniciativa. Dê uma olhada no livro de regras opcionais. Eu gostaria que tivesse um valor Iniciativa para ser calculado para cada personagem. Algo como Agilidade e Carisma, e que tivesse esse valor para PDMs. Um valor que exprimisse a atenção, reflexos e velocidade de reação!

Combate contra o bicho-preguiça:
Você: Iniciativa: 1, (Droga!)
Bicho-Preguiça: Iniciativa: 20, Bicho-Preguiça começa!
Bicho-Preguiça: Ataque com garras da coluna -2: 20!
Bicho-Preguiça: Resolução do Crítico: 20, Com sua incrivel agilidade o bicho-preguiça rasga sua jugular com as garras!
#12 T.REX Enviado : 04/01/11 23:06
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Mestre Hugar,

O seu exemplo foi cômico. Porém, de acordo com as regras atuais é aceitável.

Sobre a iniciativa também concordo com Hugar. Agilidade para as açoes serem tomadas fisicamente (penso que o peso do herói ou da criatura faria efeito) e Carisma para o ataque verbal. Ambos somados a um rolamento de D10. Com os meus filhotes de T.REXs, aqui no meu covil, decidimos as iniciativas por meio de dados.

Contudo, cada MDJ tem livre arbítrio de criar suas próprias regras, independente do que esetja escrito nos livros.

Sds. carnívoras,
#13 DiegoA Enviado : 05/01/11 00:59
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Junior, acho q vc foi o único q entendeu o problema aqui apresentado!!Feliz

Galera é o seguinte, imaginem um mapa de xadrex, imaginem q eu sou um guerreiro e porto uma lança(de 3 metros por exemplo).. na minha frente há um foço ou buraco, e do outro lado do buraco, encontra-se meu inimigo encurralado e desarmado. Pergunto, conseguirá eu acertar meu inimigo fincando minha lança no coração e nas tripas do meu inimigo??? rsrsrsrs...
brincadeira.. conseguirá minha armar alcançar o inimigo, sem que eu precisa lança-la??? Essa é a questão.. entenderam..

Outra coisa, nada de atacar 2 vezes como disseram.. o problema é o alcance da arma utilizada em punho... vejam pag. 56 do manual de regras, não especifica isso, só fala a respeito das armas de disância... mas acho errado, afinal posso me utilizar de uma lança sem taca-la... entendem..

Essa informação serviria mto bem para um mago, que se utiliza de cajado, ou para um guerreiro q utiliza uma montante ou lança de 2 metros.. Essa informação serve como subsídios para combate utilizando do combate com miniaturas... afinal se o alcance de um cajado é maior que um punhal, o mago por exemplo não precisaria estar colado em seu inimigo para acertar seu golpe.. OBS: ISSO NÃO MUDARIA A REGRA DE INICIATIVA DE COMBATE, NÃO TEM NADA A VER, MAS TÃO SOMENTE O ALCANCE DA ARMA...se com uma arma maior poderia acertar oponentes mais distantes no mapa... é isso q estou tentando dizer..


abços
#14 Marcelo Villanova Enviado : 05/01/11 01:25
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
O Hector respondeu sim, é só fazer a descrição da arma.
#15 Hugar Enviado : 05/01/11 02:10
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Ahhhh tah. Agora entendi. Veja, que isso não faria diferença alguma, dependendo da area que cada personagem ocupa. Vamos ver um exemplo: Se eu ocupo um quadrado de 1x1 e porto uma lança de guarda de 3 incriveis metros de comprimento, eu posso atacar meu adversário que não se encontra adjacente a mim, pois ele está a um metro de distancia. Eu o ataco. Ainda que ele porte um punhal e tenha que chegar muito perto de mim, basta interpretação para que ele chegue, pois a distancia mínima para se andar no tabuleiro, por mais penalidade que se tenha, é de 1 metro. Eu não posso impedí-lo de avançar, pois basta da interpretação para ele fazer isso. Quando ele chegar próximo demais de mim, de modo que ele pode me atacar, eu não mais o poderei, pois não posso manejar uma lança de 3 metros em combate corporal.
E se tivesse um fosso/muro invisível/abismo/coluna de fogo/rio entre nós? Eu poderia atacá-lo sim, e ele não poderia chegar até mim, contudo eu jamais poderei usar esta arma para corpo-a-corpo em qualquer outra situação.
Se isso fosse possivel de ser feito (atacar a distancia com uma arma longa) esta arma teria um alcance máximo muito pequeno, vamos dizer de 6m, e não seria possivel atacar ninguém a uma distancia inferior a isso. Por isso, pra mim, as armas em Tagmar tem um tamanho considerável para combate corpo a corpo, mas não tão grandes desse modo. Montante de 2m? Ok. Atacar um inimigo que não pode chegar até você? Ok. É bem lógico isso. Mas não há necessidade de se criar uma regra e tabelas para isso. Basta usar do bom senso.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.