Bom cara, isso varia no role-play eu acho. Nem sempre personagens com carisma baixo são mal-educados ou personagens com carisma alto, são bondosos o tempo todo. Isso altera as habilidades que a característica principal é o carisma. Mas mesmo nessas habilidades (como Persuação), é ncessário que o jogador diga como seu personagem vai agir, para determinar a dificuldade do teste. Não adianta eu ter 4 de carisma e uma Persuação alta, e chegar pra alguém dizendo: "Ei me conta tudo o que sabe sobre o castelo do senhor blá blá". Com certeza será próximo do impossível para vc conseguir alguma coisa. Agora, aquele jogador que possui -1 de carisma e uma Persuação um pouco defasada, mas sabe como se expressar e arrancar informações do outro, o teste será bem mais fácil, mesmo que jogue numa tabela inferior.
Nesse caso, para o seu exemplo, em vez de vc atribuir pontos negativos na carisma, vc torna o teste do seu guerreiro com mais 2 níveis de dificuldade por exemplo. Assim vai "equilibrar".
Lembre-se: Você é o mestre, não precisa se atar a todas as regras e limitar sua imaginação dentro do jogo.
abraços