Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Regras de comércio, sistema monetário e afins [sugestão]
#1 lucasveter Enviado : 06/12/11 23:34
Jogador: lucasveter
EF:
EH:
Karma:
Comércio, caravanas e sistema monetário de Tagmar (proposta de suplemento)
Introdução:
Estou escrevendo esse “suplemento” para Tagmar 2, por iniciativa própria. Embora fosse um jogador ferrenho de tagmar na década de 90, muito me afastei desse sistema que muitas aventuras e muitos desafios me proporcionou, foi através dele que iniciei “oficialmente” minha vida rpgística.
Para desenvolver esse suplemento, parto de algumas premissas. Apesar de tagmar ser um mundo medieval de fantasia, com “vasta” presença de magia, ainda acredito que é uma vida, pelo menos para a maioria, miserável, custosa, e nada confortável. Altos impostos são cobrados, a violência fora das grandes cidades é notória e não é sempre que se tem um mago ou sacerdote à disposição para ajudar a arrefecer tais dificuldades.
Tendo esses pensamentos em tangência, vou tentar descrever da maneira mais plausível como eu entendo o sistema de comércio que existe em tagmar.
Política, dinheiro, caravanas e a lei numéro 1: oferta e procura
Por se tratar de um mundo onde a melhor forma de comunicação é a magia, e em segundo lugar um cavalo rápido e um cavaleiro corajoso, não há forma segura de determinar exatamente o que uma região tem necessidade, a não ser quando se chega nela. Isso me diz, que os comerciantes de Tagmar, sejam ambulantes, sejam caravanas tem duas opções: Se a região se tratar de lugares sempre visitados por eles, nesse caso, eles possuem uma boa idéia da demanda, sabendo assim o que levar para ser vendido. Mas no caso de regiões remotas (terras selvagens), ou de lugares arrasados por doenças (luna), os comerciantes não tem idéia, se é que eles vão até tais regiões, do que venderem. Assim sendo, caravanas de comércio podem ser organizadas não só para levarem produtos, mas para comprá-los em lugares distantes e serem vendidos com valores exorbitantes em grandes centros comerciais como saravossa.
Outro ponto a ser discutido é: impostos. li em alguns lugares (e já li todos os livros) como cada sistema político vigente em Tagmar se sustenta. Claro que há monarquias, mas sem um sistema de vassalagem e susserania bem definidos, não conseguia compreender de onde as famílias nobres, possuidoras de terras, de posses, tinham renda. Claro que só o produto gerado por essas famílias (grãos, animais de produção, etc) não seria suficiente para sustentar um só castelo bem guarnecido. Então, comecei a pensar em alternativas.
A primeira que me veio à mente foi pedágios. Mas para que pedágios fossem rentáveis, precisaríamos de um comércio regular entre as mais diversas áreas do mundo conhecido. Daí a idéia de caravanas coexistindo com mercadores ambulantes (mascates). Porém, uma coisa é sair de saravossa, em direção à donathar, carregado de utensílios, tecidos, e etc, outra coisa é fazer o mesmo percurso, levando de volta, por exemplo, engradados de vinhos caros, seda, e objetos mágicos. A segurança para o segundo caso seria de extrema importância, pois senão, o custo benefício de tal empreitada a deixaria desinteressante. Portanto, pensei que, apesar de cobrar pedágios, os nobres forneceriam segurança nessas rotas.
Outra fonte de renda que me ocorreu foi a cobrança de impostos sobre mercadorias importadas. Muito simples, muito rentável, e com alguns magos como auxílio, rapidamente se mostraria eficaz, justa (dependendo do nobre) e ainda traria uma excelente variável na relação de preços finais nas mais diversas cidades de Tagmar.
Outro ponto que desejo explorar nesse suplemento, é a Sagrada ordem de Cambu e seu papel, principalmente como intermediários entre os comerciantes e caravanas livres e os nobres, cobradores de impostos, são eles que intervêm nas denúncias de abusos. Além disso, os penas douradas e prateadas são parte do grande contingente de homens de armas responsáveis pela segurança das principais rotas de comércio de Tagmar.
Produtos tipo exportação:
Nesse tópico vou tentar discursar sobre os principais produtos tipo exportação em cada país, região, de forma mais detalhada e abrangente possível;
Qualidade dos itens:
Nesse tópico vou descrever os principais artesãos de tagmar. Esses artesões produzem itens diferenciados, na maioria, não mágicos, mas que produzem bônus pela altíssima qualidade de sua confecção.

Outros tópicos:

Rotas de comércio secretas

Principais companhias de comércio.

Rotas de comércio conhecidas
#2 Hector Folha-Palida Enviado : 06/12/11 23:51
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Antes de mais nada, Seja Muito bem-vindo com suas ideias e iniciativas.

Alguns comentários:
Citação:

Para desenvolver esse suplemento, parto de algumas premissas. Apesar de tagmar ser um mundo medieval de fantasia, com “vasta” presença de magia, ainda acredito que é uma vida, pelo menos para a maioria, miserável, custosa, e nada confortável. Altos impostos são cobrados, a violência fora das grandes cidades é notória e não é sempre que se tem um mago ou sacerdote à disposição para ajudar a arrefecer tais dificuldades.
Tendo esses pensamentos em tangência, vou tentar descrever da maneira mais plausível como eu entendo o sistema de comércio que existe em tagmar.


Palavras duras, mas não tem como dizer melhor, exceto pelo detalhe que a violencia tb é viceral nas cidades grandes, seja nos combates das guildas de ladinos, mercenários e comerciantes, ou soldados reforçando a ordem.

Citação:
Por se tratar de um mundo onde a melhor forma de comunicação é a magia, e em segundo lugar um cavalo rápido e um cavaleiro corajoso, não há forma segura de determinar exatamente o que uma região tem necessidade, a não ser quando se chega nela. Isso me diz, que os comerciantes de Tagmar, sejam ambulantes, sejam caravanas tem duas opções: Se a região se tratar de lugares sempre visitados por eles, nesse caso, eles possuem uma boa idéia da demanda, sabendo assim o que levar para ser vendido. Mas no caso de regiões remotas (terras selvagens), ou de lugares arrasados por doenças (luna), os comerciantes não tem idéia, se é que eles vão até tais regiões, do que venderem. Assim sendo, caravanas de comércio podem ser organizadas não só para levarem produtos, mas para comprá-los em lugares distantes e serem vendidos com valores exorbitantes em grandes centros comerciais como saravossa.


Existem, assim como exitia na idade, pequenos sindicatos ou guildas de comerciantes que trocam estes dados sobre necessidade e produção local, mas estas cobram modestas taxas para que osmercadores possam ingressar com seus produtos na região, alem de oferecer segurança e etc..

Citação:
Outro ponto que desejo explorar nesse suplemento, é a Sagrada ordem de Cambu e seu papel, principalmente como intermediários entre os comerciantes e caravanas livres e os nobres, cobradores de impostos, são eles que intervêm nas denúncias de abusos. Além disso, os penas douradas e prateadas são parte do grande contingente de homens de armas responsáveis pela segurança das principais rotas de comércio de Tagmar.


Apenas tome cuidado para não ir contra algo que já esteja definido na Ambientação.

Aguardo ansioso para ler o texto que será produzido.

Bom trabalho
#3 Hugar Enviado : 06/12/11 23:51
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Meus parabéns. Está ótimo! Compartilho de sua opinião sobre esse assunto quase em absoluto. Isso será uma grande contribuição a Tagmar. Já se informou da Tagmarpédia?
#4 lucasveter Enviado : 07/12/11 00:12
Jogador: lucasveter
EF:
EH:
Karma:
Hugar escreveu:
Meus parabéns. Está ótimo! Compartilho de sua opinião sobre esse assunto quase em absoluto. Isso será uma grande contribuição a Tagmar. Já se informou da Tagmarpédia?

Já sim... to estudando aqui pra não escrever mta merda... hehehehe... só que é muito material e to tendo que fazer uns resumos pra ir escrevendo aos poucos... mas dá pra render mto assunto!!
Eh?
#5 Marcelo Teixeira Enviado : 07/12/11 00:26
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Também gostei muito dos pontos levantados e também concordo com eles.

Acho que o coordenador de ambientação poderia abrir essa tarefa para que nosso amigo começace a desenvolver esse texto.
#6 Marcelo Villanova Enviado : 07/12/11 13:41
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Coloque no Tagmarpedia, em ambientação - conteudo extraoficial.
#7 Vercenorax Enviado : 07/12/11 14:02
Jogador: Vercenorax
EF:
EH:
Karma:
Compartilho de ideias como essas, no que rege, sobre itens fabricados, cada um por sua raça, bem como produtos naturais, como o couro de rudião e os cavalos, de Filanti e Marana.
#8 Marcelo Teixeira Enviado : 07/12/11 19:00
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Marcelo Villanova escreveu:
Coloque no Tagmarpedia, em ambientação - conteudo extraoficial.



Esse material não seria digno de entrar como texto oficial?
#9 Hector Folha-Palida Enviado : 07/12/11 19:37
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Sim,

Só estou aguardando uma versão para por aqui no forum. XD
#10 lucasveter Enviado : 09/12/11 00:02
Jogador: lucasveter
EF:
EH:
Karma:
Hector Folha-Palida escreveu:
Sim,

Só estou aguardando uma versão para por aqui no forum. XD


em andamento, mas vou postar algumas coisas aqui que já podem ser discutidas:

"Produtos tipo exportação:
*Nesse tópico vou tentar discursar sobre os principais produtos tipo exportação em cada país, região, de forma mais detalhada e abrangente possível;*
Itens de qualidade superior: Os itens de qualidade superior serão divididos em duas categorias: Aqueles utilizados em combate, e aqueles que não são usados em combate. Note que itens de qualidade superior são itens que, apesar de raros, são mais comuns quando comparados a itens mágicos, embora muitos desses itens sejam utilizados por magos encantadores como objetos de encantos.
Armas: armas de alta qualidade possuem segredos de fabricação que a tornam mais perigosa. Isso significa maior dano, melhor precisão, melhor durabilidade, ou outra vantagem citada nas descrições específicas.
Armaduras, escudos e elmos: As armaduras de qualidade superior são modificadas em relação à sua absorção e defesas base.
Outros objetos: Alguns objetos de qualidade superior podem ajudar no uso de habilidades através de sua qualidade. Essa ajuda é traduzida nas regras como bônus no uso de habilidades que necessitam do determinado item para serem usadas. Cordas para escalada, Arreios para montar animais, gazuas para abrir fechaduras, jóias para sedução..."
um exemplo:
"Altuim Sar lurel: Elfo Dourado, 679 anos, ferreiro, ferreiro do Lar; produz os Sabres Sar lurel. São sabres de altíssima qualidade, com a lâmina prateada, punho artesanal, com 4 arcos fazendo o copo, todos esculpidos em forma de pegasus, em ouro (obs.: Usados como espadas CmE); tempo de confecção: 12 anos;
As estatísticas: +2 no dano; +1 nas colunas de resolução;"

#11 Hugar Enviado : 09/12/11 10:49
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Fantástico Lucasveter...
#12 lucasveter Enviado : 09/12/11 11:52
Jogador: lucasveter
EF:
EH:
Karma:
Hugar escreveu:
Fantástico Lucasveter...


Obrigado, hugar, pode me chamar só de Lucas mesmo!
=)
#13 Vercenorax Enviado : 09/12/11 14:18
Jogador: Vercenorax
EF:
EH:
Karma:
Muitíssimo interessante, caro Lucas, se precisar de algumas ideias exóticas diga-me, li os 3 livros já lançados de As Crônicas de Gelo e Fogo no Brasil, e tenho estado muito excêntrico, hehehehe.
Mas já que cá estou deixe-me dar um:
Um sabre (élfico ou não) de aço verde na lâmina e guarda mão de aço branco; na lâmina pela parte chata cavalos-marinhos entalhados e entrelaçados, o punho controna um cavalo-marinho de ponta cabeça e a frente formando o copo, 3 cavalos-marinhos lado a lado, com as caudas forjadas na cabeça do que forma o punho.
#14 lucasveter Enviado : 09/12/11 23:10
Jogador: lucasveter
EF:
EH:
Karma:
Vercenorax escreveu:
Muitíssimo interessante, caro Lucas, se precisar de algumas ideias exóticas diga-me, li os 3 livros já lançados de As Crônicas de Gelo e Fogo no Brasil, e tenho estado muito excêntrico, hehehehe.
Mas já que cá estou deixe-me dar um:
Um sabre (élfico ou não) de aço verde na lâmina e guarda mão de aço branco; na lâmina pela parte chata cavalos-marinhos entalhados e entrelaçados, o punho controna um cavalo-marinho de ponta cabeça e a frente formando o copo, 3 cavalos-marinhos lado a lado, com as caudas forjadas na cabeça do que forma o punho.


Me diz ai oque vc achou, companheiro. se vc aprovar, já tah no livro.

=)

Abruga Verceno, ferreiro do navio pirata Cavalo Marinho, sob o comando do Capitão Drom Gadum, sob as ordens do Barão Tealor, o camaleão. Sabres Verceno: Um sabre de aço verde na lâmina e guarda mão de aço branco; na lâmina pela parte chata cavalos-marinhos entalhados e entrelaçados, o punho contorna um cavalo-marinho de ponta cabeça e a frente formando o copo, 3 cavalos-marinhos lado a lado, com as caudas forjadas na cabeça do que forma o punho. Tempo de confecção: 6 anos; Característica especial. Os sabres Verceno não afundam na água do mar, eles flutuam como uma pena.
Abruga faz esses sabres apenas para a tripulação do Cavalo Marinho. Além de ferreiro, ele é o timoneiro do cavalo marinho.
#15 lucasveter Enviado : 09/12/11 23:17
Jogador: lucasveter
EF:
EH:
Karma:
Esse é o epílogo do livro, por favor opinem sobre... valeu!

Meu nome é Atos, como o antigo rei de Verrogar. Sou um escravo. Engraçado como dizem que nós dourados, o grande povo de Palier não pode ser escravizado. Bem, veja pelo meu ponto de vista. Eu, de certa forma, abdiquei das bênçãos dos Deuses, embora minhas últimas orações após um árduo dia de trabalho se dirijam ao meu Pai. Abracei, por não ser forte o suficiente, a adoração e a minha vida a um único ser, meu senhor, por ter entregue sob tortura, a localização do meu Lar. Fizemos então um acordo, de minha servidão, pela paz do meu povo. Claro que admitir esse tipo de pensamento me consumiu durante séculos, mas hoje eu entendo minha missão e meu sacrifício. Eu comando as hordas e comando os negócios do todo poderoso senhor do norte de Sotopor, Rubrasil, e a ele servirei, até a minha morte.
Escrevo esse pequeno ensaio, com o intuito de transmitir aos povos livres, todo o conhecimento guardado aqui, e de conhecimento apenas dele e seus mais fiéis lacaios. As informações aqui contidas levaram centenas de anos e de almas para serem coletadas. Fui testemunha de muitos agentes mandados para missões suicidas, apenas por uma localização, ou um simples anel. A quantidade de ouro que Rubrasil estoca em sua fortaleza, é inimaginável.
Acredito que cada um dos senhores de Sotopor detém uma rede de agentes. Mas talvez o meu senhor seja um dos bem mais informados, pois muitos foram os contatos que fiz com agentes “vizinhos”. Esses encontros foram muito esclarecedores.
Mas como meus votos tem de ser respeitados, não revelarei nenhum segredo que comprometa minha lealdade ou meu senhor. Porém, qualquer um que puser as mãos nessa página, terá à disposição uma poderosa ferramenta para comerciar por entre as terras livres e selvagens desse lado do Muro.
#16 Marcelo Teixeira Enviado : 10/12/11 13:31
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Está ficando muito bom, mas como o Hector falou, comece a escrever na tagmarpedia que aí quem tiver alguma sugestão é só ir lá e acrescentar, sem falar que ficará mais fácil de todos lerem. É um bom lugar para começar esse desenvolvimento. Melhor que ficar lendo partes do texto espalhadas em vários tópicos.
#17 lucasveter Enviado : 10/12/11 14:23
Jogador: lucasveter
EF:
EH:
Karma:
Marcelo Teixeira escreveu:
Está ficando muito bom, mas como o Hector falou, comece a escrever na tagmarpedia que aí quem tiver alguma sugestão é só ir lá e acrescentar, sem falar que ficará mais fácil de todos lerem. É um bom lugar para começar esse desenvolvimento. Melhor que ficar lendo partes do texto espalhadas em vários tópicos.

anotado, marcelo...
valeu!
#18 Vercenorax Enviado : 10/12/11 15:01
Jogador: Vercenorax
EF:
EH:
Karma:
Excelente! Aprovado.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.