Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

novo tipo de escudo [Sugestão]
#1 El Gato Enviado : 15/11/11 01:51
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Olá amigos tagmarianos.

Depois de muito tempo jogando tagmar, notei algo intrigante. Tinhamos escudos pequenos e grandes, mas, pera lá... cadê os médios? Think

Ai fizemos uma tênue mudança, já testada em nossa mesa a quase um ano, que parecia simples, porem eficaz.

Original Def Base/ Absorção
Escudo pequeno........+1/+3
Escudo grande.........+1/+5

O que usamos: Def Base/ Absorção
Escudo pequeno..............0/+3
Escudo médio...............+1/+5
Escudo grande............+2/7

Como Podem observar a mudança foi que o pequeno não daria mais bônus na defesa por ser pequeno demais, mas contunaria a dar absorção.
O antigo "Grande" passaria a ser o "Médio".
E demos um bônus de +2 na defesa do grande e +2 na absorção. e para limitar o uso do mesmo. Adotamos que o grande iria requerer um ajuste de força igual a 3, justamente para limitar o uso dele aos mais fortes guerreiros.

O que os senhores acham disso?
Seria possível essa implementação?
Grato, Desde Já.
#2 Hugar Enviado : 15/11/11 18:19
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Acha necessário essa implementação ao sistema? Na minha opinião já é suficiente dois tipos de escudo. Eu mesmo ainda uso as regras de combate antigas! Algumas coisas podem ficar apenas em nossas mesas, nas regras da casa. Não estou dizendo que não é possivel, estou só dizendo que acho desnecessário essa implementação.
#3 Joao Enviado : 16/11/11 01:23
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Eu gostei da ideia. Vou adotar em uma próxima campanha.

Mas vou fazer a seguinte mudança:

Def Base/ Absorção
Escudo pequeno..............+1/0
Escudo médio...............+1/+5
Escudo grande............+2/+7

Reflete a ideia que o escudo pequeno não serve para absorver, mas para ajudar a desviar golpes.

Me veio esta pergunta, no seu jogo depois de uma batalha que a EF chegou a 2 e vem um sacerdote e recupera-a. A EF do escudo pequeno seria recuperada?
#4 Ketalel Enviado : 16/11/11 08:19
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Ao se referir a "escudos pequenos" você quer dizer "broquel"? Sempre achei meio estranha essa divisão em escudos pequenos e grandes. Sempre faço a diferença entre broquel, escudos "pequenos" (redondos, estilo infantaria), grandes e de corpo (estilo legiões romanas).
#5 El Gato Enviado : 16/11/11 09:49
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Hugar escreveu:
Acha necessário essa implementação ao sistema? Na minha opinião já é suficiente dois tipos de escudo. Eu mesmo ainda uso as regras de combate antigas! Algumas coisas podem ficar apenas em nossas mesas, nas regras da casa. Não estou dizendo que não é possivel, estou só dizendo que acho desnecessário essa implementação.

Sinceramente? acho que nos pequenos detalhes é aonde fazemos a diferença, para um tagmar melhor e mais rico.
joão, de fato a questão do escudo pequeno dar somente defesa é algo a se pensar.

agradeço a participação de todos. ;-)
#6 arabedoido77 Enviado : 16/11/11 10:51
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Joao escreveu:
Me veio esta pergunta, no seu jogo depois de uma batalha que a EF chegou a 2 e vem um sacerdote e recupera-a. A EF do escudo pequeno seria recuperada?


Acredito que não. Mas isso depende do tipo de golpe que acertou o personagem. Se foi no corpo dele, com certeza seria recuperada. Se o dano foi no escudo apenas, o sacerdote não o recuperará com uma cura.

Tenho para mim que a ordem normal seria que primeiro o dano atinja o escudo, depois a armadura e por último o corpo do personagem. A não ser que um crítico aconteça e modifique essa ordem.

Quanto à sugestão do El Gato, gostei bastante. Só acho que a resistência do escudo pequeno poderia seguir a progressão e ir para 3 além de 0. Ainda resistiria a dano, mas muito pouco. Seria praticamente um escudo "descartável".

Ficaria assim:

Def Base/ Absorção
Escudo pequeno..............+1/+3
Escudo médio...............+1/+5
Escudo grande............+2/+7


#7 El Gato Enviado : 16/11/11 12:40
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
arabedoido77 eu ja fiz esse teste aí tbm. o que eu não queria é que tivessem escudos iguais, assim como as armaduras que em cada tipo de def não são iguais nem em absorção e nem em defesa.
#8 Hugar Enviado : 16/11/11 20:39
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Armaduras, elmos e escudos não tem EF, tem absorção. Curas Físicas jamais curariam absorção. Deve ser contado separado.
#9 Joao Enviado : 16/11/11 22:20
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Hugar,

Penso da mesma maneira, por isso perguntei. E assim imaginei que um escudo só com absorção e nenhuma defesa não seria tão vantajoso e só ocuparia uma mão. Por isso mudei, ao invés de zero na defesa é zero na absorção.

Katalel,

Pois num é q'eu estava pensando em um broquel!?Dancing

E como você implementa em regra os diferentes escudos??? Eh?

Por mais que não entre no livro de regras básico poderia ser complementar ou , não oficial (fica registrado aqui :-p)

#10 Ketalel Enviado : 17/11/11 07:21
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Joao, eu sempre apliquei regras da casa mesmo, broquel dando defesa+1, escudo "pequeno" def+1, abs+3, escudo grande def+1, abs +5 e escudo de corpo dando def +3 abs +10.
#11 Hugar Enviado : 17/11/11 11:53
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Tem um material em alguma masmorra esquecida e sombria aqui do tagmar sobre personalização de armaduras e novos tipos de escudos, como o broquel e de cavalaria.
#12 Ketalel Enviado : 18/11/11 08:39
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Pois é, lembro de algo assim... acho que é personalização de equipamento.
#13 Marcelo Teixeira Enviado : 18/11/11 09:53
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Acho que tinha algo no blog. Se for esse material, ele está hoje na wiki.
#14 matheusjsrd Enviado : 18/11/11 19:34
Jogador: matheusjsrd
EF:
EH:
Karma:
Acho que seria interessante variar os tamanhos de escudo, mas não sei se seria necessário, pois em tagmar os seres são, em média, de estatura próxima aos humanos(elfos, meio elfos, os próprios humanos) e usam o escudo grande, e os pequenos(tipo anões e pequeninos) usam o pequeno. Se o grande hoje fosse o médio, teria alguém com o tamanho para usar o escudo?
#15 Ares Enviado : 18/11/11 19:38
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
O fato é que humanos usam escudos de diferentes tipos,tamanhos e materiais durante toda a historia e não só um tipo de escudo.
#16 matheusjsrd Enviado : 18/11/11 19:44
Jogador: matheusjsrd
EF:
EH:
Karma:
Sim, eu sei, mas é que geralmente é bom usar escudos mais proporcionas ao corpo para fim de oferecer proteção em todas as partes do corpo. Um escudo grande ofereceria essa total proteção corporal a qual raça jogadora?
#17 Ares Enviado : 18/11/11 20:04
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Se um escudo grande for parecido com aqueles quadradões romanos a humanos,elfos e meio-elfos protegeria a maior parte do corpo e um anão poderia se esconder atras dele com facilidade,mais por ser tão grande diminuiria um pouco a velocidade e a agilidade.
Se considerar um escudo grande aquele redondo normalmente lembrado quanto se pensa num escudo,pelo menos pra mim,ele protegia da coxa até o pescoço com certa segurança,mais poderia ser movido pra absorver os ataques e se defender de forma geral.Não limitaria dando a agilidade que daria pra pular em caso de desviar num ataque nas pernas,caso os outros itens não fossem tão pesados.
#18 matheusjsrd Enviado : 18/11/11 20:13
Jogador: matheusjsrd
EF:
EH:
Karma:
Claro, mas um escudo grande de um material resistente e mais leve que ferro seria melhor para um personagem de altura humana. Quanto ao pequeno, mesmo assim acho ele ruim para seres maiores pois a pessoa não pode, por exemplo, se esconder atras do escudo em busca de um pouco de descanso uma vez que ele deveria ficar atento ao inimigo e teria que se movimentar do mesmo jeito(não necessariamente sair do lugar, mas mexer o braço ou pular) o que o impediria de relaxar sob a proteção de um bom escudo, mesmo que momentaneamente.
#19 Ares Enviado : 18/11/11 20:23
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Ficar parado mesmo com o escudo grande não seria algo recomendado numa batalha,pois o inimigo teria tempo de pensar onde acertar além de poder flanquear o adversário e fazer um corte pela lateral,principalmente se tiver usando uma arma apropriada pra isto como uma cimitarra.
#20 Hugar Enviado : 18/11/11 21:02
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Isso é realmente algo muito expansivel. Como Ares disse, existiram diversos tipos, formas, tamanhos e materiais de escudo ao longo da historia. E são usados até hoje, como é o caso da tropa de choque da policia. Podemos focar em algo mais proximo da Idade Média Europeia, mas e quanto à Levânia? Se buscarmos inspiração árabe teremos muita diversidade. Além do fator grupo: um batalhão romano com o escudo romano em formação texugo era impenetrável, mas e quanto a um soldado sozinho, em luta franca?
#21 Ares Enviado : 18/11/11 21:18
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
As armas e as táticas militares evoluem em conjunto.
Para uma luta em terreno plano grandes escudos e formações podem ser uteis,mais lutar no meio das dunas e com o sol sobre suas cabeças leva a outro ramo de táticas,uso de roupas mais leves e priorizar a velocidade e camuflagem ao invés da força de números armados com escudos e armaduras pesadas pode garantir a vitoria.
Escudos grandes são bons em grandes batalhões,pois garantem defesa.Escudos menores são uteis para combates homem a homem,pois permitem maior mobilidade e versatilidade nos golpes.
#22 arabedoido77 Enviado : 18/11/11 22:45
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Boa observação a do Ares. Realmente, isso me lembrou quando estudei nas aulas de História as falanges Macedônicas e as Espartanas também. Quem viu o filme dos 300 de Esparta deve lembrar a explicação do rei Leônidas sobre como funcionava a tática, na qual o escudo em parte protegia o próprio usuário, como também fornecia proteção para o companheiro à esquerda.

Isso sem falar de um tipo de armadura medieval que vi certa vez exposta que sem brincadeira, na época creio que ficaria grande em mim. E olhem que tenho 1,85 de estatura. Se formos considerar que os homens daquela época eram mais baixinhos que a média de hoje, só entendi isso depois da explicação que foi dada. Eles usavam uma espécie de "enchimento", pois era levado em conta o detalhe que eles não precisavam se mover tanto, o cavalo que se movia. O enchimento estava lá tanto para dar a eles uma aparência mais assustadora, como para proteger no caso de serem derrubados do cavalo ou este ser morto.

Uma vez no chão, eles também não se moviam tanto. Ficavam lutando em pé, com movimentos de pernas bem restritos. Essa coisa de cavaleiros de armadura correndo e fazendo movimentos ágeis é coisa de filme. Nem enxergar direito eles conseguiam com aqueles elmos de viseira. Tanto que tinham que levantá-la para poder reconhecer os brasões uns dos outros.

Onde quero chegar é que levar em conta esses detalhes acabaria levando à necessidade de uma reformulação maior no sistema de regras na parte de carga e também de outras penalidades, como cansaço, temperatura e outras coisas mais. Até ficaria interessante, mas aí acrescentaria regras que provavelmente tornariam o sistema muito complexo, como precisar colocar o peso de cada item e calcular como penalizaria o personagem em função de sua força, detalhar como funcionariam as combinações de armadura, escudo, armas e outros.

Não sei até onde isso seria recomendável.
#23 Ares Enviado : 18/11/11 23:11
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Também acho que aumentar tanto assim a complexidade seria de certo modo ruim,mais acho que seria interessante ampliar principalmente a descrição dos itens defensivos,de forma simples,pois continuo em duvida do que seria este tal escudo grande e este outro pequeno.E outro objetivo seria implementar o escudo médio,que é a sugestão que originou tal tópico.
#24 arabedoido77 Enviado : 19/11/11 00:02
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Particularmente, eu imaginava o escudo pequeno como sendo o broquel mesmo,o médio mais ou menos do tamanho daqueles do filme dos 300 e o grande, como sendo aquele que cobre o usuário do pescoço até abaixo dos joelhos.

Agora, o formato varia, dependendo da região de origem ou da própria personalização que o usuário quisesse, dede que pudesse pagar pela extravagância.

Encontrei um texto que fala sobre o broquel e seu uso:

http://confrariadearton....io-laminas-espadas.html

Fiquei na dúvida se pode ser considerado genericamente como sendo ele o escudo pequeno.
#25 Ares Enviado : 19/11/11 00:28
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Realmente o broquel seria algo intermediário entre arma e escudo,não sei se funcionaria contra armas grandes como machados e espadas de duas mãos.Seria interessante colocar ele como arma exótica já que podem ser colocadas laminas em tal e o uso da habilidade ambidestria para usa-lo com outras armas,como sabres e adagas.
#26 Hugar Enviado : 19/11/11 12:49
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Na Manual tem desenho dos dois, pequeno e médio, e não consideraria o broquel como o escudo pequeno, nem o grande como o q cobre o corpo inteiro.
#27 Hugar Enviado : 19/11/11 12:54
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Muito bom o artigo arabedoido77
#28 arabedoido77 Enviado : 19/11/11 13:03
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Na verdade, eu fiquei na dúvida de por que o broquel não era simplesmente chamado de escudo pequeno e fui pesquisar um pouco sobre escudos. Atirei no que vi e acertei no que não vi. Think
#29 El Gato Enviado : 19/11/11 13:58
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Pessoal, vocês estão de parabéns com as boas colocações e aprofundamento no assunto. eu sinceramente esperava que o assunto desse pano pra manga, porém não imaginei que seria tanto. :-)
Sempre que joguei tagmar tive essa visão de que o sistema teria de ser vem prático, a implementação de tantas variantes engrandeceria muito o rpg em contra partida adicionaria muitas regras para o jogo.
a idéia é que fosse implementado um escudo intermediário entre o pequeno e o grande e quem sabe esses demais não poderiam ser anexados a um livro de opcionais com outras coisas mais rebuscadas?
um simples para o livro de regras e rebuscados para um livro de opcionais. essa é a minha sugestão.
#30 El Gato Enviado : 19/11/11 14:00
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Pessoal, vocês estão de parabéns com as boas colocações e aprofundamento no assunto. eu sinceramente esperava que o assunto desse pano pra manga, porém não imaginei que seria tanto. :-)
Sempre que joguei tagmar tive essa visão de que o sistema teria de ser vem prático, a implementação de tantas variantes engrandeceria muito o rpg em contra partida adicionaria muitas regras para o jogo.
a idéia é que fosse implementado um escudo intermediário entre o pequeno e o grande e quem sabe esses demais não poderiam ser anexados a um livro de opcionais com outras coisas mais rebuscadas?
um simples para o livro de regras e rebuscados para um livro de opcionais. essa é a minha sugestão.
#31 Icaro Enviado : 23/12/11 22:00
Jogador: Icaro
EF:
EH:
Karma:
essa é uma sugestão bem simples mesmo, porque não implanta-lá?
#32 El Gato Enviado : 24/12/11 03:58
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Realmente por ser bem simples eu esperava algum retorno.
#33 Hector Folha-Palida Enviado : 26/12/11 17:46
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Escudo nenhum pode ter 2 de defesa sem ser mágico. Quanto a absorção, sem problemas poderia até mesmo ser 10.
Gostaria que postassem a sugestão na tarefa de Personalização de Equipamentos, com o nome do autor.

Assim que eu adiantar um pouco a serviço nos livros Básicos, dou uma olhada com muita calma e faço alguns calculos para ver o que fazer.

abraços
Usuários visualizando este tópico
Guest (6)

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.