Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Armadura [dúvida resolvida]
#1 Leonardo Pacheco Enviado : 14/01/12 18:38
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
criei esse topico pq nao consegui responder no outro topico "Armaduras". A minha duvida apos ler o outro topico é com relaçao a absorçao das armaduras. Elas sao adicionadas a EF do pj ou sao um redutor de dano antes que este atinja a EF? Eu entendi como sendo o segundo caso, ou seja se voce usa um couro voce reduziria os 3 primeiros pontos de dano na sua EF e levaria o restante normalmente.
Outra duvida que eu tenho é que eu nao vi nenhuma mençao as penalidades impostas por armaduras em habilidades fisicas, etc.Ou seja, pela regra talvez voçe poderia nadar em um lago usando uma couraça metalica sem ter penalidades , mas é claro que o bom senso diria o contrario. Enfim, para finalizar eu elaborei umas regras sobre penalidades das armaduras e sobre como danifica-las em combate. As regras estao em um outro pc, e as postarei amanha para voces analisarem.
Abraços!
#2 Ares Enviado : 14/01/12 18:43
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
O valor da absorção se soma.Pagina 65 do Manual de Regras,Absorção das Armaduras.
Ver também pagina 20 do Manual de Regras,Defesa e Absorção.

Sobre as penalidades é o aumento do nível de dificuldade,pagina 34 do Manual de Regras.Nadar num rio com uma couraça metálica vai ser Difícil a Impossível.

Sobre se danificar na pagina 65 do MdR na Absorção das Armaduras esta escrito.
Citação:
Infelizmente, conforme estes objetos o protejam
(recebem dano no seu lugar) eles vão perdendo a
capacidade de absorver dano. Para se recuperar a
Absorção de uma armadura de metal, você deve
consertá-la coma Habilidade Trabalho em Metal.
Para armaduras em couro, use a Habilidade
Trabalhos Manuais.


Acho que é isto Muito Feliz
#3 Leonardo Pacheco Enviado : 14/01/12 18:59
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
ahh pod cre vlw pelo informaçao!
#4 Leonardo Pacheco Enviado : 14/01/12 19:00
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
mas e com relaçao ao dano nas armaduras? existe ja alguma regra criada para lidar com isso?
#5 Ares Enviado : 14/01/12 19:02
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Eu tinha editado o primeiro post,esta nele Muito Feliz
Vai da bom senso,não vai ter que concertar o escudo por levar um golpe no pé.Se atingir a armadura(100% de dano ou quanto acabar a EH) deve-se imaginar que ela foi danificada.
#6 Leonardo Pacheco Enviado : 14/01/12 19:24
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
essa parte eu saquei, mas mesmo sim fica meio abstrato, pois em situaçoes normais de combate ( ou seja sem golpes criticos ) assume-se que voce vise atingir o tronco do adversario. Nesse caso a armadura seria afetada. Blz ate ai tudo bem, mas a minha pergunta é o quao afetada?
Outra coisa que nao entendi é que supondo que eu tenha ef 15 e absorçao 10. Se eu sofresse um golpe normal que causaria 10 pontos de dano eu ficaria com um total de 15 de ef certo? Agora se eu sofresse um dano critico que causasse 15 de dano eu seria levado a 0 correto? Porem nesse mesmo caso se eu sofresse um dano normal de 15 pontos eu tambem seria levado a 0 de vida pois teoricamente minha armadura ja absorveu os 10 primeiros pontos de dano. Entao , nesse caso um golpe critico só seria realmente perigoso se fosse dado num primeiro ataque.( excluindo os efeitos criticos, so para exemplificar )
Nao sei se ficou claro , mas a minha pergunta é que nesse caso que eu apresentei tanto um dano normal quanto um dano critico teriam levado ao mesmo resultado final. Para mim, talvez seria melhor se a armadura realmente ignorasse parte da puniçao fisica que o pj levasse e nao ser um somatorio a sua energia fisica.
#7 Ares Enviado : 14/01/12 19:29
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Esta me deixou realmente confuso vou dar uma pesquisada no Manual de Regras e ver se consigo responder,se não conseguir alguém com mais experiencia vai Muito Feliz
#8 Fábio_CM Enviado : 14/01/12 19:55
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Não sei se entendi direito o que você está perguntando, mas vamos ver se é assim:
Quando se tem EH e se é atingido por um golpe crítico, o atacante joga o dado de novo para recalcular o dano. Este será aplicado diretamente na EF, ignorando EH, mas a absorção continua valendo.
Se a vítima NÃO tiver mais EH, então o atacante NÃO joga o dado de novo. Ao invés disso, o dano na EF é automaticamente de 100%. E ainda tem a tabela de acertos críticos (que um acerto normal não leva do consideração).
No fim somar a absorção na EF ou fazer a armadura subtrair golpe a golpe um pouco dá na mesma.
#9 Leonardo Pacheco Enviado : 14/01/12 20:00
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
no caso de um golpe critico eu saquei, mas a parada é com relaçao a golpes normais, que nesse caso com eu citei no exemplo acabaria por dar no mesmo. A parada que acho q seria um diferencial melhor é usar a absorçao como um redutor de dano para golpes nao-criticos. Assim daria para separar melhor esse conceito. Um golpe critico ignoraria essa reduçao e teria os efeitos do livro.
#10 Ares Enviado : 14/01/12 20:06
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Leonardo Pacheco escreveu:
essa parte eu saquei, mas mesmo sim fica meio abstrato, pois em situaçoes normais de combate ( ou seja sem golpes criticos ) assume-se que voce vise atingir o tronco do adversario. Nesse caso a armadura seria afetada. Blz ate ai tudo bem, mas a minha pergunta é o quao afetada?

Ai não existe nenhuma regra que eu conheça ou ache,mais vai do mestre e da interpretação(parte que eu acho importante em batalha,explicar os movimentos e em que parte acertar,tanto o mestre como os jogadores).Por exemplo:
http://tagmar.com.br/for...s&m=40141#post40141 na parte escrita Benjen o mestre descreve em que parte o corpo é perfurado e que a armadura também é atingida.

Citação:
Outra coisa que nao entendi é que supondo que eu tenha ef 15 e absorçao 10. Se eu sofresse um golpe normal que causaria 10 pontos de dano eu ficaria com um total de 15 de ef certo?

Não,só se o golpe acerta-se 100%.Caso ele atinja menos de 100% só a EH é afetada e a armadura não é atingida.
Citação:
Agora se eu sofresse um dano critico que causasse 15 de dano eu seria levado a 0 correto?

Se o critico fosse o primeiro golpe ficaria com 10,pois a defesa da armadura é ignorada.0 de EF passiva e 10 de Ativa.
Citação:
Porem nesse mesmo caso se eu sofresse um dano normal de 15 pontos eu tambem seria levado a 0 de vida pois teoricamente minha armadura ja absorveu os 10 primeiros pontos de dano.
Se você tiver perdido a defesa da armadura e só tivesse 15 de passiva e ativa seria levado a 0 sim.
Citação:
Entao , nesse caso um golpe critico só seria realmente perigoso se fosse dado num primeiro ataque.( excluindo os efeitos criticos, só para exemplificar )

Só que o criticou possui um dano maior que o normal e atinge direto a passiva.

Citação:
Nao sei se ficou claro , mas a minha pergunta é que nesse caso que eu apresentei tanto um dano normal quanto um dano critico teriam levado ao mesmo resultado final. Para mim, talvez seria melhor se a armadura realmente ignorasse parte da puniçao fisica que o pj levasse e nao ser um somatorio a sua energia fisica.

Num critico é isto que acontece,o dano é direto na passiva e não na ativa(EF+Aborção)

Qualquer erro me corrijam por favor,mais acho que é isto Muito Feliz
#11 Leonardo Pacheco Enviado : 14/01/12 20:10
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
entao para resumir o unico beneficio de um dano critico ( alem dos efeitos adicionais das tabelinhas felizes ) seria o dano 100% automatico ( em uma situaçao sem EH ) correto?
#12 Ares Enviado : 14/01/12 21:08
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Pela minha compreensão.
-Dano critico sempre atinge a EF sem a aborção.
Citação:
Todo
o dano dado por Crítico atinge o adversário na
Energia Física (EF), e a armadura é ignorada, ou
seja: ela não absorve nada do ataque, mas também
não sofre avarias.

-Caso quem for acertado não possua EH este recebe 100% do Dano + efeito.
-E tirar 20 nos dois dados é morte imediada pra quem é atingido,pelo menos da pra entender isto.A não ser que seja um monstro muito maior.

No manual de regras pagina 65, 4.2.3 Crítico e Falha acho que explica melhor.E na pagina 66, Críticos em ataques acima da coluna 20.
Então o que conta mais é o efeito e acertar sempre na EF,além de acertar na EH quanto o dano é acima da coluna 20.
E mesmo sem a EH se joga o dado pelo que eu percebi pra ver qual será o efeito.(tem 2 efeitos 100% mais os dois 20).
#13 Leonardo Pacheco Enviado : 14/01/12 21:15
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
pod cre, bem acho q deu pra sanar as minhas duvidas rsrs. Pq realmente se a armadura reduzisse o dano seria algo muito absurdo ( imagina absorver 15 pts com uma couraça.... usuarios de adgas se aposentem hehe ). Agora eu so queria talvez que me ajudassem a elaborar uma regrinha para realmente contabilizar o dano nas armaduras...
#14 Ares Enviado : 14/01/12 21:33
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
O dano da aborção é gasto.Tem 15 de aborção.Tira 10 num golpe,só resta 5 de aborção por causa que a armadura foi danificada.
Contabilizar seria dizer como a armadura foi afetada(furos,cortes,etc) e qual a dificuldade pra concertar(Trabalho em metal ou trabalhos manuais)?
#15 Leonardo Pacheco Enviado : 14/01/12 21:38
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
mas colocar algo dessa maneira que voce citou seria bem irreal. Nesse seu exemplo um personagem com uma adaga que causasse 8 pontos de dano danificaria em 7 pontos uma couraça o.O? seria bem estranho. Amanha postarei sobre a regra de danificaçao das armaduras, eu acho que ficou bem interessante e gostaria da opiniao de voces.
#16 Ares Enviado : 14/01/12 21:49
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Coloca na TagmarPedia dai Muito Feliz
http://www.tagmar.com.br/wiki/default.aspx
Eu consideraria fazer uma leitura nas regras de combate umas duas vezes pra confirmar que nada que foi dito acima esta errado.(Vou fazer isto também,pois acho que errei algumas coisas)
Por exemplo dano de 100% ainda é na EH pelo que eu vi,mais causa um arranhão.
#17 Leonardo Pacheco Enviado : 27/01/12 19:41
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
Nao seria mais logico colocar o valor de absorçao da armadura como reduçao de dano? Nesse caso nao seria viavel usar os valors do livro por motivos obvios, porem poderia ser interessante contar como reduçao de dano metade do valor mostrado no livro arredondado para baixo.
#18 Fábio_CM Enviado : 27/01/12 20:07
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Não esqueça que quando uma armadura está sem absorção não quer dizer que ela tenha desaparecido! Ela pode ter, por exemplo, apenas um grande furo ou ponto fraco que possa ser explorado pelo oponente.

Uma vez o Marcelo Rodrigues colocou uma resposta bastante convincente sobre usar um valor de absorção em vez de se usar redução de dano. Mais ou menos é porque esses valores de absorção, durante um combate, dão na mesma do que usar uma redução, mas sem a necessidade de se ficar fazendo várias subtrações a mais durante a mesa.
#19 El Gato Enviado : 27/01/12 20:12
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Fábio_CM escreveu:
Não esqueça que quando uma armadura está sem absorção não quer dizer que ela tenha desaparecido! Ela pode ter, por exemplo, apenas um grande furo ou ponto fraco que possa ser explorado pelo oponente.

Uma vez o Marcelo Rodrigues colocou uma resposta bastante convincente sobre usar um valor de absorção em vez de se usar redução de dano. Mais ou menos é porque esses valores de absorção, durante um combate, dão na mesma do que usar uma redução, mas sem a necessidade de se ficar fazendo várias subtrações a mais durante a mesa.


Conheço essa explicação.
A absorção das armaduras é um método mais simples do calculo.
Não esqueça que a def não para de contar porque a armadura não tem mais "Absorção".
Tente visualizar o que o fábio disse, seu oponente tem uma enorme brecha na sua armadura, você acha mesmo que ele será caridoso e atacará onde sua armadura ainda tem uma certa absorção?
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.