Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Focus [Duvida Resolvida]
#1 j_carvalho Enviado : 22/02/12 16:33
Jogador: j_carvalho
EF:
EH:
Karma:
Eu estava relendo o Capitulo de magia do livro de regras e reparei o seguinte (P.91)
Citação:
A princípio, todo místico tem o seu Focus; todos os personagens começam com o Focus apropriado às suas profissões.

Eu sei que o focus do sacerdote seria o simbolo sagrado e o do bardo o instrumento, mas qual é o focus inicial do rastreador e do mago ?
Outra coisa que me deixou em duvida foi o seguinte...
Citação:
Cada místico pode ter apenas um Focus de cada vez, que é ligado ao seu proprietário através de um ritual que demora 5 horas e custa cerca de 2 moedas de prata.

Ja que os bardos e sacerdotes ja tem o seu focus inicial, eles tem que fazer o ritual e pagar as duas mp ou nao?
E uma ultima coisa voces poderiam me dar um exemplo de um item a que a frase a seguir se refere.
Citação:
Certos itens mágicos funcionam como Focus especiais, mas estes são raros e
ambicionados. Objetos lendários que aumentam o poder mágico de seus proprietários

E se puderem dar exemplos de o que pode ser um focus comum eu ficaria muito feliz.
Agradecido desde ja.
#2 Hugar Enviado : 22/02/12 17:08
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
1) Se não me engano o próprio Manual já diz que pros magos costuma ser o grimório e do rastreador uma presa de animal por exemplo.
2) Não, nenhum personagem tem que pagar para ter o primeiro focus, apenas se perder ele ou quiser trocar é que terá de pagar.
3) Focus mágicos aumentam o karma do usuário.
4) Focus comuns: livros, orbes, grimórios, instrumentos, simbolos de ordens, partes de animais. Mágicos podem ser jóias, cajados, cetros, etc.
#3 Fábio_CM Enviado : 22/02/12 17:09
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Eu não me lembro se existe alguma normatização pra isso até o momento, mas acho que o focus pode ser qualquer coisa. Por exemplo: um grimório, uma varinha, um chapéu pontudo especial ou uma pedra rara para um mago; um graveto, uma raiz específica, uma terra rara, um osso animal para um rastreador. Enfim, qualquer coisa.

Acredito que os itens mágicos a que se refere o texto sejam por exemplo varinhas mágicas, cetros, gemas mágicas que aumentam o karma... Não há limites estabelecidos justamente para que fique tudo a critério de interpretação e de sua imaginação.

Não sei se o livro dos colégios faz alguma referência.
#4 arabedoido77 Enviado : 22/02/12 19:28
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Pelo que entendi das regras, é assim mesmo. Os mais comuns são os focus já mencionados: livro para o mago, presa para o rastreador, instrumento para o bardo etc. O manual dá a entender que eles são os mais comuns, mas na verdade o focus pode ser qualquer objeto, desde que preparado para ser um.

E pelo que li, só pode existir um de cada vez. Assim, o místico não pode criar um focus novo caso o antigo ainda exista. Isso para mim pode ser bem explorado para criar problemas para os personagens.
#5 PL Enviado : 22/02/12 20:52
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
O focus pode ser qualquer coisa, mas recomenda-se que seja algo relacionado a profissão do personagem.

arabedoido77 escreveu:
E pelo que li, só pode existir um de cada vez. Assim, o místico não pode criar um focus novo caso o antigo ainda exista. Isso para mim pode ser bem explorado para criar problemas para os personagens.


Pelo que eu entendi, ao fazer o ritual para se vincular ao novo Focus, o antigo deixa de estar ligado ao místico, não é necessário destruir o Focus antigo.
#6 arabedoido77 Enviado : 22/02/12 21:09
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Acho que é questão de interpretação. Quando falam em existir, presumi que para criar um novo, o anterior precisaria deixar de existir. Acho que desse jeito, temos outros detalhes, como incentivar o cuidado dos místicos com seus focus e evitamos situações do tipo: "Perdi meu focus? Tudo bem, eu compro outro".

Claro que nada impede que a interpretação correta seja a do PL, só que consegui prever algumas situações de astúcia de jogadores. Acreditem: tive um grupo no qual havia um jogador que explorava o detalhe do detalhe para achar alguma lacuna para sair beneficiado. E se isso fosse negado a ele, era duas horas de faladeira sobre o mal de ficar impondo restrições.

Tenho para mim que a intenção dos autores foi a de criar uma relação entre místico e focus de forma que ele não o trocaria, não venderia, cuidaria dele com a própria vida e se por acaso o perdesse, iria atrás para recuperá-lo a todo custo. Interpretar da forma colocada, que basta criar outro, ainda que o primeiro exista, tornaria o focus algo meio que trivial, bastando ter grana para pagar para ter outro.
#7 PL Enviado : 22/02/12 21:14
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Uma forma de resolver isso é tornando obrigatório ter o focus antigo como componente do ritual para efetuar a mudança de focus.
#8 Hugar Enviado : 22/02/12 22:44
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Arabedoido, sua interpretação é razoavel mas cria muitos problemas em jogo. Focus não são mágicos, são um tipo de item que se vende, e criar um vinculo tão forte com algo que se começa no jogo e que não dá nenhum beneficio fica dificil depois quando se adquire um mágico. Sobre a sugestão do PL de ser obrigatorio o antigo, essa regra do ritual de 5 horas e do custo de moedas de prata é justamente usada quando se perde o focus, logo perderia todo o sentido se fosse preciso ele.
#9 Hugar Enviado : 22/02/12 22:47
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
O Focus e a regra do Focus tão aí pra serem usadas dessa maneira mesmo. Perdeu, compra outro, paga e faz o ritual de ligação e pronto. Conseguiu um melhor que o antigo, é só fazer o ritual de ligação com o novo e pronto.

Não to dizendo que não há maneiras de se explorar isso, afinal o mestre leva o jogo e as regras da maneira que quiser, mas o Manual deixa claro a simplicidade do ato.
#10 arabedoido77 Enviado : 23/02/12 07:26
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Tem razão. Estive relendo o livro de regras e é isso mesmo. Está na página 113.

Citação:
No entanto, para que o objeto venha a funcionar como um Fócus deve haver um ritual de ligação entre o objeto e o seu dono. A ligação entre o místico e o Fócus mágico demora um dia, no qual um ritual de purificação interior forma o laço. Caso o místico já tenha um Fócus este perde sua ligação com o personagem.


Então, bato no peito e faço a "mea culpa". Basta arranjar um novo objeto para ser o focus e fazer o ritual, mesmo que o antigo ainda exista e esteja em LINS (Local Incerto e Não Sabido). Muito Feliz
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.