Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Habilidades em falta [sugestão]
#1 Drubak Enviado : 07/04/12 00:57
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Determinadas habilidades poderiam ser inclusas na ficha de personagem, pois pelo que ví não existem outras que possam ser usadas para suprir sua falta. São elas:


História** (Conhecimento; InT, custo 2): Conhecimento sobre a história das regiões do mundo conhecido, personagens históricos importantes, enfim. Tudo aquilo que é documentado e 'oficial' ou uma lenda que de tanto repetida se tornou 'verdade'. A dificuldade no uso deste conhecimento está ligada a obscuredade do fato e ao grau de controle da informação, afinal, determinados reinos não permitem que seus historiadores difundam por aí coisas que poderiam manchar suas gloriosas histórias.


Coletar informações (Influência; Car, custo 2): Como o próprio nome já sugere consiste em reunir informações a partir dos boatos contados nas ruas ou falados a meia boca nas tavernas. Com esta habilidade, seria possível descobrir desde fofocas que correm pelos esquinas até o conhecimento de guildas e atividades ilegais. Quanto mais obscuro o 'boato' procurado ou risco a pessoa corra ao fornecer a informação, maiores são as dificuldades para esta habilidade. Note que as conseguir informações desta forma pode levantar suspeitas sobre você, sobretudo em falhas e tentativas repetidas, em críticos então... nem se fale.


Empatia (Geral; Per, custo 2): É uma habilidade que lida com a compreensão das emoções das pessoas. Um personagem com esta perícia indica alguém que consegue capitar as sutilezas deixadas pela linguagem corporal usada pelas pessoas. Com ela será possível desde ter uma leve noção do estado de espírito de alguém (calmo, triste, etc.) até em dificuldades mais elevadas notar contradições entre a linguagem corporal e as palavras ditas. Quanto maior o grau de proximidade ou tempo que se conhece a pessoa analisada mais fácil é perceber suas emoções. Para informação mais detalhadas, é necessário que se gaste um tempo razoável conversando com a pessoa ou observando-a fixamente.


Nota: Para compensar a adição de novas habilidades a ficha de personagens, sugiro que sejam adicionados mais dois pontos de habilidade para cada profissão.


Ps.: Caso a idéia tenha bons índices de aprovação irei postar detalhadamente os exemplos de níveis de dificuldade adequados e descrição mais aprofundada se necessário.



Suas opiniões serão bem vindas!
#2 Ares Enviado : 07/04/12 02:34
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Drubak escreveu:
História** (Conhecimento; InT, custo 2): Conhecimento sobre a história das regiões do mundo conhecido, personagens históricos importantes, enfim. Tudo aquilo que é documentado e 'oficial' ou uma lenda que de tanto repetida se tornou 'verdade'. A dificuldade no uso deste conhecimento está ligada a obscuredade do fato e ao grau de controle da informação, afinal, determinados reinos não permitem que seus historiadores difundam por aí coisas que poderiam manchar suas gloriosas histórias.

Existe a característica opcional conhecimento que faz exatamente a mesma coisa.

Citação:
Coletar informações (Influência; Car, custo 2): Como o próprio nome já sugere consiste em reunir informações a partir dos boatos contados nas ruas ou falados a meia boca nas tavernas. Com esta habilidade, seria possível descobrir desde fofocas que correm pelos esquinas até o conhecimento de guildas e atividades ilegais. Quanto mais obscuro o 'boato' procurado ou risco a pessoa corra ao fornecer a informação, maiores são as dificuldades para esta habilidade. Note que as conseguir informações desta forma pode levantar suspeitas sobre você, sobretudo em falhas e tentativas repetidas, em críticos então... nem se fale.

Acho que as habilidades Persuasão(conversar com a pessoa e tentar convencer ela a falar algo),Sedução,Escutar(Enquanto bebe seu hidromel,vinho ou sua bebida preferida atenta seus ouvidos para ouvir o que as outras pessoas estão falando),sem falar das regras opcionais de Tortura(tirar algo na marra) e o bom e velho suborno ao taverneiro para saber das ultimas.Acho que não existe grande necessidade para ela.

Citação:
Empatia (Geral; Per, custo 2): É uma habilidade que lida com a compreensão das emoções das pessoas. Um personagem com esta perícia indica alguém que consegue capitar as sutilezas deixadas pela linguagem corporal usada pelas pessoas. Com ela será possível desde ter uma leve noção do estado de espírito de alguém (calmo, triste, etc.) até em dificuldades mais elevadas notar contradições entre a linguagem corporal e as palavras ditas. Quanto maior o grau de proximidade ou tempo que se conhece a pessoa analisada mais fácil é perceber suas emoções. Para informação mais detalhadas, é necessário que se gaste um tempo razoável conversando com a pessoa ou observando-a fixamente.

Esta é realmente muito interessante.Mesmo que não vire uma habilidade seria muito legal como caracterização algo como uma pessoa com muita empatia.
#3 Fábio_CM Enviado : 07/04/12 03:36
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
História:
Há um tempo atrás eu ia comentar sobre isso aqui e acabei esquecendo completamente. Não sei porque história é uma característica opcional, e não uma habilidade de conhecimento. Não faz muito sentido.

Coletar informação:
O Ares falou tudo!

Empatia:
Pois é, faz falta...


Na planilha de personagem tem uma linha em branco que, supus eu (talvez pela experiência em outros RPGs), servia para colocar alguma habilidade que o jogador queira, mas que não esteja listada no livro (como história, geografia, heráldica, avaliação, etc.).
#4 Drubak Enviado : 07/04/12 10:03
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Acho que as habilidades Persuasão(conversar com a pessoa e tentar convencer ela a falar algo),Sedução,Escutar(Enquanto bebe seu hidromel,vinho ou sua bebida preferida atenta seus ouvidos para ouvir o que as outras pessoas estão falando),sem falar das regras opcionais de Tortura(tirar algo na marra) e o bom e velho suborno ao taverneiro para saber das ultimas.Acho que não existe grande necessidade para ela.


A idéia para esta habilidade não é apenas saber fazer as perguntas de modo convincente, mas sim, saber onde buscar. Um diplomata pode ser muito convincente, entretanto, não teria a malandragem suficiente de se infiltrar entre as pessoas certas para saber quem sabe aquilo que ele precisa. Penso em manha como a habilidade etiqueta para o submundo, conhecer quem conhece alguém que sabe, etc. Acho que o uso da persuasão citado por você Ares se enquandra quando você sabe quem tem a informação: ex.: Um soldado interrogando um prisioneiro.

Citação:
Não sei porque história é uma característica opcional, e não uma habilidade de conhecimento. Não faz muito sentido.


Eu sequer achei a sugestão no livro de por história como opcional (isto porque eu narro e meus jogadores usam a ficha simplificada), mas já que existe, temos que mudar isto. Trata-se de uma habilidade básica, devendo ficar na ficha, de modo claro, assim como outras essenciais como, misticismo e religião.
#5 Leonardo Enviado : 07/04/12 10:17
Jogador: Leonardo
EF:
EH:
Karma:
Eu tava pensando numa habilidade nova, meio engraçada, mas que poderia ser utilizada.

Habilidade Sexo Anxious

Poderia ser uma habilidade de evolução de Bardo, onde o bardo evolui para Casanova (no caso de homem) e Concubina (no caso de mulher).

A ideia preliminar é essa, mas precisa ser bastante pensada.
#6 Drubak Enviado : 07/04/12 10:39
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Eu tava pensando numa habilidade nova, meio engraçada, mas que poderia ser utilizada.

Habilidade Sexo

Poderia ser uma habilidade de evolução de Bardo, onde o bardo evolui para Casanova (no caso de homem) e Concubina (no caso de mulher).

A ideia preliminar é essa, mas precisa ser bastante pensada.



Acho que sedução já cobre isso Leonardo, acho que não precisaria haver uma evolução de profissão para isso. Basta ter sedução em nível elevado para conseguir envolver o parceiro/ parceira nas carícias ardentes da intimidade.
#7 RenatoCardos Enviado : 14/05/12 18:50
Jogador: RenatoCardos
EF:
EH:
Karma:
Minhas humildes opiniões:

História: não gostei. Acho que mata o bom e velho roleplay alem de matar um pouco partes de aventuras que o personagem suariam para encontrar a informação.

Coletar informações: semelhante a História, acho que o personagem deve ralar para consegui-la!

Empatia: não podemos usar o Observar?
#8 Fábio_CM Enviado : 14/05/12 22:26
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Empatia: não podemos usar o Observar?

Empatia é muito diferente de observar. Não acho que possa ser improvisada com essa habilidade.

Citação:
História: não gostei. Acho que mata o bom e velho roleplay alem de matar um pouco partes de aventuras que o personagem suariam para encontrar a informação.

Coletar informações: semelhante a História, acho que o personagem deve ralar para consegui-la!

No caso de coletar informação até concordo com o Renato e acho que poderia matar um pouco do roleplay, já que lida com o tempo presente. História, por outro lado, acho que é essencial. Na minha opinião ela até ajuda no roleplay, enriquecendo a concepção do personagem. Claro, deve ficar bem claro o que é história comum e o que é "história oculta", que não pode ser conhecida pelos jogadores.
#9 Hector Folha-Palida Enviado : 16/05/12 00:20
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Hmmmm, de fato é como o Fabio disse, deixamos um campo para novas habilidades especificas ou sub-habilidades que os PJ queiram ter.
Tirando o SEXO do Leonardo, eu considero razoavel que todas as 3 entrem num campo opcional das regras, na parte mecanica, lembrem-se que o Sistema Tagmar pode ser usado em outras ambientações, e ter diferentes habilidades torna o Ladino, atualmente classe mais nerfada, um pouco mais util com seus 22 pontos de hablidade.

Então por mim, Drubak pode seguir em frente e detalhar mais, e se desejar coletar mais ieias para novas habilidades opcionais. Qem sabe nao achamos algo no meio delas para adcionar as básicas?
Usuários visualizando este tópico
Guest (2)

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.