Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Quantidade de quadrados q o monstro ocupa [dúvida]
#1 kidrenato Enviado : 22/02/12 19:01
Jogador: kidrenato
EF:
EH:
Karma:
Como faço para saber a quantidade de quadrados que o monstro ocupa no grid?
obrigado
#2 Marcelo Teixeira Enviado : 23/02/12 10:34
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Basta ver o tamanho do monstro na descrição do mesmo.

Um cavalo por exemplo, vai ocupar quase 3 quadrados.
#3 kidrenato Enviado : 23/02/12 12:01
Jogador: kidrenato
EF:
EH:
Karma:
Marcelo Teixeira escreveu:
Basta ver o tamanho do monstro na descrição do mesmo.

Um cavalo por exemplo, vai ocupar quase 3 quadrados.


MAIS EM QUAL LUGAR DA DESCRIÇÃO DO MONSTRO TEM O TAMANHO DO BICHO?????
#4 PL Enviado : 23/02/12 12:22
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Logo abaixo das Habilidades e Técnicas de combate.

PS: agradeço se parar de gritar.
#5 kidrenato Enviado : 23/02/12 12:57
Jogador: kidrenato
EF:
EH:
Karma:
PL escreveu:
Logo abaixo das Habilidades e Técnicas de combate.

PS: agradeço se parar de gritar.

E aquele negocio de peso e altura? se sim como faço para calcular a quantia de quadrados com aquelas informações? Porque tipo, o cara la em cima flo que o Cvalo ocupa quase 3 quadrados mas na descrição dele diz que el tem de 1,6 a 1,7 m sendo que quadra quadradinho reprezenta 1 metro no mapa certo?...

Desculpe a letras maiusculas meu Caps tava ligado e eu nem vi hehe ...
#6 Ares Enviado : 23/02/12 13:14
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Um humanoide ocupa 2 metros quadrados(em batalha),então arredonde para cima um pouco já que em combate há movimento constante e só vai chegar perto do inimigo pra atacar.
#7 kidrenato Enviado : 23/02/12 13:26
Jogador: kidrenato
EF:
EH:
Karma:
Ares escreveu:
Um humanoide ocupa 2 metros quadrados(em batalha),então arredonde para cima um pouco já que em combate há movimento constante e só vai chegar perto do inimigo pra atacar.


Não intendi o que voce quiz dizer Brick wall , Eu devo pegar o a altura do monstro e ver qual e o quadrado dela?
#8 Fábio_CM Enviado : 23/02/12 13:49
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
kidrenato escreveu:

Não intendi o que voce quiz dizer Brick wall , Eu devo pegar o a altura do monstro e ver qual e o quadrado dela?


Não.
Apenas tome como base o tamanho da criatura. Não tem mistério. Por exemplo, um cavalo com 2 metros de comprimento ocuparia 2x1 quadrados grandes (4x2 metros). Ele pode ficar no meio e então sobra um metro para frente e um metro para trás. Os quadrados pequenos são utilizados principalmente para passos, enquanto os grandes são usados para os personagens. Sempre assuma que o personagem ocupa um espaço um pouco maior do que realmente tem para simular o que ele abrange com seus movimentos (por isso uma pessoa ocupa 2x2 metros).
#9 Ares Enviado : 23/02/12 13:54
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Vejamos um exemplo,uma aranha gigante com 1,50 de largura e comprimento em media.Ela vai ocupar dois metros(4 quadrados em media) em distancia de largura e de comprimento já que estará atacando e em batalha.O que estou dizendo simplesmente é pra pegar o tamanho normal do monstro e arredondar em batalha para cima(não que aumente o tamanho do monstro),dificilmente alguém ficará encostado no inimigo enquanto luta,principalmente num bicho grande e que use armas.

Acho que o Fabio explicou mais claramente o que queria dizer.
#10 kidrenato Enviado : 23/02/12 14:44
Jogador: kidrenato
EF:
EH:
Karma:
Fábio_CM escreveu:
kidrenato escreveu:

Não intendi o que voce quiz dizer Brick wall , Eu devo pegar o a altura do monstro e ver qual e o quadrado dela?


Não.
Apenas tome como base o tamanho da criatura. Não tem mistério. Por exemplo, um cavalo com 2 metros de comprimento ocuparia 2x1 quadrados grandes (4x2 metros). Ele pode ficar no meio e então sobra um metro para frente e um metro para trás. Os quadrados pequenos são utilizados principalmente para passos, enquanto os grandes são usados para os personagens. Sempre assuma que o personagem ocupa um espaço um pouco maior do que realmente tem para simular o que ele abrange com seus movimentos (por isso uma pessoa ocupa 2x2 metros).

Ta cada quadrado tem um metro...amis ainda num intendi como calculo quantos quadrados o vicho vai ocupar, se eu tenho que soma divid multiplica o peso e altura dele ou o peso e/ou altura x 1 metro para saber isso...e não achei nada nos manuais so achei falando sobre os gridsque um e para jogar sem miniaturas e outro com miniaturas (que e o meu caso)...por favor me ajudem a entender melhor isso
#11 Fábio_CM Enviado : 24/02/12 08:43
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Você sabe que Tagmar não é um jogo de miniaturas, não é? Elas são apenas um auxílio para os combates, para quem gosta. Você não precisa jogar com elas.
Não pense que falo isso para desmotivá-lo, mas muito pelo contrário, digo apenas para que você saiba que é um RPG de mesa e que você não precisa das miniaturas para jogar (eu particularmente não sinto falta delas).
No caso de você já saber disso, vamos lá.

Então você já possui as miniaturas? O grid de Tagmar foi projetado para que uma "miniaturas padrão" pudesse ser utilizadas. Eu não possuo nenhuma, mas ela deve ter 2 cm de lado, o que faz ela se encaixar no grid com facilidade. Se você possui as miniaturas de outras criaturas (como a do cavalo), elas vão ocupar o espaço proporcional e você não precisa ficar se preocupando com isso. Criaturas mais exóticas ou únicas do Tagmar você vai precisar fazer uma estimativa, mas use suas miniaturas prontas como padrão. Dê uma olhada no site que o Ares indicou para ter algumas ideias. Lembre-se que a escala do grid é de 1:100 - Cada centímetro equivale a 100 cm, ou seja, 1 metro. Use uma régua para fazer as comparações conforme as dimensões que aparecem no livro de criaturas, caso julgue necessário (Se ela tem 2,2 metros tu vai pegar a régua e vai medir 2,2cm). Sempre arredonde para cima nos quadrados grandes. No exemplo dos 2,2 cm passou de um quadrado grande (que tem 2cm), então arredonde para 2 quadrados grandes. Esqueça a altura e os quadrados pequenos para determinar o quanto ela ocupa no grid.
Obs: Não precisa dividir, multiplicar ou levar peso em consideração para nada. Você tá viajando nessa! Você já abriu o livro de criaturas?
#12 abartel06 Enviado : 24/02/12 09:49
Jogador: abartel06
EF:
EH:
Karma:
kidrenato escreveu:
Como faço para saber a quantidade de quadrados que o monstro ocupa no grid?
obrigado


Cara,

não existe regra para isso em Tagmar ! os grid que vc encontra no Livro de Regras e na Aventura O Arado de Ouro, são para auxilar o MJ e dar um maior realismo ao jogo.

Abraço,
#13 kidrenato Enviado : 24/02/12 11:13
Jogador: kidrenato
EF:
EH:
Karma:
Fábio_CM escreveu:
Você sabe que Tagmar não é um jogo de miniaturas, não é? Elas são apenas um auxílio para os combates, para quem gosta. Você não precisa jogar com elas.
Não pense que falo isso para desmotivá-lo, mas muito pelo contrário, digo apenas para que você saiba que é um RPG de mesa e que você não precisa das miniaturas para jogar (eu particularmente não sinto falta delas).
No caso de você já saber disso, vamos lá.

Então você já possui as miniaturas? O grid de Tagmar foi projetado para que uma "miniaturas padrão" pudesse ser utilizadas. Eu não possuo nenhuma, mas ela deve ter 2 cm de lado, o que faz ela se encaixar no grid com facilidade. Se você possui as miniaturas de outras criaturas (como a do cavalo), elas vão ocupar o espaço proporcional e você não precisa ficar se preocupando com isso. Criaturas mais exóticas ou únicas do Tagmar você vai precisar fazer uma estimativa, mas use suas miniaturas prontas como padrão. Dê uma olhada no site que o Ares indicou para ter algumas ideias. Lembre-se que a escala do grid é de 1:100 - Cada centímetro equivale a 100 cm, ou seja, 1 metro. Use uma régua para fazer as comparações conforme as dimensões que aparecem no livro de criaturas, caso julgue necessário (Se ela tem 2,2 metros tu vai pegar a régua e vai medir 2,2cm). Sempre arredonde para cima nos quadrados grandes. No exemplo dos 2,2 cm passou de um quadrado grande (que tem 2cm), então arredonde para 2 quadrados grandes. Esqueça a altura e os quadrados pequenos para determinar o quanto ela ocupa no grid.
Obs: Não precisa dividir, multiplicar ou levar peso em consideração para nada. Você tá viajando nessa! Você já abriu o livro de criaturas?


Ja abri sim...mais acho que eu entendi agora cara....De quakquer forma obrigado a todos!Feliz
#14 Samyaza Enviado : 06/06/12 19:15
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Primeiro:
Perceba que os grids em tagmar tem linhas continuas e pontilhadas, essas linhas pontilhadas representam quadrados de 1 X 1m. As linhas continuas são apenas a base da área que um humano ocupa (2 X 2 m), vc deve estar se perguntando pq esse valor? Vamos explicar. No trecho do livro sobre hálito encantado diz que um dragão ocupa uma área igual a um retangulo cujo lado maior tem duas vezes a sua altura e o lado menor uma vez a sua altura.

Ex; Dragão possui 5m de altura, logo, o retangulo que ele ocupa é igual a:
Lado maior = 2 * altura = 5 * 2 = 10m
Lado menor = 1 * altura = 5 * 1 = 5m

então a área do dragão é um retangulo de 10x5m, como cada quadradinho (com linhas continuas) tem um metro, a área que ele ocupa é de 10 X 5 quadradinhos.

Para criaturas bípedes, elas ocupam uma área igual a um quadrado cujos lados medem a sua altura. Um humano tem, em média 2m ´(deve-se trabalhar com valores arredondados) por isso ocupa uma área de 2 X 2.

Resumindo:

Criatura bípede = retangulo de 2*altura X altura quadradinhos
Criatura bípede = quadrado de altura X altura quadradinhos.

Fiz uns exemplos com um dragão, humano e gigante.
Samyaza anexadas as seguintes imagens:
grid.png
#15 Ares Enviado : 06/06/12 20:35
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Samyaza escreveu:
Criatura bípede = retangulo de 2*altura X altura quadradinhos
Criatura bípede = quadrado de altura X altura quadradinhos.

[Modo Revisor Chato]Como é mesmo?[/Modo Revisor Chato]
Além do fato de aranhas ter umas 8 pernas e ter bichos sem pernas.
#16 Samyaza Enviado : 07/06/12 11:55
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
KKKK,

Foi mal Ares, escrevi isso ontem com meu filho no colo, segue a correção:

Criatura quadrúpede = retangulo de 2*altura X altura quadradinhos
Criatura bípede = quadrado de altura X altura quadradinhos.

isso não é uma regra determinada, apenas adaptei do texto sobre halito encantado que consta no manual de regras, adaptações são necessárias.

Só usei os termos bípede e quadrúpede para facilitar.

Vc pode usar essas referências pra saber como calcular ou se quiser, me manda uma planilha com as colunas Nome, altura, largura e área de todas as criaturas do livro de criaturas, preenche só as 3 primeiras colunas que a área eu preencho pra vc, depois, podemos disponibilizar aqui no forum, o que vc acha?

As regras de D&D sobre movimentação definem as criaturas por categorias deixando tudo mais prático pq o narrador não precisa calcular a área de cada criatura.
#17 Ares Enviado : 07/06/12 13:19
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Por mim tudo bem,depois que eu acordar direito eu começo e não quanto terminar eu mando aqui ou por MP.
#18 DiegoA Enviado : 07/06/12 13:43
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
mto bom q essa discussão tenha iniciado... então vamos lá:

Não sou bom em matemática, por isso a idéia seria, em prol da celeridade do jogo, q tenha uma quadriculado especificando a área de cada criatura no livro e criaturas ou na tabela simplificada de cada uma delas(Ex: Dragão 15x15; humano 2x2; cavalo 2x3 e etc)

OBS: como os quadrantes são de um metro, o exemplo fajuto, q bolei rapidamente, do cavalo q botei de 2x3

x x x
x x x
#19 DiegoA Enviado : 07/06/12 13:45
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:

Gato ou rato (1x1)
X

Pequenino (1x2)

X X



humano 2(quadrados) por 2 (quadrados) ou seja (2x2)

X X
X X


Dragão tal... (15x15)

X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
X X X X X X X X X X X X X X X
#20 DiegoA Enviado : 07/06/12 13:50
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Assim, ninguem precisará perder tempo fazendo cálculo!!!
é so dizer o tamanho pronto de cada criatura...
#21 Ares Enviado : 07/06/12 19:31
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Consegui ir até o Enviado Tipo III,tem alguns monstros que não possuem altura ou largura ou outro tipo de informação,neste casos ou mudei a largura para envergadura e mais alguns tipos quanto possuia e coloquei um X aonde não existia o atributo.
#22 Ares Enviado : 08/06/12 14:22
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
#23 Fábio_CM Enviado : 08/06/12 20:24
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Bela coleção você reuniu Ares!
Não falta uma coluna de comprimento? A coluna de área seria para colocar o espaço no grid?
Sugiro separar a coluna de altura e largura, separando os valores máximo e mínimo em colunas diferentes. Depois fica mais fácil para determinar o número de quadrados que ocupariam as criaturas no grid.
Ares, posso mexer um pouco na sua tabela?
#24 Ares Enviado : 08/06/12 20:35
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Faça o que quiser com ela,só copiei e coloquei o que estava nas Criaturas da Tagmarpedia pra deixar tudo mais acessível.Um dos problemas é que certas criaturas só tem largura,ou altura,ou comprimento e ainda apresentam envergadura e por ai vai.
#25 Ares Enviado : 08/06/12 22:40
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
#26 Samyaza Enviado : 09/06/12 12:20
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Ares,
tenta olhar no livro de criaturas, talvez lá tenha, vou baixar a tabela.
#27 Ares Enviado : 09/06/12 12:46
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Já tinha olhada e é a mesma coisa.
#28 Samyaza Enviado : 09/06/12 14:53
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Montei uma tabela no calc do broffice, ela funciona assim:

* coluna nome = nome da criatura;

* altura minima = inserir altura mínima da criatura, quando não especificado minimo e maximo, inserir altura;

* altura maxima = inserir altura maxima da criatura, quando não especificado minimo e maximo, inserir altura;

* altura média = média de altura da criatura (calculado automaticamente);

* tipo = possui duas opções, áreas quadradas e áreas retangulares, definido pelo corpo da criatura;

* área aproximada = é o calculo automatico feito a partir da altura media da criatura, usando a formula especifica do tipo de criatura (altura X altura para quadradas e 2altura x altura para retangulares)

* area usada = como s grid são divididos em quadrados de 1m, essas colunas mostram a qtdade de quadrados que a criatura ocupa.


A partir de agora temos 3 opções:
1 - terminar de preencher a tabela deixando em branco as criaturas que não possuem altura discriminada e enviar um e-mail pros coordenadores de regras e criaturas (acho que são o Hector e o T.Rex certo?) pedindo que eles verifiquem os valores se estão corretos e que terminem de preencher com as alturas faltantes. (e torcer para que se faça parte oficialmente, talvez aparecendo no próximo tabuleiro de aventuras)

2 - terminar de preencher a tabela e estipular as alturas faltantes. (e usar como algo não-oficial)

3 - Usar o padrão D&D com escala de tamanho e adequar cada criatura a esta escala.
Arquivo(s) Anexado(s):
#29 Ares Enviado : 09/06/12 16:13
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Muito boa,se for pra completar da pra fazer isto online mesmo.
https://docs.google.com/...Yl9uWWFIcFFpRkszbGxQZUE (só coloquei online mesmo pra poder abrir,mas da pra editar por lá mesmo sem frescura)
Já que tem um histórico qualquer alteração pode ser feita,se for errada só voltar atrás.
Acho que o mais fácil e rápido é estipular nós mesmos e deixar como extra-oficial.Mas fácil e provavelmente mais rápido do que jogar pra cima dos coordenadores que possivelmente tem coisas mais importantes no projeto do que isto(ou pelo menos mais complicadas).Dai após tudo pronto só ver se as pessoas concordam com as dimensões e se após qualquer modificação que vier colocar como terminado.
Usuários visualizando este tópico
Guest (2)

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.