Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Problemas com meus jogadores que querem ser MAGOS [Sugestão]
#1 Térom Lanister Enviado : 02/06/12 11:24
Jogador: Térom Lanister
EF:
EH:
Karma:
Sempre que mestrava Tagmar para meu grupo eu tinha problemas de aceitação quanto aos magos. A principal alegação dos jogadores é que o karma é uma munição rara e preciosa, e que quando o mago lança uma magia de ataque físico, fica aquela espectativa de que aquele karma vai salvar o grupo ou fazer um "puta estrago no monstro", mas quase nunca isto ocorria. Eles ficavam frustrados, não pelo fato de um raio elétrico nv1 ter um dano baixo, como o de um gládio, mas pelo fato da performance ser, em tese, baixa (coluna de ataque 1 na tabela de resolução). Então recentemente eu adotei uma "regra da casa" em minha mesa: Ataques físicos de magia (bola de fogo, raio elétrico e companhia limitada) tem somados na coluna de resolução o ajuste de aura do místico, assim como um golpe de arma de qualquer personagem ou criatura tem somado ao seu total o ajuste de agilidade. Magias diretas (sono, por exemplo) também tem somados em sua força de ataque o ajuste de aura. Isto foi um milagre e resolveu nossos problemas. O mago da minha mesa possui 4 de aura, 16 de karma e raio elétrico 3. Costuma lançar o efeito 1 como magia rotineira (atacanda na coluna 7), alternando-a com golpes de cajado sempre que precisa entrar em combate. Tal medida foi muito bem recepcionada pelo grupo, principalmente pelo mago, que agora se sente menos medíocre. Gostaria de saber a opinião dos senhores quanto à minha "regra da casa". E se isto poderia vir a se tornar uma regra oficial.

Atenciosamente Térom Lanister.
#2 Ares Enviado : 02/06/12 11:34
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Realmente pelo que eu já li o mago no Tagmar não é tanto um elemento de batalha,principalmente nos estágios inicias e sim um elemento mais tático.Já que muitas vezes o que ele pode fazer é unicamente limitado pela imaginação dele em como usar seus poderes.
Não posso falar muito sobre a questão de regras,mas se ela estiver funcionando bem para a sua mesa não tem por que não continuar usando.
#3 Hector Folha-Palida Enviado : 02/06/12 16:57
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Regra básica oficial seria complicado...
Mas é para isso que serve as regras opcionais.
Vou adiconar a sua regra com mais umas 3 que venho testando para melhorar o desempenho do mago nos niveis iniciais, devo trazer o resultado no maximo em uma semana.
Se tem algo que vc vai descobrir é que esa regra vai tornar a mago muito mais poderoso depois do estágio 10, principalmente se vc vier a usar o Livro de Magias Perdidas e Ancestrais.

Abraços
#4 Hugar Enviado : 02/06/12 18:28
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Eu mesmo ja opinei sobre adicionar Intelecto (eu acho, talvez Aura) nas colunas de magias de ataques e foi bem recebido pelo projeto. Que me lembre já era até regra oficial adicionar essas colunas nas magias de ataque dos magos que nem é Agilidade pros ataques com armas.
#5 El Gato Enviado : 03/06/12 12:58
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Olá meus amigos tagmarianos.
Gostaria de partilhar algo com vocês.

Essa experiência já foi posta a teste em nossa mesa de tagmar a pelos menos uns 5 anos atrás.
Testamos isso por alguns meses e na época jogávamos quase que diariamente.
Chegamos as seguintes conclusões:
No início o mago se virava melhor no combate, salvando-se sem necessitar de ajuda para situações normais.
E a longo prazo o caímos no que o Hector ressaltou, o poder das magias Indiretas e principalmente as Diretas tinha um Impacto Desbalanceado.

Então abolimos essa regra pelo seguinte fato:
Quem tem que se virar em combate "físico" no início são os combatentes, mago tem que ralar e pensar em como se manter vivo até ser auto-suficiente, depois disso ele termina a sobrepor as outras profissões, pois tem um leque maior de possibilidades. Antes disso deixe ele depender de seus subterfúgios.

Não torne o mago equipolente a um combatente em seus primeiros níveis, se vocês não tem intenção de tornar os combatentes equipolentes aos magos posteriormente.

Ps: Só pra constar, Magos são minha profissão preferida.
#6 Térom Lanister Enviado : 14/06/12 22:27
Jogador: Térom Lanister
EF:
EH:
Karma:
Observei que na lista de tarefas existe uma "disponível" que versa sobre bonus em colunas de magia. Também andei analisando o parecer de companheiros mais experientes. Realmente o que eu sugeri sairia do controle quando o mago atingisse determinado nível, o que o tornaria desproporcionalmente poderoso. Então pensei melhor sobre os bonus. Quanto a ataques diretos (sono, etc), penso que deveria permenecer como está. Quanto à ataques físicos (bola de fogo, etc) poderia ser acrescido o valor da aura na coluna de resolução do ataque, porém o alvo poderia abater desta coluna o valor de sua defesa, assim como um ataque físico normal. Desta forma ficaria mais balanceado e realista, pois acertar um oponente inconsciente literalmente seria mais fácil do que acertar o mesmo oponente se este tiver combatendo normalmente; e se este oponente segurar sua ação para esquivar seria mais difícil de ser atingido, mas se o mago efetuar um ataque surpresa poderia somar o ajuste nas colunas e acertar mais facilmente. Então a única diferença entre um ataque mágico e um físico seria que o ataque mágico teria a mesma coluna de resolução para defesas L, M e P, o que seria justo pois o mago gasta karma para efetuar este ataque. Agora gostaria de saber a opinião dos senhores, pois se acharem interessante penso em assumir esta, que seria minha primeira tarefa.

Atenciosamente Térom Lanister.
#7 Hector Folha-Palida Enviado : 15/06/12 12:35
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
A primeira vista interessante e equilibrado, vou fazr uns testes e contas aqui e dou um parecer mais complexo mais tarde.

abraços
#8 Hector Folha-Palida Enviado : 15/06/12 17:20
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Teróm,

De acordo com meus testes sua idéia funciona, mas tem eficacia exagerada com as magias Ancestrais... fora isso, acho válido fazer uma regra opcional com a ressalva sobre o overpower nas magias ancestrais.

Abraços
#9 Térom Lanister Enviado : 15/06/12 22:48
Jogador: Térom Lanister
EF:
EH:
Karma:
Obrigado pela atenção Hector. A opinião de mestres mais experientes é sempre bem-vinda, além de motivadora. Estou também amadurecendo idéias sobre as academias de combate, pois como o El Gato comentou o guerreiro perde o poder em níveis posteriores. Seria interessante permitir que o guerreiro pudesse "estudar" em mais de uma academia de combate, pois creio que estas academias não possuam uma estrutura tão rígida quanto as instituições místicas ou as guildas (pois aquelas envolvem magia, que é algo muito profundo, e estas são organizações praticamente criminosas e que envolvem dinheiro), o que não exigiria certo nível de fidelidade ou representatividade do guerreiro. Outra coisa inmteressante é que penso que estas academias poderiam ter haver com a região do continente e não com o tipo de guerreiro. O cara que estudasse em Verrogar teria um estilo de luta característico daquele lugar, que seria diferente do estilo de luta de um guerreiro de Âmien e assim pos diante.
#10 Hector Folha-Palida Enviado : 16/06/12 02:38
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Eu ando estudando uma forma de fazer uma Tecnicas de Combate avançadas, algo como se fosse uma evolução das tecnicas atuais. Mas tenho tanta coisa nas mão que é complicado fazer tudo sozinho XD.
#11 Ares Enviado : 16/06/12 03:24
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Técnica de combate avançado seria tipo?
Eu sou um guerreiro e encontro um antigo guerreiro já aposentado que me após eu fazer um favor a ele me ensina a melhorar minha ambidestria podendo usar ela para ganhar um bônus ao aparar um golpe usando as duas armas(algo do gênero de fazer um X com as laminas e empurrar para trás).Sendo necessário para eu aprender esta técnica saber ambidestria e aparar em certo level antes e para conseguir um novo nível nesta nova técnica derivada eu precisaria subir ambidestria e aparar antes.
Uma técnica de combate derivada de duas outras permitindo ao guerreiro uma maior versatilidade em combate.
Não sei se já existe um modo de aparar com as duas armas,mas foi esta a ideia que veio a minha cabeça.

Ou seriam novas técnicas totalmente novas?
#12 El Gato Enviado : 16/06/12 14:32
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Térom Lanister escreveu:
Leia o resto do texto...
Obrigado pela atenção Hector. A opinião de mestres mais experientes é sempre bem-vinda, além de motivadora. Estou também amadurecendo idéias sobre as academias de combate, pois como o El Gato comentou o guerreiro perde o poder em níveis posteriores. Seria interessante permitir que o guerreiro pudesse "estudar" em mais de uma academia de combate, pois creio que estas academias não possuam uma estrutura tão rígida quanto as instituições místicas ou as guildas (pois aquelas envolvem magia, que é algo muito profundo, e estas são organizações praticamente criminosas e que envolvem dinheiro), o que não exigiria certo nível de fidelidade ou representatividade do guerreiro. Outra coisa inmteressante é que penso que estas academias poderiam ter haver com a região do continente e não com o tipo de guerreiro. O cara que estudasse em Verrogar teria um estilo de luta característico daquele lugar, que seria diferente do estilo de luta de um guerreiro de Âmien e assim pos diante.


Bem, eu estou testando aqui uma espécie de ciclo para guerreiros.
Onde eles são marcados com uma tatuagem que contem os 4 símbolos que representam cada especialização.
E uma especialização só aceita a outra se o guerreiro tiver o símbolo da anterior e se ele passar em um teste de aptidão (Para passar no teste é necessário que o guerreiro tenha um somatório de 20 níveis em suas técnicas pessoais).

EX: Gladiador tem Ambidestria 5, Contra-Ataque 5, Desequilibrar 5 e Fúria 5.
5+5+5+5=20

O Ciclo seria dessa forma:



Justificativa: O Guerreiro poderia criar suas próprias listas de técnicas e seria mais versátil já que teria uma lista de técnicas maior ao seu dispor.
Fizemos esse teste partindo do seguinte pressuposto, as outras profissões levam uma certa vantagem sobre os guerreiros porque tem acesso a mais conhecimento, abrindo o espaço pro guerreiro fazer sua lista própria, você o qualifica melhor perante as outras profissões e o torna mais equipolente.
#13 Hector Folha-Palida Enviado : 16/06/12 21:19
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Ares seria exatamente isso, uma variação de tecnicas já existentes.

Vou criar uma formula básica e postar, assim fica mais facil cooptar idéias. E facilita o uso da Wiki... que eu não tenho usado muito XD

Abraços
Usuários visualizando este tópico
Guest (2)

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.