Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Atributos [Dúvida]
#1 JHarrison42 Enviado : 30/08/12 16:39
Jogador: JHarrison42
EF:
EH:
Karma:
Tenho uma dúvida quanto aos atributos, quando criamos o personagem, o nível máximo que o atributo pode receber é o
número inicial +4. Até aqui tudo bem.

Mas depois que meu personagem evoluir e tiver os pontos necessários, eu posso aumentar ainda mais este atributo, ou o máximo que ele sempre vai ter será +4?
#2 Hector Folha-Palida Enviado : 31/08/12 01:53
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Sim, seria apenas no +4. E note que ainda existe outro detalhe, vc só poderia aumentar o mesmo atributo 2 vezes no decorrer do jogo.

Duvida sanada?
#3 Hugar Enviado : 31/08/12 10:49
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Só pode aumentar o mesmo atributo duas vezes no jogo? Dessa, nem eu sabia!
#4 tiagoaugusto Enviado : 31/08/12 11:11
Jogador: tiagoaugusto
EF:
EH:
Karma:
Eu também não sabia disso. Para mim era apenas para início de jogo, que depois era possível ultrapassar o valor 4.
#5 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/08/12 14:11
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Está no livro:

1)Todos os atributos começarão com 0, mais o ajuste racial. A partir daí surgirão os números iniciais. Assim, um Humano começará com todos os atributos 0, enquanto um Anão, por exemplo, começará com +1 em Força, +2 em Físico e -1 em Carisma. O mesmo vale para todas as outras raças. Esses são os números iniciais.

2)O nível máximo que o atributo pode receber é o número inicial +4. O atributo de um Humano pode chegar no máximo a 4, enquanto o de um Anão, por exemplo, pode chegar a 5 em Força, 6 em Físico, mas somente 3 em Aura. A mesma regra se aplica às outras raças.


Notem que o limite de + 4 é para humanos. Para as outras raças o limite é 4 + bônus da raça no atributo.

Note que ao passar de estágio duas vezes o personagem ganha 1 ponto para aumentar algum atributo, não é possível se ultrapassar o limite racial!
#6 Hugar Enviado : 31/08/12 21:30
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Hector, pode nos apontar onde está escrito no Manual de Regras que os atributos só podem ser aumentados duas vezes cada um?
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/09/12 09:40
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Está no capítulo 7 no item:

Citação:
Pontos para Aumentar os Atributos

Todo personagem ganha 1 ponto de Atributo a cada 2 níveis evoluídos, podendo estes pontos ser usados para aumentar seus atributos principais (Força, Físico, Agilidade, Carisma, Aura, Intelecto e Percepção) da mesma maneira como se definem os atributos iniciais. Dessa forma, para aumentar um atributo 0 para 1 deve-se gastar 1 ponto de atributo, mas para aumentar um atributo 3 para 4 deve-se gastar 4 pontos. Os pontos de Atributo recebidos ao passar dos níveis podem ser gastos imediatamente ou acumulados em sua ficha para aumentar atributos maiores

As regras para o aumento dos atributos são as seguintes:

•O personagem não poderá ultrapassar o limite racial ao aumentar seus atributos;

•Um mesmo atributo pode ser aumentado, no máximo, duas vezes;

•O personagem só pode aumentar atributos que tenha usado freqüentemente (a critério do Mestre de Jogo), não faz sentido o Guerreiro que nunca usa a cabeça aumentar Intelecto ou o Mago que jamais usa Habilidades físicas aumentar Agilidade;

•É permitido amenizar ou mesmo anular atributos negativos, desde que as outras regras sejam seguidas.

OBS: esta regra é válida tanto para personagens construídos por pontos quanto para personagens criados através de sorteio de atributos.
#8 Hugar Enviado : 01/09/12 14:23
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Mas só pode ser aumentado duas vezes numa mesma passagem de estágio? Ou na vida inteira do personagem?
#9 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/09/12 17:15
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Citação:
• Um mesmo atributo pode ser aumentado, no máximo, duas vezes;


Ou seja, se vc tinha o valor 1 num atributo ele não pode ir alem de 3. Não importa se é em uma passem ou em duas ou mais.
#10 saulocr Enviado : 01/09/12 17:42
Jogador: saulocr
EF:
EH:
Karma:
Eu sei que é regra mais pq não? Até onde eu sei não há "limites" para o corpo ou cerebro humano?
#11 Hugar Enviado : 01/09/12 20:30
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
É, pq não? Isso limita bastante a evolução do personagem (sad)
#12 Hector Folha-Palida Enviado : 01/09/12 21:28
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Na realidade existe limitação no corpo humano sim... afinal, não importa o quanto vc treine, vc jamais será capaz de ter a força muscular igual a de um elefante, ou a agilidade de um beija-flor.

Pq não?
Equilibrar as raças, caso contrario os modificadores raciais seriam inuteis, se no fim todas as raças podem ficar iguais...
#13 Fábio_CM Enviado : 01/09/12 22:27
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Acho que eles se referiam a limitação de no máximo 2 pontos de aumento na carreira toda. Pelo menos é esta a restrição que eu também acho desnecessária, uma vez que os personagens já são limitados três vezes:
Primeiro porque ganha poucos pontos de atributo, e aumentar altos níveis custa muito caro (8 estágios pra chegar ao nível 4, por exemplo);
Segundo porque o mestre tem o poder de vedar o aumento que não achar coerente;
E terceiro devido a limitação racial natural (que acho fazer muito sentido).
#14 Hugar Enviado : 02/09/12 01:58
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
É exatamente isso Fabio CM. O ajuste racial já basta, diferencia as raças, permitindo, por exemplo, ao anão ter físico 6, enquanto que o humano é 4. É até compreensível esse limite de ajuste + 4. Não passa disso por mais pontos que se tenha. Agora, eu poder subir no máximo duas vezes cada atributo? Para que ele não fuja daquilo que foi estabelecido na criação? Aí eu já acho desnecessário como o Fabio CM colocou.
#15 saulocr Enviado : 03/09/12 09:23
Jogador: saulocr
EF:
EH:
Karma:
Hector... Existe um limite, porém vc poderia aumentar seu atributo até esse limite. Dessa forma se o ápice da força humana é 4, e o personagem começa com força 0. Não vejo porque ele não possa aumentar seu atributo quatro vezes até chegar ao seu limite máximo.

#16 Samyaza Enviado : 03/09/12 11:32
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

surgiram algumas dúvidas dessa conversa:

1 - Os pontos ganhos por estágio são pontos para comprar atributos e não pontos para distribuir nos atributos certo? Pq se for pontos para distribuir, na razão de 1 para 1 mesmo um personagem de estágio 40 terá 19 pontos para distribuir, sendo o limite máximo que posso aumentar em cada atributo +2, como são 7 atributos ainda sobrariam 5 pontos.

2 - A tabela de estágio da página 106 vai até o estágio 40. Esse é o limite para personagens jogadores? Se for o limite aí não há preocupação, mas, se não há um limite de estágios, conforme um personagem evolua pode chegar o momento onde ele já tenha aumentado todos os seus atributos em +2 e ainda continue ganhando pontos para comprar atributos, o que aconteceria neste caso?

#17 tiagoaugusto Enviado : 03/09/12 13:18
Jogador: tiagoaugusto
EF:
EH:
Karma:
Eu concordo que existam os limites das raças, mas para um humano chegar a ter 6 de físico, vai lhe custar muitos pontos. Então eu deixaria isso a cargo do jogador. Mas como sempre, as regras podem ser modificadas no seu jogo. Eu prefiro deixar o jogador escolher, mesmo porque não tem tanta influencia no jogo. É muito difícil subir atributo neste nível.
#18 Hugar Enviado : 03/09/12 14:24
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Essa questão acabou virando para outros lados rsrs, mas sem problemas. Vamos apenas nos organizar, certo?

1) Limite dos Atributos: Ajuste Racial + 4. Logo, os humanos não podem passar de 4 qualquer atributo. Anões, por outro lado, poderiam ter Físico 6, mas sua Aura só poderia ir até 3.

2) Número de vezes que pode subir um Atributo: Duas vezes. Assim, se na criação seu personagem tem Força 0, ele poderá subir a Força até o máximo de 2, ainda que tenha os pontos necessários.

3) Ultrapassar o valor limite dos Atributos: Essas regras não se aplicam somente a criação, mas a toda a evolução. Assim, seu personagem de estágio 38 não pode ir além do ajuste + 4 ou da definição inicial +2 por mais pontos que você acumule.

Eu peço para que cada um se posicione em relação a um desses pontos quando for discutir. Pra não misturar as coisas só.




E eu trago uma dúvida agora. E no caso da criação de personagens com estágio mais avançado (criar personagem no estágio 7, por exemplo)? Ele teria mais pontos para definir seus atributos, logo, poderia alcançar valores maiores nos atributos através das passagens de estágio do que um personagem feito em estágio inicial. Ex: Personagem criado no estágio 1 define sua Agilidade para 1. Ele só poderá expandí-la até 3. Agora, se o mesmo personagem fosse criado no estágio 3 ele teria mais pontos para alocar na definição dos atributos. Sendo assim, ele prefere por definir Agilidade igual a 2. Então ele poderá expandir Agilidade até o 4!

Está isso certo? Dá pra entender o que quis dizer? Personagens feitos em estágios mais avançados se beneficiam.
#19 Hector Folha-Palida Enviado : 04/09/12 14:35
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Não Hugar, tenha como limite o personagem no estágio 1.
#20 Hugar Enviado : 04/09/12 19:16
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Mas como fazer isso Hector? Isso abre muita margem. Deveríamos fazer um personagem com 15 pontos e só então gastar os que vem com a experiência monitorando se sobe o mesmo atributo duas vezes?
#21 Hector Folha-Palida Enviado : 04/09/12 23:46
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Exatamente...
#22 Samyaza Enviado : 05/09/12 11:41
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Hector,

E no caso das dúvidas que citei? Se elas fugirem do objetivo do tópico, eu posso criar um tópico só para isso?
#23 Hector Folha-Palida Enviado : 06/09/12 01:15
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Seira mais interessante criar um verbete na Tagmarpédia, pra depois ficar mais simples de incluir em um eventual FAQ do Tagmar 2.
#24 JHarrison42 Enviado : 06/09/12 14:53
Jogador: JHarrison42
EF:
EH:
Karma:
Obrigado pela ajuda, minha dúvida foi resolvida
#25 Hector Folha-Palida Enviado : 07/09/12 02:37
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Samyaza escreveu:
Pessoal,

surgiram algumas dúvidas dessa conversa:

1 - Os pontos ganhos por estágio são pontos para comprar atributos e não pontos para distribuir nos atributos certo? Pq se for pontos para distribuir, na razão de 1 para 1 mesmo um personagem de estágio 40 terá 19 pontos para distribuir, sendo o limite máximo que posso aumentar em cada atributo +2, como são 7 atributos ainda sobrariam 5 pontos.

2 - A tabela de estágio da página 106 vai até o estágio 40. Esse é o limite para personagens jogadores? Se for o limite aí não há preocupação, mas, se não há um limite de estágios, conforme um personagem evolua pode chegar o momento onde ele já tenha aumentado todos os seus atributos em +2 e ainda continue ganhando pontos para comprar atributos, o que aconteceria neste caso?



Desculpa Samyaza,

Acabei não respondendo, cansaço e talz XD

1 - exatamente.
2 - Hmmmm, acredito que seria o caso de persoangens em nivel épico ou algo assim, de modo que seria necessário rever a regras de atributos e muitas outras limitações do sistema. Nesse caso até aceito idéias de como manejar o sistema, talvez não mais usar o estágio como limitador para o nivel de habilidades e etc...
#26 Fábio_CM Enviado : 07/09/12 11:37
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Samyaza & Hector Folha-Pálida escreveu:
1 - Os pontos ganhos por estágio são pontos para comprar atributos e não pontos para distribuir nos atributos certo? Pq se for pontos para distribuir, na razão de 1 para 1 mesmo um personagem de estágio 40 terá 19 pontos para distribuir, sendo o limite máximo que posso aumentar em cada atributo +2, como são 7 atributos ainda sobrariam 5 pontos.

1 - exatamente.


Peraí... os pontos que se ganham não são para aumento direto. Eles são para distribuir como na criação de personagem. Tem um trecho na parte das regras que fala até em guardar pontos para aumentar quando se tiver pontos suficientes!
Vejam:
escreveu:
Pontos para Aumentar os Atributos

Todo personagem ganha 1 ponto de Atributo a cada 2 níveis evoluídos, podendo estes pontos ser usados para aumentar seus atributos principais (Força, Físico, Agilidade, Carisma, Aura, Intelecto e Percepção) da mesma maneira como se definem os atributos iniciais. Dessa forma, para aumentar um atributo 0 para 1 deve-se gastar 1 ponto de atributo, mas para aumentar um atributo 3 para 4 deve-se gastar 4 pontos. Os pontos de Atributo recebidos ao passar dos níveis podem ser gastos imediatamente ou acumulados em sua ficha para aumentar atributos maiores


Então um personagem não teria assim tantos pontos sobrando, se é que teria algum (depende muito da distribuição e até da raça do personagem).
#27 Hector Folha-Palida Enviado : 07/09/12 12:55
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Exato, o texto é que ficou um pouco confuso. XD
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.