Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Caracterização Herança Mágica [dúvida resolvida]
#1 Samyaza Enviado : 25/09/12 16:22
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

estou narrando no PBF e um dos jogadores que vai entrar agora tem a caracterização Herança Mágica, nela descreve-se que o item tem um pode pequeno, médio ou grande, mas não encontrei referência pra determinar o que seria um poder pequeno. Procurei tbm no livro de objetos mágicos e no manual de regras mas tbm não encontrei referência, gostaria de saber se há essa referência em algum lugar ou, caso não haja, algumas sugestões de como definir o poder de um item.

No caso específico, a descrição do item é a seguinte:
Citação:
Item Mágico: O Berrante dos Heróis
Baelor carrega consigo um berrante mágico chamado O Berrante dos Heróis. Um item muito antigo criado na guerra da Seita para auxiliar no combate. Foi criado por cinco sacerdotes diferentes (Blator, Crisagom, Parom, Cruine e Selimon) e os poderes se concentram nas joias ao longo do berrante. Porém com o fim da guerra o berrante foi sendo usado levianamente e os sacerdotes criadores separaram as joias, enfraquecendo o item. Quando se usa o poder da trompa, as runas brilham de acordo com a pedra em que o poder esta sendo usado.(Ex: a pedra de Blator é um rubi, então as runas brilharam em vermelho.)
Baelor o encontrou quando estava viajando para Filanti e se escondeu em algumas ruinas para conseguir abrigo de uma tempestade. Mas com o vento forte, uma das vigas caiu e quebrou parte de uma parede revelando-se uma passagem que descia em uma escada em espiral. Descendo as escadas, Baelor descobriu um tumba e sobre esta tumba estava o berrante. Logo percebeu que era a tumba de Joramund, o ultimo portador do berrante. E em uma parede com varios relevos estava escrito: Quando as cinco irmãs se juntarem, o verdadeiro poder se libertará ao portador da justiça. Baelor já sabia da lenda do berrante, mas nunca acreditara até encontra-lo. Lendo mais sobre a trompa, descobriu que o proprio berrante dava-lhe a localização das outras joias, porém não sabia como fazer isso. O berrante até agora só possui uma joia: o rubi de Blator que já estava nele quando achado. O que Baelor quer mesmo é reunir todas as joias e usa-lo para encerrar a guerra entre Verrogar e Dantsen que começa a espalhar para Marana.

As joias e seus seguintes deuses:

-Rubi vermelho: Blator (runas vermelhas)
-Safira: Crisagome (runas azuis)
-Ambar: Parom (runas douradas)
-Diamante negro: Cruine (runas prateadas)
-Esmeralda: Selimon (runas verdes)

Obs: O berrante somente dara uma visão (dica) de onde esta as outras joias se o portador fizer um ato de heroismo que fica a cargo do mestre.
O Berrante dos Heróis tem 1,10 m de comprimento feito de chifre branco, com runas em todo corpo e com lacunas onde estavam as joias.


O problema é que não faço idéia de que poder dar, mas quero evitar algo muito forte, que favoreça o jogador em relação aos demais e nada muito fraco que faça o jogador sentir que desperdiçou seus pontos. Minha opinião é que um item mágico pequeno concederia um bônus de +1 ou+2 no máximo.
#2 †_Junior_† Enviado : 25/09/12 17:17
Jogador: †_Junior_†
EF:
EH:
Karma:
Samyaza, é sempre o mestre que decide a força de um item. Tipo, se vc acha um bônus de +3 apelativo, então o personagem não terá um bônus de +3. Porém, se você acha um bônus de +1 por dia e +3 uma vez por mês razóavel, a decisão é sua (e claro, conversando com o jogador para ter um consenso lógico).

Veja, tenho uma idéia para todas as runas!

Para as runas de Blator, que tal quando ele tocar o berrante, evoca a magia Força Sagrada 1 (ou 3) em todos os aliados? Isso poderia ajudar bastante! E isso poderia ser usado 2 vezes por dia no máximo (ou menos/ou mais)

Para as runas de Crisagom, poderia ser a magia Vigor 1 (ou 2) para todos os aliados também, 1 vez ao dia. Isso também seria realmente útil!

Para Parom, poderia ser evocado Sagração de Itens 1 em área para todos os aliados, poderia ser usado 1 vez ao dia.

Para Cruine, poderia ser evocado Aura Divina 1 (ou 2) para todos os aliados em uma área, 2 vezes ao dia.

Para Selimon, poderia ser evocado Proteção Divina 2 para todos os aliados em uma área.

É só uma idéia Samyaza. Mas veja, eu usei magias que estão relacionadas ao Deus em questão e não são muito fortes.

abraço!
#3 Samyaza Enviado : 25/09/12 17:38
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Não sei ao certo Junior, se, mesmo com suas descrições, está ou não balanceado.

Digo isso pq a referência que eu tenho sobre nivel de poder de um equipamento mágico vem do sistema daemon, apesar de não ter uma divisão usando esses termos (pequeno, medio e grande) ele possui uma divisão de 3 partes, pagas com pontos de aprimoramento (algo semelhante as vantagens):

1 ponto: um item mágico que conceda +1/+10%
2 pontos: um item mágico que conceda +2/+20%
3 pontos: um item mágico que conceda +3/+20%

Se eu levar o descrito acima, como referência, pelo menos cada uma das runas ia custar 1 ponto de caracteristica.
#4 †_Junior_† Enviado : 25/09/12 17:45
Jogador: †_Junior_†
EF:
EH:
Karma:
Veja que na verdade, o personagem só está começando com 1 tipo das runas. Logo, as outras runas que ele conseguisse, seria mais pelo mérito do personagem do que pelos pontos gastos.
#5 Samyaza Enviado : 25/09/12 17:56
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Neste caso sim, estaria um pouco mais equilibrado na minha concepção, mas ainda prefiro aguardar e ver o que os outros tem a dizer para me certificar que não estarei sendo injusto com o jogador.
#6 Maedhros Enviado : 25/09/12 18:10
Jogador: Maedhros
EF:
EH:
Karma:
Por mim o poder do item vai crescendo, já que depende do jogador pra conseguir a outra joia, além de ser o mestre que vai dar a joia. Tipo se o ato de heroismo for o q qualquer um consegue, tenho certeza q nem ver dica vou ter entendeu? Ja se o cara ficou pra traz pra matar um trol enquanto seus amigos se salvam! Haaa... Esse tipo de ato heroico que leva a achar uma joia com magia 6 pra mais. Pra mim depende no final da concepção do mestre.
#7 Hugar Enviado : 25/09/12 18:47
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Samyaza, ter ideia dos valores, saber o que forte ou fraco, dificil ou fraco, só vem com tempo de jogo. Depois que eu e meus amigos jogamos Tagmar por uns dois anos é que sacamos o que era um e o que era outro. Ainda que se coloque referências, não serão sempre válidas.

Uma boa medida de poder que usava pra criar itens mágicos era a magia Análise, pois descreve 10 níveis de propriedades. Dava pra ter uma ideia do que por quando fazer um item mágico. Ou a magia Sagração de Itens.

Veja que o jogador terá a sua disposição apenas uma "joia" no começo, é isso que ele está comprando. Então, a medida que a história avançar E O ITEM SE TORNAR MUITO FRACO, conceda a ele outra "joia". Isso pode (deve) gerar uma história inteira, talvez mais de uma aventura, e deve por os personagens em bastante risco. Itens mágicos são raros, lendários, e poderosos! Não gaste-os a toa.
#8 Hugar Enviado : 25/09/12 18:50
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Logo, por progressão, as próximas "joias" serão de poderes mais poderosos que os primeiros.

Outra coisa importante, não dê a joia como recompensa por uma missão. A joia deve ser A missão!
#9 Samyaza Enviado : 25/09/12 19:44
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Boa a dica das magias, vou dar uma lida nelas e verificar. Posto novamente assim que tiver mais próximo de me decidir, abraços!
#10 Hector Folha-Palida Enviado : 25/09/12 22:58
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Itens fracos: bonus de equipamento +1, bonus de pericia +1~3, contem magias de nivel 1~3.
Itens médios: bonus de equipamento +2~3, bonus de pericia +3~5, contem magias de nivel 3~6, Concedem bonus em grupos de armas ou tecnicas de combate, possui algum tipo penalidade (exaure o usuario, atrai atenção de um tipo de inimigo).
Itens fortes: bonus de equipamento 4+, bonus de pericia 6+, contem magias de nivel 7+, Concedem bonus em grupos de armas e/ou tecnicas de combate, possue algum poder narrativo (que afeta o mundo em si de alguma forma), é tão poderoso que seu uso oferece risco de morte ao usuario além de alguma outra penalidade.

É esse o padrão usado no LIVRO DE OBJETOS MÁGICOS, e por tabela no sistema Tagmar 2 tb.

Para uma progressão mais clara, veja a magia Genese de Artefatos, que consta na parte inicial do Livro de Objetos.

Abraços
#11 Marcelo_Rodrigues Enviado : 26/09/12 07:09
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Mas lembrem-se... a palavra do Mestre de Jogo é a final!

Sinta-se livre para reduzir ou aumentar o poder do item caso vc ache inapropriado o que consta no manual!
#12 Samyaza Enviado : 26/09/12 11:38
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Muito obrigado a todos pelas dicas, vou seguir o parametro do livro e me isentar de qualquer reclamação por parte dos jogadores.

Abraços!
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.