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evocação discreta
#1 samuel.azevedo Enviado : 08/04/14 20:40
Jogador: samuel.azevedo
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Oi pessoal,

Gostaria de saber se também é da opinião de vocês que a regra de evocação de magia discreta é um pouco confusa de aplicar. A regra diz assim:

Citação:
Evocação de Magias Discretas
Uma vez que, uma magia de evocação discreta for
lançada se a vítima passar no teste de Resistência à
Magia, a mesma magia não poderá ser lançada
discretamente na mesma vítima novamente, sem
que tenha decorrido, ao menos, um dia da
evocação da primeira vez. Caso o místico tente, a
magia será evocada normalmente, mas a vítima
saberá que está tentando ser enfeitiçada, ou seja, a
magia perde o componente discreto.
Uma observação, no entanto, é que isso só se
aplica à mesma magia e, portanto, o místico poderá
utilizar normalmente outro feitiço discreto. Note
que magias de ataque que causem dano nunca
podem ser evocadas discretamente e qualquer
magia que produza efeitos visuais claros também
não pode ser discretamente lançada.
Exemplo: um Bardo evoca discretamente a magia
Amizade para influenciar uma pessoa, mas a
pessoa passa na sua Resistência à Magia. Caso ele
tente evocar Amizade de novo, a discrição da magia
será perdida, a não ser que ele espere ao menos
um dia. No entanto, caso ele resolva evocar a
magia Empatia, que é outra magia discreta, a
pessoa não perceberá que o Bardo está tentando
enfeitiçá-la. Obviamente a pessoa deverá fazer sua
Resistência à Magia.


Não está claro aí, mas o que me parece é que apenas magias que tem na sua descrição que são discretas podem ser conjuradas assim.

Outro amigo meu interpretava que apenas bardos podiam fazer magias discretas.

Acho que quando alguém busca por esta regra, tenta na verdade uma maneira de conjurar suas magias sem ser percebido (independente da magia).

Gostaria de sugerir uma alteração para esta regra, da seguinte forma.

As profissões que podem conjurar magia tem acesso a técnica de combate Magia Discreta (custo 3). A técnica de combate Magia Discreta permite conjurar discretamente qualquer magia. Entretanto, é preciso ter um número de graduações em Magia Discreta igual ou maior ao nível do efeito da magia que se deseja evocar discretamente. Para tanto, deve-se fazer um teste de magia discreta usando seu total nesta técnica, somado de seu valor no atributo Aura, e observando o resultado encontrado. A magia consegue ser evocada discretamente de acordo com a lista de dificuldades a seguir. Independente do resultado do teste, a magia deve ser evocada logo em seguir, aplicando os efeitos deste teste em sua evocação.

Falha (verde) - não consegue conjurar a magia, mas gasta o karma equivalente a magia que tentou conjurar discretamente, outras pessoas podem perceber a tentativa de evocação e ficar alertas.
Rotineiro (branco) - evocar uma magia cuja descrição diga que pode ser evocada discretamente.
Fácil (amarelo) - evocar discretamente uma magia de evocação instantânea sem que pessoas que não estão prestando atenção no evocador percebam.
Média (laranja) - evocar discretamente uma magia cuja descrição descreva que para sua evocação é preciso de gestos e palavras mágicas, ou qualquer magia de evocação de 1 rodada, sem que pessoas que não estão prestando atenção no evocador percebam.
Difícil (vermelha) - evocar discretamente qualquer magia cuja evocação demore mais de 1 rodada sem que pessoas que não estão prestando a atenção no evocador percebam.
Muito Difícil (azul) - evocar discretamente qualquer magia cuja evocação dure até uma rodada sem que pessoas que estão prestando atenção no evocador percebam que ele evocou a magia.
Absurdo (cinza) - evocar discretamente qualquer magia sem que pessoas que estão prestando atenção no evocador percebam que ele evocou uma magia.
Impossível - evocar uma magia discretamente contra alvos que estão em combate direto (olhando) para o evocador e já resistiram a alguma magia deste evocador.
#2 Hector Folha-Palida Enviado : 08/04/14 21:51
Jogador: Hector Folha-Palida
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Acho que o custo deveria ser 1 para essa técnica de combate, caso contrario, só bardos e sacerdote usaram e olhe lá.

E gostaria de colocar outras técnicas de combate, aumentando um pouco a gama de opções para os místicos, nem que seja como regra opcional.

Chefia Absurdo é o Azul escuro da tabela, e esse texto é bem confuso (o que está na caixa do quote), e fala muito dizendo pouco. De modo que uma futura revisão no Manual de Regras, não deve ser afastada ad eternum.

Abraços
#3 Joao Enviado : 08/04/14 22:43
Jogador: Joao
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Hector Folha-Palida escreveu:
[...] Manual de Regras, não deve ser afastada ad eternum.

Abraços


Está na agenda e se fará assim que terminar o livro de introdução à ambientação. Feliz
#4 Hector Folha-Palida Enviado : 09/04/14 00:24
Jogador: Hector Folha-Palida
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Que susto, achei que ia sobra pra mim XD
#5 Drubak Enviado : 27/04/14 16:54
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A característica usada para ajustar o nível da técnica seria o atributo base da profissão? Tipo intelecto para magos, carisma para bardos e sacerdotes e percepção para rastreadores?
#6 samuel.azevedo Enviado : 27/04/14 18:04
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isso!
#7 Drubak Enviado : 27/04/14 22:56
Jogador: Drubak
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Show de bola, ideia muito boa, mais uma lacuna preenchida. Só não sei se na descrição das magias tá suficientemente claro as que requerem gestos.
#8 Joao Enviado : 28/04/14 02:26
Jogador: Joao
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Sugiro esta forma:
Citação:

Evocação Discreta
Tipo de magia cuja evocação se assemelha a um procedimento não mágico, e desta forma o alvo da magia não percebe que uma magia foi evocada, mesmo se resistir à magia.

Para cada ponto comprado, se escolherá uma magia para ter este tipo de evocação. Lembre que as magias sutis já tem este tipo de evocação incorporada.

A discrição do evocador será: agilidade mais misticismo mais o nível

Se o alvo pertencer à profissão do evocador, deve realizar um teste de sua percepção mais misticismo mais seu nível contra a discrição do evocador na tabela de confronto de forças. Se o alvo for de outra profissão, deve realizar um teste de misticismo mais nível contra a discrição do evocador na tabela de confronto de forças. E, neste caso, se não tiver misticismo, a falha é automática.
#9 Hector Folha-Palida Enviado : 28/04/14 18:52
Jogador: Hector Folha-Palida
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Que tal, deixar apenas um teste(difícil ou superior dependendo da situação) de observar para perceber a magia.

E se o alvo resistir a magia, ele percebe que foi alvo de uma magia, mas não quem é seu invocador. Caso contrario, vai ter mago dando 3 bolas de fogo seguidas com furtividade total direto na EF.

Isso deixa a mecânica da nova Quebra de Encantos mais interessante, pois cria um meio de evitar que sua magia sofra uma contra-mágica.
#10 Joao Enviado : 28/04/14 22:18
Jogador: Joao
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Hector Folha-Palida escreveu:
Que tal, deixar apenas um teste(difícil ou superior dependendo da situação) de observar para perceber a magia.

E se o alvo resistir a magia, ele percebe que foi alvo de uma magia, mas não quem é seu invocador. Caso contrario, vai ter mago dando 3 bolas de fogo seguidas com furtividade total direto na EF.

Isso deixa a mecânica da nova Quebra de Encantos mais interessante, pois cria um meio de evitar que sua magia sofra uma contra-mágica.


Eu pensei também em testes, mas coloquei apenas uma opção para não tomar muito espaço.
Pode-se fazer a ressalva para magias que causem dano:
Mas um teste de difícil na primeira , e um teste de rotineiro na segunda tentativa de uma magia que causa dano. A terceira já é percebida.
Como se o personagem procurasse instintivamente pela origem da magia que lhe fez um mal direto. tipo "sinto minha força sendo drenada naquela direção!"
#11 Hector Folha-Palida Enviado : 30/04/14 02:23
Jogador: Hector Folha-Palida
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Pessoalmente eu sou contra magias de dano serem discretas, para isso existe a Técnica de Combate Ataque Surpresa, que pelo texto existente na Tagmarpedia pode ser usada com magia.

Mas deve existir sim uma forma equilibrada de aplicar isso, mas preciso fazer uns teste e muitas contas, para ver principalmente como afetaria as diferentes classes.
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