Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
[Dúvida Respondida] Por que há "buracos" nos níveis das magias?
#1 leonardoraele Enviado : 23/11/14 14:15
Jogador: leonardoraele
EF:
EH:
Karma:
Muitas magias descritas no Livro de Magias possuem a descrição do efeito somente de alguns níveis. Isso significa que as magias só podem ser usadas naqueles níveis, ou que o mestre deve usar o livro como referência e se dar a liberdade de descrever os efeitos dos demais níveis? (incluindo os níveis acima de 10 que os livros não descrevem) Por outro lado, outras magias descrevem o efeito de todos os níveis de 0 a 10.

Estou perguntando porque acho que isso não ficou muito claro no livro de regras e achei alguns casos estrangos. Por exemplo, a magia Invisibilidade só possui a descrição dos efeitos de nível 1, 2, 4 e 6. Isso significa que um mago de nível 6 e um mago de nível 10 têm as mesmas capacidades mágicas? (a maioria das magias são muito mais poderosas em nível 10 do que em nível 6)

Outro exemplo que fica estranho é a Bola de Fogo, que no nível 3 causa 20 de dano e no nível 5 causa 28 de dano, dando a entender que o nível 4 seria 24 de dano. Mas o nível 7 causa 32 de dano e o nível 9 causa 36 de dano, dando a entender que o nível 8 não existe.
#2 Joao Enviado : 25/11/14 12:25
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Vamos lá,

Citação:
Isso significa que um mago de nível 6 e um mago de nível 10 têm as mesmas capacidades mágicas? (a maioria das magias são muito mais poderosas em nível 10 do que em nível 6)


Bem, se for pensar só na magia invisibilidade ai sim.Think Mas existem outras magias e habilidades que definem as capacidades mágicas, né?Feliz

Também é importante lembrar que a dificuldade para a "quebra de encantos" seria o nível da magia usado. Um mago de nível 10 poderia lançar uma magia invisibilidade de nível 10 (comprado). Embora o efeito seja parecido com o do nível 6, a resistência à quebra de encantos é maior. Imagine um mago de nível 20 que comprou invisibilidade só até nível 6. Uma quebra de encantos nível 6 poderia anulá-la...Dancing

Mas, para ficar interessante, em termos de role-play pode ser interpretado que a própria magia não foi desenvolvida na ambientação com efeitos mais poderosos, só sua resistência. Isso fornece um grande mote para aventura de mago na busca para melhorar a magia.

Até!

PS: Mas o "porquê" porque mesmo, isso vem da criação e acho que só os criadores originais podem responder...
PSS: Para os níveis acima de 10 foram criadas as "magias ancestrais" no livro de magias perdidas, passe lá!Feliz
#3 abartel06 Enviado : 25/11/14 17:12
Jogador: abartel06
EF:
EH:
Karma:
Eu entendo isso como nível de dificuldade essas diferenças e também se refere aos pontos de karmas gastos.

Abs,
#4 leonardoraele Enviado : 25/11/14 20:27
Jogador: leonardoraele
EF:
EH:
Karma:
Então, o que me incomoda é justamente o custo de karma ser maior sem o efeito mudar. Porque um personagem só pode usar um número de magias em nível máximo aprendido igual ao seu atributo Aura, ou seja, poucas magias. Então o quanto de karma o jogador puder economizar, ele fará.

Como eu estava na dúvida, nas minhas aventuras, para incentivar os jogadores a investirem pontos nas magias que acharem mais interessantes ao invés de deixá-los presos aos efeitos em termos de regras, criei efeitos intermediários para todos os níveis das magias (fiz isso com as magias de mago, coloquei abaixo como ficou a Invisibilidade para exemplificar). Isto dá a sensação de que a magia não possui "nível máximo" (em termos de efeito) e que o mago está sempre evoluindo. Como meu grupo ainda está em nível baixo, a ideia está funcionando bem, mas temo que nos níveis mais altos as magias fiquem poderosas demais.

Invisibilidade
Nos níveis mais baixos da magia, a invisibilidade ainda é imperfeita e irá apenas camuflar magicamente o alvo. Neste estado, o personagem afetado fica transparente mas distorce levemente a visão do ambiente em volta, de forma que ainda pode ser detectado por um teste de Observar Difícil ou um teste Fácil se os outros personagens estiverem explicitamente procurando por inimigos escondidos.
Invisibilidade 1. Camufla um objeto de até 50cm.
Invisibilidade 2. Camufla uma criatura de até 2m, desde que ela permaneça parada.
Invisibilidade 3. Torna perfeitamente invisível um objeto de até 50cm ou camufla um objeto de 2m.
Invisibilidade 4. Torna perfeitamente invisível uma criatura desde que permaneça parada. Se a criatura se mover lentamente, a invisibilidade é enfraquecida mas não é cancelada, funcionando como camuflagem; mas o efeito é completamente cancelado se fizer movimentos bruscos.
Invisibilidade 5. Torna perfeitamente invisível um objeto de até 4m.
Invisibilidade 6. Torna perfeitamente invisível uma criatura e ela pode se mover com uma liberdade razoável (pode correr e fazer movimentos de manobra), mas ainda é cancelada se atacar, for atacado ou conjurar magias.
Invisibilidade 7. Ao invés de perder a invisibilidade instantaneamente ao atacar um alvo, torna-se camuflado por 15 segundos (1 rodada) antes da magia desaparecer completamente.
Invisibilidade 8. Ao invés de perder a invisibilidade instantaneamente ao atacar um alvo, torna-se camuflado por 1 minuto antes da magia desaparecer completamente.
Invisibilidade 9. Aumenta a duração da invisibilidade de 10 para 60 minutos. Ela ainda é cancelada normalmente se atacar, seguindo as regras do nível anterior.
Invisibilidade 10. Permite tornar invisível múltiplos alvos ao mesmo tempo em até 2 metros de distância ao redor do conjurador. Todos estão sujeitos ao efeito do nível anterior.

Queria sugestões de jogadores mais experientes. Ficou bom? Vale a pena continuar com a ideia e fazer o mesmo com outras magias?
#5 Fábio_CM Enviado : 26/11/14 09:01
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Em algumas magias é fácil e faz sentido "preencher os buracos" que existem entre os níveis, mas em outras fica mais difícil devido a abstração que possuem. Se um personagem possui algum nível da magia que esteja "em branco" então ele só pode executar o efeito que está imediatamente abaixo deste nível. Não esqueça que ele pode optar por executar esse efeito a um custo menor (o custo mínimo para aquele efeito é aquele em que aparece sua descrição). Contudo, a vantagem de utilizar um nível mais alto de magia mesmo com um efeito mais simples é o aumento nas colunas quando o jogador for realizar um teste de resistência ou de ataque.
#6 abartel06 Enviado : 26/11/14 09:42
Jogador: abartel06
EF:
EH:
Karma:
leonardoraele escreveu:
Então, o que me incomoda é justamente o custo de karma ser maior sem o efeito mudar. Porque um personagem só pode usar um número de magias em nível máximo aprendido igual ao seu atributo Aura, ou seja, poucas magias. Então o quanto de karma o jogador puder economizar, ele fará.

Como eu estava na dúvida, nas minhas aventuras, para incentivar os jogadores a investirem pontos nas magias que acharem mais interessantes ao invés de deixá-los presos aos efeitos em termos de regras, criei efeitos intermediários para todos os níveis das magias (fiz isso com as magias de mago, coloquei abaixo como ficou a Invisibilidade para exemplificar). Isto dá a sensação de que a magia não possui "nível máximo" (em termos de efeito) e que o mago está sempre evoluindo. Como meu grupo ainda está em nível baixo, a ideia está funcionando bem, mas temo que nos níveis mais altos as magias fiquem poderosas demais.

Invisibilidade
Nos níveis mais baixos da magia, a invisibilidade ainda é imperfeita e irá apenas camuflar magicamente o alvo. Neste estado, o personagem afetado fica transparente mas distorce levemente a visão do ambiente em volta, de forma que ainda pode ser detectado por um teste de Observar Difícil ou um teste Fácil se os outros personagens estiverem explicitamente procurando por inimigos escondidos.
Invisibilidade 1. Camufla um objeto de até 50cm.
Invisibilidade 2. Camufla uma criatura de até 2m, desde que ela permaneça parada.
Invisibilidade 3. Torna perfeitamente invisível um objeto de até 50cm ou camufla um objeto de 2m.
Invisibilidade 4. Torna perfeitamente invisível uma criatura desde que permaneça parada. Se a criatura se mover lentamente, a invisibilidade é enfraquecida mas não é cancelada, funcionando como camuflagem; mas o efeito é completamente cancelado se fizer movimentos bruscos.
Invisibilidade 5. Torna perfeitamente invisível um objeto de até 4m.
Invisibilidade 6. Torna perfeitamente invisível uma criatura e ela pode se mover com uma liberdade razoável (pode correr e fazer movimentos de manobra), mas ainda é cancelada se atacar, for atacado ou conjurar magias.
Invisibilidade 7. Ao invés de perder a invisibilidade instantaneamente ao atacar um alvo, torna-se camuflado por 15 segundos (1 rodada) antes da magia desaparecer completamente.
Invisibilidade 8. Ao invés de perder a invisibilidade instantaneamente ao atacar um alvo, torna-se camuflado por 1 minuto antes da magia desaparecer completamente.
Invisibilidade 9. Aumenta a duração da invisibilidade de 10 para 60 minutos. Ela ainda é cancelada normalmente se atacar, seguindo as regras do nível anterior.
Invisibilidade 10. Permite tornar invisível múltiplos alvos ao mesmo tempo em até 2 metros de distância ao redor do conjurador. Todos estão sujeitos ao efeito do nível anterior.

Queria sugestões de jogadores mais experientes. Ficou bom? Vale a pena continuar com a ideia e fazer o mesmo com outras magias?


Cara muito interessante esse seu comentário, mas da maneira que esta atualmente já esta bom e atende aos demais MJ´S ! o livro de magia já sofreu várias mudanças e foi um dos livros mas demorados a sair,gaste sua energia com outras tarefas mais importantes..mas valeu a pena o seu questionamento.

Abs,

#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/11/14 11:28
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
E isto eu posso responder... rsrsrsr

Nós criamos com niveis puladoa por 2 motivos simples:

1) tava muito difícil obter diferenças praticas com 10 níveis de efeitos distintos.
2) Tava ficando grande...

Mas para que o jogador pudesse comprar a cada estagio níveis novos, intercalamos níveis impares 1,3,5,7,9 com níveis pares 1,2,4,6,8,10.

Algumas magias por questões particulares tem mais níveis e outras não vão até o 10.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.