Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Responder...
Visão de Batalhas (revisão) Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/03/20 13:30
Esta tarefa se destina a revisar a magia Visão de Batalhas que foi mal avaliada. Veja abaixo alguns comentários:

... penso essa magia mais voltada para um Rastreador, não é tao inútil porem esta em uma ordem de um deus da guerra, não da beneficio nenhum para o fim. A descrição e os efeitos poderiam ser melhorados, tipo um vislumbre de como ocorreria a batalha que esta prestes a acontecer, dando bônus para o conjurador do milagre e companheiros ao redor...
...É útil, mas a progressão é ruim. O jogador vai pegar poucos níveis. Podia ser melhor, não apena vendo o passado mas o futuro. O sacerdote poderia receber intuições do algo importante no combate.

#2 Sistema Automático Enviado : 04/04/20 23:10
A Terefa foi solicitada pelo usuário rodolfo
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/04/20 12:02
Beleza Rodolfo, a tarefa é sua!

Vou entrar em contato com vc para te passar as orientações.
#4 rodolfo Enviado : 26/04/20 11:59
Pessoal, tentei escrever uma atualização da magia mantendo sua intenção original (visualizar batalhas passadas) mas ampliando seus efeitos para adiconar bonus em batalhas futuras.

- Reduzi o tempo de evocação, aumentei o alcance e coloquei um tempo duradouro para seus efeitos.
- Padronizei os níveis de dificuldade (níveis pares)
- Adicionei bônus de defesa e iniciativa, progredindo alternadamente até o máximo de +3/+3.

A primeira proposta fica assim, então:

Evocação: 4 rodadas

Alcance: 100 metros

Duração: 1 mês (para os bônus concedidos)

Com este milagre, o sacerdote de Blator é capaz de ver uma batalha que tenha ocorrido em determinado lugar, trazendo alguns benefícios ao evocador: conseguir informações da batalha e seus combatentes, que armas se utilizam, que armaduras vestem e como lutam, para se preparem melhor para futuros embates, recebendo bônus de iniciativa e defesa ao enfrentarem inimigos que participaram da batalha observada através desta magia.

Para que o milagre funcione é necessário que o tempo que a batalha tenha ocorrido não exceda ao permitido pelo nível. Quanto maior o nível, a mais o tempo a batalha pode ter ocorrido. O sacerdote ao evocar o milagre, verá alguns fragmentos da batalha ocorrida . Para que a magia funcione é necessário ter ficado alguma marca de batalha, como uma espada quebrada, um crânio, um elmo etc.

• Visão de Batalhas 1: O sacerdote recebe +1 de iniciativa contra adversários observados. A batalha deve ter acontecido em no máximo 24 horas.

• Visão de Batalhas 2: O sacerdote recebe +1 de iniciativa e +1 de defesa contra adversários observados. A batalha deve ter acontecido em no máximo 1 semana.

• Visão de Batalhas 4: O sacerdote recebe +2 de iniciativa e +1 de defesa contra adversários observados. A batalha deve ter acontecido em no máximo 1 mês.

• Visão de Batalhas 6: O sacerdote recebe +2 de iniciativa e +2 de defesa contra adversários observados.A batalha deve ter acontecido em no máximo 4 meses.

• Visão de Batalhas 8: O sacerdote recebe +3 de iniciativa e +2 de defesa contra adversários observados.A batalha deve ter acontecido em no máximo 1 ano e 1 dia.

• Visão de Batalhas 10: O sacerdote recebe +3 de iniciativa e +3 de defesa contra adversários observados. A batalha deve ter acontecido em no máximo 13 anos.

#5 Edilton Oliveira Enviado : 26/04/20 12:39
Grande Rodolfo,

Gostei da implementação da ganhar bônus na defesa, tem tudo a ver. E, no momento, não lembro magia que dê esse efeito.

Com relação aos efeitos maiores, vai ser difícil, numa batalha que aconteceu há tanto tempo, os PJ encontrarem esses inimigos para usufruir dos efeitos de aumento na iniciativa e na defesa. Seria mais para conhecimento do que houve na batalha, mas não teria efeito na prática.

O grande mistério dessa magia é incluir efeitos nos níveis maiores.

rodolfo escreveu:
Pessoal, tentei escrever uma atualização da magia mantendo sua intenção original (visualizar batalhas passadas) mas ampliando seus efeitos para adiconar bonus em batalhas futuras.

- Reduzi o tempo de evocação, aumentei o alcance e coloquei um tempo duradouro para seus efeitos.
- Padronizei os níveis de dificuldade (níveis pares)
- Adicionei bônus de defesa e iniciativa, progredindo alternadamente até o máximo de +3/+3.

A primeira proposta fica assim, então:

Evocação: 4 rodadas

Alcance: 100 metros

Duração: 1 mês (para os bônus concedidos)

Com este milagre, o sacerdote de Blator é capaz de ver uma batalha que tenha ocorrido em determinado lugar, trazendo alguns benefícios ao evocador: conseguir informações da batalha e seus combatentes, que armas se utilizam, que armaduras vestem e como lutam, para se preparem melhor para futuros embates, recebendo bônus de iniciativa e defesa ao enfrentarem inimigos que participaram da batalha observada através desta magia.

Para que o milagre funcione é necessário que o tempo que a batalha tenha ocorrido não exceda ao permitido pelo nível. Quanto maior o nível, a mais o tempo a batalha pode ter ocorrido. O sacerdote ao evocar o milagre, verá alguns fragmentos da batalha ocorrida . Para que a magia funcione é necessário ter ficado alguma marca de batalha, como uma espada quebrada, um crânio, um elmo etc.

• Visão de Batalhas 1: O sacerdote recebe +1 de iniciativa contra adversários observados. A batalha deve ter acontecido em no máximo 24 horas.

• Visão de Batalhas 2: O sacerdote recebe +1 de iniciativa e +1 de defesa contra adversários observados. A batalha deve ter acontecido em no máximo 1 semana.

• Visão de Batalhas 4: O sacerdote recebe +2 de iniciativa e +1 de defesa contra adversários observados. A batalha deve ter acontecido em no máximo 1 mês.

• Visão de Batalhas 6: O sacerdote recebe +2 de iniciativa e +2 de defesa contra adversários observados.A batalha deve ter acontecido em no máximo 4 meses.

• Visão de Batalhas 8: O sacerdote recebe +3 de iniciativa e +2 de defesa contra adversários observados.A batalha deve ter acontecido em no máximo 1 ano e 1 dia.

• Visão de Batalhas 10: O sacerdote recebe +3 de iniciativa e +3 de defesa contra adversários observados. A batalha deve ter acontecido em no máximo 13 anos.

#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/05/20 21:17
Rodolfo,

concordo com Edilton, que talvez acabe sendo pouco provável que ele possa ganhar os bonus. Uma sugestão seria fazer a magia ver o passado e o futuro. Assim os bonus poderiam ser para uma batalha que estivesse para ocorrer em um local próximo (bonus menor) e se fosse contra os mesmos observados daria um bonus maior.
#7 Edilton Oliveira Enviado : 03/05/20 17:46
Nobre Marcelo,

vê o passado a magia já faz, mas sua ideia de ver o futuro é promissor! E também de muita complexidade.

Ver o futuro pode simplesmente quebrar o Mestre. Se duas cidades estão em luta, o evocador usa a magia e descobre que não terá batalha nesse lado da cidade, logo, ele aconselha a colocar as defesas em outro local. Ou ele consegue descobrir quem está por trás dos ataques.

Isso poderia ser resolvido com a informação que o futuro ainda está sendo moldado, em constante transformação, e a visão pode sofrer pequenas alterações. Ou o evocador teria lampejos do futuro, obtendo informações do tipo cor da armadura, brasão, armas e técnicas usadas, língua falada, etc.

Em todo o caso, aconselharia a usar a visão do futuro apenas nos níveis mais alto.

Inventivo Rodolfo, conto com você, essa magia promete muito!
#8 PH Enviado : 03/05/20 20:55
Ver o passado é ótimo! Desvendar enigmas e traições de batalhas passadas? Maravilhoso. Mas acho o efeito de ver o futuro um pouco conflitante, mesmo concordando que seja promissor.

Como jogador, eu diria, "Bora em frente, vai ser legal ver o futuro e me aproveitar dele". Como Mestre de Jogo acho a premissa destruidora de aventuras, vejamos um exemplo: preciso que o grupo seja capturado pelos guerreiros que uma semana atrás destruíram o vilarejo, e agora fizeram uma armadilha para prender o grupo. Isso provavelmente não acontecerá e coisas importantes que eles deveriam descobrir para o desenrolar da campanha/aventura não acontecerão.

Claro que vai ter muita gente dizendo: "Ah, o mestre deve estar preparado para tudo", "Crie possibilidades além do imaginável"... Bem, sou MJ há mais de 20 anos e sei quando algo pode e vai atrapalhar. O Edilton, inclusive, já disse isso.

Só para concluir, já tem uma técnica de combate que permite que os PJ's não sejam surpreendidos, então não vejo porque uma magia para isso.

"Só não pode tirar 1"
(Frase mágica dita por mim que atrai o nº 1 no d20 em minhas mesas)
#9 regisdante Enviado : 03/05/20 22:55
Outra magia que o nome ferra qqr tipo de criatividade para melhora-la...
Mas vamos la;
- prever o futuro não acho bacana para o mestre nem para o personagem. O personagem de blator tem que entrar na batalha para vencer sabendo que pode ser sua última e morrer guerriando tem que ser uma honra para ele, saber como acaba para tirar vantagem não acho bacana nem para o roleplay.

Sugestao:
- que tal que invés de ver o futuro, o sacerdote consiga para si e para o grupo, uma pausa no combate que lhes dê um ou dois turnos para serem usados como turno de magias e ações que não causem danos diretos e nenhuma magia que o alvo use a RM para resistir. Ou seja, o grupo pode usar bênção, apelo, cura, resistência, correr,...
Na progressão:
Lvl 1 +1 turno para o evocador
Lvl 3 +1turno para o evocador e 2 pessoas
Lvl 5 +2 turnos para o evocador
Lvl 7 +2 turnos para o evocador e 4 pessoas

Evocação não gasta ação do sacerdote, porém ele não pode fazer ação de ataque, Mas pode utilizar outras magias conforme f
Dito em cima.
Colocaria tbm que só pode ser usada no início de todo combate, ou seja no primeiro turno do do evocador ele lança ou não pode mais usala neste msmo combate.
#10 Marcelo_Rodrigues Enviado : 06/05/20 09:21
Pessoal, o problema desta magia é que ver o passado é muito pouco util em jogo, reduzindo a magia ao mesmo patamar das magias de rastreador e pior... vai manter o problema atual da magia Ele foi bem mal avaliada por isto!

Ver o futuro não precisa ser uma descrição do futuro. Penso muito na filosofia da Força do Star wars, onde o cavaleiro jedi consegue fazer proezas com o sabre de luz justamente porque ele preve (de forma instintiva) o futuro. Visão de batalhas poder ser uma coisa que de forma instintiva (sem ter consciência) o ajude em uma batalha, seja prevendo o que vai acontecer ou tendo uma visão do todo. Poderia dar:
- Um falha cometida poderia não acontecer
- penalidades sofridas por algum efeito poderiam ser canceladas
- Bonus na defesa
- uma dica do mestre sobre uma iminente ação do inimigo
- uma dica sobre algo que ruim que vai acontecer na batalha.

Estas são sugestões, mas como disse... deixar apenas ver o passado e não dar uma visão de uma batalha no presente não resolverá o problema atual onde ninguém escolhe esta magia para por na ficha. Brick wall
#11 rodolfo Enviado : 22/05/20 16:27
Concordo com o Marcelo em relação à visão futura, o sacerdote pode ter sentimentos, flashes e reflexos guiados pela divindade durante um combate.

segue então uma sugestão de renovação da magia. Em termos interpretativos os personagens não terão clarividênca da batalha, apenas curtas visões para os guiar no combate. Pensei também que ela pode funcionar como um complemento da magia benção.

Tentei pensar em uma magia apresentasse benefícios práticos e que eu gostaria de comprar para meu personagem.

Evocação: instantânea
Alcance: 10 metros
Duração: 30 minutos ou 1 batalha

Com este milagre, o sacerdote de Blator e seus aliados recebem, durante uma batalha, lampejos de visões dos movimentos futuros no campo de batalha. Os afetados não são capazes de prever os resultados dos combates, quem sairá vitorioso ou quem será destruído, esta magia mostra aos combatentes sutilizas instantâneas da movimentação dos indivíduos presentes.

Na prática, uma diversidade de bônus podem ser garantidos a depender do nível de dificuldade empregado representando a ligeira vantagem concedida pelas visões futuras da batalha.

O sacerdote pode realizar esse milagre antes de um combate e os efeitos durarão até o fim do próximo confronto, porém se em 30 minutos nenhuma batalha ocorrer, os efeitos serão encerrados.

Visão de Batalhas 1: Apenas o sacerdote é afetado neste nível, ganhando bonus de +1 na sua iniciativa, +1 em sua defesa ativa e +1 coluna em técnicas de combate da categoria proteção
Visão de Batalhas 3: O sacerdote mais 3 aliados são afetados neste nível, ganhando bonus de +2 na sua iniciativa , +2 na defesa ativa e +2 colunas em técnicas de combate da categoria proteção
Visão de Batalhas 5: O sacerdote mais 5 aliados são afetados neste nível, ganhando bonus de +3 na sua iniciativa, +3 na defesa ativa e +3 coluna em técnicas de combate da categoria proteção
Visão de Batalhas 7: Idem ao efeito 3, mas agora um dos afetados pode escapar dos efeitos especiais do primeiro ataque crítico recebido (inutilização de membros, incapacitação e redutores), mas o dano continua sendo causado e críticos cinza continuam causando a morte do combatente!
Visão de Batalhas 9: Idem ao efeito 7 mas afeta o combatente e mais 5 aliados.

no aguardo pelas novas sugestões.
abraco
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/05/20 09:27
Hum... agora esta magia passou a ter uma utilidade prática! Applause

Mas é bom regular a dose. Acho que devia reduzir bem o numero de afetados. Se não fica muito forte.

Outra sugestão. Vc eliminou o efeito de ver uma batalha já acontecida. Nada impede da magia fazer as duas coisas! No caso basta ou um "OU" na descrição do efeito. O que acha?
#13 Edilton Oliveira Enviado : 24/05/20 05:36
Nobre Rodolfo,

Com relação a visão de futuro, eu não achei (minha opinião) que ficou bem representado no texto. Tudo que está escrito pode ser substituído por "Essa magia dar esses bônus quando começa uma batalha". Uma observação da batalha no presente também poderia dar esses bônus. Tá bem parecido com a magia Coordenação de Crisagom. A diferença é 1 rodada de evocação.

Como falei antes, visão de futuro é complexo.

E concordo com Marcelo, a visão de batalhas passadas é muito útil, nada impede de fazer as 2 coisas.
#14 Marcelo_Rodrigues Enviado : 24/05/20 09:49
Que tal esta sugestão abaixo:

Visão de Batalhas 1: Permite que o Sacerdote veja uma a batalha que tenha acontecido em no máximo 24 horas, ou concede um bônus de +1 na sua iniciativa, +2 colunas em técnicas de combate da categoria proteção. Apenas o sacerdote é afetado neste nível.
Visão de Batalhas 3: Permite que o Sacerdote veja uma a batalha que tenha acontecido em no máximo uma semana, ou concede bônus de +2 na sua iniciativa , +3 em técnicas de combate da categoria proteção. Durante o combate o mestre dá uma pequena dica de algo que vai acontecer.
Visão de Batalhas 5: Permite que o Sacerdote veja uma a batalha que tenha acontecido em no máximo um mês, ou concede bônus de +3 na sua iniciativa, +3 coluna em técnicas de combate da categoria proteção. O Sacerdote receberá uma dica do mestre de algo que vai acontecer de importante para o desenrolar do combate.
Visão de Batalhas 7: Idem ao efeito 5, mas o Sacerdote pode ver batalhas acontecidas a 1 ano ou escapar dos efeitos especiais do primeiro ataque crítico recebido (inutilização de membros, incapacitação e redutores), mas o dano continua sendo causado e críticos cinza continuam causando a morte do combatente!
Visão de Batalhas 9: Idem ao efeito 5 e 7, mas o Sacerdote pode ver batalhas acontecidas a 13 anos ou todos os efeitos afetam o sacerdote e mais um aliado. A dica recebida será precisa e indicará algo de importância alta que realmente ajude o grupo do sacerdote.

È uma sugestão... Muito Feliz
#15 rodolfo Enviado : 28/05/20 12:56
Olá, pessoal.

Nobre, Edilton

É realmente difícil implementar uma magia que veja o futuro. Quando vc fala "eu não achei (minha opinião) que ficou bem representado no texto." e eu concordo contigo, mas acredito que o que a magia pode fazer é justamente a questão mecânica, o restante deveria ser narrado pelo mestre durante o combate.
"O orco na sua frente prepara sua lança e dá-lhe uma estocada na altura do seu pescoço, então você volta ao presente, instantes antes do ataque! (+3 em aparar)"
Talvez eu deva por alguns desses exemplos...

(por sinal, fui olhar a magia coordenação e ela está muito mais para uma técnica de combate do que para um milagre realmente.)

Caro Marcelo,

Também sou favorável à questão de adicionar a visão de batalhas passadas.
Sobre a visão do futuro acho complicado para a história e para o narrador dar dicas do combate, podendo frustrar o mestre por ter guardado uma boa surpresa e os jogadores por dar uma dica que não tenha utilidade nenhuma (até pq o mestre realmente nem sempre vai ter algo que possa dizer sobre o futuro da batalha).
Em relação ao número de alvos eu rou dar uma choradinha hehehe... vamos fazer um meio termo: Apenas o evocador, evocador +1, evocador +2 aliados?

Agradecido pelas contribuições de ambos.
Um abraço e até mais.

#16 Edilton Oliveira Enviado : 28/05/20 14:15
Isso, Grande Rodolfo, coloca um exemplo que irá contextualizar mais.

rodolfo escreveu:

Nobre, Edilton

É realmente difícil implementar uma magia que veja o futuro. Quando vc fala "eu não achei (minha opinião) que ficou bem representado no texto." e eu concordo contigo, mas acredito que o que a magia pode fazer é justamente a questão mecânica, o restante deveria ser narrado pelo mestre durante o combate.
"O orco na sua frente prepara sua lança e dá-lhe uma estocada na altura do seu pescoço, então você volta ao presente, instantes antes do ataque! (+3 em aparar)"
Talvez eu deva por alguns desses exemplos...

(por sinal, fui olhar a magia coordenação e ela está muito mais para uma técnica de combate do que para um milagre realmente.)

Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum