Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Idiomas [sugestão]
#1 samuel.azevedo Enviado : 27/04/09 14:37
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Pessoal, tive uma idéia:

Porque não fazemos uma tabela de correspondência entre os idiomas de Tagmar e os idiomas que existem ou existiram. Por exemplo:

Élfico = Celta
Voz da Pedra = Russo
Lanta = latim ou dialeto cigano


Assim, toda vez que fossemos criar o nome de um lugar ou nome de personagem, no lugar de inventarmos palavras absolutamente do nada ou usarmos palavras de um idioma élfico fictício, poderiamos usar palavras desses idiomas. Dessa forma, ao conhecer a ambientação, o jogador acaba aprendendo também um pouco de vocabulário de outros idiomas. Digamos que a voz da pedra fosse igual ao russo, e eu quisesse criar um personagem anão cujo nome tivesse algo a ver com machado e trovão, seu nome poderia ser algo como Grom Molotika, onde Grom = trovão e Molotika = machado (adaptando as letras para as do nosso alfabeto).

Abraços
#2 Hugar Enviado : 27/04/09 15:41
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Muito Interessante! Realmente ajudaria muito a criar nomes de lugar e personagens. Tenho um utilitario que gera nomes em Tolkien, anão, faroeste, ingles, frances, tribos orcs, entre outros, por um sistema de sufixos e prefixos. Em alguns casos ainda explica o nome como é o caso do anão. Por exemplo:

Otthur é um nome masculino que significa "caçador de gemas".

Infelizmente o programa é em ingles.


#3 samuel.azevedo Enviado : 27/04/09 16:02
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Pois é,

Só que utilizar nomes tolkenianos ao menos para mim parece cultura inútil... É o mesmo que um viciado em jornada nas estrelas aprender a falar kringle. Já utilizar nomes de algum idioma que existe ou existiu é útil e também pode ser divertido.

Abraços
#4 Hector Folha-Palida Enviado : 27/04/09 16:14
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Adorei a idéia do Samuel,

Isso resolveria um enorme problema que os meus jogadores e muitos outros em escolher um nome para o personagem. Entre as perolas que eu já tive o prazer de mestrar, as melhores são: Deprak, Bobs, Letharthegain, Elforoso, Tesis (que ficou conheido como fezes), Orto(dontico) entre outros muito interessantes.

Mas só tem um problema. Até onde eu sei, a o Celta é uma lingua morta já wue os celta sumiram entorno do seculo X. Alguém sabe Celta? Russo e Latim ainda vai. Eu faço curso de Direito e estudei um pouco de Latim na Catequese. Russo se arranja na Internet, Mas o Russo vai ser dose de encontrar. XD

Fora isso contém comigo pra levar essa idéia pra frente.

Abraços


#5 samuel.azevedo Enviado : 27/04/09 16:16
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Oi,

Na verdade aqueles idiomas foram apenas sugestões. A gente pode até fazer uma enquete para definir qual vai ser o idioma correspondente a cada uma das raças.
E obviamente o malês é igual ao português - heheh.

Abraços
#6 Hector Folha-Palida Enviado : 27/04/09 16:23
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Acho que o Celta é uma boa lingua, conheço uma pouco da sonoridade através de musicas, das que conheço seria a melhor para os elfos.


Agora imaginei um orco hablando espanhol.

ehhehehehehhehehe

Temos que tomar cuidado para não transformar isso em piada.XD


#7 samuel.azevedo Enviado : 27/04/09 16:33
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Pros orcos eu acho melhor alguma língua do leste europeu.

#8 Falgarden Enviado : 26/05/09 06:59
Jogador: Falgarden
EF:
EH:
Karma:
Pros orcos quem sabe algo derivado do Alemão?
#9 linduarte Enviado : 26/05/09 08:58
Jogador: linduarte
EF:
EH:
Karma:
Eu concordo com Samuel, uma lingua Eslava (leste europeu) ficaria melhor, como por exemplo Russo.
Mas uma lingua Germanica tb ficaria boa.
#10 DiegoA Enviado : 12/07/09 11:59
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
ou quem sabe a lingua do P !
uuhauha

a idéia de vincular as linguas mto é boa..
mas o problema é a quantidade de raças de tagmar ( dragões, elfos, orcs, goblins e outras criaturas diversas) não haverá tantas linguas correspondentes, onde espanhol e italiano nao sei se ficaria legal.

Outra coisa que devemos lembrar que um humano do mundo conhecido nao fala a mesma lingua do humano do Império ou de um humano das ilhas independentes...
é um problema difícil de solucionar..
#11 DiegoA Enviado : 07/09/09 01:01
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Poderiam no novo lançamento de Tagmar 2.3 especificar no livro de regras na área Conhecimento todas as linguas conhecidas de Tagmar(pag.38)x: males, dracônico, élfica, a lingua dos anões( lingua de pedra eu acho) e etc..

bem como especifica no livro de criaturas as linguas de certas criaturas
#12 Vercenorax Enviado : 03/12/09 09:53
Jogador: Vercenorax
EF:
EH:
Karma:
Entre os maleses sugiro uma variaçao,por exemplo do nordestino(todos em sonoridade) "mles meridional, o paulista "males central"e o gaucho "males setentrional".
Que acham?
#13 rmaia Enviado : 10/01/10 19:44
Jogador: rmaia
EF:
EH:
Karma:
Vocês podem optar também por idiomas antigos, como o Aramaico ou o Hebraico, etc.
#14 T.REX Enviado : 10/01/10 19:58
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Prezado Rmaia,

Não precisa dizer "vocês podem...". Diga: "Podemos optar...", ou "Nós podemos...".

Não temas. Você já faz parte do nosso time. Mais uma vez seja bem vindo.

A todos do projeto,

Desculpe a pergunta imbecil, mas como funcionaria esses indiomas na prática?

No aguardo.

#15 rmaia Enviado : 10/01/10 21:14
Jogador: rmaia
EF:
EH:
Karma:
Obrigado Grande Carnívoro. Então vamos lá.

Este dicionário bíblico (hebraico-português) tem algumas expressões interessantes: http://www.taglitbrb.com/downloads/Manual%20de%20Bolso.pdf

Este é de tupi-português (sim, a língua original do Brasil, pelo menos dos índios):
http://www.4shared.com/get/60291412/9fedd75c/Dicionrio_Tupi_-_Portugus.html

Estou tentando achar um de português-latim e um de português-grego, mas tá meio osso...
#16 rmaia Enviado : 10/01/10 21:20
Jogador: rmaia
EF:
EH:
Karma:
Oh, Sooaçu Atã (soo=grande açu=animal atã=forte), estou colocando no 4shared o dicionário de tupi para facilitar. Logo edito aqui para colocar o endereço.

EDIT:

Como eu falei, aí está:
http://www.4shared.com/dir/27815444/8511db4c/RPG.html
#17 T.REX Enviado : 10/01/10 21:21
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Confuso!!!

Sds. carnívoras,
#18 rmaia Enviado : 10/01/10 21:31
Jogador: rmaia
EF:
EH:
Karma:
Quanto à sua pergunta, acredito que a galera queira o esquema dos idiomas para formar nomes, por exemplo, com um padrão, ao invés de ao acaso, para determinadas regiões. Eu fazia isso no AD&D, mas usada livros de história da arte...
#19 Vercenorax Enviado : 19/01/10 19:31
Jogador: Vercenorax
EF:
EH:
Karma:
mas a lingua de pedra (dos anoes),continuo achando melhor uma lingua do leste europeu.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.