Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Regras Para Vôo [sugestão]
#1 Tiago Enviado : 09/12/07 01:03
Jogador: Tiago
EF:
EH:
Karma:
Pelo que percebi n existe uma regra geral para voo como existe para a locomoçao terrestre, entao muitas vezes os narradores ficam sem saber como definir a velocidade real de uma criatura alada...
No caso dos seres terrestres, sua velocidade base e multiplicada por 3 em corridada de fundo caso eles estegem levemente carregados, multiplica por 6 em caso de corrida curta, etc...
Acho que ficaria interessante padronizar uma regra para voo.

O q vcs acham???


#2 Hector Folha-Palida Enviado : 09/12/07 01:45
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Melhor ir além disso,

pq não criar regras para combates <ereos?


#3 heimdall Enviado : 09/12/07 18:09
Jogador: heimdall
EF:
EH:
Karma:
Realmente é uma excelente idéia, afinal, faz-se necessário não só as regras para vôo, como também regras para combate aéreo, e para combate aéreo-terrestre (criaturas aladas versus criaturas terrestres).


#4 Tiago Enviado : 12/12/07 14:50
Jogador: Tiago
EF:
EH:
Karma:
Ficaria muito bom arrumar regras para combate em voo sim, pois isso influencia ate mesmo os aventureisos...
Ex:no grupo que mestro, o mago com muita frequencia se transforma em um enviado para lutar e fazer ações voando...


#5 tuwister Enviado : 12/12/07 18:53
Jogador: tuwister
EF:
EH:
Karma:
Concordo plenamente com a idéia e apoio.
Acho ecencial esta regra no projeto Tagmar!


#6 zetagmar Enviado : 17/12/07 15:28
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Com esta regra poderiamos dar muitos "saltos" em ambientações posteriormente. Fico de pleno acordo na elaboração de uma regra desta importância.
#7 Hector Folha-Palida Enviado : 17/12/07 15:38
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Algo como uma cidadela nos céus com habitantes alados??


#8 heimdall Enviado : 17/12/07 15:48
Jogador: heimdall
EF:
EH:
Karma:
A idéia da Cidadela nos Céus me parece interessante... Poderia realmente ser criada uma!

This post has been edited by heimdall on Dec 17 2007, 03:49 PM


#9 Hector Folha-Palida Enviado : 17/12/07 15:59
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
tentemos evitar algo como a cidade de Prata dos anjos, ou uma cidade de elfos voadores ou uma cidade levitada por um mago.

Minha ideia é que fosse uma ilha das ilhas independentes, habitada por homens-passaros ou uma cidade amaldiçoada por falta de gravidade.

This post has been edited by Hector Folha-Palida on Dec 23 2007, 07:44 PM


#10 heimdall Enviado : 17/12/07 16:04
Jogador: heimdall
EF:
EH:
Karma:
Entendo... Poderia ser alguma cidade amaldiçoada então, pois ficaria interessante... Além do mais, acho que estamos entupindo as Ilhas Independentes de fatos um tanto diferentes do cotidiano de Tagmar, como se lá fosse uma área de influência mágica mais forte, mais intensa!


#11 Hector Folha-Palida Enviado : 17/12/07 16:11
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Realmente, melhor deixar essa cidade flutuante para uma ambientação futura.


#12 zetagmar Enviado : 17/12/07 16:14
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Já havia lido sobre isso.
Pensei não exatamente sobre uma maldição. Mas em conquista através da magia. Uma das idéias que me passou quando Hector Folha-Palida escreveu sobre uma ilha aonde haveria uma cidade flutuando pensei exatamente em magia.
Uma sociedade que utilizaria a magia para permitir que sua cidade ficasse sobre as nuvens.
Então pensei, porque não.
Uma magia que deveria ser feita todos os dias. Coletar a água da ilha logo em baixo dela e transformar esta água em uma espécie de nuvem mística.
A cidade ficaria literalmente sobre as nuvens.
Pairando sobre a ilha.
Haveria contudo um limitador.
Para que isso acontecesse necessitaria de uma grande quantidade de água doce. Se não a cidade crescia indefinidamente e poderia ser ela mesma uma fortaleza flutuante sobre os inimigos.
#13 Hector Folha-Palida Enviado : 17/12/07 16:23
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Esta é uma otima ideia, principalmente por ser inovadora.

Acho que a limitação seria seu tamanho e acesso a minerios, uma vez que não poderiam cavar muito fundo, e a ilha não poderia ser muita grande.


#14 zetagmar Enviado : 21/12/07 10:32
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Pensei no seguinte.
Uma cidadela fortificada abaixo.
Dentro dos perimetros dela, haveria um grande lago de água doce. E acima desta cidadela teriamos uma imensa nuvem parada. Nesta nuvem teria uma grande cidade.
A nuvem é o alicerce da cidade e é criada através de magia.
A magia em si não é manter a cidade flutuando, mas condensar as nuvens de forma a manter a cidade sobre ela. As nuvens ficariam resistentes por assim dizer, ao peso de todo o material que existe sobre ela.
Porém existe uma limitação. A limitação seria a própria quantidade de água presente no lago.
Pois a magia deve ser sempre renovada a cada novo dia e com uso da parte da água do lago.
Se por acaso a água doce acabar não haverá meios de manter a cidade flutuando.
#15 zetagmar Enviado : 21/12/07 10:37
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
A água obtida poderia ser levada para a cidade das nuvens de duas formas.
A primeira forma seria atraves de magia. A água se elevaria como se fosse uma queda de uma cachoeira, contudo sobe em direção as nuvens.
A segunda possibilidade seria a de grandes toneis de cobre elevando a água. Algo como um grande balde tirando água do poço. Não seria um mega tonel, mas alguns vários que durante a manhã fariam o trabalho de erguer a água.
#16 heimdall Enviado : 21/12/07 20:11
Jogador: heimdall
EF:
EH:
Karma:
Achei a idéia da cachoeira que corre ao contrário mais interessante... Além de causar mais impacto, mais admiração para quem estiver observando.


#17 Tiago Enviado : 23/12/07 13:25
Jogador: Tiago
EF:
EH:
Karma:
muito bom, porem temos que pensar que tipo de criatura alada abtaria esse lugar...
mais e isso ai, agora mais que nunca precisamos das regras para voo


#18 heimdall Enviado : 24/12/07 11:54
Jogador: heimdall
EF:
EH:
Karma:
Na verdade, tanto poderiam ser criaturas aladas, como poderiam ser magos poderosos, ou coisa assim...


#19 Hector Folha-Palida Enviado : 24/12/07 14:19
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Ok vamos para de viajar e cmoeçar a por a mão na massa.

è obvio que a regra sugerida aqui deve servir apenas de base para uma futura tarefa oficial, mas pq não criar uma macaco gordo pra quebrar um galho até lá.

Minha ideia:

deslocamento: Geralmente maior que uma terrestre.

[novo] capacidade de manobra: Variaria de acordo com o fisico e a agilidade, quanto maior a agilidade melhor as manobras, quanto maior o fisico mais estaveis seriam as mesmas.

Regras de Combate: Ataque vindos de baixo seriam considerados tão oprtunos quanto um ataque pelas costas. Projeteis que atinjam o alvo deve forçar um teste de voo ou algo assim.

Por hora é isso.


#20 heimdall Enviado : 24/12/07 17:23
Jogador: heimdall
EF:
EH:
Karma:
No caso dos ataques vindos de baixo, isso iria depender do elemento surpresa, pois é mais difícil acertar um alvo em pleno vôo... Além do mais, o ataque vindo de cima também pode ser fatal para quem estiver abaixo... ehehe


#21 zetagmar Enviado : 27/12/07 13:10
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Deslocamento

O deslocamento é a velocidade que a montaria alcança durante seu vôo. O cálculo que acredito que deva ser feito para determinar é a de triplicar a velocidade que alcançaria se estivesse em terra.

Em queda a velocidade alcançada é de quatro ou talvez cinco vezes mais, mas teria que haver um desgaste do animal quando tivesse que arremeter para alnaçar novamente altura.

Deslocamento = Físico x 3
#22 zetagmar Enviado : 27/12/07 13:14
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Capacidade de Manobra

A capacidade de manobra não é nada mais do que os movimentos que a montaria faz durante o vôo. Em deslocamento linear não existe problema e nem mesmo pode ser considerado uma manobra em vôo.
Mas durante ataques ou defesas, se desviando de obstaculos poderiamos colocar como manobra.
Acredito que deveria ser a união entre agilidade e força, onde se obtem a médias destas característica.

Capacidade de Manobra = (Agilidade + Força)/ 2
#23 zetagmar Enviado : 27/12/07 13:25
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Capacidade de Vôo

A capacidade de vôo não é nada mais que o tempo em que a montaria permaneceria voando. Para o calculo da capacidade de vôo deveria ser o físico.
O valor obtido é o tempo em horas.
Questões como capacidade em vôo em batalha ou simplesmente se movendo poderiam ser esquecidas para permitir um andamento de jogo satisfatório.

Capacidade de vôo = físico (tempo em horas)
Exemplo: Montaria com físico 10. Pode voar por 10 horas.
#24 zetagmar Enviado : 27/12/07 13:32
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Carga máxima

A carga máxima é a quantidade de peso que a montaria é capaz de levar consigo. O animal já tem o seu peso natural e poderia carregar o equivalente a metade de seu peso a mais.
Exemplo: Peso da montaria é de 190 Kg. O peso que consegue carregar é de 95 Kg.

Com a compra da habilidade Treinamento de Carga seria capaz de carregar o dobro do que normalmente carregaria. Seria como se ficasse acostumado a este peso.

A cada dez quilos a mais carregado acima da capacidade de Carga Máxima haveria a redução de um ponto na característica de físico e força.

#25 zetagmar Enviado : 27/12/07 13:37
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Combate frontal

Os combates frontais são os mais perigosos e mortais. Isso se deve ao fato de que os adversários estão indo de encontro um ao outro.
Os danos causados pelas armas devem não somente serem duplicados mas também o aumento da possibilidade de um dano crítico.

Um dos únicos meios de se reduzir ou minimizar o dano seria o uso da capacidade de manobra da montaria que iriam permitir o desvio dos projéteis lançados.
#26 zetagmar Enviado : 27/12/07 13:43
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Número de atacantes por rodada

O número de atacantes possíveis em um mesma rodada seria de no máximo seis. O combate é feito em pleno vôo o que coloca o atacante em seis possíveis posições diferentes.
Contudo neste tipo de combate em que seis individuos atacariam ao mesmo tempo, penalizações devem ser dadas já que errando o alvo existe a possibilidade de atingir seu companheiro. Somente quando três lutassem ao mesmo tempo é que não haveria nenhuma penalização.
#27 zetagmar Enviado : 27/12/07 13:52
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Ataque por baixo

O ataque por baixo é eficiente já que em teoria o atacante se encontra em um ponto cego do adversário. Contudo a sua situação fica deveras desvantajosa no momento seguinte já que abaixo do seu inimigo fica a merce de objetos lançados por ele.
O ataque feito por baixo.
Indo no mesmo sentido do adversário - Na rodada seguinte fica com perda da iniciativa.
Indo no sentido oposto do adversário - Na rodada seguinte ganha iniciativa.

Para ter a surpressa no ataque é necessário que venha fora do alcance da visão do adversário. Para isso exige-se muito mais da montaria, um número de possíveis ataques por baixo devem ser estipulados.

Acredito que isso seria obtido com o seguinte cálculo: Físico/ 4.
Exemplo: 19/4 = 4,75 é 5. 5 ataques por baixo. Seria possível que a montaria que tivesse físico 19 podesse dar 5 ataques por baixo, sem exigir demais do animal, mais do que isso levaria a um esgotamento físico.
#28 zetagmar Enviado : 27/12/07 14:02
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Armas

As armas possíveis em ataques em vôo são as que atingem maior distância possível. Levando-se em conta a própria envergadura do animal ( distância de asa a asa), fica impossível o uso de armas convencionais como machados e espadas que requer uma distância para o chamado combate corpo-a-corpo.
Obvio que lança-los é possível, mas se tornam rídiculo, sendo somente usado em situações desesperadoras.
Armas mais próprias para este tipo de combate são lanças, arco e flecha, boleadeiras e redes.

A mais usada seria com certeza o arco e flecha. Permite ataques de longe e em qualquer direção.
A lança haveria de ser muito grande e seria mais usada em ataques por baixo ou quando em ataques frontais.
Boleadeiras ou qualquer armas de arremesso seriam para distancias mais curtas.
As redes seriam as mais perigosas. Seriam lançadas somente em inimigos que se encontrassem atras ou passando abaixo.
Acertado pela rede a montaria cai do céu já que o intuito é o de fazer a rede prender as asas da montaria.
#29 zetagmar Enviado : 27/12/07 14:12
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Combate lado-a-lado

Seria o mais simples dos combates. Lutando ao lado do adversário lançando flechas.
Uma das coisas que não seria possível é o uso de armas como espadas ou lanças, mesmo as mais longas já que não teriam comprimento suficiente para chegar ao adversário.
Temos que lembrar que se a montaria tem envergadura de 3 metros de ponta a ponta e a montaria do outro é de 4 metros, a distancia mínima seria de 1,5 + 2 ou seja 3,5m , isso se estivessem com as asas se tocando.
#30 zetagmar Enviado : 27/12/07 14:19
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Dano em perseguições

Os combates em perseguição duas condições devem ser vistas. A primeira é de que ao lançar combate a um inimigo a frente se este estiver em velocidade muito maior que o atacante o dano provocado por um objeto lançado se torna menor.
O inverso também é válido. Arremessos em que o atacante tem velocidade superior ao que esta sendo atacado provoca um dano maior.

O dano pode ser somado ou reduzido em 1 para cada 10 metros/segundo alcançado pela montaria.
#31 zetagmar Enviado : 27/12/07 14:24
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Manobras de vôo

Muitas montarias poderiam ser treinadas a fazerem tipos de manobras em vôo, mas nada como voar de cabeça para baixo a fim de atingir inimigos que se encontrem abaixo.
A habilidade de manobras de vôo poderiam permitir que se lutassem ou até se defender durante vários movimentos em combate. O que neste caso poderia ajudar a lutar em movimentos de descida ou de subida.
Aqueles que não possuissem está habilidade ficariam impossibilitados de lutar nestas condições.
#32 heimdall Enviado : 27/12/07 20:25
Jogador: heimdall
EF:
EH:
Karma:
Excelentes posts, zetagmar... Gostei muito das suas descrições!
Só faltou a bonificação de um ataque por cima: por exemplo, o dano (já que tem a força da gravidade a seu favor, o dano deve ser maior para o que estiver sendo arremessado)...


#33 zetagmar Enviado : 28/12/07 11:58
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Ataque por cima

O ataque por cima é um dos movimentos em combate de vôo mais eficientes já que o atacante se encontra em uma posição privilegiada. O ataque feito lançando objetos sobre o adversário deve receber +1 em dano.
Nesta posição ainda recebe uma bonificação na defesa de +1 para ser atingido. Não se deve esquecer que a posição foi escolhida pelo atacante e este não irá receber ataques por baixo, pelo seu adversário.
#34 zetagmar Enviado : 28/12/07 12:05
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Vôo de mergulho

Este movimento seria um dos mais difíceis de ser usado e seria necessário a compra desta habilidade. A manobra pode ser usada tanto para escapar de adversário ou objetos lançados contra ele.
A manobra em si é arriscada pelo fato de que a montaria adquir altas velocidades, não é simplesmente uma queda livre e sim lançando-se para baixo. Velocidade da montaria + a gravidade.
A velocidade alcançada deve ser a normal da montaria multiplicada por 2.
Outra coisa que deve ser lembrada é que não é uma simples queda linear, a montaria seria capaz de fazer movimentos que a desloquem para qualquer lado sem contudo frear a velocidade.

Velocidade de vôo de mergulho = Velocidade da montaria x 2.
#35 zetagmar Enviado : 28/12/07 12:15
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Mergulho de ataque

Muito mais complicado que o vôo de mergulho. Isso se deve ao fato de que não somente a montaria pode fazer movimentos durante o mergulho assim como permite que o cavaleiro tenha possibilidade de fazer ataques enquanto se encontra em queda.
Na situação de mergulho ataques feitos em inimigos a frente, ao lado ou atrás não sofreriam bônus ou reduções, se estes estivessem fazendo o mesmo movimento de mergulho.

Para adversários que se encontram voando normalmente e sofre o mergulho de ataque, não haveria bonificações no ataque pois a grande velocidade alcançada seria um fatos de agravo do dano, contudo seria muito mais difícil de mirar em queda tendo que corrigir a trajetoria para acertar o adversário.
Ficaria elas por elas.
O que poderia ter de bom é um ganho de iniciativa em duas rodadas, já que o movimento de mergulho de ataque não pode ser feito próximo ao adversário e sim a grandes distâncias.
#36 zetagmar Enviado : 28/12/07 12:25
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Assunto: Agarrar em vôo

O ato de agarrar em vôo fica dividido em duas possibilidades.
A primeira possibilidade é de pegar o objeto sem danifica-lo.
A segunda possibilidade é de perfurar o alvo.
Em ambas as situações não somente requer grande precisão, como concentração na tarefa a ser realizada.

A montaria apesar de treinada necessitaria de toda a ajuda do cavaleiro, já que é o cavaleiro que determina o que pegar ou perfurar. Nesta situação duas coisas devem ser levadas em conta.
É um movimento arriscado já que nesta situação o jogador ficará a merce de ataques sem poder revidar e perde todas as iniciativas.

O adversário ciente de que a montaria se aproxima pode fazer um rolamento com redutor de -2.
Aqueles que são pegos de surpressa recebem um redutor de -4.

O dano causado pela garra do animal é agravado recebendo um bônus de +4.
#37 heimdall Enviado : 28/12/07 15:24
Jogador: heimdall
EF:
EH:
Karma:
Excelentes posts, zetgmar...
Até então, assino embaixo... Concordo em número, gênero e grau!


#38 Rasec Enviado : 16/12/08 14:08
Jogador: Rasec
EF:
EH:
Karma:
Eu Gostei da Ideia

Nessas Regras de Voô Poderiam ser inclementadas o Tempo Ex.

Chuva, Tempestades poderiam ter algumas penalidades

Tambem poderiam ser inclementados Ventos Ex.

Vento Forte ao Sul se algum personagem for a favor do vendo Banha Bonûs e Tal

Correntes de Ar Tambem Seriam uma Boa ídeia.

---- e Tambem -----

Poderiam inclementar a Preção, dependendo da Velocidade ou Altura em que se esta Voando a presão Almenta, tornando-se mais Dificil de Respirar. Isso só se inclementa a Pjs que não estão acostumados com o Voô.

#39 Hugar Enviado : 04/04/09 12:57
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Reativando o assunto:

Os posts do ZeTagmar foram incrivelmente substanciais!

Forneceu-nos uma base sólida para o desenvolvimento dessas regras.

Rasec: axo q modificadores assim acabariam atrapalhando o rapido andamento do jogo e em Tagmar, o uso de Modificadores não é bem aceito, uma vez usado o sistema de dificuldades de resolução. Poderiamos incluir isso em dificuldades de alguma tecnica usada, e no bom senso do mestre qnt ao resultado da ação.

Temos q ter um mente tambem um sistema simples e rápido para q toda vez q se for fazer um ataque, não haja necessidade de muitos rolamentos e perda de tempo.

Essa é a minha opinião.


#40 Falgarden Enviado : 05/05/09 02:24
Jogador: Falgarden
EF:
EH:
Karma:
Ótimas ideias... O que falta para que essa tarefa exista? Já está quase pronta...
#41 Hector Folha-Palida Enviado : 05/05/09 08:59
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Alguém juntar todas as idéias e montar um texto base para ser discutido. Esse alguém não precisa ser o futuro responsavel pela tarefa.
#42 Falgarden Enviado : 05/05/09 23:40
Jogador: Falgarden
EF:
EH:
Karma:
Vou pensar em algo a adicionar aqui também, se for algo interessante o suficiente e que consiga juntar tudo que o zetagmar e o pessoal deram como ideia, faço um mix e compilo num arquivo.

Não só precisamos dessa regra para combates em vôo, mas para outros meios também, como água por exemplo.

Abraços.:^o
#43 Hector Folha-Palida Enviado : 05/05/09 23:49
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
O combate aquatico, assim como o aéreo, tem uma perspectiva tridimensional. Dessa forma podemos aproveitar muita coisa do segundo no primeiro. Embora cada um tenha suas particularidades, a mecanica seria muita parecida.

Abraços
#44 Marcelo Teixeira Enviado : 06/05/09 00:16
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Não sei se foi contemplado, mas já se pensou em montarias aéreas?
#45 Hector Folha-Palida Enviado : 24/06/09 15:35
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
A idéia original era usar combate aereo com montarias, mas como ninguém quis organizar o bagulho todo. Vai ficando esquecido. XD
#46 Marcelo Teixeira Enviado : 25/06/09 06:00
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Hummm, mais uma tarefa interessante. Preciso terminar o combate em massa e então vamos conversar sobre isso.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.