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Atributos Dos Personagens [dúvida resolvida]
#1 Will Cardoso Enviado : 11/06/08 00:29
Jogador: Will Cardoso
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Camaradas,

Estava montando alguns personagens de acordo com o Manual de Regras e percebi algo que pode estar sendo responsável pela formação de "super heróis".

A determinação de criar personagens a partir da escolha de suas características e não tanto pela sorte dos dados é válida, mas 15 pontos a serem distribuídos por 7 atributos é muita coisa! Os arquétipos têm, em média, 8 pontos e não são de se jogar fora - basta saber usá-los...

Acho que deveria haver uma limitação em 12 pontos (ao invés de 15) para os atributos dos personagens recém-criados (sem contar com os modificadores raciais), para dar uma freada no surgimento de guerreiros com "força, físico e agilidade em 4", magos com "intelecto, aura e percepção em 4". Tais heróis em estágios mais avançados seriam imensamente fortes para seu padrão racial - álém disso, nem todo guerreiro nasce um Aquiles, ou um Hércules, nem todo mago já nasce um Gandalf; os personagens precisam evoluir pela "garra" de seus donos...

Abraços,
#2 Arion Enviado : 11/06/08 07:16
Jogador: Arion
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Salve Will!

Acho que você está interpretando equivocadamente essa questão da distribuição de pontos! Os 15 pontos não são distribuídos aleatoriamente entre os atributos. Existe uma regra na página 19 do livro de regras que explica bem essa questão! É preciso distribuir separadamanete os pontos.

No seu exmplo, só para o personagem guerreiro humano conseguir uma força 20 vai ter que gastar 10 pontos!!! Ou seja: 1 + 2 + 3 + 4 = 10! Sobrariam apenas 5 pontos para distribuir entre os demais atributos!

Outro exemplo: Um mago humano com intelecto +3 e aura +3 e percepção +2. Para fazer esse personagem apenas com esses três atributos ele vai gastar 15 pontos! Intelecto 3 ( 1 + 2 + 3 = 6) aura 3 (1 + 2 + 3 = 6) percepção 2 (1 + 2 = 3). Somando os três totais teremos 6 + 6 + 3 = 15. Ou seja, ele ficara sem nenhum ponto para distribuir entre os demais atributos!

Vale a pena também ler a página 98, onde existe uma regra nova para melhorar o atributo quando o personagem avança de estágio! Mas isso tudo foi bem calculado!

Então não é apenas uma mera distribuição aleatória de pontos, existe uma regrinha aí! Tem que distribuir um ponto de cada vez!! Dá uma olhada nas págs 19 e 98 do livro de regras! Qualquer dúvida post aqui!

Abraço!

Arion


#3 Will Cardoso Enviado : 11/06/08 11:51
Jogador: Will Cardoso
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Citação:
Salve Will!

Acho que você está interpretando equivocadamente essa questão da distribuição de pontos! Os 15 pontos não são distribuídos aleatoriamente entre os atributos. Existe uma regra na página 19 do livro de regras que explica bem essa questão! É preciso distribuir separadamanete os pontos.

No seu exmplo, só para o personagem guerreiro humano conseguir uma força 20 vai ter que gastar 10 pontos!!! Ou seja: 1 + 2 + 3 + 4 = 10! Sobrariam apenas 5 pontos para distribuir entre os demais atributos!

Outro exemplo: Um mago humano com intelecto +3 e aura +3 e percepção +2. Para fazer esse personagem apenas com esses três atributos ele vai gastar 15 pontos! Intelecto 3 ( 1 + 2 + 3 = 6) aura 3 (1 + 2 + 3 = 6) percepção 2 (1 + 2 = 3). Somando os três totais teremos 6 + 6 + 3 = 15. Ou seja, ele ficara sem nenhum ponto para distribuir entre os demais atributos!

Vale a pena também ler a página 98, onde existe uma regra nova para melhorar o atributo quando o personagem avança de estágio! Mas isso tudo foi bem calculado!

Então não é apenas uma mera distribuição aleatória de pontos, existe uma regrinha aí! Tem que distribuir um ponto de cada vez!! Dá uma olhada nas págs 19 e 98 do livro de regras! Qualquer dúvida post aqui!

Abraço!

Arion

Eu li, mas não tinha interpretado dessa forma. Achei que essa "compra" de pontos era pra ser feita somente após o avanço de estágios... parece realmente mais de acordo.

Obrigado pela ajuda, Arion.

Fui!
#4 Omnix Enviado : 23/09/08 11:54
Jogador: Omnix
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A minha maior crítica ao Tagmar original era a pouca diferenciação de atributos entre as raças. Costumeiramente os Pequeninos de meu grupo eram muito, mas MUITO mais fortes que os humanos, por exemplo. Acho isso BASTANTE errado.

Criei uma regra caseira pra modificar os máximos e mínimos de maneira mais específica, de forma que o pequenino mais forte do mundo seria, no máximo, tão forte quanto um humano um pouco acima da média.

O mesmo acontece com todos os outros atributos. Não sei se ainda há tempo de corrigir isso.

Abraços.
#5 Hector Folha-Palida Enviado : 23/09/08 15:17
Jogador: Hector Folha-Palida
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Existe sim uma limitação para a evolução dos atributos, Cada atributo só pode ser aumentado duas vezes durante toda a existencia do PJ. Isso quer dizer que um PJ com fisico -1 inicial, só chegara ao maximo de 1. Isso visa impedir o jogo programado (depois eu aumento, por hora o outro jogador cobre esse buraco). Isso força ao jogador a criar um personagem especialista em alguma coisas, e não o bom em tudo.


#6 wtrmute Enviado : 13/02/09 12:58
Jogador: wtrmute
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Aliás, isso me lembra de uma outra (ao meu ver) deficiência do método de atribuição por pontos do Tagmar 2, que é o fato dos modificadores raciais serem aplicados antes dos pontos serem distribuídos. Isso é ótimo para minimizar o efeito de um atributo racial ruim, como a Aura do sacerdote anão do exemplo no manual de regras, mas significa que os atributos raciais bons são penalizados, sendo muito mais caro subi-los ao máximo racial.

Com efeito, é praticamente impossível fazer um Pequenino com Agilidade 6 - a um custo de 18 pontos - sem que ele fique com um vetor de atributos ridículo como (-2, -2, -2, -2, 1, 6, 1) ou (0, 0, -2, -2, -1, 6, -1). Um Anão com Físico 6 está numa situação pior ainda: (-2, -1, -2, 1, 6, -1, -2) ou (0, -2, -2, 1, 6, -2, -2) é o tipo de vetor de atributos que ele pode esperar, e olhe que Físico não é lá aquilo tudo que Agilidade é.

É verdade que ainda temos a seleção de atributos por sorteio, mas ainda assim dá pra fazer melhor que isso, não dá? Se os modificadores raciais forem aplicados após a distribuição dos pontos, um personagem vai precisar de 10 pontos para atingir o seu máximo racial em um atributo, irrespectivo de qual raça ou qual atributo. E ao mesmo tempo, um Pequenino que não queira ter uma Força negativa vai ter que pagar três pontos em vez de dois; não é um grande sacrifício.

Será que tem algum argumento que eu estou ignorando aqui referente à aplicação dos modificadores raciais? Como se decidiu que eles seriam aplicados primeiro, e com que justificativa? Gostaria de saber.
#7 Hector Folha-Palida Enviado : 13/02/09 13:22
Jogador: Hector Folha-Palida
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Um argumento que você está ignorando é a média racial e o Powerplay.
Nem todo humano consegue chegar ao potencial maximo de começo, correto?
isso vale para as demais raças. Um pequenino que comece com 4 de agilidade, poderá com a sua evolução natural chegar ao apice de 6 de agilidade. Mas isso significa que ele também é um Pj poderoso e que ele teve que suar para obter um 6, além de ser um Pj único.

Sobre colocar os pontos depois dos modificadores raciais é simples. Escolhe-se primeiro a raça e a profissão depois a os atributos. Se você somar os modificadores depois é puro Powerplay, pois em vez de gastar 9 pontos para ter 4 de intelecto com um elfo dourado você terá que gastar apenas 6, permitindo que você coloque um 2 ou 3 em outro atributo, deixando assim o Pj muito mais poderoso.

Lembre-se existe algo chamado de equillibrio, que impede que as criaturas fiquem muito poderosas, mas também reduz a possibilidade de poder dos PJS. O resultado disso, o jogo fica mais desafiador.

Se fizer uma ficha colocando os modificadores depois, dificilmente terá um atributo negativo em compensação terá 2 muito fortes(3 ou +) e 3 medianos(2), logo esse PJ será uma mago com muita vida, uma anão com 3 de agilidade, força e 4 de fisico e sem atributos negativos de começo.

Espero ter explicado.

Abraços


#8 wtrmute Enviado : 13/02/09 17:11
Jogador: wtrmute
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Citação:
Um argumento que você está ignorando é a média racial e o Powerplay.
Nem todo humano consegue chegar ao potencial maximo de começo, correto?
isso vale para as demais raças. Um pequenino que comece com 4 de agilidade, poderá com a sua evolução natural chegar ao apice de 6 de agilidade. Mas isso significa que ele também é um Pj poderoso e que ele teve que suar para obter um 6, além de ser um Pj único.


Respeitosamente, preciso discordar de você. É bastante simples um humano chegar ao seu potencial máximo de começo: basta gastar 10 pontos, que é dois terços da quantidade que ele tem pra distribuir. E isso vale pra qualquer um atributo que você queira: Força para o Guerreiro, Aura para o Mago, Agilidade para o Ladino... Sendo humano, atingir o potencial máximo em qualquer atributo é praticável.

O Pequenino que começa com 4 de Agilidade pode realmente chegar a 6, mas suando muito: Não antes do Estágio 22. Quantos personagens em Tagmar têm esse Estágio? E mesmo que haja um ou dois, o Sistema Tagmar 2 não é mais apropriado para descrevê-los: eles se tornaram "épicos", no sentido do D&D. Mesmo um personagem com -2 em Físico ou Aura testa Resistências na coluna 20 nesse Estágio.

Citação:
Sobre colocar os pontos depois dos modificadores raciais é simples. Escolhe-se primeiro a raça e a profissão depois a os atributos. Se você somar os modificadores depois é puro Powerplay, pois em vez de gastar 9 pontos para ter 4 de intelecto com um elfo dourado você terá que gastar apenas 6, permitindo que você coloque um 2 ou 3 em outro atributo, deixando assim o Pj muito mais poderoso.

Lembre-se existe algo chamado de equillibrio, que impede que as criaturas fiquem muito poderosas, mas também reduz a possibilidade de poder dos PJS. O resultado disso, o jogo fica mais desafiador.


Eu suponho que, ao levantar o problema dos atributos falando em Pequeninos com Agilidade 6, eu estivesse pedindo por favor pra ser tachado com a brocha de Power player, mas isso não me impede de ficar ofendido pelo tratamento condescendente na mesma. É claro que eu sei o que é equilíbrio, mas o Elfo Dourado já é muito mais poderoso que um humano na mesma. Se você tem uma boa população de fichas para fazer estatística, vai poder constatar facilmente que os não-humanos têm na média mais que dois pontos de atributo a mais que os humanos, mesmo tendo a mesma quantidade de pontos pra gastar. Se os modificadores raciais fossem aplicados após a distribuição dos pontos, a média seria exatamente dois (um no caso de meio-elfos e anões).

Nós devemos estar trabalhando com definições diferentes de equilíbrio, aqui. Para mim, equilíbrio é todos os atributos terem a mesma distribuição, variando apenas no deslocamento da média, de forma que um modificador racial alto é um bônus de verdade e um modificador racial ruim é uma penalidade de verdade. Para você, parece que equilíbrio é todos os personagens estarem trabalhando no mesmo domínio [-2; 4] de atributos, e os modificadores raciais são só para restringir os máximos de atributos, quando são ruins, e nada, quando são bons.

Citação:
Se fizer uma ficha colocando os modificadores depois, dificilmente terá um atributo negativo em compensação terá 2 muito fortes(3 ou +) e 3 medianos(2), logo esse PJ será uma mago com muita vida, uma anão com 3 de agilidade, força e 4 de fisico e sem atributos negativos de começo.


A verdade é que só tem atributos negativos quem quer, visto quão fácil é recomprá-los. Eu raramente vi jogadores meus tendo personagens com atributos negativos -- salvo Carisma, o dump stat por excelência. Mas se realmente, um atributo 3 ou mais é muito forte, irrespectivo de qual o atributo ou qual a raça, então realmente o sistema atual é o mais indicado; mas neste caso, os modificadores de atributos são só perfumaria, já que não influenciam quase nada no atributo final do personagem (só economizam uns pontos aqui e ali e alteram a média pela soma aritmética do atributo).

Ok, perfeito. Minhas dúvidas estão sanadas; de qualquer forma, é um interesse somente acadêmico, já que eu não permitia antes PJs não-humanos, e certamente não vou passar a permiti-los agora.

Abraços...

wtrmute
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