Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Castelos [sugestão]
#1 T.REX Enviado : 22/07/08 15:09
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Prezados,

Boa tarde. Vinha eu dando uma lida no fórum geral deste belíssimo projeto TAGMAR II e surgiu na minha mente insana os CASTELOS.

Sei que não é fácil construir uma, pois precisaria de muito dinheiro e um bom terreno para construí-lo. Entretanto, se TAGMAR lhe dá a oportunidade de construir um castelo pequeno, para mantê-la em ordem seria necessário o proprietário ter vários empregados e mais: soldados; Espadachins e arqueiros, por exemplo.

Porém, se alguém na história resolver atacar-me, teria que passar por cima do meu muro ou derrubar o meu portão. Logo, pensei numa poderosíssima arma de peso, mas com dificuldade para transportá-la

A CATAPULTA.

Se dermos uma olhada no ponto do livro PERTENCES & AFINS / LISTA DE ITENS / MATERIAL PROFISSIONAL, veremos na tabela, como exemplo, o “Material Completo para Trabalhos em Metais”, cujo conjunto não pode ser transportado. O metal é mais difícil de ser criado naquela época do que a madeira. E novamente pensei, perguntando-me: por que o “Estojo para Carpinteiros” também não pode ser completo - um conjunto que não pode ser transportado?

Este estojo poderia perfeitamente construir uma CATAPULTA, toda de madeira com cordas e molas.

E aproveitando o assunto CASTELO, vamos dizer que um dia eu queira montar o meu próprio reino, após muitos combates com vitórias. Meu nome cresceria na praça. O meu reino seria adorado por todos daquela região. Precisaria apenas de uma rainha, empregados, e soldados. TAGMAR II podia ter um sistema de construir seu próprio reino.

O que acham deste novo tópico? Esta minha mesa está localizada no canto da taverna, longe do bardo, ao lado de muitos barris, cheios de vinho.

Seria um prazer ouvir sugestões e críticas.

Sds.

TIRANOSSAURO REX
#2 Marcelo Teixeira Enviado : 22/07/08 15:27
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Bem criativo, mas o que exatamente quer discutir?


#3 wtrmute Enviado : 22/07/08 16:18
Jogador: wtrmute
EF:
EH:
Karma:
Com certeza, amigo T. Rex, mas é necessário considerar a realidade dos materiais de artifício:

Para metais, um "estojo completo" é uma forja feita de pedra ou cerâmica e uma bigorna de pelo menos uns cem quilos para ser grande o suficiente para produzir, por exemplo, uma couraça de malha parcial.

Para trabalhos em madeira, há uma série de serras, serrotes, sargentos, limas e martelos, e a ferramenta maior que me vem à cabeça é um torno, que sendo feito também de madeira com algumas partes estratégicas em metal é capaz de ser carregado, pesando talvez tanto quanto uma armadura pesada.

Quanto à confecção de catapultas, sem dúvida ela precisava ser feita em madeira por carpinteiros, mas na maior parte dos sítios ela era construída in situ por tropas de sapadores (possuidores da habilidade de trabalhos em madeira) dirigidos por um comandante (possuidor da habilidade engenharia). Sendo assim, é fácil construir quase qualquer máquina de guerra comunmente encontrada na nossa Baixa Idade Média (aríete, mangonel, balestra, catapulta, trabuco, torre de assalto). O conceito de "artilharia móvel" não se fixou antes da guerra civil americana, de forma que o mais próximo que se pode imaginar em engajamentos entre exércitos no campo em Tagmar seja uma companhia de arqueiros usando flechas incendiárias.

Pessoalmente, acho que se falta alguma habilidade em Tagmar, seria a habilidade de Trabalhos em Pedra, para construir os próprios castelos a que você se referiu. Talvez possa ser desenvolvido um sistema de resolução de sítios, mas não deve vir antes do fechamento do sistema de combate em massa -- talvez como um caso especial deste. Quanto aos provisos de gerir um castelo, não creio haver necessidade de um sistema per se. Basta representar a contratação dos funcionários (ou contratar um mordomo ou camerlengo para delegar esta responsabilidade) e assegurar a fonte de renda para pagar essa gente toda (um dragão por mês deve dar ) Talvez você queira uma lista de funcionários do castelo e seus ordenados mensais?
#4 Hector Folha-Palida Enviado : 22/07/08 16:39
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Para construir predios ou qualquer outra coisa usa-se engenharia. para se carregar pedras usa-se força. Mais algum buraco nas regras??

A ideia é boa, mas não vamos criar outro elefante branco^^

Abraços

Jogando a caneca vazia no bardo e pedindo outra cheia de hidromel.


#5 T.REX Enviado : 22/07/08 17:14
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Bom,

Fiquei curioso na construção de uma catapulta e passar para o teclado suas características .

Com relação a construir um reino, discutirei isto na mesa COMBATE EM MASSA .

Hector,

Li o seu post. Eu não paro de rir. Só uma pergunta: quantos elefantes brancos TAGMAR II têm ?

P.S.: estou vendo a qualquer momento este bardo tomar uma porrada, e o taverneiro Marcelo Rodrigues (sem ofensas Marcelo) carregá-lo e jogá-lo para fora desta taverna. Como canta mal!

Sds.

TIRANOSSAURO REX
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 22/07/08 17:54
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
O Taberneiro olha apreensivo, mas por enquanto não toma nenhuma atitude...
#7 DiegoA Enviado : 12/07/09 01:02
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
a meu ver falta na ambientação a discriminação das forças militares de cada Estado, cidade, e suas subdivisões etc. Ou algo resumido ao final do capitulo apresentado em uma grande tabela comparativa entre as cidades e reinos.

Exemplo se determinada cidade é fortificada, se há algum castelo, bem com incluir nos mapas desenhos de pequenos castelos ou fortes (facilitando a visualização política e militar).

Poderíamos fazer no livro de ambientação um capítulo destinado a explicar a força militar de cada cidade.

Exemplo tabela GERAL DA CIDADE

Cidades / Território / Finanças / força militar / fortificações / ETc.

1 100km prospera 100 mil homens imenso castelo
2 20 km caos 15 mil castelo em ruínas
3 declínio 30mil inexistente
4
...

Bem como especificar as armas típicas utilizadas por cada força militar.

Poderíamos criar especificações de catapultas seus danos e quem mais a utiliza..

#8 DiegoA Enviado : 12/07/09 01:10
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Compreendem minha idéia? poderíamos fazer uma tabela comparativa entre os estados mencionando os seguintes tópicos

Cidades / Território (melhor seria Domínios)/ Finanças / atividades comerciais / relações políticas amistosas / relações políticas hostis/ força militar / fortificações / armas / tendência religiosa / ETc.
#9 DiegoA Enviado : 12/07/09 01:26
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
ou pq não da ambientação, determinado povo( das ilhas independentes quem sabe) ou outro povo mais avançado intelctualmente, inventou esta engenhoca(catapulta), e transportou por navios até o mundo conhecido, dando gancho para inúmeras aventuras cortando os mares...
#10 Hugar Enviado : 12/07/09 01:39
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Diego, varias dessas informações já são dadas no livro de ambientação.

Em algum ponto desse tópico, não me lembro e estou com preguiça pra procurar, mencionaram alguma coisa como regra ou alguma coisa de criar seu proprio reino. Do meu ponto de vista, os personagens não estão no jogo pra rolarem testes de intelecto a fim de tentar fazer o q gere mais dinheiro pra seu castelo ou pro SEU reino de Verrogar, ou coisa parecida. Eles estão lá pra ir pra aventuras, desvendar mistério e coisa e tal, e não ter uma divisão inteira de infantes atrás de vc, pronto pra conquistar as Terras Selvagens.
#11 DiegoA Enviado : 12/07/09 02:00
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Do meu ponto de vista, os personagens não estão no jogo pra rolarem testes de intelecto a fim de tentar fazer o q gere mais dinheiro pra seu castelo ou pro SEU reino de Verrogar, ou coisa parecida. Eles estão lá pra ir pra aventuras, desvendar mistério e coisa e tal, e não ter uma divisão inteira de infantes atrás de vc, pronto pra conquistar as Terras Selvagens.



a questão não é conseguir maior riqueza monetária para determinado reino, e sim apresentar um tabela comparativa no início da campanha de nível 1 sobre 0as disparidades entre os reinos, algo que com o passar das campanhas isso vai se modificando com o andar do jogo, sem a necessidade do mestre atualizar os números, afinal os personagens já estarão interados com toda a situação política e militar vivida..

Essa tabela é meramente instrutória e preliminar
#12 DiegoA Enviado : 12/07/09 02:08
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Citação:
ou pq não da ambientação, determinado povo( das ilhas independentes quem sabe) ou outro povo mais avançado intelctualmente, inventou esta engenhoca(catapulta), e transportou por navios até o mundo conhecido, dando gancho para inúmeras aventuras cortando os mares...


isso q escrevi seria a origem da catapulta apenas, quem teria inventado, quer dizer que o mundo conhecido desconhece a sua existência, isso, até o choque de conhecimento com esse mundo criador (que poderia ter se originado em outro continente e trazindo em embarcaçoes esta tecnologia).. são apenas idéias..Think
#13 DiegoA Enviado : 12/07/09 11:43
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
ou o próprio Imperio poderia ter esse conhecimento militar (catapultas) afinal sua história esta em volta em inúmeros conflitos armados.. entretanto é difícil bolar isso na abientação, afinal catapultas são feitas de madeira e o Império encontra-se no meio de um deserto.. poderiam bolar uma floresta montanhora colada ao Império... para dar ensejo a esta idéia oFelizoFeliz
#14 Hector Folha-Palida Enviado : 13/07/09 17:19
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Diego sobre sua idéia de definir a situação militar/economica/politica/segurança e etc. só tem um problema. Limita as opções do mestre, pois se ele quiser que Marana tenha um exercito tão forte e capaz quanto o de Verrogar, atualmente, isso é capaz. Mas ao definir estes dados você acaba engessando a ambientação, fazendo que ela tenha apenas poucos caminhos a percorrer, o que empobreceria Tagmar.

Lembre-se acima de tudo que Tagmar ocorre numa epoca equivalente a alta idade média, Censos populacionais não existiam, nem se quer as medidas eram padronizadas. Definir a relação entre os estados de Tagmar seria algo autoritário demais para se fazer, e acabaria limitando as opções.

As Catapultas e outras armas de cerco serão elaboradas na tarefa Sistema de Combate em Massa, uma vez que fora dessa parte sua utilidade é meramente narrativa.

Abraços e Continuem com as Idéias.
#15 Marcelo Teixeira Enviado : 14/07/09 05:45
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
aproveitando o assunto, se alguém tiver alguma idéia de como colocar as armas de cerco num combate em massa, me procure, estou precisando de idéias para inserir no testo.
#16 Hector Folha-Palida Enviado : 14/07/09 16:58
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Unidades lentas, que exigem uma quantia boa de homens para operar e dependendo da qualidade da construção, frageis ou não. Além de só causar dano em estruturas.

Abraços
#17 Hugar Enviado : 14/07/09 17:20
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Nobre Hector, se se referirem a armas de cerco como catapultas, elas podem sim causar dano (e muito!) a unidades. Lembrase de senhor dos Anéis? Eles usam um trabuco (trebuchet) e arremassam pedras gigantescas (pedaços quebrados da muralha, por vezes) no exercito orc.

Além disso, havia catapultas capazes de lançar vázias pedras um tanto grandes, e acertar grupos inteiros de individuos.

Temos tambem a balista, inutil contra muralhas, mas fatal contra unidades.

A scorpio romana era uma pequena balista movel, e a mais rapida do mundo naquela era.
#18 Hector Folha-Palida Enviado : 14/07/09 17:48
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
É por isso que o Combate em Massa é tão complicado, jogasse um monte de coisa que existiu, mas não se sabe se existe em Tagmar, vale lembrar que a tecnologia no mundo conhecido é equivalente ao Seculo 10, que era bem inferior a tecnologia romana, tanto que se tomava castelos com escadas e não trebuches, que por sinal foram reinvetados proximo a renacença graças a influencia dos povos arabicos e Mouros.

Fui
#19 El Gato Enviado : 16/07/09 11:06
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
meio off do assunto, aproveitando a deixa do trabuco.
É uma arma meio "tiro no pé" assim como acerta o inimigo pode acertar os amigos em combate tbm xD

Voltando ao tópico vc desejam saber como montar um e qto tempo levaria é isso?
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.