Novamente em minhas empreitadas como mestre de jogo, meus amigos e eu percebemos que o ladino é demasiadamente fraco para sua profissão, fizemos uma análise e decidimos fazer umas melhorias a ele, e então estou aqui para fazer sugestão a v6 caros amigos de projeto.
Bem, começamos mudando o nome da classe do ladino ladrão, ambos tem significados diferentes, mas preferimos denomiar ladino gatuno, acho que soa melhor não da impressão de palavras repetitivas,mas isso é meio relevante.
Indo as mudanças mais importantes, damos a EH de rastreador pro ladino, pq achamos mais justo, pq este não possui de magias ou milagres para auxilia-lo, de fato ele tem muitas habilidades, mas estas não tem a comparação das habilidades mágicas do rastreador e sacerdote, então resolvemos dar a ele este benefício.
Outra é que demos técnicas de combate para estes, técnicas específicas, diferentes das dos guerreiros, estas são:
Assassino: Furtividade/Ajuste: agi/Custo: 2
Esta técnica é muito semelhante a ações furtivas, mas esta só deve ser usada quando o assassino estiver para abordar alguém. Ex: chegar por trás dessa pessoa para lhe render, ou matar passando a faca na garganta.
Sempre que este quiser fazer alguma ação contra algum ser deve rolar esta habilidade, caso tenha êxito na dificuldade para se aproximar da vítima esta recebe + 3 níveis de dificuldade para percepções.
Outra vantagem dessa técnica é que esta fornece colunas para o assassino para executar ações contra sua vítima. É importante ressaltar que esta técnica só funcionará para ações corpo a corpo, ataques a distância esta técnica não surte efeito devendo-se usar ações furtivas.
Falha: O assassino é descoberto.
Rotineiro: O assassino falha em sua aproximação.
Fácil: Este chega a uma distância máxima de 2 metros da vítima.
Médio: Este chega a vítima.
Difícil: Idem ao anterior, mas o assassino ganha 3 colunas para realizar qualquer ação contra a vítima. Ex: ataque surpresa, ou imobiliza-lo, etc.
Muito difícil: Idem ao anterior, mas ganha + 6 colunas.
Absurdo: Idem ao anterior, mas ganha + 9 colunas.
Obs: Estes continuam sendo especialistas em ataque surpresa como no livro.
Pirata: Arremesso/Ajuste: agi/Custo: 2
Esta técnica possibilita ao pirata arremessar mais de uma arma arremessável ao mesmo tempo, sendo estas, adagas, facas de arremesso, machadinhas, etc. Cada dificuldade de efeito que este conseguir mais armas ele pode puxar ao mesmo tempo, note que puxar 4 punhais ou facas de arremeço é possível, mas 4 machadinhas não, no máximo 1 em cada mão.
Esta técnica deve ser de nível maior ou igual o grupo de armas que o pirata tenha.
Falha: As armas caem no chão e o pirata perde o turno.
Rotineiro: Permite arremeçar 1 arma arremessável.
Fácil: Permite atirar 2 armas arremessáveis.
Médio: Permite atirar até 3 armas arremessáveis.
Difícil: Permite atirar até 4 armas arremessáveis.
Muito difícil: Permite atirar até 3 armas arremessáveis com ambas as mãos.
Absurdo: Permite atirar até 4 armas arremessáveis com ambas as mãos.
Obs: No livro diz que os piratas são especialistas na técnica esquiva, nos nossos jogos colocamos eles como especialistas em ataque oportuno, já que eles são os ladinos que mais gostam de combate e principalmente normalmente não jogam limpo, e outro fator também, seria que como já estão acostumados em lutar em alto mar com barcos instáveis deixando o campo de batalha instável já tem um certo equilíbrio e jah sabem usar isso contra os inimigos, achamos mais coerente deixa-los especialistas nesta técnica.
Gatuno: Posicionamento/Ajuste: agi/Custo: 2
Esta técnica permite ao gatuno de evitar pessoas em combate, utilizando o ambiente e os próprios atacantes ele consegue posições favoráveis onde alguns destes atacantes não possa agir contra ele, por exemplo, ficando atras de algo ou outra pessoa, utilizando por exemplo uma coluna de pedra ficando atrás desta para que um de seus adversários não tenha como ataca-lo.
É importante notar que pelo menos 1 pessoa, sempre poderá ataca-la, não sendo possível impedir todos os ataques.
Esta técnica é de grande vantagem, porém esta pode ser combatida com a técnica voz de comando, onde o resultado que for tirado da técnica voz de comando será diminuido desta técnica, por exemplo:
O ladino consegue um sucesso difícil poderá evitar 3 dos 5 atacantes dele, caso o guerreiro utilize voz de comando médio, logo o posicionamento do ladino cairá para fácil, onde ele poderá apenas evitar 1 dos atacantes.
A habilidade liderança também pode ajudar caso não tenha voz de comando, porém será mt mais difícil, neste a regra é diferente, o que utilizar a habilidade liderança terá que tirar pelo menos a mesma dificuldade que o ladino no seu posicionamento, caso este consiga tirar igual ou maior o posicionamento do ladino cai em 1 nível, porém não poderá cair para falha.
Falha: Todos os atacantes podem dar ataque oportuno nele.
Fácil: Evita o ataque de 1 pessoa.
Médio: Evita o ataque de até 2 pessoas.
Difícil: Evita o ataque de até 3 pessoas.
Muito difícil: Evita o ataque de até 4 pessoas.
Absurdo: Evita o ataque de até 5 pessoas.
Obs: Em nosso sistema deixa-lo especialista em esquiva o tornaria um personagem apelão demais, então demos outras qualidades para este, mas no sistema tradicional pode-se deixar este especialista em esquiva como está no livro.
Espero que estas sugestões sejam de boa ajuda para o projeto, creio que algumas coisas estão meio confusas nas descrições, as vezes sou um tanto quanto embolado para descrições, mas qualquer coisa podem conversar comigo que eu explico mais detalhadamente, espero que tenham gostado, estas já foram testadas e funcionaram bem, vlw pela atenção ai gente