Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Tamanho dos personagens no grid [sugestão]
#1 luiz_borges Enviado : 27/02/11 18:08
Jogador: luiz_borges
EF:
EH:
Karma:
Procurei por aqui mas não encontrei esta dúvida. O manual de regras diz que um personagem ocupa 1 ou mais quadrados, e que cada quadrado tem 1m de lado. Embora não mencionados, os exemplos mostrados no livro me induzem a pensar que os personagens ocupam uma área de 2x2 (4 quadrados). Isto está correto? E no caso de personagens pequenos (anões e pequeninos), ainda são 4 quadrados?

Ainda não jogo o sistema, mas pretendo e queria aproveitar os grids e miniaturas de cartões que já tenho (feitos para o D&D, mas nunca usados, quadrados de 1 polegada de tamanho). O tamanho dos quadrados no D&D é 1,5m de lado e esta é a área ocupada por um personagem. Assim, meu grid pode ser usado representando quadrados com 2m de lado e cada personagem ocupando esta área (4 metros quadrados por personagem é uma bruta área).

Outra coisa, nas duas primeiras aventuras prontas, as informações sobre os mapas são estranhas. No "casamento" não é dito nada mas parecem ser quadrados de 1m de lado, já no "arado" em certa parte é dito que 1 quadrado é igual a 2m.

Luiz Borges
#2 Hector Folha-Palida Enviado : 27/02/11 18:41
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Para ajudar leia a regra de movimentação em combate, pois as estatísticas de VB e sua aplicação são explicadas ali.

O Tagmar não possui regra de Grid própria, mas sim de movimentação. Adapte o seu material de D&D a regra de movimentação e pronto.
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/02/11 19:01
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Abra os seus braços e meça a distancia... são quase 2 metros! Esta é a distancia media do espaço de ação necessária para um combate. É claro que se o local estiver cheio a área ocupada será menor, podendo chegar a menos de 0,25 m2 numa sala lotada, mas aí não haverá espaço para se combater.
#4 luiz_borges Enviado : 27/02/11 19:03
Jogador: luiz_borges
EF:
EH:
Karma:
Opa, minha dúvida não é com relação a velocidade básica, mas a área ocupada pelos personagens no grid. O único trecho que menciona isto é: "Para fins de estratégia é possível se adotar um campo de batalha quadriculado onde cada quadrado tem a
escala de 1 metro de lado, e cada personagem ocupa um ou mais quadrados."


A questão é: quantos quadrados ocupa um pequenino? E um humano ou elfo? Os exemplos de movimentação nas pgs. 67 e 68 dão a entender que a área é 2x2. Isso é meio que regra geral para personagens médios (humanos, etc), ou fica tudo a critério do mestre? Outro caso, um Ogro tem 2,5 metros de altura, qual a área ocupada por ele, 2x2 metros como um humano? E um cavalo, ele é mais comprido, mas não chega a ter 3 metros de comprimento para ter 3x2...

Eu sei que são peculiaridades, mas fiquei encanado com esta dúvidas.

Luiz Borges

EDIT: Marcelo, eu pensei exatamente isso, mas fiquei encanado por não ter nada mencionado no livro de regras embora o mesmo livro mencione os grids, e a forma de movimentação por eles.

Aproveitando, gostaria de fazer a sugestão de permitir o movimento na diagonal, isso evitaria alguma situações de caminhada extra. Por exemplo: um personagem ocupando 1 quadrado no canto de uma sala de 20x20 metros caminhando ao canto oposto: você precisa andar 19 quadrados na horizontal e 19 na vertical, ou seja, 38 metros para cruzar uma distância de aproximadamente 27 metros (11 metros a mais). Já com movimento diagonal são percorridos 19 metros (8 metros a menos). A diagonal embora mais curta tem uma distância mais próxima do real.

Isso é particularmente visível numa sala pequena. Sala de 5x5 de um canto ao outro oposto:
Movimentação normal: 4+4 = 8 quadrados;
Movimentação em diagonal: 4 quadrados;
Distância real: 5,6 metros.
#5 DiegoA Enviado : 28/02/11 00:22
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
uahuahauhauh..Luiz Brges.. eu já levantei essa questão de discriminar o tamanho das criaturas em quadrante muitas e muitas vezes.. e poucos se uniram no mesmo pensamento... vamos torcer para isso um dia seja feito.. mas não contem comigo.. é balela esse negócio de criação conjunta..

Nós, malucos de hj, seremos os sábios de amanhã!!
abços
#6 Hector Folha-Palida Enviado : 28/02/11 00:44
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Infelizmente isso teria que ser feito no Livro de criaturas e não exatamente na parte de regras...
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/03/11 00:20
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Diego,

sim sabemos que isto já foi sugerido anteriormente, mas há muitas prioridades no momento como por exemplo fechar o livro de Magias Perdidas.

Esta regra, ou melhor... este destelhamento nas criaturas ainda não entrou em pauta, exatamente por não ser prioridade, e por que boa parte dos mestres acabam por estimar a ocupação dos monstros no espaço do grid.

Já quanto a sua observação "... é balela esse negócio de criação conjunta..." vou ter que discordar. O Tagmar 2 só existe exatamente por causa disto! Vários livros são prova disto, tais como o Livro dos Reinos (veja quantos autores) e o Livro dos Objetos Mágicos (também muitos autores).

O Tagmar 2 é forte exatamente pela força do trabalho coletivo! Na qual, por falar nisso... você tem sido um destaque em ajudar!!!

Mas para não deixar cair no esquecimento, vou pedir ao T.rex para anotar este pedido para o Livro de Criaturas 2.4. Feliz


#8 T.REX Enviado : 02/03/11 00:44
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Ponto anotado pelo geneticista chefe. Muito Feliz

Sds. do líder do Conselho Jurássico,
#9 Samyaza Enviado : 04/06/12 19:03
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
minha sugestão:

use cada quadrado como 2x2 metros.
no caso de humanos, elfos, anões e meio elfos eles ocupam 2x2.
use 1x1 para pequeninos.
criaturas humanóides ocupam uma area de altura x altura.
criaturas quadrupedes ocupam uma area de 2*altura x altura.

baseado no descrito no manual de regras pg. 74, hálitos encantados.
#10 DiegoA Enviado : 05/06/12 11:31
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
não fiz os calculos sugeridos, mas pergunto um dragão caberia no mapa? ou teriamos que providenciar um mega mapa quadriculado??
#11 Samyaza Enviado : 05/06/12 14:36
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Diego

Não sei ao certo pq ainda não uso grids, devo começar a usar a partir do próximo encontro dia 23/06 em SP.

Mas fiz alguns testes, porém, antes de mostrar o resultado temos que levar uma coisa em consideração:
No kit do mestre temos dois tipos de grids, um com quadrados pequenos de 1,5cm (eu acho) que seguem o padrão D&D e equivalem a 1m X 1m, outro com quadrados maiores de 3cm x 3cm, com quadrados menores que equivale a uma área de 2m X 2m (isso foi o que eu entendi).

O manual de regras usa nos exemplos de movimentação o segundo exemplo, com os quadradões, pela explicação sobre halito encantado temos que, uma criatura bípede ocupa um quadrado com lados iguais a sua altura (aproximações podem se necessárias) e uma criatura quadrupede ocupa um retangulo cujos lados maiores são iguais ao dobro da sua altura e lados menores iguais a sua altura, logo:

Humano, altura aproximada 2m, bípede, quadrado de altura X altura, quadrado de 2 X 2, 1 quadradão ou 4 quadradinhos.

Dragão, altura 5m, quadrupede, retangulo 2*alturaXaltura, retangulo de 10X5 quadradinhos.

Gigante, altura 6m, bípede, quadrado de altura X altura, quadrado de 6x6 quadradinhos.

Fiz num grid um exemplo de como eu acho que funcionaria, não levo talento pra coisa mas acho que dá pra entender os exemplos acima! Não fica tão grande assim como vc imagina, no grid.

Espero ter ajudado

EDIT: faltaram duas coisas:
1) no caso de pequeninos use um quadradinho de 1m, já no caso de anões eu acho melhor usar 2x2 mesmo, pq apesar de mais baixos são bem mais robustos (largos) do que humanos e elfos;

2) No cálculo da movimentação, lembre-se que o que se conta são os quadradinhos, os quadradões só estão ali pra definir a padrão da área ocupada por uma criatura humanóide. (demorei muito tempo pra entender isso).
Samyaza anexadas as seguintes imagens:
grid.png
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.