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HABILIDADE DE COMBATE evolução da defesa [sugestão]
#1 Panis Enviado : 25/06/11 21:01
Jogador: Panis
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HABILIDADE DE COMBATE evolução da defesa

Saudações,

Venho propor um tema para debate referentes as habilidades de combate. Na regra atual há apenas evolução para desenvolvimento de ataque. Temos uma tabela com vários grupos de armas e através dele os personagens vão evoluindo sua coluna de ataque.
Proponho o desenvolvimento de grupos de armadura e de escudo, a habilidade de combate defensiva.

PROPOSTA
Os pontos dados para a habilidade de combate hoje usado apenas para comprar os grupos de armas mantém o mesmo, mas aparecera 4 grupos novos relacionados a defesa.

Grupo------------------Custo-------Armadura
Defesa Leve (DL)--------2-------sem armadura e couro leve
Defesa Media (DM)-------3-------Couro rígido e Cota de malha parcial
Defesa Pesada (DP)------4-------Cota de malha completa e Couraça metálica parcial
Defesa com escudo(DE)---------3-------Escudo pequeno e Escudo grande

Cada nível desenvolvido em um grupo de defesa aumenta em 1 a defesa ativa caso em uso da armadura em questão. O ponto adquirido na defesa com escudo é acumulativo aos demais se em uso de escudo.

Exemplo: guerreiro N3 defesa pesada e N1 defesa com escudo. Se ele estiver usando uma cota de malha completa e um escudo de qualquer natureza adquire 4 pontos a mais na sua defesa ativa. Caso esteja usando couro leve e escudo adquire apenas 1 ponto. Se estiver usando apenas couro leve e sem escudo não adquire nenhum bônus.

Não há aumento da absorção e conseqüentemente da energia fisca e também não há aumento da energia heróica. A defesa passiva também não é alterada.
O efeito é similar ao aumento do grupo de armas que aumenta a coluna de ataque mas não altera o dano.
O custo é alto pois o treinamento de defesa é mais exigente que o de ataque.

O fato de não aumentar os pontos a serem distribuídos para a habilidade de combate mantém o equilíbrio pois aquele que optar por desenvolver sua defesa estará abrindo mão de desenvolver seu ataque. Acredito que dessa forma não se cria super personagens mas permite a criação de personagens especializados, alguns em defesa outros em ataque.
Elmos não interferem na defesa ativa, apenas aumentam a absorção, portanto não haverá um grupo de defesa com elmos.

Energia heróica
Sei que a energia heróica é a capacidade de desafiar o perigo, de escapar de golpes mortais, de saltar para segurança longe do hálito flamejante do dragão, de utilizar seus conhecimentos e experiência para evitar golpes e situações fatais a um ser humano comum, ou seja, está relacionada a evolução do personagem e de sua defesa.

O que venho propor não vai contra a energia heróica e nem pretende enfraquece-la. A intenção é permitir diferenciação entre personagens, uma tentativa de dar mais individualidade, de especializar os personagens pois a energia heróica evolue de forma padrão dentro da profissão escolhida.

Técnicas de combate
O aparar serve para diminuir o dano sofrido através de armas o que não será alterado.
A esquiva não será alterada. A esquiva serve para diminuir a Coluna de Ataque dos adversários. As Habilidades de Combates Defensivas fazem o mesmo mas por uma via totalmente a parte e independente.
Não haverá interferência na habilidade especial do ladrão pois essa é para redução de danos.
O combate com escudo pode levar a algumas discussões mas como a proposta aqui não é de interferir profundamente no jogo e sim tentar torná-lo mais diversificado sem complicar proponho: não há interferência entre elas. O Combate com Escudo é independe da habilidade Defesa com Escudos.
A defesa com escudos leva a aumento da defesa ativa e apenas isso. A técnica Combate com Escudo é muito mais complexa e distinta. O ato de atacar com escudo e a capacidade de absorção de danos (semelhante ao aparar) são técnicas a parte e independentes da habilidade desenvolvida com a Defesa com Escudos.

A proposta é de dar a capacidade de desenvolver personagenas defensivos sem que surja super-herois. Qualquer sugestão para melhora da idéia exposta será sempre muito bem recebida. Mudanças nos nomes defesa leve, defesa media, defesa pesada e defesa com escudos tambem serão bem vindas.
#2 †_Junior_† Enviado : 25/06/11 23:04
Jogador: †_Junior_†
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Uau amigo! Achei sua idéia muito boa. Cria uma capacidade melhor de criar personagens com maiores defesas, sem eles serem necessariamente guerreiros. Brilhante Applause

Isso também cria uma dinâmica maior no jogo também, devido ao fato que usar um couro leve é bem diferente de usar uma couraça parcial, e essa ideia deixa bem claro isso.

Vamos ver o que o a galera pensa, e o coordenador de regras também! Muito Feliz

abraço Dancing
#3 baldur Enviado : 26/06/11 13:13
Jogador: baldur
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Só tenho uma resposta para isto:

Playtest.

Vamos testar esta regra e ver se ela funciona na mesa de jogo. Esta regra em especial vai demorar a testar porque ela meche com o equilíbrio do sistema quando do aumento de níveis. Mas vamos testar, gente, vamos testar!

#4 Ketalel Enviado : 27/06/11 10:18
Jogador: Ketalel
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Eu já tinha pensado em algo assim... concordo totalmente com a iniciativa, só tem um problema. Tagmar dá pouquíssimos pontos para combate, e sem aumentar esses pontos, se mantiver esses custos altos para essas habilidades acho impraticável.
#5 Hugar Enviado : 29/06/11 19:41
Jogador: Hugar
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Há certo confronto aí, empiricamente falando. Veja: a defesa no Tagmar é algo realmente limitado e busca ser isso. Se a defesa subir de acordo com o estágio, digamos que no mesmo ritmo que sobem as armas, a coluna de ataque ficaria sempre proxima a 1. Por outro lado custo alto pode impedir a compra e desestimular. Além do fato de se combinar isso com esquiva.
#6 †_Junior_† Enviado : 30/06/11 17:08
Jogador: †_Junior_†
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O que Hugar fala faz sentido. Se os pontos fossem aumentados, e a defesa acabasse subindo quase equivalente com o ataque, as tabelas de ataque ficariam realmente muito próximas do 1. Por isso, concordo em manter esses custos e os pontos, assim, os jogadores comprariam uma vez ou outra os pontos para defesa, porque se não, teriam um ataque realmente precário.

abraços
#7 Panis Enviado : 30/06/11 20:31
Jogador: Panis
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Fico feliz que a ideia esta sendo bem recebida, pelo menos ate agora.
Sei que há pontos para aperfeiçoar.

A ideia é tentar diversificar permitindo a evoluçao da defesa. Não ha confronto, na verdade a intensão é que o jogador escolha se vai ser de ataque ou de defesa.

Os jogadores que escolherem defesa e evoluir junto com seu nivel terão em um combate a vantagem de ser atacado numa coluna de ataque perto de 1, mas terão um ataque muito fraco. A esquiva seria somatoria sim, mas lembrando que quem esquiva não ataca não acredito que leva a uma situação de grande vantagem.

Acredito que em muitos momentos do jogo enfrentamos monstros com niveis maiores que o de nosso personagem.
Alem do fato que, tirando a defesa magica, o maximo que um jogador pode ter de defesa ativa é P9 ou M9 ou L9 se for um pequenino destreza 6, ja o ataque é ilimitado.
Entao em vez do monstro atacar na coluna 36, ele vai atacar na coluna 10 por exemplo.
Embora acredito que ninguem vai ser so defesa.

Os jogadores que optarem pelo ataque mantem como esta.

Aqueles que quiserem ter tanto defesa quanto ataque não terão nem um ataque bom nem uma defesa boa perto dos especialistas.

Por isso os valores altos.
#8 Hugar Enviado : 30/06/11 20:49
Jogador: Hugar
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Ainda que mantivesse o custo 4, um guerreiro poderia usar uma montante como arma, atacar da 30 e ter defesa P25 por exemplo, que é absurdo para o sistema. Essa regra num foi usada para se criar os monstros existentes, imagine um humano com defesa P25 lutar contra um dragão P8!
#9 Panis Enviado : 30/06/11 21:11
Jogador: Panis
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Sim Hugar, um guereiro poderia ter defesa e ataque altos embora provalvelmente ele não conseguiria diversificar as armas, no teu exemplo ele seria excelente em montante e as demais armas provelvelmente teria ataque baixo.

As demais classes seria mais complicado exceto o rastreador que poderia subir a defesa media e uma unica arma de nivel medio direto segundo seu nivel. As demais armas seriam sem nivel.

Tambem sei que haverá problemas com a defesa dos monstros afinal essa é uma sugestao nova que não esta adaptada ao sistema.

Mas como disse a intensão é levantar uma discussão saudavel e ver se pode ser aproveitado para dar diversificidade ao jogo.

PS - la se vai o bem recebido.Feliz



#10 Hugar Enviado : 30/06/11 21:32
Jogador: Hugar
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Desculpe se pareci ofende-lo, não estou no meu melhor dia. A intensão do forum é surgir propostas de melhoria mesmo.
#11 baldur Enviado : 30/06/11 22:16
Jogador: baldur
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Por isso que eu pedi que testassem. NA TEORIA é muito difícil conceber esta regra. TESTEM TESTEM TESTEM. E depois de testarem me digam qual foram suas impressões.

#12 Hector Folha-Palida Enviado : 03/07/11 03:04
Jogador: Hector Folha-Palida
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Dois detalhes:

1 - Futuramente será criado algum tipo de compensação para as classes não misticas, pois ficarão muito defasadas com a criação das Magias Perdidas e Ancestrais.

2 - É possivel aproveitar a idéia sim, mas criaturas inteligentes como dragões e etc teriam este recurso a sua disposição, o que levaria a uma reforma bem ampla no sistema.

Abraços
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