Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

trabalhos manuais,metais,etc [dúvida resolvida]
#1 Leonardo Pacheco Enviado : 24/01/12 22:52
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
Existe algum parametro de preço para criaçao de itens? Pois nas habilidades so descreve o tempo necessario e a construçao.
Obvimente deve ser mais barato que o preço de mercado e tambem poderia haver regras para personagens que queiram pegar a propria materia prima, podendo entao fazer o item de graça se tiver todo o material necessario.
#2 alantagmar Enviado : 25/01/12 08:30
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Prezado

Creio que esta solução possa lhe atender.

Para se construir qualquer item, você deve possuir, alem do que você falou, possuir também 1/3 do valor do item em matérias-primas.

Assim, se você quiser fazer uma espada de mão e meia (que custa 3MO), você gastará 1MO para construí-la. Considere que o custo inclui não apenas o aço e o couro para a bainha, mais também o metal jogado fora (das rebarbas), o carvão para a fundição, etc.

A critério do mestre, ele pode reduzir custos se você já tiver matéria prima disponível. Se na última aventura o grupo terminou em uma mina de carvão mineral em Lubliana, e para se fazer a espada você gaste 2kg de carvão, e o quilo do carvão custe 5MC, então seu custo para construir não seria 1MO, mas sim 9MP.

A verdade é que raramente o PJ será capaz de produzir toda a sua matéria-prima. Por exemplo, aço é uma liga de ferro e carbono, então o PJ para produzi-lo deverá possuir alguma perícia ligada a fundição (seria "meio" que uma perícia expecífica). O couro ele terá que ser um curtidor para saber extrair e preparar couro de animais (e não é qualquer couro que serve para fazer uma bainha - ela precisa ser áspera para não cair das mãos suadas do guerreiro durante o combate). O carvão já foi falado, e você teria que ter uma perícia ligada a mineração (se não necessário mesmo minerar o ferro).

"Ah! E se eu comprar apenas uma coisa de cada vez?".

Bem, aí na prática você estará fazendo o role play do fator de 1/3 do valor da matéria prima, o que eu acho ótimo que seja feito (desde que não atrase o andamento do jogo).
#3 Ketalel Enviado : 25/01/12 09:25
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Sempre gostei da idéia dos personagens criarem seu próprio material (armas, armaduras) e sempre dou a oportunidade deles conseguirem a matéria-prima.
Porém você deve lembrar que para criação do item o personagem tem de ter acesso à forja, bigorna, etc, o que é caro se for comprado, mas você pode determinar um custo para aluguel da loja do ferreiro, ou disponibilizar um local onde eles possam fazer os trabalhos.
#4 alantagmar Enviado : 25/01/12 09:33
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Ketalel, tem esse item na lista de compras.

Material completo para trabalhos em metais:

Bigorna, fornalha e estojo para trabalho em metais.

o estojo: Carvão mineral, fole, fôrmas diversas, jogo de torquês, malho, martelos e e pedra de amolar.


Este conjunto não pode ser transportado.

5 m.o.
#5 Ketalel Enviado : 25/01/12 09:40
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Era e este mesmo que eu me referia Alan. Mas como esté especificado, não pode ser transportado.
#6 El Gato Enviado : 25/01/12 10:09
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Depende de qual meio de transporte você está usando.
#7 alantagmar Enviado : 25/01/12 10:14
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Como o que por exemplo?
#8 El Gato Enviado : 25/01/12 10:22
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Uma embarcação pode ter uma forja adaptada.
#9 alantagmar Enviado : 25/01/12 10:34
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Não é impossível. Mas é uma infra-estrutura muito especial.

leva-se em conta o peso da estrutura; uma construção de suporte, como um cabine, para evitar respingos d'água na fornalha; uma superfície segura do fogo para evitar incêndios; uma fonte grande de água doce para o derretimento-esfriamento: água salgada pode provocar ferrugem e fragilizar o objeto.

Num navio "steampunk" isso é bem possível, mas numa caravela, complica.
#10 El Gato Enviado : 25/01/12 10:37
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
alantagmar escreveu:
Não é impossível. Mas é uma infra-estrutura muito especial.

leva-se em conta o peso da estrutura; uma construção de suporte, como um cabine, para evitar respingos d'água na fornalha; uma superfície segura do fogo para evitar incêndios; uma fonte grande de água doce para o derretimento-esfriamento: água salgada pode provocar ferrugem e fragilizar o objeto.

Num navio "steampunk" isso é bem possível, mas numa caravela, complica.


Com certeza Alan.
Mas não é impossível.

Minha saudosa avó dizia que Na vida há jeito para tudo, menos para a morte.
No tagmar existe até jeito para a morte. :P
#11 Leonardo Pacheco Enviado : 25/01/12 11:53
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
Uma outra duvida q surgiu é a seguinte. Quando vc falha no teste de trabalhos manuais,metais, etc. Indica que voce perdeu a materia prima ou que simplesmente falhou? Pois no livro fala q em uma falha critica vc constroi o item mas ele quebra na primeira oportunidade. E enquanto a falha? Voce aumenta em dois o nivel d dificuldade ate chegar ao impossivel, para entao perder toda a materia prima ou com apenas 1 falha você perde tudo?
#12 alantagmar Enviado : 25/01/12 12:19
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Essa idéia da falha crítica em ofícios para gerar uma arma que quebra na primeira oportunidade me parece uma idéia tonta, porque um artesão que se preste testaria sua arma antes de colocá-la em ação. Já reparou que em ilustrações de ferrarias, é comum haver lá uma espécie de espantalho imitando uma daquelas bolsas de boxe (claro, ele não é pendurado. é fixo o chã). Aquilo existe para se testar a arma na prática.

Claro, eu admito que uma arma pode ser mais fraca que outra num teste mal sucedido. Para assumir isso, a arma deveria ter um valor de "energia física" para determinar quanto de dano ela aguenta.
#13 El Gato Enviado : 25/01/12 12:22
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
alantagmar escreveu:
Essa idéia da falha crítica em ofícios para gerar uma arma que quebra na primeira oportunidade me parece uma idéia tonta, porque um artesão que se preste testaria sua arma antes de colocá-la em ação. Já reparou que em ilustrações de ferrarias, é comum haver lá uma espécie de espantalho imitando uma daquelas bolsas de boxe (claro, ele não é pendurado. é fixo o chã). Aquilo existe para se testar a arma na prática.

Claro, eu admito que uma arma pode ser mais fraca que outra num teste mal sucedido. Para assumir isso, a arma deveria ter um valor de "energia física" para determinar quanto de dano ela aguenta.


Não sei se ef exatamente, mas vida útil seria bacana.
Porém isso tende a complicar o sistema e inviabilizar a idéia . :/
#14 Leonardo Pacheco Enviado : 25/01/12 12:26
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
isso eu concordo, afinal uma falha critica deveria ser algo catastrofico, talvez perdendo toda a materia prima no processo, sei la. O q acho que poderia acontecer é caso o pj falhe no teste ele criará o item, porem ficará defeituoso dando penais para ataque,dano absorçao, sei la. Caso queira refazer o item ele recuperará metade do total de custo material porem terá que arcar com a outra metade desse custo. Nesse caso ele teria ainda que arcar com metade do 1/3 para criaçao.
#15 alantagmar Enviado : 25/01/12 12:37
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Leonardo

Nesse caso, se o item é defeituoso, ele já se mostrava defeituoso antes mesmo de se finalizar o ofício, concorda?

Acho que isso já se configuraria desperdício de material, porque alguém normal não iria prosseguir num projeto nitidamente defeituoso só de "sacanagem" para desperdiçar tempo e dinheiro.

Como regra pode-se fazer assim:

Por exemplo, fazer uma arma Z é uma tarefa média. Se o personagem não conseguir um resultado num teste médio, ele não teve progresso naquele período perdendo tempo. Porém, se ele nem mesmo alcançar sucesso num grau de dificuldade fácil nesse mesmo teste, aí sim, ele perderia o matéria prima tendo que custeá-la novamente.
#16 alantagmar Enviado : 25/01/12 12:43
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
El Gato

O que complica o sistema e inviabilizar a idéia?
#17 El Gato Enviado : 25/01/12 13:05
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
alantagmar escreveu:
El Gato

O que complica o sistema e inviabilizar a idéia?

Nós, o povo aqui de araruama já tentamos várias formas de adicionar energias pras armas de ataques, usos, vida útil, sistema de conserto, penalidades e etc...
Porém todos esses sistemas sobrecarregam o MJ de informações adicionais que devem manter anotadas.
E quando notamos que isso causaria um cansaço mental enorme para os mestres, descartamos a idéia.
#18 alantagmar Enviado : 25/01/12 13:12
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
É, nesse ponto concordo com seu gosto. Mas de qualquer modo deveria existir a regra, e usa quem quiser.

Era uma coisa que eu falava da regra de cavar buraco do GURPS: eu jamais usaria aquilo! Mas pelo menos existe, caso um dia seja ultra-importante levá-la em conta.
#19 El Gato Enviado : 25/01/12 13:15
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
alantagmar escreveu:
É, nesse ponto concordo com seu gosto. Mas de qualquer modo deveria existir a regra, e usa quem quiser.

Era uma coisa que eu falava da regra de cavar buraco do GURPS: eu jamais usaria aquilo! Mas pelo menos existe, caso um dia seja ultra-importante levá-la em conta.

Sim, mas primeiro tem que ver se a coordenação é a favor.
Brick wall Não adianta fazer nada que a coordenação não queira. É meio perda de tempo.
#20 alantagmar Enviado : 25/01/12 13:17
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Ué El gato, mas isso é o normal para tudo na lista.
#21 El Gato Enviado : 25/01/12 13:32
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Faz o tópico para discutirmos isso então grande Alan
#22 Leonardo Pacheco Enviado : 25/01/12 13:55
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
po eu vi em algum topico, acho q era armaduras mesmo, em que o pessoal tinha criado uma regrinha legal para danificar itens e que eu particularmente achei interessante. Estou usando ela, e ate agora nao tive nenhum problema. Mas eu só acho q o pessoal deveria definir melhor essas regras de construçao de itens, pois para mim ficou muito resumido.Eu sei que sempre presamos pela rapidez d jogo e nao pelos detalhes tecnicos, mas para mim existe certas coisas que nao tem como escapar dos detalhes.

Me lembrei tambem de outra duvida, que é com relaçao a venenficio. Existe algum estojo ou laboratorio para confecçao de venenos? pois eu virei o livro de caboa rabo e nao encontrei nenhuma mençao disso, apenas existe o custo material dos venenos.
#23 alantagmar Enviado : 25/01/12 13:59
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Nessa creio não poder lhe ajudar Leonardo. Não me lembro disso existir no Tagmar.

Se propõe a fazer a regra?
#24 Leonardo Pacheco Enviado : 25/01/12 14:06
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
tipo a regra de danos em armas e armaduras eu sei q tem, nao é oficial e nem nada, mas eu achei interessante. Tenho quase certeza que esta num topico q fala sobre armas e armaduras de qualidade uma coisa assim.
Quanto ao preço dos materiais para se fazer venenos eu tinha pensado em colocar o mesmo preço do estojo para trabalhos com metais que 2 m.o acho eu. O preço do laboratorio poderia ser igual ao preço da forja 5 m.o ou mais caro, talvez 7 m.o.
#25 alantagmar Enviado : 25/01/12 14:09
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
É uma idéia legal.
#26 Fábio_CM Enviado : 25/01/12 14:23
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Eu não acho uma idéia tonta o objeto quebrar no primeiro uso depois de uma falha crítica no teste de fabricação. Hoje do dia, com objetos construídos em linha de produção e com regras muito altas de controle de qualidade, encontramos peças defeituosas (e das melhores marcas). Imagine um artesão avaliando a própria peça!
Eu acho que o problema é a alta probabilidade de se tirar uma falha crítica. A solução talvez fosse criar uma tabela de falhas críticas para essa habilidade.
#27 Hector Folha-Palida Enviado : 25/01/12 14:35
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

A regra "oficial" para criação de armas existe: Se encontra no Livro de Regras Opcionais, na parte de armas exóticas.

Quanto a armaduras, estamos abertos a sugestões que não sobrecarreguem a Coordenação. XD
#28 alantagmar Enviado : 25/01/12 14:35
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Fábio

Você mencionou um sistema industrial, onde a produção é em linha contínua, não retrocedente e descentralizada do artesão, feitas adicionalmente por máquinas-moldes. O trabalho do artesão medievo é mais artístico mesmo.

Eu falo por conhecimento de causa. Eu sou artesão (eu pinto e faço miniaturas). Usando desse exemplo, você já viu o quanto o D&D Minis não possui todos os detalhes pintados uniformemente? Aquilo é feito em escala industrial (na verdade, dizem as más línguas, usando mão-de-obra chinesa a preços irrisórios). Cara, quando eu pinto, eu olho, olho de novo e não dou por terminado até me certificar de toda a pintura está detalhada.

Mas como eu falei, ainda existe a possibilidade de uma peça sair defeituosa.

Poderíamos talvez criar uma regra para o artífice fazer uma peça de forma rápida. O que aí sim, poderia gera um defeito. E daí até aproveitar a sua tabela. Mas cara, eu te digo, em condições normais, não tem como se criar uma espada que quebre no primeiro golpe, exceto por incompetência ou intenção do ferreiro. bater com a arma é parte do processo de feitura.
#29 alantagmar Enviado : 25/01/12 14:44
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Hector

Essa regra deveria estar junto com a regra do livro básico. É mais organizado.
#30 Leonardo Pacheco Enviado : 25/01/12 14:47
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
realmente quebrar a arma em uma falha critica devido ao defeito dela seria algo meio estranho pois qualquer ferreiro competente iria testar sua arma em objetos resistentes para testar sua durabilidade e nesse ponto eu concordo com alantagmar. Eu ainda defendo a ideia de que numa falha critica a pior coisa que poderia acontecer seria de o pj perder todo o material no processo e claro,tempo. Ou entao poderia fazer como alan colocou, de que caso o pj tire um resultado igual ou menor que dois niveis da dificuldade basica, o item nao é construido e ocorre a perda de materia-prima.
Uma outra ideia para falhas criticas seria talvez a perda dos materias de oficio, o martelo quebra, o molde da arma é destruido, ou alguma coisa do genero.
#31 Ares Enviado : 25/01/12 14:54
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Se o ferreiro testar a arma antes de vender e na fabricação da um critico,ela vai quebrar no golpe e ele não vai vender segundo a logica.
Mais não entendo perder o material?Vai perder o metal que esta na espada?Tudo bem,pode queimar o couro e derramar o metal no chão e tudo mais,mas se a arma esta pronta e o ferreiro idiota não testou ela e ela quebra em batalha ainda vai se poder derreter e tal o metal ou reaproveitar de alguma forma,ou não.
Precisava de um ferreiro,tem algum ferreiro no fórum?
#32 Leonardo Pacheco Enviado : 25/01/12 15:00
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
Realmente perder o metal vc tem razao, mas com relaçao aos outras materias primas como carvao,etc, isso sim ele perderia de qualquer maneira. A ideia seria de numa falha o pj ter um prejuizo e alem de refazer o item,teria que comprar a materia prima basica.
Quanto a itens feitos com couro seria facil imaginar um couro sendo rasgado no processo de fabricaçao e remendá-lo apenas o deixaria mais tosco. Para arco, poderia haver a quebra da madeira. Enfim, nao é complicado de imaginar a perda de materiais no processo de fabricaçao.
#33 Fábio_CM Enviado : 25/01/12 15:03
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Mas você também está pegando um extremo: aquele do que o artesão o faz com todo o capricho. Não precisamos pegar um exemplo industrial. Veja trabalhos de costura, que nem sempre é perfeito.
Não trabalho como ferreiro, mas pelo que conheço de metais um ferreiro bate uma arma para molda-la, com o metal ainda quente (não necessariamente em fusão). Existem muitos fatores que afetam a resistência final do metal, como a composição da liga e temperatura em que a peça é temperada, e que não são fáceis de perceber sem testa-la.
Um ferreiro pode fazer dezenas de espadas, o que pode ter maiores chances de erro, ou por encomenda, particular, que a chance é menor. Nos dois casos ele vai ter perdido o material, mas no segundo pode ser mais fácil de notar o erro. Mas nos dois casos o erro vai ser difícil de identificar - é diferente de um processo de acabamento.
Como exemplo de acabamento, seria mais como passar mal um verniz na madeira. A olho pode parecer bom, mas com o tempo se percebe a falha.
#34 Ares Enviado : 25/01/12 15:05
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Sim,só acho perder o próprio metal estranho,couro,madeira,carvão,etc já entendo.
Imagina você estar lutando lá,da uma falha critica(1) na sua arma mal feita com uma falha critico(1),a arma vai se quebrar no caso de uma espada um dos pedaços vai parar no seu olho e você vai ficar paralisado por pelo menos uma rodada,perder EF e ainda por cima ficar sem arma.
Um arco ia quebrar e você ainda ia acabar cortando a mão com a madeira ou com a corda.
#35 alantagmar Enviado : 25/01/12 15:10
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Se o ferreiro testar a arma antes de vender e na fabricação da um critico,ela vai quebrar no golpe e ele não vai vender segundo a logica.

Por isso mencionei incompetência ou intenção do ferreiro. E seu eu fosse o guerreiro lesionado pela espada quebrada, eu voltava para arrancar o couro dele se eu ainda saisse vivo dessa. E a reputação dele no mínimo iria pras cucuias, senão a vida.

Mais não entendo perder o material? Vai perder o metal que esta na espada? Tudo bem, pode queimar o couro e derramar o metal no chão e tudo mais, mas se a arma esta pronta e o ferreiro idiota não testou ela e ela quebra em batalha ainda vai se poder derreter e tal o metal ou reaproveitar de alguma forma,ou não.

Ele vai gastar mais carvão para re-derreter. O ferro derretido vai se agarrar com a terra do chão poluindo o material. O couro rasga. O metal já sólido será raspado num esmeril, soltar lascas com a pancada do martelo, pedaço que se misturam com um chão sujo e com outras lascas de madeira, osso, pedra.

E com tudo isso, ele vai perder o equivalente a 1/3 do valor da espada, e não ela inteira.
#36 Ketalel Enviado : 25/01/12 15:17
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
alantagmar escreveu:
Se o ferreiro testar a arma antes de vender e na fabricação da um critico,ela vai quebrar no golpe e ele não vai vender segundo a logica.

Por isso mencionei incompetência ou intenção do ferreiro. E seu eu fosse o guerreiro lesionado pela espada quebrada, eu voltava para arrancar o couro dele se eu ainda saisse vivo dessa. E a reputação dele no mínimo iria pras cucuias, senão a vida.

Mais não entendo perder o material? Vai perder o metal que esta na espada? Tudo bem, pode queimar o couro e derramar o metal no chão e tudo mais, mas se a arma esta pronta e o ferreiro idiota não testou ela e ela quebra em batalha ainda vai se poder derreter e tal o metal ou reaproveitar de alguma forma,ou não.

Ele vai gastar mais carvão para re-derreter. O ferro derretido vai se agarrar com a terra do chão poluindo o material. O couro rasga. O metal já sólido será raspado num esmeril, soltar lascas com a pancada do martelo, pedaço que se misturam com um chão sujo e com outras lascas de madeira, osso, pedra.

E com tudo isso, ele vai perder o equivalente a 1/3 do valor da espada, e não ela inteira.


Alan, pela lógica depois de uma falha o pj não deveria poder fabricar um item "obra-prima" pois o metal está poluído, seja pela mistura com outras substâncias ou pela têmpera. Uma vez que tenha errado o item fica tosco.
#37 Fábio_CM Enviado : 25/01/12 15:17
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
O ferreiro que tirou a falha crítica pode jogar contra uma tabela. Nela poderiam ter efeitos como:
1 quebrar na primeira falha crítica.
2 quebrar com o primeiro dano de 100% que atingir alvo sólido.
3 a arma causa menos dano.
4 o cabo se solta no primeiro dano de 100 que atingir alvo sólido.
5 o cabo se solta na primeira falha crítica.
6 a arma ficou mal feita e AMASSA quando causar dano de 100% em objeto sólido
Por aí.
#38 alantagmar Enviado : 25/01/12 15:18
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Mas você também está pegando um extremo: aquele do que o artesão o faz com todo o capricho. Não precisamos pegar um exemplo industrial. Veja trabalhos de costura, que nem sempre é perfeito.

Mas Fábio, o ofício medievo é exatamente assim: um extremo. Um historiador esclarecia melhor isso.

Não trabalho como ferreiro, mas pelo que conheço de metais um ferreiro bate uma arma para molda-la, com o metal ainda quente (não necessariamente em fusão). Existem muitos fatores que afetam a resistência final do metal, como a composição da liga e temperatura em que a peça é temperada, e que não são fáceis de perceber sem testa-la.

Mas eu imagino que um profissional sabe lidar com isso. E não precisa ser um mestre.

Um ferreiro pode fazer dezenas de espadas, o que pode ter maiores chances de erro, ou por encomenda, particular, que a chance é menor. Nos dois casos ele vai ter perdido o material, mas no segundo pode ser mais fácil de notar o erro. Mas nos dois casos o erro vai ser difícil de identificar - é diferente de um processo de acabamento.

E o trabalho é lentíssimo para os nosso padrões modernos.

Como exemplo de acabamento, seria mais como passar mal um verniz na madeira. A olho pode parecer bom, mas com o tempo se percebe a falha.

Aí é fraude, e não incompetencia.

E esqueci de mencionar o uso de materiais e baixa qualidade, e esses sim poderiam quebrar, mesmo com todo o trabalho do mundo. Mas é por isso que sugeri a regra de fabricação rápida.
#39 Ares Enviado : 25/01/12 15:19
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Agora entendi o caso do metal.
#40 alantagmar Enviado : 25/01/12 15:23
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Alan, pela lógica depois de uma falha o pj não deveria poder fabricar um item "obra-prima" pois o metal está poluído, seja pela mistura com outras substâncias ou pela têmpera. Uma vez que tenha errado o item fica tosco.

Eu não falei de obra prima. Eu falo de espadas comuns mesmo. Uma espada de metal "poluído" corre um certo risco de ficar mais quebradiço (ou seja, com menos "EF").

Uma arma obra-prima usa materiais ainda mais virgens, raros, caros e especiais.
#41 Fábio_CM Enviado : 25/01/12 15:33
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Um profissional sabe lidar com isso, certamente, mas estamos falando de uma falha crítica, um dia ruim, uma distração, um material de má qualidade disfarçado, um fogo mal feito. Isso pode ocorrer com qualquer um.
O problema ainda acho que é a alta probabilidade disso acontecer. Por isso a tabela. Com ela, poderíamos reduzir as chances da arma se quebrar (que seria um erro grosseiro) e substitui-los por outros mais simples (peças defeituosas).
#42 Ares Enviado : 25/01/12 15:36
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Realmente a chance da arma ser uma porcaria disfarçada é bem grande.Gostei da ideia da tabela.
#43 alantagmar Enviado : 25/01/12 15:40
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Talvez o problema que os RPGs causam sejam achar que tudo na vida é sujeito a uma falha crítica.
#44 Ketalel Enviado : 25/01/12 17:33
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Pergunta Fábio: se forem apenas "peças defeituosas", o pj poderá efetuar os reparos necessários? Se for acho mais válido falhar criticamente do que uma falha comum, o que não é o correto.
Afinal se a falha critica criar um item que pode ser "reaproveitado" a falha também deveria deixar essa brecha.
#45 Ares Enviado : 25/01/12 17:42
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Se ficou um errinho na espada,uma rachadura no metal por desatenção do ferreiro não vejo por que ele não possa concertar.
#46 Fábio_CM Enviado : 25/01/12 18:19
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Alan, você acha errado supor que sempre exista a chance de uma falha crítica? É consenso entre os sistemas que se a tarefa é tão fácil que não haja chance de falha, então a rolagem nem é necessária. Para as outras, sempre tem a possibilidade de prevalecer a lei de Murphy: "se algo puder das errado ela dará da pior maneira possível" hehe.

Ketalel, pela regra atual, uma falha comum indica um item que não possa ser usado por defeito, mas o artesão sabe disso. Ele poderia reaproveitar o material. Para mim a crítica seria, na melhor das hipóteses, tão ruim quanto a falha normal. Estou esquecendo de algo?
#47 Leonardo Pacheco Enviado : 25/01/12 20:32
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
o problema da sua tabela de falhas criticas fabio é que mesmo q a arma amasse, quebre ou aconteça qualquer outra coisa, o pj poderá repara-la e consertar o erro. Para "colar" uma espada quebrada voce nao precisa necessariamente reforja-la. Entao pela logica voce nao perderia tanta materia-prima quanto uma falha normal. Numa falha normal como ja coloquei, eu entendi que o pj nao completa o item, perde um pouco da materia prima basica, digamos 50% do custo de construçao e ainda tem q refazer o item tudo d novo. Eu acho q a falha critica deveria ocorrer um efeito mais bizarro,. seja com mais perdas materias ou outra coisa pior.
#48 Ares Enviado : 25/01/12 20:50
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Uma falha normal pelo que eu entendo acontece o seguinte.
A espada tem uma rachadura externa e visível,sendo possível ver a falha claramente e o ferreiro fica :|
Neste caso ele vai poder reaproveitar o material e não vai perder esta,só a lamina que terá quebrado.
Já numa falha critica acontece tipo uma rachadura interna e o ferreiro não pode ver,se ele testar a espada esta quebra,mas se ele vender sem testar azar de quem comprou.
No caso dele ter testado faz a mesma coisa que com a espada com uma falha normal,mais caso não teja testado o guerreiro vai lutar e a arma quebra no meio do combate e azar deste.
#49 Fábio_CM Enviado : 26/01/12 00:18
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
A minha idéia é mais ou menos como a do Ares, acrescentando que, em uma falha normal, ele não precisa nem chegar ao fim do trabalho para identificar o erro, enquanto em uma crítica mesmo depois de pronto pode acontecer dele não perceber. Existe a perda parecida nos dois casos, mas no fracasso comum normalmente ela será maior. Que outras perdas materiais seriam essas que você fala?

A tabela que citei foi só um exemplo, longe de estar pronta realmente. Acho que ela deve ser pensada de forma que chance de sair de um bom artifice uma arma que vai quebrar e ele não preveja seja em torno de 1/1000, mais ou menos.
#50 Leonardo Pacheco Enviado : 26/01/12 01:00
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
as outras perdas materiais alem do metal seriam o carvao utilizado, o combustivel para a fornalha ( olho,etc) desgaste dos materiais de oficios que deverao ser reparados,etc; luz,gas,internet... sacanagem. Mas enfim seriam mais ou menos esses outros materiais secundarios que sao peça chave na forja e que eu daria de 30% a 50% como parcela do custo total do item. Logo por exemplo uma espada de uma mao e meia, possue custo 3 m.o. Para construir sera igual a 1 m.o. 30%ou 50% desse 1m.o seria justamente essas outras materias primas sacou?
#51 Ketalel Enviado : 26/01/12 10:29
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Leonardo Pacheco escreveu:
as outras perdas materiais alem do metal seriam o carvao utilizado, o combustivel para a fornalha ( olho,etc) desgaste dos materiais de oficios que deverao ser reparados,etc; luz,gas,internet... sacanagem. Mas enfim seriam mais ou menos esses outros materiais secundarios que sao peça chave na forja e que eu daria de 30% a 50% como parcela do custo total do item. Logo por exemplo uma espada de uma mao e meia, possue custo 3 m.o. Para construir sera igual a 1 m.o. 30%ou 50% desse 1m.o seria justamente essas outras materias primas sacou?


Também vejo como 30% do valor.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.