Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Espada de Mão e Meia [dúvida resolvida]
#1 Ketalel Enviado : 27/01/12 14:10
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
A espada de mão e meia (também conhecida como bastarda) não deveria causar mais dano que a espada normal, pelo menos quando usada com duas mãos? Ou apenas soma-se duas vezes o ajuste de força?
#2 Marcelo Teixeira Enviado : 27/01/12 15:00
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
O dano é igual. O que muda são as colunas de ataque.
#3 Ketalel Enviado : 27/01/12 15:12
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Marcelo, não se soma duas vezes o ajuste de força por utilizar as duas mãos?
#4 Hector Folha-Palida Enviado : 27/01/12 17:45
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Não.

Pois mesmo no D&D que um sistema orientado para o combate só se soma, no maximo, 1 vez e meia quando se usa uma arma de 1 mão com as duas.
#5 El Gato Enviado : 27/01/12 17:52
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Ela não parece visualmente uma espada que cause 24 de dano.
20 e mudanças nas colunas parecem justos.
#6 Ketalel Enviado : 27/01/12 17:52
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
... trágico...
#7 El Gato Enviado : 27/01/12 17:54
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Ketalel escreveu:
... trágico...

Adicione metade do ajuste de força arredondado para baixo.
#8 Hugar Enviado : 27/01/12 18:42
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
O correto é isso mesmo. Se você somasse duas vezes o ajuste de força por se usar duas mãos, todas as armas de duas mãos, incluindo o cajado, teriam de se somar duas vezes também.
#9 El Gato Enviado : 27/01/12 18:59
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Hugar escreveu:
O correto é isso mesmo. Se você somasse duas vezes o ajuste de força por se usar duas mãos, todas as armas de duas mãos, incluindo o cajado, teriam de se somar duas vezes também.


Concordo em partes hugar, existe uma certa diferença entre segurar com as duas mãos por opção e por obrigação.
#10 Hector Folha-Palida Enviado : 27/01/12 19:29
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
ahhhhhhhhhhhhhh....

O que seria trágico Ketalel?

Se vc acha que temos algum problema, peço que venha a frente e explique seu ponto de vista, para que possamos compreender o problema a partir da sua ótica e quem sabe conseguir chegar a um consenso. Sem tragédias...
#11 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/01/12 21:22
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

a espada de mão e meia (bastarda é uma tradução horrivel do Inglês!) é uma ótima arma, pois o personagem pode escolher usar com uma ou duas mãos o que concede bonus contra todos os tipos de armaduras. Como desvantagem não se pode usar o escudo.

Acreditem... este é mais um ponto bem equilibrado do sistema.

Compreendo a certa irritação do hector... é que ultimamente tem tido muito post para discutir coisas que já foram alvo de discussão enterior.

Mas fiquem tranquilos que tiraremos as dúvidas de todos. Feliz

Mas mais uma vez avisamos... não está ainda nos plano um Tagmar 2.4... não por enquanto. Muito Feliz
#12 Ketalel Enviado : 30/01/12 10:57
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Hector Folha-Palida escreveu:
ahhhhhhhhhhhhhh....

O que seria trágico Ketalel?

Se vc acha que temos algum problema, peço que venha a frente e explique seu ponto de vista, para que possamos compreender o problema a partir da sua ótica e quem sabe conseguir chegar a um consenso. Sem tragédias...


Não Hector, nada demais, só acho que a espada de mão e meia pelo tamanho causaria mais dano, mas como foi dito é só incluir mais 0,5 da força arredondando para baixo.

Marcelo, entendo o ponto de equilíbrio, só não entendia como se apresentava nesta regra. Agora entendi.
#13 saulocr Enviado : 30/01/12 11:18
Jogador: saulocr
EF:
EH:
Karma:
Então, tudo bem a espada de mão e meia não conceder nenhum bonus no dano. Porém tem um detalhe, as armas: machado de guerra, montante, maça de armas, etc... também deveriam ter duas tabelas diferentes de ataque, afinal é possível usá-las com 1 e 2 mãos.
#14 Leonardo Pacheco Enviado : 30/01/12 11:42
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
montante e machado de guerra nao podem ser usados com uma mao. Apenas a maça de armas.
Mas de qualquer maneira eu acho q nao tem sentido ficar prolongando essa discussao, pois de modo geral casos em que um pj usaria uma arma de uma mao com duas maos seriam raros. Creio que ninguem usaria uma espada com duas maos enquanto poderia usar uma montante. Voce usaria a espada com escudo ou duas espadas. E se acontecesse de precisar usar a tal arma com duas maos bastaria fazer uma pequena modificaçao na hora, sei la, penalizando o ataque para defesa Leve e aumentando o ataque de defesa pesada em 1 pt ou coisa assim.
#15 saulocr Enviado : 30/01/12 11:48
Jogador: saulocr
EF:
EH:
Karma:
Claro, mas se for assim, vamos jogar todas as discurssões pra cima, afinal pra que fazer regras o mestre na hora faz um ou outro ajuste e pronto..!

Detalhe uma machado de guerra usado por uma pessoa com 1,80cm é uma coisa, mas se o cara tiver 2,10cm? Acho que ele poderia sim usá-lo com uma mão apenas!!!
#16 Leonardo Pacheco Enviado : 30/01/12 11:55
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
Eu acho q nao, pois afinal só porque a pessoa é alta nao quer dizer que ela seja forte.A nao ser que talvez ela tivesse uns 2,5m ai a coisa mudaria. Outro ponto é que tais armas pelo peso delas foram designadas para uso de duas maos. Experimenta pegar uma barra de ferro de 1,8m ( +- o tamanho de uma montante por exemplo) pesando uns 6kg pela extremidade dela. Vc vera que ela ficará muito mais pesada. Acho q sim , nada t impediria de usar tal arma com uma mao porem ao meu ver voce receberia penalidades se o fizesse, a nao ser que seu valor de força fosse absurdo, sei la, 2 ou 3 pontos acima do minimo.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.