Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Ações furtivas [Dúvida Resolvida]
#1 Leonardo Pacheco Enviado : 29/01/12 13:00
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
eu nao entendi muito bem a mecanica dessa regra de açoes furtivas.
Uma falha no teste indica que voce nao conseguiu se esconder e qualquer pessoa o notaria, ou uma falha indica que o oponente pode te notar nao recebendo os dois niveis de dificuldade adicionais? E se esse for o caso qual vai ser a dificuldade para notar?
Entao por exemplo, se esconder em um lugar com pouco esconderijo tem dificuldade dificil ( eu acho q é isso ). Se o pj falhar no teste a dificuldade para nota-lo por alguem seria facil ( no livro da um exemplo, notar uma pessoa numa planicie ao meio dia, uma coisa assim.) Agora se ele conseguisse passar no teste de açoes furtivas, a dificuldade para nota-lo seria dificil para o mesmo exemplo de teste de observar acima?

#2 El Gato Enviado : 29/01/12 14:13
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
3.3.1 Ações Furtivas

É a Habilidade de usar o silêncio, a camuflagem e
as sombras para passar despercebido. Isto pode ser
feito em movimento ou não. Devido à particular
necessidade de silêncio que esta Habilidade tem,
ela será muito prejudicada se quem desejar usá-la
estiver trajando armadura de cota de malha
completa ou couraça.
O sucesso nesta Habilidade aumenta em dois o
Nível de Dificuldade para quem tentar perceber
(Habilidades Observar e Escutar) a presença do
personagem. Diversos modificadores do Nível de
Dificuldade devem ser observados, tais como:
iluminação do ambiente, dia ou noite, o
personagem estar sendo especificamente
procurado, etc.
Leia o resto do texto...
Rotineiro: mata muito fechada (florestas
equatoriais e tropicais), interiores cheios de
meandros ou mobília grande;
Fácil: mata fechada (floresta temperada), becos e
vielas cheios de curvas, casas grandes;
Médio: vegetação na cintura, ar livre em cidades
(ruas ou praças vazias), cavernas naturais;
Difícil: desertos, salões, corredores;
Muito Difícil: se esconder numa sala com mobília
pequena ou num jardim;
Absurdo: se esconder na sombra ou nas costas da
pessoa que o busca;
Impossível: se esconder em uma sala vazia ou em
um campo gramado sem árvores.


Citação:

Uma falha no teste indica que voce nao conseguiu se esconder e qualquer pessoa o notaria, ou uma falha indica que o oponente pode te notar nao recebendo os dois niveis de dificuldade adicionais? E se esse for o caso qual vai ser a dificuldade para notar?


Uma falha no teste deve indicar que não somente você não vai somar os dois níveis como você está chamando a atenção de quem quiser lhe encontrar.
Presumo que o teste para lhe encontrar seria Rotineiro.

Citação:
Entao por exemplo, se esconder em um lugar com pouco esconderijo tem dificuldade dificil ( eu acho q é isso ). Se o pj falhar no teste a dificuldade para nota-lo por alguem seria facil ( no livro da um exemplo, notar uma pessoa numa planicie ao meio dia, uma coisa assim.) Agora se ele conseguisse passar no teste de açoes furtivas, a dificuldade para nota-lo seria dificil para o mesmo exemplo de teste de observar acima?


Faça um exemplo mais coeso e enxuto para que eu possa captar melhor o que você deseja.
#3 Leonardo Pacheco Enviado : 29/01/12 15:06
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
a minha duvida é que quando voce passa em um teste de açoes furtivas o oponente realizará o teste dele de observar ou escutar com dois nives de dificuldade a mais. Porem dois niveis de dificuldade somados em qual dificuldade?
Vê se com o exemplo abaixo, com citaçoes descritas do proprio livro daria pra entender.


Açoes furtivas
Muito Difícil: se esconder numa sala com mobília
pequena ou num jardim;

Observar
Fácil: notar algo ou alguém num lugar amplo onde
não há sombras nem obstáculos para se esconder
(uma planície no meio do dia);

Supondo que o pj se esconda numa situaçao como a explicitada acima. Para um observador o teste normal dele seria facil, porem caso o pj fazendo açoes furtivas
passasse no teste, entao a dificuldade para esse mesmo observador passaria de facil para dificil ou nao?

Espero ter melhorado o exemplo.
#4 Ares Enviado : 29/01/12 15:08
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Dois níveis de dificuldade a mais em Observar.Caso não tenha sucesso é a dificuldade de observar normal.
#5 Leonardo Pacheco Enviado : 29/01/12 15:09
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
normal que voce diz seguindo os parametros do livro nao é?
#6 Ares Enviado : 29/01/12 15:14
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Exemplo,eu posso observar alguém escondido atrás de um sofá com um teste fácil de observar,mais caso este alguém tenha tido um sucesso em ações furtivas o nível que preciso para observar esta pessoa sobe em dois níveis,se tornando uma ação de dificuldade difícil.
Se ela falhar continuo precisando de um teste de observar fácil para ver.
#7 El Gato Enviado : 29/01/12 15:17
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Caso quem queira se esconder falhe, este termina por se expor.
Vejo desta forma
#8 Leonardo Pacheco Enviado : 29/01/12 15:17
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
ah sim, pod cre. Bem acho q minha duvida foi sanada Feliz vlw galera!
#9 Hector Folha-Palida Enviado : 29/01/12 15:19
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Ok Leonardo,

A função das Ações furtivas é dificultar a detecção em geral, ao ser bem sucedido (rotineiro ou superior) o PJ estabelece o minimo que alguém que queira encontrá-lo deve obter. O minimo será a dificuldade obtida somada de mais duas: Um rotineiro vira médio, um facil fica dificil e por ai vai.

A detecção pode ser feita de diversas formas: Escutar, Observar, Magias, testes de Percepção e etc. E o meio de definir a dificuldade é definido no texto das habilidades supracitadas, mas as ações furtivas dificultam em 2 niveis o uso eficaz contra o alvo furtivo apenas.

Espero ter explicado.

Abraços
#10 El Gato Enviado : 29/01/12 15:19
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Leonardo Pacheco escreveu:
ah sim, pod cre. Bem acho q minha duvida foi sanada Feliz vlw galera!


Fique atento que o observar é quem dita a dificuldade normal e você soma mais dois níveis de dificuldade caso a pessoa tenha obtido sucesso em se esconder da forma que ela queria.
#11 Leonardo Pacheco Enviado : 29/01/12 15:25
Jogador: Leonardo Pacheco
EF:
EH:
Karma:
entendi agora, mais uma vez vlw pela ajuda.
#12 El Gato Enviado : 29/01/12 15:31
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Leonardo Pacheco escreveu:
entendi agora, mais uma vez vlw pela ajuda.


De nada rapaz, de inicio é assim mesmo.
Tem coisas que não ficam muito claras.
Mas com o uso continuo da pra pegar bem.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.