Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Valor máximo [dúvida resolvida]
#1 PL Enviado : 01/03/12 13:46
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
No manual de regras no capítulo de evolução tem o seguinte paragrafo:

Citação:
O personagem não poderá ultrapassar o limite
racial ao aumentar seus atributos;


Não encontrei uma parte no livro que defina qual é esse limite, poderiam me dizer qual seria o limite de cada raça?
#2 Ares Enviado : 01/03/12 13:59
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
se não me engano é +4 acima do valor da raça em certo atributo.Se o valor é dois o limite é 6.
#3 PL Enviado : 01/03/12 14:01
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
significa que 4 é o valor máximo pra qualquer atributo de um humano?
#4 Ares Enviado : 01/03/12 14:05
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Se não me engano,sim isto mesmo.
#5 PL Enviado : 01/03/12 14:09
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Achei meio baixo...
#6 Fábio_CM Enviado : 01/03/12 16:03
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Acha baixo?

É que não existe um parâmetro comparativo muito evidente nos livros de regras. O modo mais fácil é comparar com outras criaturas (embora as vezes os atributos das criaturas estejam muito suspeitos).
Enquanto um cavalo tem força média 4, um dragão do fogo tem força 8. Um pequenino força -1, um duende -1... e um humano 0 (?). Então, o humano mais forte pode ser equivalente em força a um cavalo médio, e o anão mais forte pode superar esse animal médio. É claro que essa força não leva em conta o peso da criatura (um cavalo que usasse o próprio peso como ajuda ainda teria vantagem).
Um goblin tem físico de -1 a 1. Um grifo tem 3, um ogro de 0 a 1 e um lobo também tem 1.
Tem alguns que quebram essa lógica, como um corvo com força tão alta como -1, mas não são muitas.
Veja que não há muita variação nos atributos, então o 4 não é pouco.

O que eu acho que deveria ter é uma tabela para comparação de valores, como esta tabela de força que eu fiz na tagmarpedia, mas para cada atributo. Talvez de forma comparativa, comparando com as criaturas do livro de criaturas, já resolvesse (mesmo porque é complicado explicar o intelecto quantitativamente).

Uma coisa que não tenho bem resolvida: Qual é a média humana?? Não é o 0, é? Porque se todos recebem pontos, não imagino que o 0 seja o padrão - é uma premissa de Tagmar que o herói não seja assim tão superior a média. Digamos que se um indivíduo comum tenha 4 ou 5 pontos distribuídos, poderá ter uma média de 1 (ou bem mais próxima de 1 do que de 0) em todos os atributos atributos.
#7 PL Enviado : 01/03/12 16:54
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Acho baixo sim, não por questões de realismo, mas por questões de evolução.
Um guerreiro humano básico, vai focar seus pontos em Força, logo é normal iniciar o jogo com Força 3. Segundo o manual de regras, você só pode evoluir um mesmo atributo duas vezes e não pode ultrapassar o limite racial, então o guerreiro humano só vai poder evoluir sua força uma vez?

Fábio_CM escreveu:
É que não existe um parâmetro comparativo muito evidente nos livros de regras.


Devia ter, já que é uma regra.
#8 arabedoido77 Enviado : 01/03/12 17:25
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Acho que a diferença entre os limites é um pouco mais ampla. Consideremos que também há atributos com valor negativo. Então, poderíamos considerar o exemplo da força de um humano entre -4 (um homem bem franzino) até o valor 0 (uma silhueta normal) indo para o extremo do 4 (algo como um Conan).

Seria melhor essa base de comparação, ou mais uma vez me enganei na interpretação?
#9 Fábio_CM Enviado : 01/03/12 18:12
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
arabedoido77 escreveu:
Acho que a diferença entre os limites é um pouco mais ampla. Consideremos que também há atributos com valor negativo. Então, poderíamos considerar o exemplo da força de um humano entre -4 (um homem bem franzino) até o valor 0 (uma silhueta normal) indo para o extremo do 4 (algo como um Conan).

Acontece que, não sei porquê, valores negativos não são muito explorados. A ideia que me parece quando olho para as criaturas é de que qualquer valor de -2 é extremamente baixo, uma vez que rarissimamente se vê. Isso é claramente culpa da falta desse padrão de comparação. Por exemplo, intelecto I é diferente de intelecto -4, mas não conheço (acho que nem existe) sequer uma criatura com intelecto -4 nos livros. Por quê, se existe um valor de 4 positivo? Os atributos não crescem de forma linear, mas é impraticável quantificar isso para atributos como aura e intelecto, de forma que deveria haver uma forma de comparar. Por exemplo, um humano médio tem duas vezes mais afinidade para magia do que um anão e 32 vezes menos do que um cocatriz (com aura 5).

PL escreveu:
Um guerreiro humano básico, vai focar seus pontos em Força, logo é normal iniciar o jogo com Força 3. Segundo o manual de regras, você só pode evoluir um mesmo atributo duas vezes e não pode ultrapassar o limite racial, então o guerreiro humano só vai poder evoluir sua força uma vez?

Não se esqueça que para aumentar um atributo de 3 para 4 você precisa de 4 pontos. Logo, se você começa em atributo 3, não vai conseguir subir nunca a 5, pois precisaria acumular 9 pontos.
#10 PL Enviado : 02/03/12 00:43
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Fábio_CM escreveu:
Não se esqueça que para aumentar um atributo de 3 para 4 você precisa de 4 pontos. Logo, se você começa em atributo 3, não vai conseguir subir nunca a 5, pois precisaria acumular 9 pontos.

Não esqueci desse detalhe,no estágio 19 terei 9 pontos.


Fábio_CM escreveu:
Acontece que, não sei porquê, valores negativos não são muito explorados. A ideia que me parece quando olho para as criaturas é de que qualquer valor de -2 é extremamente baixo, uma vez que rarissimamente se vê. Isso é claramente culpa da falta desse padrão de comparação. Por exemplo, intelecto I é diferente de intelecto -4, mas não conheço (acho que nem existe) sequer uma criatura com intelecto -4 nos livros. Por quê, se existe um valor de 4 positivo?


Acho que uma evolução a níveis extraordinários é mais plausível que um ser com capacidades extraordinariamente baixas, é comum personagens com capacidades além do normal, mas uma fraqueza gigantesca é algo pouco comum ou mesmo impossível.

Levando em consideração que a base de um humano comum é zero, ou seja, os valores variam a números próximos de zero, um personagem com atributos variando entre -2 e 1 seria um individuo comum, cada ponto negativo te dá meio ponto de Atributo, logo, um ferreiro, por exemplo, poderia ter Aura -2 e Agilidade 1 (ou mesmo Aura -2, Intelecto -2 e Agilidade 2) e mesmo assim ser um ser humano normal.

Valores -2 são um extremo, já que é o minimo que você pode atingir na criação de personagens.
#11 Hector Folha-Palida Enviado : 02/03/12 01:10
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Galera,

Os valores são arbitrários mesmo, e como o aries disse é o modificador +4.

Notem que apenas seres que possuem EH recebem os 15 pontos para distribuir, isso quer dizer que um humano normal possui 0 em todos os atributos.

E arabe vc está corretissimo, apesar de não se explorar nos modulos básicos, meus jogadores negativam seus atributos menos importantes para conseguir valores como 5 de saida no estágio 1.
#12 Fábio_CM Enviado : 02/03/12 09:16
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
PL escreveu:
Valores -2 são um extremo, já que é o minimo que você pode atingir na criação de personagens.

Limite para um humano ou criaturas de mesmo porte.

Hector Folha-Palida escreveu:
Notem que apenas seres que possuem EH recebem os 15 pontos para distribuir, isso quer dizer que um humano normal possui 0 em todos os atributos.

Ok.

Na verdade a intenção das regras de atributos são muito mais para se adequar e equilibrar o combate do que ao ambiente, então não tem muito o que discutir aqui mesmo.
#13 PL Enviado : 02/03/12 09:39
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Se o valor máximo para um ser humano é 4, como é possível atingir valores 5 ou 6 no método de sorteio?
#14 PL Enviado : 02/03/12 09:57
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Manual de Regras página 18:
Citação:
Os 7 atributos aqui descritos podem basicamente
assumir valores entre -2 e 6, sendo que valores por
volta de 0 são considerados de pessoas normais.
Como foi dito, os personagens dos jogadores são
"aventureiros" e possuem características acima do
normal.


Então o valor maximo seria 6?
#15 Fábio_CM Enviado : 02/03/12 10:00
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Para aqueles que tem modificador racial de +2 sim.
O valor máximo é igual ao modificador racial+4. Para um humano todos os atributos tem o máximo no 4.
#16 PL Enviado : 02/03/12 10:55
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Sim, é verdade, um resultado 5 ou 6 no sorteio é apenas com modificador, obrigado por esclarecer minha dúvida.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.