Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Melhorias do Ladino [Sugestão]
#1 Drubak Enviado : 22/03/12 14:48
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
1- CLASSE BÁSICA



Saudações caros jogadores, mestres e desenvolvedores do sistema Tagmar 2. Há algum tempo pelo que venho acompanhado o fórum, tem ficado clara a deficiência do Ladino em comparação com outras profissões do jogo.

É claro que possuem muitas perícias, e redução de dificuldade em algumas perícias quando entram para as guildas, entretanto, seu baixo valor de Energia Heróica, poucos pontos de técnica o tornam muito ruim em situações de combate quando comparados aos guerreiros e rastreadores, sua incapacidade de conjurar magias tmb não ajuda no quisito equilíbrio. Então o que fazer?

Bem, com base na capacidade tática do ladino bem como sua pouca tolerância a ataques (baixa energia heróica), ele precisou aprender a se posicionar táticamente de modo a evitar se expor demasiadamente e para desferir golpes precisos em pontos específicos, que quando usados da maneira correta podem gerar realmente ferimentos consideráveis.

Via de regra: Sempre que o ladino golpear um adversário com as manobras Ataque surpresa e ataque oportuno ele adiciona o seu valor de agilidade ao dano, desde que esteja empunhando arma de corpo a corpo média, ou armas a distância desde que possa ver o alvo com clareza suficiente para perceber pontos específicos (sugiro 20 metros).

Obs.: Estou adotando esta regra por enquanto opcional em minhas partidas para tornar os ladinos mais eficazes em combate, porém mantendo os guerreiros ainda como os melhores combatentes linha de frente. Ladinos funcionam como combatentes táticos, se expondo apenas o suficiente para golpear de maneira letal.
#2 Merovingio Enviado : 22/03/12 16:04
Jogador: Merovingio
EF:
EH:
Karma:
Drubak .... só concordo com uma das suas ideias: "magias" ou "poderes" para os Ladinos, assim como tem pra os Rastreadores, seria bom. E mais, não vejo o Ladino como uma classe mais fraca do que as outras, não vejo uma desvantagem, essa sua ideia só serviria pra deixa-los mais completos.
#3 Drubak Enviado : 22/03/12 17:43
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Na verdade não proponho magias ou poderes para ladinos assim como os rastreadores tem, pq ladinos não são conjuradores, e sim oportunistas tanto dentro quanto fora de combate. Deste modo para que a meu ver surja um equilibrio, já que ele não é tao combatente quanto guerreiro e rastreador, nem conjurador quanto os demais, propus uma habilidade que refletisse o carater oportunista hábil dos ladinos, que é adicionar o valor de agilidade ao dano dos ataques surpresa (refletindo sua incrível habilidade de bater quando o alvo está desprevinido, onde realmente dói) e nos ataques oportunos (pois ele é um tático que vai usar uma 'falha' nas defesas do alvo para golpea-lo de maneira mais poderosa).
#4 Merovingio Enviado : 22/03/12 21:51
Jogador: Merovingio
EF:
EH:
Karma:
Então... Quando eu falei sobre "magias" pra Ladinos, não quis dizer "magias" arcanas ou divinas, eu quis dizer magia no sentido de "poderes" especiais: como este que você sugeriu que add a Agi. ao Dano, outra na qual o Ladino se mescla as sombras, parecida com a "Ofuscação" dos Vampiros do WoD, etc... mas pensando bem, seria muito trabalho adaptar isso para a regra, sendo mais prático criar novas habilidades de guilda somente.
#5 Drubak Enviado : 22/03/12 22:52
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Acho que não dá tanto trabalho assim por a regra do Ladino somar agilidade em atk oportuno e atk surpresa, até pq o livro provavelmente vai precisar ser atualizado em virtude da mudança de algumas regras via votação como por exemplo o lance de somar atributo chave de conjuração ao nivel de magia para definir a coluna de atk de magia.

Minha proposta é tornar o ladino uma profissão não apenas viável fora de combate como dentro dele também. Quando a gente joga RPG há um tempo considerável (12 anos no meu caso), passamos a prezar pelo equilíbrio de modo que na hora de escolher a classe, nossos jogadores (os novatos principalmente) escolham uma profissão por afinidade/ desejo de representar um membro dela ou por questões de história de personagem, não por que ela é a mais forte.

Se voce fizer uma breve comparação com o Rastreador o ladino perde em tudo exceto perícias.

Rastredor tem mais energia heroica, mais pontos de técnica de combate e armas. Sem falar que em nível 1 ele possui magias que se equiparam ao benefício que um ladino terá em nivel 5, que é a redução de dificuldade para algumas perícias.

Já lí em um tópico aqui no fórum pedidos de alguns jogadores para que o ladino passasse por melhorias, inclusive o próprio Marcelo Rodrigues (se não me engano) reconheceu tal classe como sendo deficiente se comparada com algumas outras, mas que não sabia o que fazer para tentar equilibra-la, sobretudo em situações de combate.

Eis que tive esta idéia. Atualmente iniciei uma campanha de Tagmar II, adotei a regra que propus, os players reagiram bem, chegamos a votar isso em nossa mesa inclusive. Como resultado o jogador que controla o ladino fica extremamente empolgado, tentando usar de situações que ponham os inimigos em situações que permitam ataques oportunos, seja apagando as tochas de uma sala para seus inimigos não o verem, flanqueando o adversário junto com o guerreiro, ou desferindo ataques subitos e letais contra guardas (npcs).

#6 Fábio_CM Enviado : 23/03/12 00:52
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Nâo sei se o ladino é assim mais fraco.
Eles podem lutar tão bem como um rastreador, a diferença é que sua versatilidade é menor - eles sabem usar menos armas, por exemplo. E além disso os ladinos usam armaduras leves ou médias, mas normalmente tem tanto agilidade como outros atributos voltados para o combate maiores, o que lhes aumenta a defesa e resistência. Um pirata, por exemplo, luta muito bem.
Eu acho que a grande vantagem deles em combate é usar algumas perícias durante a luta. Destaque para as habilidades de equilíbrio - como um pirata lutando na prancha ou um ladrão em cima de um muro.
Pra completar, o ataque oportuno e o surpresa já tem um bom benefício.
Bem, faz um tempo que não jogo com continuidade, mas não percebi essa diferença no ladino quando mestrei.
Será que é mesmo necessária essa modificação? É real essa deficiência?
#7 Merovingio Enviado : 23/03/12 02:34
Jogador: Merovingio
EF:
EH:
Karma:
Definitivamente, o Ladino não está atrás de nenhuma outra classe. É lógico que ele deve ter menos EH que um Rastreador, este vive na floresta caçando Ursos e Lobos, enquanto o Ladino se esconde pelos becos das cidades em busca de uma oportunidade. O foco do Ladino deve ser nas perícias mesmo, roubo, furtividade, veneficio...

Se você criar um Ladino que tenha um arco, alguns pares de lâminas e tenha 3 de Agilidade e 2 de Força no lvl 1, como eu sempre fiz meus ladinos, é mortífero. Se você treiná-lo em ambidestria e venefício, mais poderoso ainda. Ao meu ver, nada deve ser feito a não ser criar mais Habilidades de Combate, e talvez diminuir o Nível no qual ele pode entrar para uma guilda, mesmo assim eu ainda vejo o Ladino como uma classe tão poderosa quanto as outras.

Sejamos realistas, todas as classes do Tagmar (exceto guerreiro e mago, e principalmente os coitados dos Bardos, pelos quais ninguém vela) têm diversos defeitos , isso é bom por que possibilita vários caminhos de evolução e obriga os jogadores a tomarem decisões estratégicas ... Eu não quero um personagem apelão todo like a f#*king Ninja, quero um PJ poderoso mas que saiba que pode ir para uma aventura e não voltar mais. Se tem alguma profissão que precisa de melhorias o mais rápido possível é esta: Bardos, poor kids...
#8 PL Enviado : 23/03/12 08:45
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Ao meu ver, Ladinos (e Bardos também)não são profissões combativas, Ladinos se especializam nas Habilidades para facilitar a vida do grupo em situações complicadas fora do combate, Bardos são excelentes pra obter informações, espalhar boatos e conseguir dinheiro (artistas de rua são muito valorizados em um lugar que não tem televisão, radio e concertos abertos ao público), não vejo necessidade de aumentar as capacidades de combate de uma dessas profissões, assim elas se tornarão melhores que as profissões combativas (pra que vou fazer um guerreiro burro que tem uma penalidade pra adquirir Habilidades de influência se posso fazer um ladino que arranca o couro de todo mundo com ataque oportuno logo no primeiro estágio e ainda pode adquirir qualquer habilidade sem penalidades?).

Tagmar não é um jogo de luta, existem diversas situações na trama em que saber destrancar uma porta ou conseguir levar pessoas no papo é melhor que cortar cabeças ou explodir coisas.
#9 Hector Folha-Palida Enviado : 23/03/12 13:31
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Ok Drubak,

Seguem as contra-argumentações e o aviso que irei mudar toda essa discussão para outro tópico, pois aqui não é o lugar.

1 - Ladino e Bardos, de fato, a primeira vista são mais fracos em combates que as demais classes. Isso se deve a enorme função que eles possuem fora de combate, mesmo um rastreador possui limite de karma o que elimina a igualdade com o Ladino, além de perder um turno invocando a magia, para só então usar a habilidade. Depois de 12 anos de jogo, vc sabe a diferença que 1 turno perdido faz.

2 - Bardos e, acima de tudo, Ladinos não são classes faceis de se jogar ou interpretar, são necessários conhecimentos extras do Jogador para que ele funcione bem.

3 - Um rastreador poderia ganhar em um combate contra um Bardo ou um Ladino, sim. Mas contra um destes que está devidamente preparado, lembrando que estas 2 classes são peritas em adquirir dinheiro e outros recursos, dificilmente o rastreador teria um chance.

4 - Ladinos não devem jamais atacar de frente, é burrice. Pois além de jogar toda a regras de movimentação em combate no lixo, é burrice. O ladino deve sempre procurar uma vantagem para conseguir flanquear e usar um ataque oportuno (soma colunas e mais 25% de dano), ou se esconder (no meio do combate) e conseguir um ataque oportuno que vai direto na EF.

Se o PJ, ler com calma sobre a classe ou se o MJ explicar a função do Ladino/Bardo, acredito que ele fica bem equilibrado dentro de um grupo.

Abraços
#10 Merovingio Enviado : 23/03/12 15:31
Jogador: Merovingio
EF:
EH:
Karma:
Eu falei que a classe Bardo precisa de melhorias, e de fato precisa, mas não falei nada sobre combate corpo-a-corpo. De fato essa profissão precisa de Magias melhores e agora pensando bem, talvez até de magias mais combativas sim, por que não? A Magia mais combativa deles é Ruído, grande coisa... O fato é que a classe Bardo não pode fazer nada em uma aventura a não ser se esconder, aumentar uns pontinhos ali pra um, tirar uns pontinhos do outro... ninguém quer jogar com Bardo, e eu tenho uma lista imensa de jogadores que concordam comigo... Temos que arrumar uma Magia pra bardo tipo as do Greybeards de Skyrim, pra no level mais alto fazer tremer uma montanha com a voz... hauhauhau "FUS-RO-DAH"!!!

Pensem com calma no caso dos pobre Bardos... o jogo vai ficar bem melhor, pq muita gente gosta dessa classe mas não pode usá-la por que sabe que praticamente não vai fazer nada além de "espalhar boatos, obter informações e conseguir dinheiro"... e dinheiro você consegue pilhando.
#11 PL Enviado : 24/03/12 11:00
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Para campanhas mais 'hack 'n slash', realmente o Bardo é uma péssima escolha, mas para campanhas mais interpretativas (ou mesmo no meio termo), é uma escolha como qualquer outra, muitas vezes falar a coisa certa pra pessoa certa, pode evitar um combate (derrotar o inimigo lutando não é a unica forma de vencer).
Com relação a pilhagem, eu nunca gostei dessa história de espalhar baús cheios de dinheiro dentro de cavernas, é pouco realista, parece coisa de MMORPG, mas é uma questão de opinião, cada mestre faz o mundo do jeito que quer, mas tem que tomar cuidado pra não estar influenciando seus jogadores a preferir resolver as coisas matando monstros ao invés de tomar decisões mais realistas (e mais humanas), eu particularmente, acho mais divertido um bardo usar de sua arte em tavernas ou praças pra conseguir dinheiro do que se enfiar numa masmorra atrás de montanhas de ouro.
#12 Hugar Enviado : 24/03/12 12:24
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
De fato, em campanhas com menos foco em combate e mais em roleplay, o bardo e o ladino são ótimos, pois podem fazer muito mais que guerreiros ou rastreadores. No campanha do Teixeira, meu personagem Caladar está em meio que intrigas palacianas, e ele é mago. Eu gosto desse tipo de jogo, que não se resume a combates, mas sim a mistérios e intrigas. Claro que combate tbm é legal, mas há várias formas de se jogar RPG e Tagmar abre espaço para todas elas sem prejudicar nenhuma.
#13 Merovingio Enviado : 24/03/12 12:47
Jogador: Merovingio
EF:
EH:
Karma:
Eu entendo a posição dos senhores. Só estou dizendo que não custa nada oferecer uma opção mais "agressiva" de Bardos aos jogadores. Mais duas ou três magias que causem dano devem ser o bastante. Nós devemos estimular o jogo interpretativo em primeiro lugar é lógico, mas também existem os jogadores que gostam de interpretar Bardos e ficariam mais satisfeitos se seus Bardos pudessem se envolver mais nos combates.


Post Scriptum: Voltando aos Ladinos. Eu tenho uma sugestão. Talvez essa ideia de add a Agilidade ao dano funcionasse bem dessa forma: Seria uma habilidade que o personagem poderia aprender na Guilda dos Assassinos, ou aprender a partir do lvl 5 com algum Ladino mais experiente que o ensinaria em troca de algumas moedas de ouro ou algum favor. Na rodada do jogador em questão, ele avisaria que usaria essa habilidade, faria um teste na coluna correspondente ao nível que ele possui dessa técnica e caso consiga 50% ou mais, sua Agilidade será add ao dano. Se o atributo for add automaticamente toda vez que o jogador quiser usar essa habilidade, ficaria muito apelativo na minha opinião.
#14 Drubak Enviado : 24/03/12 16:58
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Eu acho curioso o fato das pessoas acharem que procurar tornar o ladino um pouco melhor em combate destrói seu papel interpretativo. Ok, creio que tenho direito a uma tréplica:

Citação:
1 - Ladino e Bardos, de fato, a primeira vista são mais fracos em combates que as demais classes. Isso se deve a enorme função que eles possuem fora de combate, mesmo um rastreador possui limite de karma o que elimina a igualdade com o Ladino, além de perder um turno invocando a magia, para só então usar a habilidade. Depois de 12 anos de jogo, vc sabe a diferença que 1 turno perdido faz.

2 - Bardos e, acima de tudo, Ladinos não são classes faceis de se jogar ou interpretar, são necessários conhecimentos extras do Jogador para que ele funcione bem.

3 - Um rastreador poderia ganhar em um combate contra um Bardo ou um Ladino, sim. Mas contra um destes que está devidamente preparado, lembrando que estas 2 classes são peritas em adquirir dinheiro e outros recursos, dificilmente o rastreador teria um chance.

4 - Ladinos não devem jamais atacar de frente, é burrice. Pois além de jogar toda a regras de movimentação em combate no lixo, é burrice. O ladino deve sempre procurar uma vantagem para conseguir flanquear e usar um ataque oportuno (soma colunas e mais 25% de dano), ou se esconder (no meio do combate) e conseguir um ataque oportuno que vai direto na EF.


1: Entendo perfeitamente a diferença que faz 1 turno a mais faz.
A limitação de karma todos os conjuradores têm. Mesmo não usando a magia para aumentar sua furtividade, o rastreador se torna quase tão furtivo quanto o ladino. Deste modo creio que o argumento da limitação de karma não se sustenta.

2: Todas as classes podem ser difíceis de interpretar, isto vai de acordo com os traços de personalidade e história que cada jogador desenvolve para seu personagem. Desde modo não existe classe mais fácil ou difícil de interpretar.

3: Creio que o objetivo do RPG seja a diversão. Trouxe esta regra que venho adotando em minha mesa pois meus jogadores a consideraram viável, pois o ladino passou a ter mais opções fora de combate. Tagmar é um sistema de fantasia medieval, combates acontecem. Não digo que em minha campanha eles acontecem toda hora, entretanto é inevitável que uma hora ou outra aconteça.

4: Nunca disse que ladino deverão ser 'linha de frente' como rastreadores ou guerreiros o são, pelo contrário, enfatizei que são combatentes ardilosos, que esperam pelo momento correto para aplicar um golpe de modo que se exponham mínimamente a o risco de virar alvo primário. Uma observação que não pude deixar de notar foi o fato de vc ter dito que ladinos em situações de combate podem se esconder e dar golpes na Energia física. Isto está incorreto! Para causar danos na Energia Física, o alvo não pode estar ciente de que possa ser atacado! Em situações de combate o que pode ser feito é um ataque de surpresa parcial, e neste tipo de ataque o dano não vai na Energia física.
Quanto ao fato de ele causar 25% de dano a mais, isto está parcialmente incorreto. Apenas ladinos de nvl 5, que entrem para a guilda dos piratas recebem este benefício.

#15 PL Enviado : 24/03/12 19:23
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Na verdade, um ladino escondido ainda é surpresa completa, pois o alvo não pode estar ciente do ataque do ladino e não do resto do grupo, a EH é aplicada quando o oponente souber de onde vem o ataque e quem está atacando, a surpresa parcial é feita quando o grupo ataca de surpresa, mas revela sua posição no combate antes de executar o ataque, se um ladino estiver escondido e seu alvo estiver em combate com o resto do grupo (e o alvo em questão não souber onde o ladino está)é uma surpresa completa e o dano vai na EF.
#16 Drubak Enviado : 25/03/12 00:13
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Na verdade, um ladino escondido ainda é surpresa completa, pois o alvo não pode estar ciente do ataque do ladino e não do resto do grupo, a EH é aplicada quando o oponente souber de onde vem o ataque e quem está atacando, a surpresa parcial é feita quando o grupo ataca de surpresa, mas revela sua posição no combate antes de executar o ataque, se um ladino estiver escondido e seu alvo estiver em combate com o resto do grupo (e o alvo em questão não souber onde o ladino está)é uma surpresa completa e o dano vai na EF.


Existe um equívoco de interpretação por sua parte:

Surpresa Completa
Para poder sofrer Surpresa Completa, a vítima não pode ter nenhuma consciência da presença do atacante, não pode saber que vai ser atacada, nem sequer saber que existe alguém querendo atacá-la.


Note que para que o dano seja aplicado na energia física, o ataque deve preencher os 3 requisitos pois eles estão separados por virgulas e não por 'ou'. Deste modo, um ladino que se esconda atrás de uma pedra no meio do combate enquanto seus aliados lutam contra o inimigo, mesmo que apareça várias rodadas depois não poderá realizar uma surpresa total, pois a vítima sabé que há pessoas alí querendo ataca-la, no caso (os aliados do ladino, ou se já tiver conhecimento das habilidades sorrateiras de ladinos, pode se preparar para ser atacado a qualquer momento. Deste modo, ele tem ciência de que pode ser atacado, assim sendo, quando um ladino se esconde durante um combate para atacar um inimigo de surpresa, este ataque é de surpresa parcial. Espero que esta regra tenha ficado clara.

Gostaria de mais feedbacks sobre minha sugestão de ladinos adicionarem o valor de agilidade ao dano de ataques surpresa e ataques oportunos (caso queiram ler a explicação completa para minha sugestão, recomendo que leiam minha primeira postagem deste tópico).

#17 PL Enviado : 25/03/12 07:35
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
A regra se refere ao atacante e não ao grupo.

Uma pessoa estar lutando contra um grupo não significa que ela está preparada para receber um golpe sorrateiro, essa é a graça dos ladinos, poder atacar quando ninguém espera.

Quanto a regra de aplicar AGI ao dano, eu acho um pouco 'overpower', a técnica Ataque Oportuno já é muito forte, um pirata recebe 25% a mais de dano quando a usa, se aplicasse AGI ao dano... O mesmo vale para o Assassino e o Ataque Surpresa.
#18 Drubak Enviado : 25/03/12 10:41
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Bom... eu e meu grupo entendemos supresa total e surpresa parcial da seguinte maneira:

Parcial: O alvo sabe que está em risco, ex.: Um sentinela que esteja extremamente atento, um homem que tenha se envolvido em uma situação de combate. Enfim, quando alguém está preparado psicológica e fisicamente para uma situação de tensão, como em uma situação de susto por exemplo (alguém assusta você, se outra pessoa tentar fazer o mesmo em um curto espaço de tempo, vc provavelmente não se assustará pois está preparado. O alvo embora não veja a fonte do ataque, sabe que em qualquer momento poderá ser atacado, já que estão tramando contra ele.

Total: Caso o alvo não esteja em uma situação de tensão, por exemplo: O alvo está calmamente passeando com sua família em sua fazenda, quando de repente ele recebe uma flechada de um arqueiro que não tenha notado, ou ainda, um soldado fazendo vigilância em uma noite extremamente calma estando ele bastante intediado/ desatento enquanto conversa com um outro amigo.



Quanto ao lance de ser overpower, posso dizer que temos jogado assim, e não tenho notado desequilíbrio até o presente momento, visto que essa bonificação é condicional. E lembrem-se para ser pirata ou assassino, o personagem precisa de estágio 5, neste nível, todas as profissões se aprimoram (academias, ordens, confrarias ou trilhas).


#19 PL Enviado : 25/03/12 20:33
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Com relação a regra de surpresa parcial e total, imagine a situação: um soldado lutando contra um grupo, sem saber da existência do ladino que está devidamente escondido, então o Ladino atira com seu arco ou se aproxima sem o soldado notar e desfere um golpe pelas costas, o soldado não sabia que o Ladino ia atacar, ele estava lutando contra o grupo, mas o fato de que havia mais alguém lá lhe era desconhecido.

A EH é uma forma de medir a capacidade de evitar dano, a Habilidade de se esquivar de golpes, de pular longe do perigo, quando o Personagem é incapaz de saber de onde vem o ataque, ele não pode usar a EH.

Com relação a regra de aplicar AGI nas técnicas, ao menos pense numa forma de favorecer os Ladrões, pois os Piratas e Assassinos ganham um bônus extra em suas técnicas "preferidas", mas o Ladrão continua igual ao que era antes.
#20 Fábio_CM Enviado : 25/03/12 21:55
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Essa questão da surpresa parcial ou total é mesmo duvidosa. Acho que faz sentido o que o Drubak falou.
PL escreveu:
Com relação a regra de surpresa parcial e total, imagine a situação: um soldado lutando contra um grupo, sem saber da existência do ladino que está devidamente escondido, então o Ladino atira com seu arco ou se aproxima sem o soldado notar e desfere um golpe pelas costas, o soldado não sabia que o Ladino ia atacar, ele estava lutando contra o grupo, mas o fato de que havia mais alguém lá lhe era desconhecido.

É surpresa parcial ou total? Como disse o Drubak, acho que isso seria parcial. Não é só uma questão do alvo estar a par do ataque, mas sim de estar preparado para ser atingido - ele pode ser "heróico" nessa condição. Lembrando que sorte e instinto também são representados pela EH.
Na mesma situação, o atacante tem vantagem, mas o defensor percebe o atacante. É quase impossível se aproximar de alguém que está em combate, girando e se defendendo, ser ser notado. O mesmo vale para um disparo. O defensor nota o ataque, mas é tão perto de ser atingido que não poderia fazer muito - mas ele é heróico! Ele consegue se esquivar, talvez por sorte, talvez por seus reflexos treinados.
Mas então, se o alvo foi atingido no corpo, por quê? Bem, o atacante recebe o bônus de ataque surpresa, o que lhe garante uma grande vantagem para acertar com 100%, e atinge o corpo. Veja que um alvo atento notará o golpe, mas não terá tempo de se desviar apropriadamente (e o atacante recebe o bônus, já que em tagmar o defensor não faz testes). Se ele estivesse completamente desatento, ele nem ficaria sabendo do ataque até sentir a dor.

Quanto ao bônus de agilidade no dano, eu não vejo muita necessidade. Nunca enxerguei os ladinos em desvantagem. É uma questão de fazer o combate mais apropriado para eles.
#21 Drubak Enviado : 26/03/12 01:18
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Exatamente Fábio, as pessoas tem feito muita confusão sobre surpresa parcial e surpresa completa, lí várias vezes para chegar a esse meu posicionamento. Fico feliz que tenha entendido meu exemplo.

Sobre a observação do PL:

Citação:
Com relação a regra de aplicar AGI nas técnicas, ao menos pense numa forma de favorecer os Ladrões, pois os Piratas e Assassinos ganham um bônus extra em suas técnicas "preferidas", mas o Ladrão continua igual ao que era antes.



Quando um personagem ladino atinge o nível 5 ele entra para uma guilda. Entretanto essa escolha ele não faz apenas no estágio 5. Ao longo dos 4 níveis pelos quais passou, o personagem desenvolveu traços de conduta que o tornavam mais inclinado a uma das três guildas. De modo que os testes de aceitação poderiam ter sido feitos até em estágios anteriores ao 5º. Como foi dito no várias e várias vezes no lívro de regras básicas, a busca, os testes e a entrada de um personagem em uma ordem, escola, confraria, academia ou guildas devem ser acontecimetos marcantes na história do personagem. Uma espécie de reflexo e recompensa pelos esforços que ele teve até atingir o estágio citado.

Considerando isto, um personagem que tenha entrado para a guilda dos ladrões não é um ladino voltado para o assassinato sorrateiro dos assassinos ou a violência fanfarrona dos piratas. Eles são um grupo oportunista, são golpistas, que como a descrição diz:

"Ladrões sempre são cautelosos, evitando lutas e situações perigosas a todo custo, mas nunca admitem serem chamados de covardes (embora alguns o sejam). Eles sempre dizem que são apenas cautelosos. Apesar disso normalmente não hesitam em assumir grandes riscos quando existe muito ouro envolvido, nestes casos a cobiça supera a cautela levando-os ao limiar entre a ousadia e a loucura."

Deste modo, a habilidade que eles ganham reflete exatamente esse lado evasivo/ escorregadio deles. Além de reduzir as colunas de ataque dos atacantes, quando usam esquiva, eles reduzem o dano que deveriam tomar caso o agressor o atinja em 25%, logo, um 75% torna-se 50%, um 100%, vira 75%, assim por diante.

Levando em conta que preferem usar a astúcia em vez do combate, não vejo razões pelas quais esta habilidade a esquiva não seria a técnica 'preferida' desta guilda PL.


#22 PL Enviado : 26/03/12 06:53
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Acho que me entendeu mal, a Esquiva é realmente a técnica perfeita pro Ladrão (assim como Ataque Oportuno é para os Piratas e Ataque Surpresa é para os Assassinos).

Só digo que ao atingir o 5º Estágio, o jogador vai escolher uma especialização e ao escolher Assassino ou Pirata, ele vai colocar os bônus de AGI em Ataque Oportuno e Ataque Surpresa na balança e vai chegar a conclusão que Ladrão não é uma escolha muito inteligente. Eu proponho uma forma de melhorar a Esquiva, assim como você melhorou Ataque Oportuno e Ataque Surpresa.

PS.: Ainda acho desnecessário aplicar esse bônus extra, mas tô tentando te ajudar a refinar essa ideia, gosto dos Ladinos serem uma profissão pra roleplay, com bônus e mais bônus em Habilidades, isso influencia o jogador a ser mais cauteloso, assim como a profissão se propõe.
#23 Drubak Enviado : 26/03/12 10:57
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Ahhh sim, agora entendi. Tenho de fato uma sugestão para melhorar a esquiva para os ladrões, entretanto, quero fazer uma recapitulação de minhas sugestões e apresentar as mudanças e permanências trazidas com elas:


Meu compêndio de sugestões:

1: Todos os ladinos quando usando ataques oportunos e ataques surpresa somarão seu valor de agilidade ao dano em tais manobras.

2: Ladinos assassinos e ladinos piratas permanecem inalterados, em virtude do benefício 1 (acima) já ser um bom aprimoramento para suas vantagens de especialização (respectivamente adicionar 25% ao dano dos ataques surpresa ou aos ataques oportunos).

3: Ladinos ladrões (meio redundante o termo...) por serem especializados em esquiva, manterão a redução de 25% do dano sofrido, e a vantagem de reduzir as colunas do ataque inimigo, e adicionarão os benefícios que se apresentam em 3 situações que o jogador deverá decidir usar uma dentre elas de acordo com sua necessidade no momento:

3a: Caso seja atacado antes de ter agido e o adversário não tenha causado dano a ele (seja por falha ou por redução de 1 nível de dano graças a especialização) enquanto está usando a manobra esquiva, o ladrão poderá se mover metade de sua velocidade básica no exato momento em que se esquivar de um ataque. Obs.: Este deslocamento, só pode ser feito uma vez por rodada. A limitação de não poder executar mais nenhuma ação ainda permacesse, exceto pelo movimento proporcionado por este benefício.

3b: Caso o ladrão não tenha agido e tenha declarado a manobra esquiva, ele poderá em sua ação deslocar-se metade de sua velocidade básica, mesmo que não tenha sido alvo de nenhum ataque ou mesmo tenha sido atingido por um golpe que o tenha causado dano.

3c: Caso o ladrão apenas tenha se movido metade de seu deslocamento, ele ainda poderá declarar esquiva para os ataques que visem o atingir.


Comentem!
#24 PL Enviado : 28/03/12 11:46
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Interessante seu ponto de vista, mas mantenho minha opinião que os ladinos são bons do jeito que são, mas você não acha que os bônus de AGI em Ataque Oportuno e Ataque Surpresa (além dos bônus comuns aos Piratas e Assassinos) ainda são vantagens muito maiores que a possibilidade de se mover metade da velocidade e se esquivar?
#25 Drubak Enviado : 28/03/12 12:30
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Não acho que o impacto no dano seja tão devastador assim, pq primeiro calculasse o dano da arma sem modificadores, e depois jogasse os valores de atributos (seja a força ou a agilidade). O benefício do deslocamento com a manobra esquiva dá aos ladrões uma excelente opção tática em grupo, além de representar uma maneira de fugir para um abrigo sem baixar a guarda no processo.


O lance de adicionar agilidade ao dano dos ataques oportunos e surpresa são para todos os ladinos, desde o estágio 1. Não é um benefício exclusivo para os piratas ou assassinos. Mesmo um ladino que entre para a guilda dos ladrões conservará esse benefício.

As vantagens exclusivas dos piratas e assassinos não sofreram alterações. Quanto ao ladinos da guilda dos ladrões eu dei esse upgrade. DÊ uma olhada nos exemplos abaixo:

ex1.: Digamos que eu monte um ladino de primeiro estágio, ele tem: 1 de força, e 3 de agilidade. Daí eu golpeio meu adversário com uma atk de 100% utilizando um gládio. Ele vai receber 17 de dano (16 da arma +1 da força).

ex2.: O ladino do exemplo anterior desferiu um ataque oportuno ou ataque surpresa em seu adversário e atingiu os mesmos 100%, ele causará 20 de dano (16 da arma +1 da força +3 da agilidade).

ex3.: Este mesmo ladino alcança o estágio 6 e entra para a guilda dos piratas, o que lhe permite adicionar 25% ao dano nos ataques oportunos. Ele desfere um ataque oportuno que acerta 100%, ele causará 24 de dano (16+25% = 20 + 1 da força +3 da agilidade).

ex4.: Digamos que este ladino tenha se tornado um ladrão invez de pirata. Ele executa um ataque oportuno ou surpresa e acerta a margem de 100% de dano. Ele causará 20 de dano (16 da arma + 1 da força +3 da agilidade).


#26 Fábio_CM Enviado : 28/03/12 16:45
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
A ideia é válida, mas eu não acho muito útil essa melhoria aos ladinos.
Além disso, por que agilidade? Esse atributo já entra, mesmo que discretamente, no cálculo do dano quando se aumenta o valor da habilidade. Com essa repetição, além das vantagens naturais de um ladino ter alta agilidade, fica praticamente obrigatório para que um personagem profissão privilegie muito esse atributo.
Por que não acrescentar a percepção, por exemplo? Fica mais com cara de ladrão, que é quem realmente mais precisa desse bônus.

Agora, poder se mover enquanto eu considero uma grande vantagem! Até demais!!
#27 Drubak Enviado : 28/03/12 19:23
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Adicionar um novo atributo ao dano das manobras mais usadas pelos ladinos é algo útil porém não over Fábio, veja os exemplos que dei em minha postagem anterior. Meu objetivo não é tornar uma máquina de matar


Citação:
Por que não acrescentar a percepção, por exemplo? Fica mais com cara de ladrão, que é quem realmente mais precisa desse bônus.


Gostei deste teu feedback Fábio, repensando aqui, percepção é realmente interessante para esse cálculo, pq representa a capacidade do ladino enxergar um ponto fraco ou perceber o momento exato que o inimigo baixa a guarda. Sugestão muito bem vinda!


Citação:
Agora, poder se mover enquanto eu considero uma grande vantagem! Até demais!!


Esse upgrade se deveu ao fato do ladino da guilda dos ladrões ter de certo modo sua manobra principal não tão beneficiada com o upgrade do dano que eu propus anteriormente (agilidade ao dano de ataques oportunos e surpresa) que agora penso seriamente em trocar por Percepção.

O lance de poder se mover metade do deslocamento na manobra esquiva nestas 3 situações:

Citação:
3a: Caso seja atacado antes de ter agido e o adversário não tenha causado dano a ele (seja por falha ou por redução de 1 nível de dano graças a especialização) enquanto está usando a manobra esquiva, o ladrão poderá se mover metade de sua velocidade básica no exato momento em que se esquivar de um ataque. Obs.: Este deslocamento, só pode ser feito uma vez por rodada. A limitação de não poder executar mais nenhuma ação ainda permacesse, exceto pelo movimento proporcionado por este benefício.

3b: Caso o ladrão não tenha agido e tenha declarado a manobra esquiva, ele poderá em sua ação deslocar-se metade de sua velocidade básica, mesmo que não tenha sido alvo de nenhum ataque ou mesmo tenha sido atingido por um golpe que o tenha causado dano.

3c: Caso o ladrão apenas tenha se movido metade de seu deslocamento, ele ainda poderá declarar esquiva para os ataques que visem o atingir.



Representa exatamente a maestria dos ladrões com a manobra esquiva e sua mobilidade aprimorada para sair de situações de risco sem se expor muito no processo.
#28 PL Enviado : 30/03/12 09:48
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Eu já havia pensado em sugerir substituir AGI por PER nesse cálculo, mas não o fiz por pensar, também, na repetição, pois ambas as técnicas (Ataque Oportuno e Ataque Surpresa) somam PER a seu total.
#29 Drubak Enviado : 30/03/12 12:53
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Acho que a PER no lugar da AGI no cálculo, evita que o personagem fique polarizado em agilidade. Esta alternativa vai fazer o cara pensar mais na escolha dos atributos. Se por acasou subir muito agilidade vai ter percepção regular, se subir os 2, seu físico vai ficar debilitado (isto é complicado para aqueles que usam armas de perto).
#30 PL Enviado : 30/03/12 19:29
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
PER já é um atributo importante, pois alem de aumentar os valores de ataque oportuno e ataque surpresa, também aumenta o valor de TODAS as Habilidades do grupo Geral (e Habilidades são o foco dos Ladinos).
#31 Drubak Enviado : 30/03/12 20:31
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
O tópico é: Melhorias no ladino, proponho melhora-lo. Não existe porque buscar um atributo que não faça sentido apenas por ele não ser importante para o ladino. Todas as classes tem atributos mais relevantes. Peço que tente criar um ladino com base na sugestão que proponho, jogar com ele depois me dar seu parecer. Aqui em meu grupo, existe um jogador que se propôs a testar estas inovações. Nenhum dos demais achou seu personagem desbalanceado.

Estou refinando minha idéia inicial. Acredito que se a intenção do tópico é apresentar uma melhoria pra classe, não faz sentido deixa-la como está.

Qual tua sugestão para MELHORAR o ladino PL? Quero saber como você pensa em melhora-la. Apresente-nos suas idéias!
#32 PL Enviado : 31/03/12 09:04
Jogador: PL
EF:
EH:
Karma:
Mestre Drubak, eu não pretendo melhorar os ladinos, eu gosto deles do jeito que são, mas quero ajudá-lo a refinar sua proposta, pra quem achar que o Ladino precisa de um upgrade poder usa-las in game, não me leve a mal, gostei da sua idéia, só acho ela desnecessária PRA MIM, não vou aplicar as mudanças em meus jogos, mas eu sei que tem muita gente que vai, por isso estou dando minha opinião. (:
#33 alantagmar Enviado : 11/04/12 08:23
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
PL escreveu:
Ao meu ver, Ladinos (e Bardos também)não são profissões combativas, Ladinos se especializam nas Habilidades para facilitar a vida do grupo em situações complicadas fora do combate, Bardos são excelentes pra obter informações, espalhar boatos e conseguir dinheiro (artistas de rua são muito valorizados em um lugar que não tem televisão, radio e concertos abertos ao público), não vejo necessidade de aumentar as capacidades de combate de uma dessas profissões, assim elas se tornarão melhores que as profissões combativas (pra que vou fazer um guerreiro burro que tem uma penalidade pra adquirir Habilidades de influência se posso fazer um ladino que arranca o couro de todo mundo com ataque oportuno logo no primeiro estágio e ainda pode adquirir qualquer habilidade sem penalidades?).

Tagmar não é um jogo de luta, existem diversas situações na trama em que saber destrancar uma porta ou conseguir levar pessoas no papo é melhor que cortar cabeças ou explodir coisas.


Tagmar é um jogo de luta também!

No RPG o conflito físico sempre estará presente em algum momento. É sempre bom permitir que os jogadores possam participar tanto de situações interpretativas quanto de situações táticas, porque senão haverá cenas em que um jogador se divertirá mais do que o outro. Se o jogador não quiser lutar, é problema dele, mas devemos dar-lhe a opção. Um bom design de jogo deve ser capaz de abarcar ambos os aspectos, sem perder a essência do personagem. Quero que o ladino lute, mas lute como um ladino e não como um guerreiro. Quero que um bardo lute, mas lute como um bardo e não como um guerreiro. Quero que o mago lute, mas não como um guerreiro, e sim como um mago. A questão é: como permitir que todas as classes lutem, mas dentro de seu conceito?

A mesma coisa o guerreiro. Ele deveria ter um capital interpretativo rico como qualquer classe. E não acho que deva contar só com o bom senso do mestre e a boa vontade do jogador (isso é parte da coisa). O livro deve ser capaz de dar ferramentas para se chegar ao objetivo. Por exemplo, durante uma interpretação, o guerreiro será bom no conhecimento de guerra e na intimidação bruta; na mesma interpretação, o ladino usa sua manha inerente; já o bardo, a sua elegância; o mago, o seu intelectualismo; o clérigo, sua autoridade espiritual, e o rastreador, sua rustiquês. mas isso tem que ultrapassar o plano das idéias "sugeridas" e estar coberto pelo papel de diretriz que os livros de RPG devem cumprir.

Só assim, as classes serão versáteis como interpretação e como combate.
#34 Drubak Enviado : 14/04/12 15:44
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Tagmar é um jogo de luta também!

No RPG o conflito físico sempre estará presente em algum momento. É sempre bom permitir que os jogadores possam participar tanto de situações interpretativas quanto de situações táticas, porque senão haverá cenas em que um jogador se divertirá mais do que o outro. Se o jogador não quiser lutar, é problema dele, mas devemos dar-lhe a opção. Um bom design de jogo deve ser capaz de abarcar ambos os aspectos, sem perder a essência do personagem. Quero que o ladino lute, mas lute como um ladino e não como um guerreiro. Quero que um bardo lute, mas lute como um bardo e não como um guerreiro. Quero que o mago lute, mas não como um guerreiro, e sim como um mago. A questão é: como permitir que todas as classes lutem, mas dentro de seu conceito?

A mesma coisa o guerreiro. Ele deveria ter um capital interpretativo rico como qualquer classe. E não acho que deva contar só com o bom senso do mestre e a boa vontade do jogador (isso é parte da coisa). O livro deve ser capaz de dar ferramentas para se chegar ao objetivo. Por exemplo, durante uma interpretação, o guerreiro será bom no conhecimento de guerra e na intimidação bruta; na mesma interpretação, o ladino usa sua manha inerente; já o bardo, a sua elegância; o mago, o seu intelectualismo; o clérigo, sua autoridade espiritual, e o rastreador, sua rustiquês. mas isso tem que ultrapassar o plano das idéias "sugeridas" e estar coberto pelo papel de diretriz que os livros de RPG devem cumprir.

Só assim, as classes serão versáteis como interpretação e como combate.



Este é o ponto, muita gente 'torceu o nariz' quando vim sugerir uma forma de tornar o ladino um pouco mais eficaz em combate, mas não se ligaram que regras ou melhorias nas situações de combate não anulam o fator representativo. Pode-se ter um personagem bem construido ou capaz de grandes feitos devido suas habilidades ao mesmo tempo que ele pode sofrer sérios conflitos e dilemas ético/ morais.

Pegando carona em tua linha de raciocínio Alan, quero relembrar que minha sugestão já depois de refinada é a seguinte: Adicionar o valor da percepção do ladino ao dano de seus ataques oportunos e surpresa, o que representaria sua capacidade maliciosa de inflingir ferimentos com maior precisão em pontos específicamente dolorosos.

Ps.: Aproveitando a deixa, gostaria que os participantes deste tópico avaliassem minha sugestão para ataques múltiplos de criaturas, pois ao que parece mesmo os coordenadores deixaram de lado Triste
Ataques múltiplos de criaturas
#35 Fábio_CM Enviado : 14/04/12 16:04
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Eu, opinião pessoal, não notei uma desvantagem em combate do ladino em relação às outras profissões. Sempre achei ele bem eficiente. Mas uma modificação destas precisa de playtest. Se você está fazendo e diz que funciona bem, já é uma grande coisa, pois o comportamento em jogo é o mais importante.

Seu link para os ataques múltiplos está errado. Ele aponta para o tópico sobre a magia mutação.
#36 Drubak Enviado : 14/04/12 16:19
Jogador: Drubak
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Seu link para os ataques múltiplos está errado. Ele aponta para o tópico sobre a magia mutação.


Em minha primeira postagem deste link eu cito a regra de ataque múltiplo desenvolvida em outro tópico, e ao msm tempo apresento uma sugestão para calcular o ataque de um mago usando a magia mutação. 2 coelhos com uma cajadada.


Mas aí então vai o link específico para a regra de ataque múltiplo no próprio tópico, confira minha última postagem: Opinem por gentileza Feliz
#37 RavenVitrius Enviado : 07/05/12 20:51
Jogador: RavenVitrius
EF:
EH:
Karma:
Bom, eu e um grupo de amigos estamos jogando tagmar novamente a pouco tempo. Não notei deficiencias em combate dos ladinos do grupo, pelo contrario, um deles é um dos melhores em combate por ter agilidade alta e facilidade para acertar golpes. Essa diferença pode acontecer em estagios avançados qd tds recebem suas "habilidades especiais". Mas analisando sua sugestão, acho que é um poco viável sim, pois os bonus que assassinos recebem em atq surpresa, so podem ser usados uma vez em uma batalha, ja que ele nao pode surpreender o mesmo inimigos duas vezes em uma luta. O bonus dos piratas e condicional a um desequilibrio do inimigo. A esquiva dos ladrões nao permite que eles faça outra ação, ou seja e apenas defensiva. Esses ganhos ao entrar em guildas tem condições para serem usados. Não tenho sugestão para melhorias, mas talvez não seja necessario melhoras esses bonus que eles possuem necessariamente, talvez possa ser criadas tecnicas de combate proprias, ou algo diferente que possa ser usado com mais frequencia em combate, usando como argumento a agilidade, a destreza e a astucia dos ladinos e derivados dele.
#38 RavenVitrius Enviado : 07/05/12 20:58
Jogador: RavenVitrius
EF:
EH:
Karma:
Nossa!!! perdoem os erros de português e concordância, escrevi rápido e não parei para ler. =S
Mas da pra entender... e rir também, kkkkkkkk
#39 El Gato Enviado : 08/05/12 10:32
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Drubak escreveu:
1- CLASSE BÁSICA

Saudações caros jogadores, mestres e desenvolvedores do sistema Tagmar 2. Há algum tempo pelo que venho acompanhado o fórum, tem ficado clara a deficiência do Ladino em comparação com outras profissões do jogo.

É claro que possuem muitas perícias, e redução de dificuldade em algumas perícias quando entram para as guildas, entretanto, seu baixo valor de Energia Heróica, poucos pontos de técnica o tornam muito ruim em situações de combate quando comparados aos guerreiros e rastreadores, sua incapacidade de conjurar magias tmb não ajuda no quisito equilíbrio.


O ladino ainda assim é mais versátil que um guerreiro.
Não só os ladinos como os guerreiros precisam de um UP, mas dentro do projeto me parece que essa parte de combate é meio que desprezada por alguns companheiros.
Eu já fiz um tópico falando sobre esse UP nos combatente e obtive a seguinte resposta:

Citação:
"El Gato,

Um grande trunfo do Tagmar 2 é funcionar adequadamente e com equilibrio.

Por enquanto não há um plano para um TAGMAR 2.4."


Então você pode ter uma idéia, de que as pessoas realmente acham que, as profissões aqui são equipolentes.

Você vai achar seções aqui de uma infinidade de magias (Que é uma área que eu particularmente mais gosto), porém, você não vai achar o mesmo pra construção de novas habilidades pros COMBATENTES.

"Quanto mais versátil você é, melhor você se sai em seus desafios".
Por isso de longe magos são a melhor profissão do rpg, eles tem ferramentas em demasia pra trabalhar.
Usuários visualizando este tópico
Guest (2)

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.